Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 15 de Janeiro de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Alternar/Banda suporte

Boas pessoal

Também já tive(mos) 15,20,25 anos. A 1º banda, 2ª e.......

Até que chegàmos a uma banda, que até já é meia conhecida, e começamos a ser vistos não por 10 mas por 1000 pessoas.

Sangue na guelra. Os nossos 18 anos a surtirem efeito. Ego do tamanho de um Zeppelin. Armanço q.b. Até já dominamos o intrumento e o baterista dos.....sim....pois ....... daqueles famosos.... pah....não lembra agora....pronto, mas não toca nada é nossa beira.

Até ao 1º dia que vamos fazer de suporte a uma banda de grandes músicos e consequentemente com um grande baterista.

No checksound ele arrasa. Faz coisas de sonho. Bateria afinadissima e que postura. Os que nos batiam palmas e diziam que somos os maiores, ficam boquiabertos a olhar/ouvir o gajo, até o nosso pessoal técnico aplaude.Traidores.

Nossa vez de fazer Checksound. Aparecem os medos, os nervos, desaparece a auto-confiança, as baquetas parecem enguias, os braços rijos como aço, os pulsos parecem dobradiças enferrujadas.

Ficamos "afónicos".

Qualquer palavrita de outro, é logo motivo para violenta discussão com amuo imediato. Estamos a ser vistos e ouvidos.

Nisto, qual cereja no topo, o técnico de som fala pela monição de palco e bem alto de que o timbalão x está desafinado.........

Cai o nosso mundo. Desgraça das desgraças. Só queriamos era nem ter ido. Porque é que se aceitou aquele contrato? Devíamos só aceitar contratos sim, mas para sermos como até agora, sózinhos. Sem alterne.

Começam os gajos ás dez e nos ás onze. Que som. Não conseguimos tirar os olhos do gajo. Nunca haveremos de conseguir ser como ele. Que é que vamosu fazer quando for a nossa vez? Depois disto? O gajo toca!!!!!! Olha......está a fazer um solo de bateria...

Não conseguimos subir para o palco, e quando subimos nem olhamos para os colegas. Que rico baptismo! Ainda se fosse para altenar/suport com uma banda que o baterista tocasse bem mal, estariamos bem mais bem-dispostos.

Olha tocaram a ultima musica.
È a nossa vez.
Que se lixe.
Tudo o que aprendemos vamos meter tudo. E tudo nesta música.
Começa. 4/4 nos 140bpm, bem a abrir, começamos logo a meter lume de compasso a compasso.
O pessoal da banda começa a olhar para trás com cara de poucos amigos, o baixista chega á nossa beira e..." que estás a fazer meu grande palhaço?"
Perdemos a força.
No final, vamos por o lugar á disposição á banda. AUTO-DESPEDIMENTO.
Que esforço para não nos irmos embora agora dali!!!

Mas, no meio dequeles olhares carrancudos e zangados, junto á monição, vemos um sorriso, um polegar para cima, mas imediatamente um gesto de mãos a aconselhar calma. Espera aí!!! È o baterista dos gajos e está a rir-se para nós.

Visto assim parece um pouco simpático. Mas nunca fiar.

Olha, temos de parar. Vai ser lançado o fogo. temos de sair do centro do palco, vai falar um locutor qualquer. O baterista fica á nossa espera na mesa da monição. Que fazemos? Está a olhar para nós. Comprimentámo-lo? Não sabemos! Olha, está a estendernos a mão. Diz-nos amigávelmente que está a gostar de nós, que temos pancada, mas logo a aconselhar aqui uma cena, ali outra. Depois, acabasse o concerto, uma "mini", e ficamos a conversar até ás 7 da matina, quase de pai para filho, a explicar ritmos, a contar histórias,rolls, paradidlles, etc. Afinal o tipo é mesmo simpático. Se calhar valeu a pena alternar. Aprendemos qualquer coisa. Já não vamos, da próxima vez, ter este tipo de stage/panic.

SE CALHAR VALEU MESMO A PENA

Ó pessoal, agora a sério!!!
Quem não viveu uma cena destas, ou similar, que atire a 1ª pedra.

E para o pessoal mais novo (inexperiente), mais vale ir na onda de quem sabe.......porque quem não sabe...não pode ensinar

E para o pessoal mais velho (experiente), quando estiverem na situação do "bateristas dos gajos", vamos proceder como o do texto!!

Um abraço a todos os companheiros

Fiquem bem

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Sex, 15 de Janeiro de 2010 às 05:28.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Janeiro de 2010   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Alternar/Banda suporte

Realmente, momentos de alta ansiedade acho que já aconteceu a todos e por isso, o gajo pro que tocou antes também já passou por isso.
Nós próprios poderemos um dia estar na posição do "pro" a olhar para um maçarico e, é como dizes, temos a obrigação de ser correctos e ajudar o maçarico a não desistir.

Ninguém nasce ensinado e com auto-segurança no máximo, por isso, antes de gozarem ou ignorarem um baterista inexperiente, lembrem-se que já passaram por isso.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Janeiro de 2010   #3
david oliveira
 
Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
Mensagens: 306
david oliveira será famoso em breve
Re: Alternar/Banda suporte

Viva,
Embora já toque bateria à uns anos e o faça de uma forma "semiprofissional" não me sinto um pro. Mas gostaria de deixar aqui tb uma pequena nota.

Para aqueles que já tocam há algum tempo:

- depois de um espectáculo nunca ficaram com a sensação de ter dado umas dicas a um "puto" (sem ofensa) e que ele se acho o maior!?...eu infelizmente já, e tb o que lhe transmiti ele já sabia tudo.
-E eu fiquei a pensar e então porque não usas nas músicas!!?

Passado algum tempo novamente o rapaz a dividir o palco. Lol

- E ele não evoluir está a tocar da mesma forma.

E agora!?

Ficamos na nossa ou vamos à carga!? numa de amigo sem interesses.
__________________
david oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 15 de Janeiro de 2010   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Alternar/Banda suporte

Citação:
Mensagem Original de david oliveira Ver Mensagem
Viva,
Embora já toque bateria à uns anos e o faça de uma forma "semiprofissional" não me sinto um pro. Mas gostaria de deixar aqui tb uma pequena nota.

Para aqueles que já tocam há algum tempo:

- depois de um espectáculo nunca ficaram com a sensação de ter dado umas dicas a um "puto" (sem ofensa) e que ele se acho o maior!?...eu infelizmente já, e tb o que lhe transmiti ele já sabia tudo.
-E eu fiquei a pensar e então porque não usas nas músicas!!?

Passado algum tempo novamente o rapaz a dividir o palco. Lol

- E ele não evoluir está a tocar da mesma forma.

E agora!?

Ficamos na nossa ou vamos à carga!? numa de amigo sem interesses.
Claro que há aqueles que nem vale a pena perdermos tempo a dizer o quer que seja, nem um "tocaste bem" porque há pessoas que nunca saem do seu pedestal e julgam-se os maiores.

Nesses casos... não vale a pena perderes tempo com isso. Bebe a tua cerveja sozinho, afinal, mais vale só que mal acompanhado
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Janeiro de 2010   #5
herba
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Tavira
Mensagens: 45
herba será famoso em breve
Re: Alternar/Banda suporte

Boas,

quem é que já não lidou com estrelas do Rock N´Roll??

Que ninguem lhes pode quase olhar pra bateria que se pode riscar... e que qual prato qual bateria... eles têm o melhor material do mundo... nem se discute gostos! Pra Quê? Ta tudo sabido... E se falam bem de alguém que é mto raro, é sempre de baterias de topo mas tb não se esticam muitos porque esses gajos apenas tiveram mais sorte de terem bandas com contractos e serem conhecidos a nivel mundial e que aqui em Portugal é mesmo assim!

Epa isto é como em tudo.... HÁ CROMOS PRA TUDO!

"Aprender até morrer" é um lema real e muito certo!

Como tal todos os dias aprendo qualquer coisa pra colocar na minha "enciclopédia do conhecimento"

Abraço a todos
__________________
ENJOY LIFE
herba não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Janeiro de 2010   #6
luisferreira
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 44
luisferreira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Alternar/Banda suporte

Boas!

Comigo passou-se esta história umas quantas vezes até que percebi que o que faltava era um desbloqueador de conversa... Então o que a minha banda faz é ao ser convidada para tocar com outra banda de nome é fazer um vaquinha para comprarmos uma grade de minis e quando lá chegamos distribuimos por toda a malta da outra banda.. e assim a conversa vai fluindo....

E penso que o que se sabe não deve ser para enxovalhar os que não sabem.. Eu não sei muito mas posso garantir que á custa destas minis para além de algumas ressacas aprendi bastantes coisas....

um abraço
Luis
luisferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Janeiro de 2010   #7
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Alternar/Banda suporte

no mundo da música ha de tudo,
posso vos dizer que ja tive com o jeff ballard, grande grande e experiente baterista, e o gajo é um porreiro.
estive com ele numa das vezes que veio a portugal com o brad mehldau e ajudei-o a montar a batera, mostrei-lhe a escola, tocamos marimba pra ele e tudo e o gajo adorou! muito boa onda mesmo...

ja noutra ocasiao tive com outro grande grande baterista que o clarence penn (provavelmente o pessoal do rock nao conhece), e o gajo é um grande ******!
mesmo com a p** da mania que era o rei!

ha gente muito arrogante, que nao se lembra que ja teve de aprender, trabalhar e ter sorte na vida pra tar onde ta!
andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Janeiro de 2010   #8
jamiro
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
Mensagens: 216
jamiro está no bom caminho
Re: Alternar/Banda suporte

Boas pessoal.
No meio desta historia, é logico que entro como o miudo inexperiente, e tudo o que foi falado ate agora eu tambem ja senti .
No sao joao da Lousã a minha banda abriu o Slimmy, bem eles durante a tarde nao nos falaram nem nada , mas depois do concerto deles fui falar com eles e foi muito fixe, tanto o vocalista como o baterista sao muito fixes ! So o baixista é que nao falei com eles, mas saí dali com grandes dicas e de pessoal bem experiente .
jamiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 16 de Janeiro de 2010   #9
manelso
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
Mensagens: 290
manelso está no bom caminho
Re: Alternar/Banda suporte

ia pah, um grande tópico k foste abrir, sim sr.
eu desde k comecei a musica foi logo para grandes palcos.
primeiro concerto,foi na escola e eu inda tocava saxofone, k acontece, o baterista lembra- se de faltar e puseram me a mim a substituir inda por cima pa tocar jazz. 1500 cabeças a olhar pa nós, k medo!!!!!!! correu tudo bem e foi aí k comecei a investir mais na bateria. a partir daí posso dizer k os nervos agora é só nos primeiros 30 segundos e depois é malhar pa frente, sentir a musica e a abstrairme dos olhos das pessoas.
o melhor foi kando eu estava a fazer um concerto pela academia (ajudar a academia pk eles n tem percussionistas) e enquanto dava uns toques pa ver como suava a bateria nakela sala, pus me a fazer uns ritmos mais ternarios e reparei num man k vinha com um grande saco de baquetas, um djambé e outros acessórios, e eu nem liguei mt, cumprimenteio mas n fiz mais nd. Ao fim do concerto vem ele e virasse pra mim e perguntou- me se alguma vez estudei bateria/percussao, k gostou mt de me ver a tocar e k fazia uns ritmos fixes e tal. Fui perguntar kem era, fiquei a saber k era um grande prof. de percussao do Porto, o prof. Paulo Costa, se nao estou em engano, o qual já me deu uns mini cursos de percussao. Foi a melhor sensação, ser elogiado por uma pessoa de grande calibre como ele.
fica aki a minha experiencia.

cumps po ppl
__________________
Se não encontrar o sonho, não desespere, vá á pastelaria ao lado!!!!
meu videos: http://www.youtube.com/user/Mainrazor
myspace.com/neerse

Última edição de manelso : Sáb, 16 de Janeiro de 2010 às 16:59.
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 17 de Fevereiro de 2010   #10
Akromanthyll
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Leiria
Mensagens: 4
Akromanthyll está no bom caminho
Re: Alternar/Banda suporte

Concordo com o que escreves-te... Sem dúvida que é verdade ver alguém que admira-mos dar-nos força para continuarmos.

Tive o meu primeiro concerto o fim-de-semana passado, e ali estava-mos... Fomos os primeiros a actuar. Sem dúvida que as duas bandas seguintes eram melhores que nós, mais experientes e um mais a vontade com o público. Naquele momento, era-mos o centro das atenções. O baterista da banda seguinte (toca formidavelmente bem) deu-me dicas, puxou por mim, e pensei "não é assim tão difícil" com um sorriso estampado na cara.
E correu bem! De-mos show! Claro que falhei muitas vezes, sai do ritmo, enganei-me em partes, mas isso faz parte do crescimento! Algo que ajudou foi o fumo que saia da máquina (aquele que usam nos concertos ) que não me deixava ver realmente quantas pessoas se encontravam no total ali.

Toda a gente gostou de nós, e havemos de ser conversa daqui a uns anos por dois idosos no parque a jogarem ás cartas e a comentarem "E quando fomos ver os TicaBadalica em 2010? Isso é que foi!"

Akromanthyll não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Fevereiro de 2010   #11
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Alternar/Banda suporte

Eu gosto mais daquela história:

"Hoje vou tocar como tantas vezes faço em palcos grandes sempre com ar de rockstar. mais uma banda a abrir, deixa-me cá fazer som e sorrir para os amadores para eles verem quem é q manda aqui. faço uns fills a la mike portnoy, e fica tudo de boca aberta, tal como sempre acontece, sou mesmo excelente... maravilha. acabo o meu checksound e desço do palco. começa a outra banda a fazer checksound. o baterista "amador" tem bom som... a bateria é muito boa com certeza ou então é das peles. como podia um amador tirar um som daqueles da bateria. ainda por cima nem é uma topo de gama. com certeza que tem aros alterados, ou então as shell´s não sao as de origem da bateria, com toda a certeza. entretanto começa o "miudo" a tocar......... mas o que é isto? não é justo.... eu é q sou suposto ser a rockstar..... o miudo está a arrasar. todo o mundo a olhar para ele... e a aplaudir, inlusivé ouço a minha equipe a dizer "já viste este gaijo a tocar? toca nas horas." "este miudo é prodigio" "mas que grande som"... minha cara cora de raiva.... não consigo esconder mais.... o miudo é mesmo bom..... vou para os camarins com como se me tivesse caido tudo... deveria ter estudado mais.... agora um miudo qualquer, fazer-me passar estas vergonhas... não era suposto....
O resto da banda faz som e tocam 3 ou 4 temas... aquela confusão do costume.... a banda afinal nem é grande coisa.... mas o miudo... esse continua a brilhar.
acaba o checksound e vem o miudo direito a mim para me cumprimentar.... com esforço e um soriso muito forçado na cara lá o cumprimento. começamos a conversar.... este miudo é realmente bom e com uma humildade incrivel. ao fim de um pouco ja estava a falar quase como se fosse meu filho. passaram todos os Hard feelings que tinha sentido pelo rapaz. No final fazemos cada um o seu trabalho e vamos para casa. aprendi que ha sempre pessoas novas a entrar neste mundo. algumas delas de uma determinação tão elevada, que fazem de tudo para que o sonho aconteça. tal como eu fiz ha muitos anos atrás... talvez hoje esteja mais dificil e no meu tempo as coisas fossem mais fáceis. estes miudos tem reralmente de se esforçar mais."

Hehehe.
isto por vezes tambem acontece. as pessoas aprendem, e enquanto se está a dormir, com certeza que ha muitos bateristas que estão a treinar.... e se acabamos por dormir de mais.... lool

PS. acho que vou virar esctritor. heheh

Grande abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
suporte de hi hat com bombo duplo zeze byte Hardware, Acessórios e Equipamentos 3 Qua, 17 de Março de 2010 15:30
Onde posso comprar um suporte para pratos que encaixe no suporte do timbalão? Goma Aconselhamento para a compra de material 17 Qua, 10 de Março de 2010 21:14
Suporte De Timbaloes( Bombo ) Partido enes Baterias Acústicas 2 Qua, 20 de Janeiro de 2010 11:44
suporte de pratos drk Aconselhamento para a compra de material 0 Sex, 23 de Novembro de 2007 20:26
Suporte HH Nevermore Hardware, Acessórios e Equipamentos 13 Ter, 30 de Outubro de 2007 09:26



São agora 22:27. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it