Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 13 de Fevereiro de 2010   #1
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Exercício de Rudimentos

Boas pessoal.

Venho partilhar com vocês um exercício que vi no dvd do Steve Smith. Basicamente são doubles e singles, alternando entre a mão esquerda e direita.

Se calhar não é novidade para alguns ou para a maioria mas pode sempre ajudar outros.

Então aqui vai:

RRLLRRLL RRLLRRLL
RLRLRLRL RLRLRLRL
RLLRRLLR RLLRRLLR
LRLRLRLR LRLRLRLR
LLRRLLRR LLRRLLRR
LRLRLRLR LRLRLRLR
LRRLLRRL LRRLLRRL
RLRLRLRL RLRLRLRL


Espero ter trazido alguma coisa com interesse para alguém

Última edição de DanTheMan : Sáb, 13 de Fevereiro de 2010 às 20:42.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Fevereiro de 2010   #2
jamiro
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
Mensagens: 216
jamiro está no bom caminho
Re: Exercício de Rudimentos

Muito bom , vou ja tirar isso! :D
jamiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Fevereiro de 2010   #3
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Exercício de Rudimentos

há um muito bom do joe morello para juntares as duas:


||: RLRL RLRL RLRL RLRL | RRLL RRLL RRLL RRLL | RLRR LRLL RLRR LRLL :||





andreareias adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 19 segundos depois:

claro que a começar tanto com a D como com a E

Última edição de andreareias : Sáb, 13 de Fevereiro de 2010 às 21:12. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Fevereiro de 2010   #4
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: Exercício de Rudimentos

Eu mudava o nome do tópico para: "As 1001 maneiras de perder tempo a fazer de conta que estudo rudimentos"

Não me levem a mal, mas é o que parece.
Continuo sem perceber qual o intuito destes exercícios, e muito menos se estes forem para se fazer na bateria.
É que nem para aquecer isso serve.

Para tornar isto numa critica construtiva, faltam por exemplo nesses padrões as acentuações. Faltam também as referências. São colcheias, são semi-colcheias?

Partindo do principio que são semi-colcheias e sendo 4 por compasso (4/4) então comece-se por criar o bom hábito de marcar os tempos 2 e 4 no pratos de choques (com o pé), ou então todos os primeiros tempos das semi-colcheias. E já que só falta dar uso ao pé direito (partindo do falso principio que somos todos destros e até porque com este frio dá jeito pô-lo a mexer), então comecemos a preencher primeiros tempos das ditas semi-colcheias com o bombo, podendo passar a seguir para os segundos tempos e por aí fora. Já que estamos no bombo, a seguir sempre se pode preencher os 2 primeiros tempos das semi-colcheias, e por aí fora...
Ahh, e claro não esquecer as acentuações. Sugeria começar por acentuar o primeiro tempo das semi-colcheias e mais uma vez prosseguir com a deslocação da acentuação ao longo da mesma.

Em resumo, sejam criativos da forma como estudam e trabalhem todos os membros no mesmo exercício. Senão está-se a perder tempo útil de estudo.

Cumprimentos

Disclaimer: Não quero com este post criar qq conflito com o user que fez o tópico. Fê-lo concerteza com as melhores das intenções. Os exercicios que descrevi são apenas alguns exemplos das muitas (diria até infinitas) combinações possiveis á volta de exercícos como estes.
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!

Última edição de xano : Sáb, 13 de Fevereiro de 2010 às 23:48.
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 14 de Fevereiro de 2010   #5
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Exercício de Rudimentos

Citação:
Mensagem Original de xano Ver Mensagem
Eu mudava o nome do tópico para: "As 1001 maneiras de perder tempo a fazer de conta que estudo rudimentos"

Não me levem a mal, mas é o que parece.
Continuo sem perceber qual o intuito destes exercícios, e muito menos se estes forem para se fazer na bateria.
É que nem para aquecer isso serve.

Para tornar isto numa critica construtiva, faltam por exemplo nesses padrões as acentuações. Faltam também as referências. São colcheias, são semi-colcheias?

Partindo do principio que são semi-colcheias e sendo 4 por compasso (4/4) então comece-se por criar o bom hábito de marcar os tempos 2 e 4 no pratos de choques (com o pé), ou então todos os primeiros tempos das semi-colcheias. E já que só falta dar uso ao pé direito (partindo do falso principio que somos todos destros e até porque com este frio dá jeito pô-lo a mexer), então comecemos a preencher primeiros tempos das ditas semi-colcheias com o bombo, podendo passar a seguir para os segundos tempos e por aí fora. Já que estamos no bombo, a seguir sempre se pode preencher os 2 primeiros tempos das semi-colcheias, e por aí fora...
Ahh, e claro não esquecer as acentuações. Sugeria começar por acentuar o primeiro tempo das semi-colcheias e mais uma vez prosseguir com a deslocação da acentuação ao longo da mesma.

Em resumo, sejam criativos da forma como estudam e trabalhem todos os membros no mesmo exercício. Senão está-se a perder tempo útil de estudo.

Cumprimentos

Disclaimer: Não quero com este post criar qq conflito com o user que fez o tópico. Fê-lo concerteza com as melhores das intenções. Os exercicios que descrevi são apenas alguns exemplos das muitas (diria até infinitas) combinações possiveis á volta de exercícos como estes.
é impossivel ser um bom baterista sem dominar bem a tecnica de caixa. porque se chamam rudimentos? porque sao patterns rudimentares que usas por exemplo pra tocar bateria; se nao sabes fazer um paradiddle na caixa nunca na vida o vais fazer na bateria.
os teus exemplos sao bons sim, mas uma coisa de cada vez.
quanto as referencias que perguntaste, o que importa sao as maos, o tempo, figura, valor é com cada um...

dou aulas e posso te contar que um aluno meu, nao conseguia fazer um paradiddle de semi-colcheias com a mao esq na caixa, dir no hh e bombo no 1.
depois de 15min a fazer paradiddles nas pernas com ele a começar a 60bpm, o gajo conseguiu fazer na bateria!
andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 15 de Fevereiro de 2010   #6
jamiro
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
Mensagens: 216
jamiro está no bom caminho
Re: Exercício de Rudimentos

Como a foi dito estes exercicios sao muito importantes e sao bastante usados até em brakes !

Eu na minha banda fizemos cover da famosa "Time is runniing out" dos MUSE , e após uma pesquisa no youtube vi que a parte ritma do "jogo de timbaloes" que o baterista faz é com base e paradille :
RLRRL RLRLRRL

Se repararem eu afastei-as porque ambas sao "metades" de paradidlles.

Começar sempre pelas bases !!

Abraço
jamiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 15 de Fevereiro de 2010   #7
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Exercício de Rudimentos

[quote=jamiro;150394]Como a foi dito estes exercicios sao muito importantes e sao bastante usados até em brakes !

Boas
Brakes! Querias dizer Breaks?
Mas não é isso que queres dizer Jamiro!
Breake, quer dizer paragem, silêncio.
Queres dizer Fill. Fill in ou out.
Abraço e fica bem
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 15 de Fevereiro de 2010   #8
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Exercício de Rudimentos

Citação:
Mensagem Original de xano Ver Mensagem
Eu mudava o nome do tópico para: "As 1001 maneiras de perder tempo a fazer de conta que estudo rudimentos"

Não me levem a mal, mas é o que parece.
Continuo sem perceber qual o intuito destes exercícios, e muito menos se estes forem para se fazer na bateria.
É que nem para aquecer isso serve.

Para tornar isto numa critica construtiva, faltam por exemplo nesses padrões as acentuações. Faltam também as referências. São colcheias, são semi-colcheias?

Partindo do principio que são semi-colcheias e sendo 4 por compasso (4/4) então comece-se por criar o bom hábito de marcar os tempos 2 e 4 no pratos de choques (com o pé), ou então todos os primeiros tempos das semi-colcheias. E já que só falta dar uso ao pé direito (partindo do falso principio que somos todos destros e até porque com este frio dá jeito pô-lo a mexer), então comecemos a preencher primeiros tempos das ditas semi-colcheias com o bombo, podendo passar a seguir para os segundos tempos e por aí fora. Já que estamos no bombo, a seguir sempre se pode preencher os 2 primeiros tempos das semi-colcheias, e por aí fora...
Ahh, e claro não esquecer as acentuações. Sugeria começar por acentuar o primeiro tempo das semi-colcheias e mais uma vez prosseguir com a deslocação da acentuação ao longo da mesma.

Em resumo, sejam criativos da forma como estudam e trabalhem todos os membros no mesmo exercício. Senão está-se a perder tempo útil de estudo.

Cumprimentos

Disclaimer: Não quero com este post criar qq conflito com o user que fez o tópico. Fê-lo concerteza com as melhores das intenções. Os exercicios que descrevi são apenas alguns exemplos das muitas (diria até infinitas) combinações possiveis á volta de exercícos como estes.

O exercício que pus é um pattern que tanto podes treinar com as mãos, com os pés ou com tudo ao mesmo tempo. Eu apenas vi o steve smith a ensina-lo a tocar com as mãos na tarola. É um ponto de partida. Se alguém achar que é bacano, apliquem-no ao kit todo ou onde acharem mais proveitoso.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Kit de "sobrevivência" - Lista de acessórios que deverão levar convosco para todo o lado! MANEIRO Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 19 Sáb, 3 de Setembro de 2011 00:33
[Biografia] e [Entrevista] Travis Barker _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 34 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 08:56
[Entrevista] Anthony King - Baterista norte-americano a trabalhar no Brasil Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 2 Qua, 30 de Junho de 2010 15:24



São agora 23:06. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it