Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #1
Eder
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: SM.Lamas - SM.Feira
Mensagens: 556
Eder está no bom caminho
Polirritmias - o que é? para que serve?

Então depois do alerta vermelho do Maneiro, fiquei ruidinho para saber mais sobre esta cena das polirritmias.

Afinal o que são polirritmias ?
Para que servem ? Qual é a finalidade ?

Abração,
__________________
Eder
Eder não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #2
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Eder
Então depois do alerta vermelho do Maneiro, fiquei ruidinho para saber mais sobre esta cena das polirritmias.

Afinal o que são polirritmias ?
Para que servem ? Qual é a finalidade ?

Abração,
Penso que é ritmos seguidos mas descompassados..isso é + usado em musicas + trabalhadas mm para gente q perceba mm do assunto,pois tem variações de tempo daí o nome poli(varios)ritmia(ritmos)...
por exemplo: ritmo em compasso de quatro seguido de compasso de 8..etc.
é +/- isso, se tiver enganado corrigam-me!!
__________________
Portfólio compl. de RVCC ( Novas Oportunidades) nível secundário, gratuito. https://sites.google.com/site/orientacoesrvcc/
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #3
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Poliritmos? assim à primeira impressão, são dois ou mais ritmos a serem tocados ao mesmo tempo. se puderes, no youtube existem bons videos do Marco Minnemann a tocar poliritmos, ou o Virgil Donati.. mas há mais bateristas que dominam o método.

no jazz e na musica latina, por exemplo, é vulgar a utilização de poliritmos. a percussão africana da Nigéria tem por base padrões complexos de ritmo e poliritmo. basta pesquisares no google para ficares com uma ideia mais clara.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #4
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
A minha leitura de poliritmia não é só dois ritmos a serem tocados ao mesmo tempo. Isso é tudo na bateria.

São dois ritmos tocados ao mesmo tempo mas em que são utilizadas subdivisões diferentes entre pelos menos duas vozes (vozes no sentido de "peças" na bateria).
Por exemplo, um ritmo subdividido em dois tocado com a mão esquerda e um subdividido em três na direita. Isso é, como já referido antes, muito comum na música afro-americana (jazz, cubana, brasileira, etc).
Já no caso de ser um ritmo subdividido em dois numa mão e outro subdividido em quatro na outra, não se trata de poliritmia, porque o fundamento é o mesmo. (2*2=4!).

No fundo, isto é tudo matemática. E não estou a brincar!!

Cumps
V
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #5
raging_metalhead
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Somewhere, but not here
Mensagens: 454
raging_metalhead será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Eder
Então depois do alerta vermelho do Maneiro, fiquei ruidinho para saber mais sobre esta cena das polirritmias.

Afinal o que são polirritmias ?
Para que servem ? Qual é a finalidade ?

Abração,
Subscrevo, tou interessado!
raging_metalhead não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #6
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Em rigor, aquilo a que te referes seriam polimetrias.
Isto é, uma sequência de compasos (métricas) com durações diferentes.
Podiam ser regulares (4/4) ou irregulares (7/8).
Isso não cria um polirritmo, embora dentro disso se possa criar um polirritmo.
Esse tipo de estruturas são as estruturas mais complexas, muito utilizadas no rock progressivo por exemplo, ou em músicas de outras paragens (Índia, Arábia, etc).


Sigam este link para mais detalhes sobre polirritmos:

http://www.xs4all.nl/%7Emarcz/percus...olyrhythm.html


Aproveito para reforçar aquilo que já disse num post anterior, através da tradução de uma parte do texto nesse link:
"Poly rhythm is the systematic exploitation of different rhythms performed simultaneously"

Polirritmo é a exploração sistemática de ritmos diferentes tocados em simultâneo.


Citação:
Mensagem Original de Leodreammer
Penso que é ritmos seguidos mas descompassados..isso é + usado em musicas + trabalhadas mm para gente q perceba mm do assunto,pois tem variações de tempo daí o nome poli(varios)ritmia(ritmos)...
por exemplo: ritmo em compasso de quatro seguido de compasso de 8..etc.
é +/- isso, se tiver enganado corrigam-me!!
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #7
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de VmsR
Em rigor, aquilo a que te referes seriam polimetrias.
Isto é, uma sequência de compasos (métricas) com durações diferentes.
Podiam ser regulares (4/4) ou irregulares (7/8).
Isso não cria um polirritmo, embora dentro disso se possa criar um polirritmo.
Esse tipo de estruturas são as estruturas mais complexas, muito utilizadas no rock progressivo por exemplo, ou em músicas de outras paragens (Índia, Arábia, etc).


Sigam este link para mais detalhes sobre polirritmos:

http://www.xs4all.nl/%7Emarcz/percus...olyrhythm.html


Aproveito para reforçar aquilo que já disse num post anterior, através da tradução de uma parte do texto nesse link:
"Poly rhythm is the systematic exploitation of different rhythms performed simultaneously"

Polirritmo é a exploração sistemática de ritmos diferentes tocados em simultâneo.
ya tens toda a razão!
obg
__________________
Portfólio compl. de RVCC ( Novas Oportunidades) nível secundário, gratuito. https://sites.google.com/site/orientacoesrvcc/
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #8
patodrums
 
Membro desde: 12-Jun-2006
Local: Norte
Mensagens: 260
patodrums está no bom caminho
um bom exemplo de poliritmo é tipo , tens a guitarra a fazer os compassos 5/4,6/4,5/4 e tu na bateria tocas isso tudo em 4/4 , ou seja , o teu 1 tempo ira coincider exactamente com o da guitarra e por ai fora. Tens compassos diferentes tocados em simultaneo, tens bons exemplos de poliritmia em muito lado , bandas como meshuggah, dream theater, ou os projectos de virgil donati e tal , tens disso a fartura
Isto é tudo matematica , é tudo uma questao de subdivisao de compassos e por ai fora, desde que os teus 1º tempos batam certos na musica ta-se bem e ja agora k soem bem também , hehe. Mas experimenta com metronomo a marcar 4/4 e tu fazer fazeres compassos em cima disso tipo 5/4 ,6/4 ,7/4, 9/4 , 5/8, 7/8 e por ai fora , tens muitas combinaçoes possiveis
Espero k tenha ajudado alguma coisa ...
patodrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #9
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Citação:
Mensagem Original de patodrums
um bom exemplo de poliritmo é tipo , tens a guitarra a fazer os compassos 5/4,6/4,5/4 e tu na bateria tocas isso tudo em 4/4 , ou seja , o teu 1 tempo ira coincider exactamente com o da guitarra e por ai fora. Tens compassos diferentes tocados em simultaneo, tens bons exemplos de poliritmia em muito lado , bandas como meshuggah, dream theater, ou os projectos de virgil donati e tal , tens disso a fartura
Isto é tudo matematica , é tudo uma questao de subdivisao de compassos e por ai fora, desde que os teus 1º tempos batam certos na musica ta-se bem e ja agora k soem bem também , hehe. Mas experimenta com metronomo a marcar 4/4 e tu fazer fazeres compassos em cima disso tipo 5/4 ,6/4 ,7/4, 9/4 , 5/8, 7/8 e por ai fora , tens muitas combinaçoes possiveis
Espero k tenha ajudado alguma coisa ...


Boas!!!

Penso que estas a confundir poliritmias com compassos compostos, entendo o que te estas a referir mas penso que nao sao as poliritmias que aqui se fala.

Poliritmia e como ai um colega ja disse, ou como no solo no Mestre aqui no passatempo do forum, fez um ostinato ritmico com poliritmia de 3\4. Ou seja no caso dele uma metrica de 12 tempos ele executa 3 vezes uma marcaçao de 4\4 e com a outra perna executa 4 vezes padroes de 3\3, nao sei se me estou a explicar bem, no caso dele simplificou o processo e fez marcaçao a colcheia porque é mais facil de segurar a poliritmia.

Por exemplo o video do Antonio Sanchez no modern drummer tem polirtmia ate dizer chega, ele da la uma serie de exemplos com as claves, pos a "luta" uma clave 2\3 contra uma 3\2 enquanto executa com as maos padroes, em 2, 3, 4,5,6,7,8, e 9 tempos.



Ou seja de forma o mais simples possivel é quando consegues criar um padrao ritmico num determinado compasso com um membro e desligares esse membro, com outro membro um outro padrao ritmico com outro tempo distinto e por ai fora.

Minnemam, Donati, Sanchez, El Negro Hernandez, etc sao musicos que usam muito as poliritmias.

Ora bem nao é muito facil explicar isto nem sou a pessoa mais indicada para o explicar mas basicamente é mais ou menos isto.
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 15 de Setembro de 2007   #10
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
voltando a dizer o que já foi aqui referido como poliritmias, são vários ritmos tocados ao msmo tempo, tocado pelo msmo baterista EX: tocar um ritmo com a choca outro com o pedal de choques outro com o bombo e por ultimo a tarola normalmente completa esses vários ritmos com o seu TAH! do costume. é o meu entender de poliritmia


cumps
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 15 de Setembro de 2007   #11
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Aqui esta um video em que diz como aplicar poliritmias como fills:

Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 15 de Setembro de 2007   #12
Eder
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: SM.Lamas - SM.Feira
Mensagens: 556
Eder está no bom caminho
Eina, já percebi bem o que é mas devo confessar que isso não é para o meu campeonato, de tanta polirritmia até estou a ficar "polifudiritmodidodido", pois a minha mulher foi-me encontrar na sala com a tarola enfiada na cabeça, o bombo no rabo( fds foi mas é o rabo no bombo), um timbalão no pé, um pedal dependurado em cada orelha...eh, eh, eh...

Sério, agora:
Isso é muito a frente, mas era uma ideia engraçada colocar aqui alguns videos bons do youtube para exemplificar melhor. Eu prefiro não o fazer porque não me sinto à vontade, não sei quais serão bons e mais aconselhaveis.

Abraço,
__________________
Eder
Eder não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 16 de Setembro de 2007   #13
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
bem pessoal tive a ver alguns videos sobre o assunto no youtube e encontrei algumas coisas interessantes

=


=

=


muitos mais a explorar, coloquem "polyrhythms" no youtube


abraços
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Aqui está uma das minhas máquinas (tudo o que vai para concertos/bailes)! Bogalho Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) 128 Qui, 14 de Agosto de 2014 16:33
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
Dave Lombardo deixa a Tama e passa para a Ddrum? odavid Bateristas e Percussionistas 34 Seg, 15 de Fevereiro de 2010 22:30
Bom Natal e Boa passagem de ano, para um 2007 bem melhor! DrumScores Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 26 Seg, 1 de Janeiro de 2007 01:10



São agora 12:28. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it