Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bandas e Música em geral
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria).


Resposta
Opções
Não lido Dom, 9 de Janeiro de 2011   #1
timotioman
 
Membro desde: 19-Jul-2010
Local: Porto
Mensagens: 98
timotioman será famoso em breve
Pirataria vs livre partilha - Como músicos ponderam disponibilizar musica gratuita na net?

Nas ultimas semanas foi noticiado em várias fontes que a ACAPOR iria levar 1000 portugueses por mês à barra dos tribunais pelos crimes relacionados com os downloads ilegais de filmes. Houve várias reacções, sendo de destacar a do Partido Pirata Português que apresentou um "contra-queixa" e entupiu por agora o processo na comissao nacional de protecção de dados.

Sem querer agora entrar numa discussão sobre os downloads ilegais de filmes, e se deveriam ser legalizados ou nao, venho falar dos downloads ilegais ou nao de musicas.
99% das pessoas que conheço que tenham internet já os fizeram e as opiniões são controversas, mesmo entre os artistas.

Alguns dizem que estão a ser roubados a cada download, outros defendem que a partilha livre é um bom método para a popularização das bandas, que ganham com o tempo mais verdadeiros fãs, que lhes devolvem o dinheiro dos downloads em items de coleção e concertos.

E vocês, como músicos, como é que vêem os downloads de música? consideram disponibilizar musica gratuita no futuro ou já o fazem? preferem lançar apenas CD's e fugir à pirataria?
Quais as vossas opiniões sobre este assunto?


Boas batidas,
timotioman
timotioman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Janeiro de 2011   #2
vianRicardo
 
Membro desde: 21-Jul-2010
Local: Boliqueime
Mensagens: 73
vianRicardo é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pirataria vs livre partilha

Sinceramente eu gravei com a minha banda dois ep. claro que estamos a pensar em vendê-los, por exemplo em concertos... e alguns fãs, por exemplo, mas sei que vai haver pessoas que vão mandar as músicas a outras pessoas, e não me importo, quanto mais pessoas ouvirem melhor... é a minha opinião
vianRicardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Janeiro de 2011   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pirataria vs livre partilha

A verdade é que hoje em dia as bandas ganham o seu "ordenado" através dos concertos e não através da venda dos discos. Daí haver muitas bandas que já optam por disponibilizar o disco ou músicas do disco grátis.

As coisas que gravei até sempre foram para venda, produção de um CD e este ser vendido nos concertos, através do site da banda, etc.
Mas aqui a questão é diferente porque a venda desses CDs servem para ajudar nas custas da banda, uma vez que o cachet dos concertos é baixo ou inexistente neste nível do underground.


Não é fácil encontrar uma conclusão simples e de consenso neste assunto porque a música ainda depende das editoras e estas ganham na venda dos discos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Janeiro de 2011   #4
Kikora
 
Membro desde: 10-Nov-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 22
Kikora está no bom caminho
Re: Pirataria vs livre partilha

Na minha opinião cabe a cada banda decidir isso. Se uma banda achar por bem permitir os downloads, ganha vantagem na medida em que muito mais gente vai ouvir e a popularidade da banda vai aumentar muito mais rapidamente (sem duvidas). Agora, para uma banda de grande prestigio, secalhar preferem antes vender o cd. Cabe a cada um decidir a estratégia que achar melhor.
Kikora não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Janeiro de 2011   #5
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Pirataria vs livre partilha

Cabe a cada banda decidir.
Mas na minha opinião, se as bandas querem ganhar reputação e fãs não podem ser esquisitas e têm de disponibilizar as suas canções na internet. A internet é o meio mais poderoso da actualidade e as bandas estão cientes que a sua música rapidamente se espalha por várias pessoas num ápice. Tem é de haver publicidade, of course.
Podem claro continuar a apostar em paralelo no CD pois ainda há compradores e pessoas que são apologistas e coleccionadoras e que não trocam uma capa, uma caixa e aquela elaboração que um disco contém por nada! São é uma minoria e rara.
E concordo que as bandas ao apostarem na internet em geral incluindo nas redes sociais (sim, pesam imenso) conseguem retorno monetário atraves de merch e concertos. Maioria tem de dar mais concertos que o habitual num ano para se manter actualmente. Estes são importantes para arrecadar algum ...
Aproveito a deixa também para referir por ex. um concerto pelas fnac's é um bom metodo para divulgar um disco e para o vender na altura. Agora o que começa a dar até é isso , vender o proprio disco na altura da actuação pois se a banda for boa cria aquele impacto junto do público que pronto uma vez ou outra compra um disco.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #6
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Pirataria vs livre partilha

Nos dias de hoje é fácil distribuir música ilegalmente. As bandas podem por os trabalhos à disposição pelo preço que o comprador quiser dar, ou lança um ou dois mp3 para download de graça.

Também concordo que ao vivo é que a banda poderá ganhar mais algum, e com merchandising, etc.

Só mesmo o consumidor que (tem poder de compra) aprecia mesmo o trabalho dos músicos irá ter o interesse no cd, no dvd, vinil originais, porque de resto é ouvir uma vez, e fica ali na pasta dos cd's pirateados.

Por isso, as bandas que querem começar a ganhar dinheiro com a música, arranjem contactos e ponham-se na estrada porque a famosa tirada de 1 milhão de albuns já não é o que era há uns anos atrás.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #7
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Pirataria vs livre partilha

Isto faz-me lembrar o que se sucedeu à uns anos num concerto dos Nine Ich Nails onde eles em pleno palco apelaram ao Download ilegal do seu álbum aos próprios fãs. Pelos vistos insultaram ali mesmo a editora, e disseram que todos aqueles que compravam os álbuns originais eram roubados...é pá quando uma banda deste nivel diz uma coisa destas eu em sei o que pensar...todos sabemos que as editoras estão para os músicos como os chulos estão para as p*tas.

É obvio que downloads para venda, na minha opinião deviam dar direito a cadeia, afinal de conta é alguém a lucrar com o trabalho de outra pessoa sem que esta tenha qualquer beneficio...agora download para consumo próprio, aquele que como disse o War, fica na pasta das piratarias, não sei, é discutível, é verdade que o autor não ganhou nada fisico com isso, mas a nível publicitário com certeza que funcionou...

é um assunto do caraças este...

abraços
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #8
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Pirataria vs livre partilha

A minha banda que tinha em portugal passados 6 meses de lançar o ep disponibilivamos o download gratuito atravez do myspace , sao opçoes

na realidade é uma boa maneira de espalhar um pouco a mensagem

eu até sou a favor dos downloads , e se a bandas que depois realmente gosto vou comprar o cd

agora tenham cuidado porque eles vaom comecar a apertar tenho um amigo alemao que mora aqui em barcelona teve 3 meses na alemanha de ferias tava aburrecido e comecou a descargar filmes , o resultado final é que ja recebeu duas multas entre os 1000 e os 2000 euros cada uma

eu acho que eles tao a querer apertar o cerco

Be Aware
they´re watching you
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #9
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Pirataria vs livre partilha

A meu ver o problema está longe de ser resolvido.

As editoras durante longos anos se habituaram a vender um produto relativamente barato e fácil de produzir (discos de vinil / cassetes / CDs) a preços muito inflaccionados bem acima do valor real que custam a produzir...

Com o advento da era digital, a cópia é tão fácil de executar e partilhar que rapidamente qualquer cidadão com um mínimo de bom-senso verifica que o custo ainda poderia descer muito mais. Daí que, os preços pedidos pelos registos fonográficos tenha sido desde cedo um dos calcanhares de Aquiles deste negócio, principalmente desde que a geração MP3/P2P surgiu...

Acredito profundamente que as coisas possam vir a mudar quando os preços dos CDs / DVDs baixarem.

Se isso acontecer, em paralelo com uma também relativa baixa de preços das obras digitais disponibilizadas para download LEGAL online, certamente que qualquer consumidor terá preferência pelo artigo original em detrimento do piraterado..


Quanto ao facto das bandas promoverem o download gratuito das suas obras, pois se for do consenso de todos os membros da banda, porque não?

É um excelente veículo de divulgação da obra!


(e relançando este debate, que tal começarmos por baixar o preço por pista para os 50 cêntimos em vez do habitual euro por pista? - é que, quem compra CDs acaba por conseguir em muitos casos os álbuns ainda mais baratos do que quem compra online...)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #10
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pirataria vs livre partilha

Boas
Isto faz lembrar a questão da droga.
Toda a gente sabe onde está, onde se cultiva e fabrica, mas.......não convém....

Então se um gajo paga a internet mais cara do mundo, não tem o direito de fazer donwloads?
Se não pode, uma qualquer comissão reguladora que retire esses sites da NET.
Se aquilo está disponível as pessoas servem-se.

A Pedófilia é condenável?
Claro que sim.
Mas não é que não se saiba de onde provêem esses sites.
Se queiserem apagam tudo isso.
É só quererem.

Mas é mais fácil prender e extorquirem dinheiro a um pobre que faz uso dos donwloads para uso pessoal.

Que marca no mundo mais vende?
Sony
Desde filmes a Bandas. Certo?
Mas também vende Cd virgens e gravadores de cd e dvd.
São para gravar o quê?

E depois a mesma marca queixa-se de pirataria?
Vergonha.
Deveriam de ter vergonha

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #11
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pirataria vs livre partilha

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Que marca no mundo mais vende?
Sony
Desde filmes a Bandas. Certo?
Mas também vende Cd virgens e gravadores de cd e dvd.
São para gravar o quê?

E depois a mesma marca queixa-se de pirataria?
Vergonha.
Deveriam de ter vergonha

Abraço
Os CDs/DVDs e afins servem para a malta gravar as nossas coisas, e não as dos outros!



A questão principal no que toca às editoras acho que continua a ser a mesma!
Poderão os músicos viver sem editoras?
Se sim, então é indiferente para os músicos o download ilegal.
Se as bandas/músicos dependem das editoras para gravarem os seus discos, então ficam com um problema moral porque têm de defender as editoras.

Se as editoras não venderem o seu produto, como poderão suportar os custos da produção de um disco?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #12
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pirataria vs livre partilha

[quote=Miguel Martinho;198663]Os CDs/DVDs e afins servem para a malta gravar as nossas coisas, e não as dos outros!

Boas
Brincas.

Então quando era com o vinil e cassette?
Editora - Philllips, Sony, Basf, Grundig, Jvc,etv
Vinil - """""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""" """
Pick-ups - """""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""" """
Gravadores - """""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""" """
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #13
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Pirataria vs livre partilha - Como músicos ponderam disponibilizar musica gratuita na

eheheh... E mais uma acha para essa fogueira Leonel: Quando compras um CD virgem, estás a pagar (está incluido no preço) uma taxa para direitos de autor... (mesmo que a gravação que estás a fazer não seja ilegal...!)

Posto isto, pode-se quase perguntar: Existirão então cópias ilegais...? (ou..."ONDE VAI PARAR O DINHEIRO PAGO POR ESSA TAXA DE DIREITOS DE AUTOR..."??? )


Bem, mas parece-me que este Assunto era mais sobre a questão da decisão dos músicos em disponibilizarem ou não as músicas de forma gratuíta, não era? (peço desculpa por ter ajudado a desviar um pouco do tema inicial...)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pirataria vs livre partilha - Como músicos ponderam disponibilizar musica gratuita na

Já agora relembro o seguinte:

Todos nós temos direito a fazer backups dos nossos originais. O facto de eu copiar um CD original para um CDR ou para um leitor de MP3 não estou a infringir a lei. Eu tenho esse direito e, caso não se lembrem, houve há uns anos uma editora que lançou CDs que não eram possíveis ser copiados/fazer backups. A editora em causa foi obrigada a retirar todos os CDs das lojas e a devolver o dinheiro aos clientes que reclamaram.

A questão é, eu posso fazer backups dos meus originais desde que não os venda ou dê a terceiros.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #15
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pirataria vs livre partilha - Como músicos ponderam disponibilizar musica gratuita na

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Já agora relembro o seguinte:

Todos nós temos direito a fazer backups dos nossos originais. O facto de eu copiar um CD original para um CDR ou para um leitor de MP3 não estou a infringir a lei. Eu tenho esse direito e, caso não se lembrem, houve há uns anos uma editora que lançou CDs que não eram possíveis ser copiados/fazer backups. A editora em causa foi obrigada a retirar todos os CDs das lojas e a devolver o dinheiro aos clientes que reclamaram.

A questão é, eu posso fazer backups dos meus originais desde que não os venda ou dê a terceiros.

Assim está bem.....
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Janeiro de 2011   #16
Pedro Gaspar
 
Membro desde: 3-Nov-2006
Local: leiria
Mensagens: 24
Pedro Gaspar é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pirataria vs livre partilha - Como músicos ponderam disponibilizar musica gratuita na

Boas, na minha opinião acho que os downloads para uso domestico deveriam ser gratuitos tal como disseram, ajuda a propagar a banda, se a banda assim o entender, no entanto para espaços comerciais ( Bares, lojas, etc...) acho que deveriam ser obrigados a ter originais pois a musica ajuda-os na realização do negocio.

Cumprimentos
Pedro Gaspar não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Janeiro de 2011   #17
timotioman
 
Membro desde: 19-Jul-2010
Local: Porto
Mensagens: 98
timotioman será famoso em breve
Re: Pirataria vs livre partilha - Como músicos ponderam disponibilizar musica gratuita na

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem

Posto isto, pode-se quase perguntar: Existirão então cópias ilegais...? (ou..."ONDE VAI PARAR O DINHEIRO PAGO POR ESSA TAXA DE DIREITOS DE AUTOR..."??? )


Bem, mas parece-me que este Assunto era mais sobre a questão da decisão dos músicos em disponibilizarem ou não as músicas de forma gratuíta, não era? (peço desculpa por ter ajudado a desviar um pouco do tema inicial...)
Acho que não desviaste nada, quando se discute a parte dos musicos disponibilizarem gratuitamente a sua musica, tambem tem de ser discutir a parte do disponibilizarem apenas a sua musica de forma paga, levando ao download ilegal, e as consequencias que isso acarreta para os proprios como para as editoras.

Porque essa mesma taxa de direitos de autor de que estás a falar, foi instituida para se distribuir algum dinheiro pelas editoras que se queixavam de perder dinheiro com os downloads ilegais, mas a verdade é que esse dinheiro vai para as editoras e nunca chega aos musicos, que também perdem dinheiro com os downloads ilegais!

Há muitos paus que cabem nesta lareira e a minha intenção com este tópico era ver quais são as perspectivas actuais dos musicos para com a lei actual, o sistema de direitos de autor actual, e o modo de ganhar dinheiro com a musica nos dias que correm. Quem sabe podemos chegar a conclusões interessantes. Porque todos sabemos quais são as opiniões quanto a isto das editoras e das grandes bandas, mas raramente alguém vem perguntar aos musicos menos conhecidos o que pensa deste assunto.
timotioman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Janeiro de 2011   #18
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Pirataria vs livre partilha - Como músicos ponderam disponibilizar musica gratuita na

Citação:
Mensagem Original de Pedro Gaspar Ver Mensagem
Boas, na minha opinião acho que os downloads para uso domestico deveriam ser gratuitos tal como disseram, ajuda a propagar a banda, se a banda assim o entender, no entanto para espaços comerciais ( Bares, lojas, etc...) acho que deveriam ser obrigados a ter originais pois a musica ajuda-os na realização do negocio.

Cumprimentos
Para espaços comerciais é obrigatorio ter originais, e as coimas se não estou em erro são altas. Podes ter originais ou se passares rádio ou assim do género podes ter uma licença para isso. Mas cd's têm que ser originais, agora, há muitos bares que arriscam e como não há muita fiscalidade nisso nimguém se importa com isso.
__________________
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como por sons de bateristas na eDrum ? Pedro Aronoff Baterias Electrónicas 30 Seg, 17 de Janeiro de 2011 23:25
Como se chama a fita que se mete na baqueta para não escorregar da mão? exotunder Hardware, Acessórios e Equipamentos 6 Ter, 2 de Novembro de 2010 18:26
Como aplicar o paraddidles na bateria!? Leodreammer Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 41 Sáb, 11 de Agosto de 2007 15:02
Dúvida: Como abrir uma loja de musica? O que devo fazer primeiro? Quem contactar? Opinem! Brasas Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 5 Ter, 1 de Agosto de 2006 16:06



São agora 07:45. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it