Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #1
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Exclamação Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Ora boas,

Fui convidado para, de vez enquando, ir a um infantário para mostrar aos miúdos os instrumentos (isso é o que não me falta...) e para estar um pouco com eles.

Eu adoro música, para além da bateria tenho: um teclado, uma guitarra clássica (ou acústica como quiserem) e uma guitarra eléctrica, um cavaquinho, uma pandeireta, um djambé, uns ovinhos, uma armónica, uma flauta de pan, uma flauta doce, uma flauta transversal e um flautim (acho que não me esqueci de nada).

Eu também adoro crianças, e gostava de fazer alguma coisa divertida com os miúdos que tivesse a ver com música, e estou sem ideias...

Gostava que me pudessem ajudar com idéias que eu poça utilizar.

Venham lá essas idéias, por favor!

Obrigado


Abraços

Última edição de serrinha : Qua, 24 de Fevereiro de 2010 às 03:28.
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #2
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: Ajuda por favor!

Acho que a primeira coisa que deves fazer é pôr os miudos em contacto com esses instrumentos todos.
É do mais pedagógico que há! Dar aos putos a oportunidade de conhecer e interagir com instrumentos musicais. Apartir daí vais ver que não te vão faltar ideias!

Eheheh, boa sorte!

__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda por favor!

O mais fácil é usares a percussão quando quiseres que haja interacção entre todos.
Os instrumentos de sopro e cordas implicam notas, implicam posições de dedos, etc., ao passo que os instrumentos de percussão é só bater e todos nós temos ritmo por natureza.

É uma questão de pensares numa sequência simples, umas batidas simples, em que os putos possam tocar e soar num conjunto.


No entanto, tal como diz o Xano, podes começar também por deixar os putos tocar em tudo (mesmo de sopro e cordas), depois é que podes tentar uma interacção conjunta.
Isso é muito giro e os putos adoram.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #4
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Ajuda por favor!

Muito obrigado pelas opiniões,

Miguel Martinho e Xano, inicialmente será mesmo isso que irei fazer, e foi mesmo para isso que fui convidado.

Miguel Martinho a tua idéia é boa, e é mesmo isso que vou fazer.


Mas de certeza que existem mais idéias, Por favor continuem a dar idéias.


Obrigado


Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda por favor!

ritmo basico:
1-2-3-4

fazes uns putos bater palmas tipo como faz o prato choques
depois no nº 1 , poes outros a fazer com a boca como se fosse o bombo
e no nº 3 poes mais alguns , tambem com a boca , a fazer a tarola

quando tiverem isso tudo assimilado, passa-os para os instrumentos afazer a mesma coisa.

hi-hat : -----x-----x-----x-----x-----
snare : -----------------o-----------
bass : -----0-----------------------

os espaços nao foram devidamente assimilados pelo forum, mas percebeste a ideia.
abraço
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Fevereiro de 2010   #6
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Ajuda por favor!

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
ritmo basico:
1-2-3-4

fazes uns putos bater palmas tipo como faz o prato choques
depois no nº 1 , poes outros a fazer com a boca como se fosse o bombo
e no nº 3 poes mais alguns , tambem com a boca , a fazer a tarola

quando tiverem isso tudo assimilado, passa-os para os instrumentos afazer a mesma coisa.

hi-hat : -----x-----x-----x-----x-----
snare : -----------------o-----------
bass : -----0-----------------------

os espaços nao foram devidamente assimilados pelo forum, mas percebeste a ideia.
abraço
LOL,

Sim, percebi a idéia, e muito obrigado.

Todas as idéias são bem-vindas, e poucas... por isso continuem.

Muito obrigado.


Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #7
Baronesa
 
Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
Mensagens: 244
Baronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em bruto
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Olá...
podes pôr os bebecos (dependendo da idade, claro está) a construir instrumentos musicais.

Deixo este site como exemplo:

http://www.jose-lucio.com/Pagina2/Olharinr.htm

(nas peças em que é preciso cortar coisas, o melhor é levares as peças já todas cortadas, assim é só pôr os pequenotes a construír os instrumentos).
Aqueles instrumentos que têm pregos e afins, se calhar não são aconselháveis, assim como os que tenham peças pequenas...

Também podes fazer aquela actividade das cadeiras (por música a tocar e os miudos a correr, quando a música pára, vão a correr sentar-se nas cadeiras... ou fazer o mesmo, mas a brincar às estátuas... quando a música pára, eles páram como se fossem estátuas... a música começa e eles começam a correria de novo) - aqui tens de ter cuidado, que os miudos são uns doidos para que não tropecem e caiam e se magoem...


Outra: pôres músicas de vários ritmos... música clássica será a melhor... estimular conforme o tempo da música que eles andem em passos pequeninos, passos de gigante, a imitar o andar de um elefante, de um gato, etc.

Podes pô-los a marcar o tempo, ora batendo palmas, ora batendo com os pés no chão.

Lápis de cor e papel: põe os bebecos a desenhar instrumentos que leves. Eles adoram desenhar, são muito observadores e estás a estimular a memória visual ao mesmo tempo que ficam a conhecer instrumentos musicais.

Karaoke: Porque todas as crianças ADORAM cantar... mesmo que não tenhas karaokes, podes ensinar-lhes musicas novas...

Sons mistério: leva uma gravação de sons feitos em casa, de copos, de um gato a miar, de um carro, de chuva, sei lá... e põem-nos a adivinhar que som é aquele.

Toca uma pequena música: logo de seguida pergunta a cada pequenito o que a música lhe fez lembrar. Eles que descrevam a música.


Bem, para já é o que me lembro...
Baronesa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #8
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Citação:
Mensagem Original de Minizephyr Ver Mensagem
Olá...
podes pôr os bebecos (dependendo da idade, claro está) a construir instrumentos musicais.

Deixo este site como exemplo:

http://www.jose-lucio.com/Pagina2/Olharinr.htm

(nas peças em que é preciso cortar coisas, o melhor é levares as peças já todas cortadas, assim é só pôr os pequenotes a construír os instrumentos).
Aqueles instrumentos que têm pregos e afins, se calhar não são aconselháveis, assim como os que tenham peças pequenas...

Também podes fazer aquela actividade das cadeiras (por música a tocar e os miudos a correr, quando a música pára, vão a correr sentar-se nas cadeiras... ou fazer o mesmo, mas a brincar às estátuas... quando a música pára, eles páram como se fossem estátuas... a música começa e eles começam a correria de novo) - aqui tens de ter cuidado, que os miudos são uns doidos para que não tropecem e caiam e se magoem...


Outra: pôres músicas de vários ritmos... música clássica será a melhor... estimular conforme o tempo da música que eles andem em passos pequeninos, passos de gigante, a imitar o andar de um elefante, de um gato, etc.

Podes pô-los a marcar o tempo, ora batendo palmas, ora batendo com os pés no chão.

Lápis de cor e papel: põe os bebecos a desenhar instrumentos que leves. Eles adoram desenhar, são muito observadores e estás a estimular a memória visual ao mesmo tempo que ficam a conhecer instrumentos musicais.

Karaoke: Porque todas as crianças ADORAM cantar... mesmo que não tenhas karaokes, podes ensinar-lhes musicas novas...

Sons mistério: leva uma gravação de sons feitos em casa, de copos, de um gato a miar, de um carro, de chuva, sei lá... e põem-nos a adivinhar que som é aquele.

Toca uma pequena música: logo de seguida pergunta a cada pequenito o que a música lhe fez lembrar. Eles que descrevam a música.


Bem, para já é o que me lembro...
Ena pá, que montes de idéias porreiras!

Muito obrigado, deste-me uma ajuda muito grande, se te lembrares de algo mais não hesites em colocar aqui.

Continuem assim pessoal, muito obrigado a todos.

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #9
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Já agora, as crianças com quem vais interagir no geral qual é a idade ?
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #10
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Já agora, as crianças com quem vais interagir no geral qual é a idade ?
Sinceramente ainda não sei....
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #11
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Sinceramente ainda não sei....
Pois .. Hao-de aparecer todas as idades lol .. Esperas que todas se divirtam, a musica faz milagres
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #12
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Pois .. Hao-de aparecer todas as idades lol .. Esperas que todas se divirtam, a musica faz milagres
Aproveita-se tudo!

Obrigado a todos, continuem assim!

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Fevereiro de 2010   #13
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Boas.


Apesar de cheio de boas intenções, há umas quantas sugestões que te foram dadas, que embora pareçam boas hipóteses de planificação e prática, na realidade não são as mais correctas de um ponto de vista da aprendizagem estruturada.
O primeiro que tens que fazer é conhecer o grupo de crianças com o qual vais trabalhar, pois ainda que as diferentes idades te possibilitem projectar diferentes objectivos, tens sempre graus de desenvolvimento distintos numa sala. Acho que neste sentido deverás começar por conhecer as crianças, isto dar-te-á uma ideia razoável sobre que coisas poderás ou não tentar realizar com elas.
Por exemplo, se eu ainda não tenho bem consolidado o valor de 4, não irei perceber o porquê de voltar ao 1 quando chega o 4 tempo.
Neste sentido, a proposta do enes, assim que a explicasses a qualquer educador ou pedagogo, dir-te-iam que devemos construir a nossa casa do conhecimento pelas raízes.

Em relação às propostas que te deram o xano e o miguel te deram são as mais indicadas.
A exploração dos materiais é a base de tudo, terás que começar por aí.
Sugiro-te que dividas as primeiras aulas ( se é que serão aulas, ou encontros) e que dediques tempo a cada um dos vários instrumentos.

Quanto ao colocares ao dispor delas, instrumentos de cordas, sopros, não tem qualquer problema. Até porque a exploração do instrumento e respectivo som não tem nada a ver com a técnica, ou seja, o objectivo é os miúdos agarrarem, por exemplo, na guitarra clássica e puxarem as cordas e sentirem a relação causa/efeito. Não se pretende que eles sejam músicos, mas sim que eles sintam prazer com a música.

Tudo o que implicar eles colocarem a boca, por ex: flauta, certifica-te que eles não trocam, é quase sempre :D, e desinfecta com álcool gel quando eles quiserem trocar.
Quanto ao material em questão, prepara-te para levar um pouco de pancada. Hehehe.

As sugestões do Minizephyr pareceram-me todas boas ideias, aliás, utilizo quase todos os dias algumas delas.
Com excepção da hipótese do desenho, que me parece competência do educador da sala ( muitas vezes se subvaloriza a importância do desenho).



Ah, sou educador de infância, e actualmente sou professor de expressões numa creche e jardim de infância. Uma das expressões que dou é a de música. Se precisares de material propriamente dito, manda pm, que disso, evidentemente, tenho aos montes.

Abraço
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Fevereiro de 2010   #14
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Citação:
Mensagem Original de hlw Ver Mensagem
Boas.


Apesar de cheio de boas intenções, há umas quantas sugestões que te foram dadas, que embora pareçam boas hipóteses de planificação e prática, na realidade não são as mais correctas de um ponto de vista da aprendizagem estruturada.
O primeiro que tens que fazer é conhecer o grupo de crianças com o qual vais trabalhar, pois ainda que as diferentes idades te possibilitem projectar diferentes objectivos, tens sempre graus de desenvolvimento distintos numa sala. Acho que neste sentido deverás começar por conhecer as crianças, isto dar-te-á uma ideia razoável sobre que coisas poderás ou não tentar realizar com elas.
Por exemplo, se eu ainda não tenho bem consolidado o valor de 4, não irei perceber o porquê de voltar ao 1 quando chega o 4 tempo.
Neste sentido, a proposta do enes, assim que a explicasses a qualquer educador ou pedagogo, dir-te-iam que devemos construir a nossa casa do conhecimento pelas raízes.

Em relação às propostas que te deram o xano e o miguel te deram são as mais indicadas.
A exploração dos materiais é a base de tudo, terás que começar por aí.
Sugiro-te que dividas as primeiras aulas ( se é que serão aulas, ou encontros) e que dediques tempo a cada um dos vários instrumentos.

Quanto ao colocares ao dispor delas, instrumentos de cordas, sopros, não tem qualquer problema. Até porque a exploração do instrumento e respectivo som não tem nada a ver com a técnica, ou seja, o objectivo é os miúdos agarrarem, por exemplo, na guitarra clássica e puxarem as cordas e sentirem a relação causa/efeito. Não se pretende que eles sejam músicos, mas sim que eles sintam prazer com a música.

Tudo o que implicar eles colocarem a boca, por ex: flauta, certifica-te que eles não trocam, é quase sempre :D, e desinfecta com álcool gel quando eles quiserem trocar.
Quanto ao material em questão, prepara-te para levar um pouco de pancada. Hehehe.

As sugestões do Minizephyr pareceram-me todas boas ideias, aliás, utilizo quase todos os dias algumas delas.
Com excepção da hipótese do desenho, que me parece competência do educador da sala ( muitas vezes se subvaloriza a importância do desenho).



Ah, sou educador de infância, e actualmente sou professor de expressões numa creche e jardim de infância. Uma das expressões que dou é a de música. Se precisares de material propriamente dito, manda pm, que disso, evidentemente, tenho aos montes.

Abraço
Ora boas,

Antes de mais muito obrigado pelas dicas, pela ajuda, e pela disponibilidade.

É evidente que nunca iria fazer nada com eles sem antes conhecê-los, primeiro terei de conhece-los bem, "testa-los", para saber o que posso fazer com cada um deles e com o grupo em si.

O que eu pretendo com este post é poder absorver toda e qualquer idéia que me possam fornecer, e depois irei aplicar cada uma sempre que possível, e se possível.

Eu não vou ser nenhum educador de infância... só vou ajudar a passar o tempo, porque neste momento está lá o pai de uma das crianças a contar histórias, mas já ficou sem idéias, e pensou em mim para ir ajudá-lo.

hlw Obrigado pela disponibilidade, podes ter a certeza que se precisar de algo vou pedir...

Obrigado a todos, e continuem, porque todas a idéias fazem falta.

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Fevereiro de 2010   #15
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Sugestões: drum circle e xilofones.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Fevereiro de 2010   #16
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Sugestões: drum circle e xilofones.
Fica registado.

Muito obrigado.

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Fevereiro de 2010   #17
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Experimenta fazer um jogo que já fiz com o meu professor de bateria na minha aula de Formação Musical: Desmontámos a bateria, demos uma parte a cada um e cada um tocava uma figura musical na sua vez. POdes tambem fazer um jogo que é: um faz um ritmo num instrumento, e dpois cada um com o seu, de cada vez, vai tentar imitá-lo.
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Biografia] e [Entrevista] Travis Barker _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 34 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 08:56
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37



São agora 14:22. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it