Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 25 de Setembro de 2006   #36
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
O Curso pode demorar enquanto isso no que puder ajudar estarei por aqui!
Vamos ver se entendi a tua questao!


Ja em tempos te falei (aqui neste post) que deves começar por treinar semicolcheias mas tirando a ultima do grupo de quatro assim:

____1____+____2____+____3____+____4____+____
____TA________TA_______TA ________(silencio)


Isto durante varios tempos durante varios compassos compassos!

Em seguida faz o primeiro e segundo tempo com a mao direita e o terceiro tempo com a mao esquerda! Treina bem isto!
Agora mudamos a ordem das maos passando o primeiro e segundo tempo para a mao esquerda e o terceiro tempo para a mao direita!

Se repararem estamos a fazer duplas so que no segundo grupo damos apenas a primeira batida de um grupo de duplas!


Aumentando a velocidade deste exercicio apos uma forte e boa consolidaçao e compreensao do mesmo vais dar conta que tas a fazer o drag se modificarmos a maneira de ver as coisas pois começa a ser algo mais parecido a isto
(usarei underscores para poder ser mais facil de leitura este post)

____1 ____+____ 2____+____ 3____+____ 4____+____
____TA ________TA ________TA ________TA________


Antes de colocar o Drag queria deixar outra coisa o mais claro possivel vamos considerar o sinal (*) como uma batida exactamente antes da batida principal acima sinalizada como "TA" obtemos algo assim:


____1____+____2____+____3____+____4____+____
___*TA _____ *TA_______*TA ______*TA________

Reparem que o TA surgem mesmo por baixo do tempo que podemos chamar tempo certo! e antes dele vem uma pancada!
O exercico acima reporta-se ao FLAM. Que consiste numa pancada exactamente antes da pancada no tempo certo!
Uma boa maneira de treinarmos este rudimento pode ser deixar cair as duas baquetas uma caindo um tudo nada antes da outra como se largassemos duas bolas uma caindo de uma altura um pouco acima da outra indo produzir dois toques distintos e nunca dois toques ao mesmo tempo.

Passando para o drag, pegaremos novamente no exemplo acima e vamos colocar mais um (*) simbolizando mais uma batida imediatamente antes da que ja tinhamos, assim:


____1____+____2____+____3____+____4____+____
_**TA_____ **TA______**TA______**TA________

Torna-se mais facil fazendo as duas primeiras batidas com a mesma mao e fazer a batida no tempo certo com a mao que nao realiza as duas...

Embora seja um post grande... espero que tenha sido de alguma ajuda!
Nao tenham problemas em alertar para alguma parte do texto que esteja mais confusa! Que eu logo tratarei de emendar!

Uffff.....
DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Setembro de 2006   #37
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de DrumScores
O Curso pode demorar enquanto isso no que puder ajudar estarei por aqui!
Vamos ver se entendi a tua questao!


Ja em tempos te falei (aqui neste post) que deves começar por treinar semicolcheias mas tirando a ultima do grupo de quatro assim:

____1____+____2____+____3____+____4____+____
____TA________TA_______TA ________(silencio)


Isto durante varios tempos durante varios compassos compassos!

Em seguida faz o primeiro e segundo tempo com a mao direita e o terceiro tempo com a mao esquerda! Treina bem isto!
Agora mudamos a ordem das maos passando o primeiro e segundo tempo para a mao esquerda e o terceiro tempo para a mao direita!

Se repararem estamos a fazer duplas so que no segundo grupo damos apenas a primeira batida de um grupo de duplas!


Aumentando a velocidade deste exercicio apos uma forte e boa consolidaçao e compreensao do mesmo vais dar conta que tas a fazer o drag se modificarmos a maneira de ver as coisas pois começa a ser algo mais parecido a isto
(usarei underscores para poder ser mais facil de leitura este post)

____1 ____+____ 2____+____ 3____+____ 4____+____
____TA ________TA ________TA ________TA________


Antes de colocar o Drag queria deixar outra coisa o mais claro possivel vamos considerar o sinal (*) como uma batida exactamente antes da batida principal acima sinalizada como "TA" obtemos algo assim:


____1____+____2____+____3____+____4____+____
___*TA _____ *TA_______*TA ______*TA________

Reparem que o TA surgem mesmo por baixo do tempo que podemos chamar tempo certo! e antes dele vem uma pancada!
O exercico acima reporta-se ao FLAM. Que consiste numa pancada exactamente antes da pancada no tempo certo!
Uma boa maneira de treinarmos este rudimento pode ser deixar cair as duas baquetas uma caindo um tudo nada antes da outra como se largassemos duas bolas uma caindo de uma altura um pouco acima da outra indo produzir dois toques distintos e nunca dois toques ao mesmo tempo.

Passando para o drag, pegaremos novamente no exemplo acima e vamos colocar mais um (*) simbolizando mais uma batida imediatamente antes da que ja tinhamos, assim:


____1____+____2____+____3____+____4____+____
_**TA_____ **TA______**TA______**TA________

Torna-se mais facil fazendo as duas primeiras batidas com a mesma mao e fazer a batida no tempo certo com a mao que nao realiza as duas...

Embora seja um post grande... espero que tenha sido de alguma ajuda!
Nao tenham problemas em alertar para alguma parte do texto que esteja mais confusa! Que eu logo tratarei de emendar!

Uffff.....
DrumScores
SE bem compreendi posso considerar que as duas pancadas antes da principal ficam depois do E(contra tempo) ou "+",se dividir por 4 cada tempo posso dizer que essas 2 batidas estão no 4º de cada tempo..acho que tou apanhar,fiz a pergunta para n tar a criar falsos mecanismos,mas melhor que uma explicação escrita era uma pequena amostra audio sem desmerecer a tua ajuda,ficaria + simples para todos..

Outro bicho malvado que se pôs no meu caminho é a alternativa que deram ao Five stroke roll, que é feito de 2 doubles e 1 single, o exercicio do lado "Or" é composto por 6 batidas logo...bem nem preciso perguntar,é Five depois é 6 amanhã são 7..se souberem o porquê toda a ajuda é bem vinda..



The Five Stroke Roll
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Setembro de 2006   #38
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Nao me fiz entender bem!

O drag nao se trata de uma subdivisao de tempo, mas sim de pancadas antes do tempo que queres executar antes da batida principal. No caso das subdivisoes a historia é outra e escreveria-se de outra maneira!

Quanto aos dois exemplos pelo olhar rapido penso que os dois exemplos nao sao a mesma coisa!
Uma coisa sao 4 semicolcheias ligadas a uma colcheia prefazendo um tempo outra coisa é uma tercina em que nas duas primeiras figurinhas da tercina fazemos duas batidas...
O segundo exemplo que mostras é como se tivesses a fazer sextinas mas que tocas apenas 5 mas sendo um grupo de tercinas. Ao passo que no primeiro exemplo é uma colcheia que na primeira figura do grupo de colcheias executas 4 batidas!
Inicialmente pode parecer a mesma coisa
Mas uma sextina (grupo de 6 batidas num tempo) e um grupo de semicolcheias, completo, (grupo de 8 batidas num tempo) sao coisas que mesmo ttendo o mesmo tempo sao coisas diferentes e que se escrevem do mesmo modo!
Em tempos diferentes pode parecer a mesma coisa mas no mesmo tempo (bpm's) será diferente... tudo parte do estudo da subdivisao do tempo!

Um abraço
DrumScores
(mais alguma duvida, digam)
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Setembro de 2006   #39
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Só mais uma coisas embora a aplicação destes seja diferente na bateria posso usar o roll em singles em vez de doubles?

tipo em vez DDEED, : DEDED

abraço,
leonel
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Setembro de 2006   #40
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Já agora alguém sabe me dizer onde posso ouvir os sons dos rudimentos?
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Setembro de 2006   #41
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Leodreammer
Só mais uma coisas embora a aplicação destes seja diferente na bateria posso usar o roll em singles em vez de doubles?

tipo em vez DDEED, : DEDED

abraço,
leonel

Penso que podes, no entanto em duplas o resultado sera bem mais espetacular! Lembra-te que existem varias tecnicas para executar os rudimentos e figuras e usar uma ou outra quando aplicado à mesma peça de bateria nao se nota, por isso deves fazer como te sentes mais à vontade

Quanto aos sons, ainda nao tive tempo de os preparar! Talvez esta noite consiga produzir algumas coisas para exemplo de alguns casos que falas!

Um abraço
DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Setembro de 2006   #42
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de DrumScores
Penso que podes, no entanto em duplas o resultado sera bem mais espetacular! Lembra-te que existem varias tecnicas para executar os rudimentos e figuras e usar uma ou outra quando aplicado à mesma peça de bateria nao se nota, por isso deves fazer como te sentes mais à vontade

Quanto aos sons, ainda nao tive tempo de os preparar! Talvez esta noite consiga produzir algumas coisas para exemplo de alguns casos que falas!

Um abraço
DrumScores
Ya,percebo o teu ponto de vista,o objectivo é usar os singles quando é para maiores velocidades e sempre dá para aplicar nos tambores e pratos e doubles noutras linhas + elaboradas mas vou estudar sempre as duas maneiras.
tenta produzir os sons mais dificeis da familia dos drag e flam por exemplo, que é q o pessoal tem mais dificuldade sem esquecer os roll..são muitos.ups!

obrigado pela ajuda
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Setembro de 2006   #43
Rica
 
Membro desde: 25-Set-2006
Local: guimaraes
Mensagens: 168
Rica está no bom caminho
Era mt fixe disponibilizarem os sons para kem nao percebe pautas poder praticar tb!!!!
Rica não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Setembro de 2006   #44
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Bom esta noite terei disponibilidade de vos trazer amanha algo de novo nesta materia!
Quer relembrar uma coisa!
Ao fazerem o drag, depois do treino executem as duas primeiras batidas (DRAG) como se fosse um rufo - ou seja, duas batidas com a mesma mao antes de uma batida simples que marca o tempo que temos vindo a chamar de principal!

Eu aprendi a fazer o drag sem saber que o estava a fazer! Depois fui encaminhado para aprefeiçoar a tecnica e acreditem que com algum treino diario neste rudimento daqui a 2 ou 3 dias ta tudo a fazer drags porque fica um som porreiro!

Bom, ja falamos de flams e de drags! Ha mais alguma questao que tenha ficado por resolver?
E outros rudimentos, que eu possa ajudar?


DrumScores
(ps - amanha tento disponibilizar aqui os tais ficheiros audio, bem como as partituras e talvez um texto a ajudar como se faz cada coisa)
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Setembro de 2006   #45
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
por resolver..há infelizmente ou felizmente senão n teria graça..se fosse facil toda a gente se punha a tocar bateria mas isso já outra conversa!

tenho aqui outro bichinho que sendo um roll faz-me confusão n ser todo pegado(DDEEDD)
Six Stroke Roll

Última edição de Leodreammer : Qua, 27 de Setembro de 2006 às 18:45.
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Setembro de 2006   #46
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de DrumScores
Bom esta noite terei disponibilidade de vos trazer amanha algo de novo nesta materia!
Quer relembrar uma coisa!
Ao fazerem o drag, depois do treino executem as duas primeiras batidas (DRAG) como se fosse um rufo - ou seja, duas batidas com a mesma mao antes de uma batida simples que marca o tempo que temos vindo a chamar de principal!

Eu aprendi a fazer o drag sem saber que o estava a fazer! Depois fui encaminhado para aprefeiçoar a tecnica e acreditem que com algum treino diario neste rudimento daqui a 2 ou 3 dias ta tudo a fazer drags porque fica um som porreiro!

Bom, ja falamos de flams e de drags! Ha mais alguma questao que tenha ficado por resolver?
E outros rudimentos, que eu possa ajudar?


DrumScores
(ps - amanha tento disponibilizar aqui os tais ficheiros audio, bem como as partituras e talvez um texto a ajudar como se faz cada coisa)



Drumscore a tua ajuda tem sido fundamental neste topico,já agora se não te der muito trabalho tenta esclarecer algusn da familia dos rolls aqueles do tipo que não são DDEEDDEED etc..
abraço
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Setembro de 2006   #47
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Leodreammer, mais uma vez vou pedir que nao me falem em "Dês" e "Ees" pois nao entendo o que querem dizer. Melhor será explicarem com exemplos como ja deste!

Nao percebi a tua ultima duvida dos rolls... podes explicar melhor?

Quanto à tua imagem; vejo alguns promenores que vamos omitir por enquanto! No que diz respeito às acentuaçoes! Vou me esquecer por momentos das acentuaçoes, e estudar apenas a figura que nos mostras (sao duas figuras iguais mudando apenas as maos com que tocamos - o que vai melhorar a independencia e coordenaçao).

Antes de mais vamos esquecer a segunda batida, nao, melhor! Esqueçamos nao a batida mas sim o rufo. Vamos olhar como se fossem apenas 3 batidas num tempo, mas atençao que estas batidas nao têm igual duraçao. A primeira batida representa 1/4 de tempo, a segunda batida representa 1/2 de tempo, o que deixa 1/4 de tempo para a terceira batida.
O que se passa neste caso é que a colcheia (segunda batida) esta cortada com os dois tracinhos o que significa que vamos partir ou dividir a colcheia em 4 batidas de igual duraçao. Ou seja se dividimos 1/2 por 4 temos 4 batidas de 1/8 de tempo. Assim essa figura será 1 semicolcheia (1/4 de tempo) ligada a 4 fusas (4 x 1/8 de tempo = 1/2 de tempo) ligada ainda a mais uma semicolcheia (1/4 de tempo). Somando isto temos um tempo por inteiro.

Estas divisoes podem sempre acontecer desde que nao incorra um erro "matematico" pois num tempo nao podemos ter batidas que durem mais. Ou melhor poder podemos. Mas o que quero dizer é que num tempo podemos ter varias hipoteses... Nao as posso enumerar pois sao infinitas as hipoteses que sao possiveis.
Posso tentar demonstrar o que se pode fazer mas nao mto mais :D

Leodreammer, uma nota, penso que te estas a dispersar! Escolhe 2 ou 3 exercicios e pratica-os bem... Se nao nao consolidas nenhuma das cenas.


Ficou ainda por falar das acentuaçoes! Fica para outro dia

DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Setembro de 2006   #48
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
hello.

estudo sempre muitas coisas em variados estilos,mas em materia de rudimentos estudo os "40 rudimentos".
nessa página há um video de cada um dos 40 rudimentos:
http://www.cdipublications.com/article.asp?id=97

bom estudo
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Setembro de 2006   #49
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Aí está o que procurava!!
Maneiro obrigado aí!!
Em relação aos D e ao E é direita e esquerda..nos rolls de 6 a minha duvida era se ficava tudo junto ou como na figura..mas estou no caminho certo pelo q vi dos videos já tenho material suficiente para praticar uns bons mêses!!
Simples e eficaz nada melhor!
Recomendo a visualização dos exercicios 5*****!!
Já agora ,alguém tá registado no site,paga-se 10€/mês??
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Setembro de 2006   #50
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Bem sei que os Ds e Es sao referencias à mao direita e esquerda respectivamente no entanto isso nao mais quer dizer sobre o que fazer dai o meu comentario!

Quanto à tua questao, existem topicos e secçoes para a tua questao!


DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Setembro de 2006   #51
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de DrumScores
Bem sei que os Ds e Es sao referencias à mao direita e esquerda respectivamente no entanto isso nao mais quer dizer sobre o que fazer dai o meu comentario!

Quanto à tua questao, existem topicos e secçoes para a tua questao!


DrumScores

DDEEDD é tudo junto a minha duvida era essa, se seria igual aos stroke rolls normais ou se era como estava na figura D EEDDE..da minha parte fiquei esclarecido!

O q queres dizer com "quanto a tua questão.."!?

Última edição de Leodreammer : Qui, 28 de Setembro de 2006 às 19:03.
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Setembro de 2006   #52
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
"Já agora ,alguém tá registado no site,paga-se 10€/mês?? "

Nao percebi isto!
Nao curto as cenas de Ds e Es unicamente porque nao é nada explicito!

Mas se ja percebeste e ja tens os videos... eu nao consigo abrir o link

DrumScores
Ja que nao consegui abrir o link do maneiro, deixo aqui outro que contem a mesma coisa http://www.vicfirth.com/education/rudiments.html

Última edição de DrumScores : Qui, 28 de Setembro de 2006 às 19:39.
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Setembro de 2006   #53
Rica
 
Membro desde: 25-Set-2006
Local: guimaraes
Mensagens: 168
Rica está no bom caminho
grande site maneiro....
ja aprendi muito...

You must spread some Reputation around before giving it to MANEIRO again
Rica não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Setembro de 2006   #54
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de DrumScores
"Já agora ,alguém tá registado no site,paga-se 10€/mês?? "

Nao percebi isto!
Nao curto as cenas de Ds e Es unicamente porque nao é nada explicito!

Mas se ja percebeste e ja tens os videos... eu nao consigo abrir o link

DrumScores
Ja que nao consegui abrir o link do maneiro, deixo aqui outro que contem a mesma coisa http://www.vicfirth.com/education/rudiments.html

por escrito, n é facil ser explicito a 100%,eu tb n percebi tudo o q escreveste..sem tar a desmerecer a tua ajuda que agradeço sempre,quando pedimos uma orientação num rudimento é muito mais facil vizualisar ou ouvir do q propriamente ler exemplos de como devem soar do tipo"o som é parecido com isto",mas penso que tavas com umas ideias positivas de por aqui uns trabalhos caseiros que era o q precisavamos +,por sorte o Maneiro antecipou-se com o link que diga-se de passagem n podia ser melhor,muito bom mesmo,tirou-me 99,9% das duvidas que tinha!!
Portanto agradeço a vossa ajuda!
Em relação ao site da vicfirth foi de lá q saquei as pautas que aqui mencionei,mas como n conseguia visualizar os videos vim pedir ajuda aqui no forum..
Para responder a outra questão dos "10€/mês é o que o site pede em troca de milhentas video-aulas,mp3(')e-books e mais n sei o quê,tipo escola virtual(são varias,há em espanhol tb)pareçe ser porreiro e bastante mais economico que comprar videos ou ter aulas particulares,se bem que aulas com um professor n se pode comparar mas para quem já teve aulas e têm umas bases, pode ser vantajoso,n aconcelho a iniciantes por exemplo,a interacção com um professor real é de longe melhor em todos os aspectos!!
Se alguém está inscrito nalguma que faça o seu testmunho e partilhe com a malta o que se aprende e como..

Última edição de Leodreammer : Qui, 28 de Setembro de 2006 às 21:35.
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Vocalistas - Quais os melhores que conhecem? Aqueles que cantam duas ou três oitavas, etc. Loseless Bandas e Música em geral 9 Qui, 18 de Abril de 2013 16:16
Pergunta: quais são os nomes das peças da bateria ai em Portugal BillyTheKidy Baterias Acústicas 4 Dom, 6 de Novembro de 2011 22:29
Dúvida: Qual o preço mais barato de uma Bateria Electrónica Roland TD3? Opinem! JoseZ Aconselhamento para a compra de material 21 Seg, 3 de Março de 2008 16:59
Quais são os endereços de internet das lojas alemas e da fábica de pratos Anatolian? l3viathan Som, Acústica, Software e Sites de internet 6 Seg, 10 de Abril de 2006 23:17



São agora 02:58. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it