Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #1
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Pranxamento 2010/2011

Ora boas a todos,
Eu bem sei que muita gente daqui foi para o 10º ano agora, como caloiro, e gostava de saber as vossas "experiências" com as praxes ahah



Eu tava todo riscado.. cabeça aos pés tipo. Claro que isto dos riscos até nem me importo e talls. Mas sempre que se saía da escola.. eish..
Só passei uma vez pela entrada (saí num carro ) e fiquei cheio de espuma de barbear, pasta de dentes, ketchup, mostarda, sal, piri-piri, alho, e outras coisas qe nao identifiquei no cabelo
Ainda nos fizeram cantar duas canções embaraçosas xD
(Por acaso tenho video a ser pranxado, mas não quero mostrar )



Agora digam vocês, sendo este ano ou nao, pode ter sido á anos até, mas gostava de saber se nas vossas escolas é tão mau / ou pior que na minha

Toca a contaar

Última edição de Miguel Tavares : Sex, 17 de Setembro de 2010 às 00:11.
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #2
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

Não me tratem por mikelo, isso é o nick, é feio pa nome xD. Por Miguel se faz favor


esta assinatura é demais...
se não querias que te tratassem por mikelo, pk escolheste esse nick? lololololololol
não arranjavas um nick melhor?
este puto...lol
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #3
feixaofrad14
 
Membro desde: 22-Set-2008
Local: Lourosa, Santa Maria da Feira
Mensagens: 317
feixaofrad14 será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

2 coisas:

1º Pranxamento?? ou Praxamento?? Eu acho que se chama a Praxe, nao a Pranxe.

2º Praxe no 10º???? Nao percebi....
__________________
It's true that some people don't like to drum.... F*** THEM !! xD
http://www.youtube.com/user/feixaofrad -» vejam, comentem e inscrevam.se no canal :D
feixaofrad14 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #4
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de feixaofrad14 Ver Mensagem
2 coisas:

1º Pranxamento?? ou Praxamento?? Eu acho que se chama a Praxe, nao a Pranxe.

2º Praxe no 10º???? Nao percebi....
Sim, em algumas escolas existe praxe no 10º ano, eu também tive. No entanto, chamar de praxe ao que se faz no 10ºano, é quase uma calúnia xD
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #5
feixaofrad14
 
Membro desde: 22-Set-2008
Local: Lourosa, Santa Maria da Feira
Mensagens: 317
feixaofrad14 será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

Nao sabia disso
__________________
It's true that some people don't like to drum.... F*** THEM !! xD
http://www.youtube.com/user/feixaofrad -» vejam, comentem e inscrevam.se no canal :D
feixaofrad14 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #6
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

Desconhecia a praxe no 10º ano. Mas rapaz, se achas qe isso é mau, ou é duro, jamas sobreviveras à faculdade

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #7
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

lembro-me que no 5º e no 6º ano foi a mm coisa... mas limitavam-se a pintar as caras com o papel químico dos totolotos....
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #8
feixaofrad14
 
Membro desde: 22-Set-2008
Local: Lourosa, Santa Maria da Feira
Mensagens: 317
feixaofrad14 será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de shurtugal Ver Mensagem
Desconhecia a praxe no 10º ano. Mas rapaz, se achas qe isso é mau, ou é duro, jamas sobreviveras à faculdade

shurtugal...
Bem dizido
__________________
It's true that some people don't like to drum.... F*** THEM !! xD
http://www.youtube.com/user/feixaofrad -» vejam, comentem e inscrevam.se no canal :D
feixaofrad14 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pranxamento 2010/2011

O máximo que me fizeram foi um risco na cara com bâton no 7º ou 8º ano.

Nas fases seguintes eu levei uma caçadeira e arrumei com uns quantos "veteranos" e pronto. Caso resolvido.



Acerca das "praxes", nunca percebi qual a piada de humilhar os outros. Sempre estive no lado que defendia os novos.
O objectivo inicial das praxes era para ajudar a integrar os novos alunos e não humilhá-los.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #10
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de feixaofrad14 Ver Mensagem
2 coisas:

1º Pranxamento?? ou Praxamento?? Eu acho que se chama a Praxe, nao a Pranxe.

2º Praxe no 10º???? Nao percebi....
Ora aí está...sem tirar nem por...qt ao 1º pronto vá um gajo qd não sabe não sabe...aprende...agora praxe no 10º ano??!! como anda isto....
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #11
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

Praxes no secundário?! No meu tempo não havia nada disto!!!

Mikelo, quando fores para a faculdade é que vais ver o que são praxes!
__________________
Sou baterista, não sou malabarista!!!
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pranxamento 2010/2011

Mas já no meu tempo havia malta a pintar os outros no 7º ano!!

Pintar e alguns a contar o campo de futebol com palitos
Mas havia a componente de integração do aluno e um género de padrinhos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #13
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

Acho qe agora já é bem normal as praxes no secundário xD
Pelo menos por aqui..

mikelo1 adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 34 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de nutdesign Ver Mensagem
Não me tratem por mikelo, isso é o nick, é feio pa nome xD. Por Miguel se faz favor


esta assinatura é demais...
se não querias que te tratassem por mikelo, pk escolheste esse nick? lololololololol
não arranjavas um nick melhor?
este puto...lol
Não dá pa mudar

Última edição de Miguel Tavares : Sex, 17 de Setembro de 2010 às 11:38. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de mikelo1 Ver Mensagem
Acho qe agora já é bem normal as praxes no secundário xD
Pelo menos por aqui..

mikelo1 adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 34 segundos depois:



Não dá pa mudar
Dá se me contactares por PM e disseres que nick queres.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pranxamento 2010/2011

E pronto, o Mikelo passou a ser o Miguel Tavares!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #16
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O objectivo inicial das praxes era para ajudar a integrar os novos alunos e não humilhá-los.
Continua a ser, pelo menos na cabeça de quem sabe praxar. Depois há aqueles ''trambolhos'' que não tem outro nome que ''praxam'' para seu belo prazer.

Sou apologista das praxes em grupo, todas elas, desde que haja interacção entre colegas, é mesmo para isso que elas servem.

Também gosto da praxe psicológica, é dificil fazê-la, há que saber a quem a fazer, mas no final, quando tudo explicado, é das melhores praxes. Aprende-se muito.

Agora não me venham cá por um caloiro a ser praxado sozinho sem mais nenhum objectivo, pois isso passa para o lado do gozo/humilhação, não ser que, e aqui entram as excepções, que seja um caloiro, digamos que mais atrevido e entre no espirito a 100%.

Há praxes e ''praxes''.
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #17
Duarte Carneiro
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 26-Dez-2007
Local: Paços de Ferreira
Mensagens: 244
Duarte Carneiro será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

No secundario são apenas wannabe's, coitados. xD

Eu tive o azar de há uns dias ser apanhado depois de acabar de fazer a minha inscrição de caloiro na universidade do minho por doutores do meu curso.

Por isso ainda nem começaram as minhas aulas e já levei com 3/4 pretos a praxarem me, o que foi um bocado assustador para quem estava a primeira vez na faculdade. xD

Mas tb me perguntaram logo se precisava de casa e quiseram conhecer-me melhor por isso fizeram a parte deles para tentarem entegrar-me desde já.

Segunda feira lá vou eu atura-los, mas desta vez espero que seja com os restante 59 colegas caloiros do meu curso pelo menos.

Acho que aí há de todos os tipos.. há quem saiba praxar e os limites, há quem exagere.
Duarte Carneiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #18
AndreLopesDrum
 
Membro desde: 19-Dez-2009
Local: Leiria
Mensagens: 68
AndreLopesDrum está no bom caminho
Re: Pranxamento 2010/2011

Ahahah, a praxe é sempre o melhor dia que um aluno do 11º/12º pode ter durante as aulas :D
No ano passado (10ºANO) fiquei com a cara preta de tanta graxa, assinaram braço, barriga, pescoço.. meteram me vinagre, agua de bacalhau, perfumes super mal cheirosos

.. Mas este ano a coisa nao foi bem assim ....

Muahhaha, este ano como aluno 11º ano tive a minha "vingança" .. pobre dos caloiros que passaram por mim :O

Mas atenção a praxe é para ser divertida, praxes parvas nao interessam a ninguém!

Abraço, andré
AndreLopesDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #19
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de AndreLopesDrum Ver Mensagem
Ahahah, a praxe é sempre o melhor dia que um aluno do 11º/12º pode ter durante as aulas :D
No ano passado (10ºANO) fiquei com a cara preta de tanta graxa, assinaram braço, barriga, pescoço.. meteram me vinagre, agua de bacalhau, perfumes super mal cheirosos

.. Mas este ano a coisa nao foi bem assim ....

Muahhaha, este ano como aluno 11º ano tive a minha "vingança" .. pobre dos caloiros que passaram por mim :O

Mas atenção a praxe é para ser divertida, praxes parvas nao interessam a ninguém!

Abraço, andré
Pois... por estas e por outras é que estas praxes não acabam.
Quem foi alvo de humilhação depois quer vingança...

Parece na tropa, quando chegam levam tareia e reclamam, chamam nomes ao graduado, depois ganham umas listas nos ombros e fazem pior do que lhe fizeram.



Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #20
AndreLopesDrum
 
Membro desde: 19-Dez-2009
Local: Leiria
Mensagens: 68
AndreLopesDrum está no bom caminho
Re: Pranxamento 2010/2011

Mas eu espero que as praxes nao acabem.. Se todos fizerem a praxe como eu, ninguém sairia mal..
A praxe é uma brincadeira!
Ninguém deve levar a mal, a menos que seja uma praxe parva. Ja para falar que durante a praxe conheces montes de pessoas, muitas delas acabam nossos/nossas amigos!!

AndreLopesDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #21
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de AndreLopesDrum Ver Mensagem
Mas eu espero que as praxes nao acabem.. Se todos fizerem a praxe como eu, ninguém sairia mal..
A praxe é uma brincadeira!
Ninguém deve levar a mal, a menos que seja uma praxe parva. Ja para falar que durante a praxe conheces montes de pessoas, muitas delas acabam nossos/nossas amigos!!

Perguntaste aos "praxados" se queriam ser pintados?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #22
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

A praxe é divertida para quem praxa, para quem é praxado não deve ser muito divertido.

Foi por essas e por outras que quando cheguei ao primeiro ano da faculdade, declarei-me logo anti-praxe.
Diziam que não me ia integrar ao que eu respondi que estava lá para estudar, não era para fazer amigos, ainda por cima daquela maneira.
Diziam que não ia fazer amigos e que ninguem me ia dar apontamentos nem ir aos jantares nem nada disso...

No dia seguinte devia ser o gajo mais popular da faculdade. Por onde quer que passa-se ficava tudo a olhar e a comentar baixinho "aquele é que é o anti-praxe".

E eu só me ria das figuras de otários que os caloiros andavam a fazer no meio da rua.

Citação:
Mensagem Original de AndreLopesDrum Ver Mensagem
Ahahah, a praxe é sempre o melhor dia que um aluno do 11º/12º pode ter durante as aulas :D
No ano passado (10ºANO) fiquei com a cara preta de tanta graxa, assinaram braço, barriga, pescoço.. meteram me vinagre, agua de bacalhau, perfumes super mal cheirosos

.. Mas este ano a coisa nao foi bem assim ....

Muahhaha, este ano como aluno 11º ano tive a minha "vingança" .. pobre dos caloiros que passaram por mim :O

Mas atenção a praxe é para ser divertida, praxes parvas nao interessam a ninguém!

Abraço, andré
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #23
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Pranxamento 2010/2011

Lá por ser a entrada para o Secundário, eu também estou no 10º ano e nunca vi tal realmente Só as da faculdade, mas essas sempre houve e sempre haverá lol
Isso deve ser mas é manias da capital
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #24
schodringer
 
Membro desde: 16-Mai-2007
Local: Lordelo
Mensagens: 75
schodringer está no bom caminho
Re: Pranxamento 2010/2011

Eu tambem ja frequentei o 10 ano e nunca fui praxado mas podes tar descanxado k nunca sera mt duro nem nada k nao se aguente...
e eu posso te dizer k ja fui bem praxado visto k sou para-quedista e kunado acabamos o curso recebemos mts praxes do mais parvo k podes imaginar mas td se aguenta...
abraço
schodringer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #25
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

Nunca vi isso no secundário ou antes...

Eu ando no 12º e na minha escolha quando metem alguém cheio de farinha, ovos, colado em algum lado, ...é só quando essa pessoa faz anos.......

Abraços
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #26
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
A praxe é divertida para quem praxa, para quem é praxado não deve ser muito divertido.

Foi por essas e por outras que quando cheguei ao primeiro ano da faculdade, declarei-me logo anti-praxe.
Diziam que não me ia integrar ao que eu respondi que estava lá para estudar, não era para fazer amigos, ainda por cima daquela maneira.
Diziam que não ia fazer amigos e que ninguem me ia dar apontamentos nem ir aos jantares nem nada disso...

No dia seguinte devia ser o gajo mais popular da faculdade. Por onde quer que passa-se ficava tudo a olhar e a comentar baixinho "aquele é que é o anti-praxe".

E eu só me ria das figuras de otários que os caloiros andavam a fazer no meio da rua.
Opiniões são opiniões, convicções são convicções e não discuto isso.

Posso-te é dizer que os melhores AMIGOS que tenho na faculdade são os que conheci durante a praxe e os que mais me praxaram. Os primeiros pelas situações que passas, que tens de ultrapassar, coisas que tens de fazer, conheces genuinamente essas pessoas e ganhas um carinho especial por elas, tem a certeza que estão sempre lá. Os segundos porque apesar das praxes mais duras, há momentos de convivio em que tudo isso é deixado de lado, mas muitas vezes nesses, resta muito pouca gente. Depois há os outros amigos, que por muito que o possam ser, tornam-se incertos.

Vai tudo de um espirito, de uma mentalidade. Posso dizer que fui muito praxado, e fiz coisas que hoje ainda penso ''fui mesmo parvo para fazer aquilo'', mas se voltasse atrás fazia e deixava fazer tudo de igual forma.
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #27
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

A praxe pode ser levada de muitas maneiras. E o mal nem é de quantas maneiras ela pode ser levada, mas sim, qem a utiliza para abusar de situações qe fora dela nao seriam possiveis.
Eu falo como estudante académico qe sou, da verdadeira cidade onde a praxe e todo o espírito académico nasceu (Coimbra) - nao qerendo com isto menosprezar as outras cidades.
Em Coimbra toda a praxe gira à volta de um peqeno livro - "Código da Praxe". É como se fosse a nossa biblia. É por la qe nos orientamos para sabermos como devemos ou nao praxar, aquilo qe podemos ou nao fazer, e sobretudo ate onde podemos ir com a praxe.
É claro qe depois ao ser adoptada noutras universidades do país, mudaram-se as regras de região em região.
A 1ª coisa qe nos é incutida quando começamos a praxar - ou seja quando se faz a 2ª matricula, e se passa de caloiro pastrano para semi-puto - é qe a praxe NUNCA deve ser o gozo ao caloiro. A praxe é a integraçao do caloiro com a vida académica e os demais.
Se alguem é contra os caloiros ficarem de 4 ou de 3 aí uns 45mins, ou 1h; pa por mim sao livres de pensarem assim. Mas as tradiçoes têm de ser mantidas, e tem de ser mostrado ao caloiro qem é superior e qem ele deve respeitar.
No meu ano de caloiro fiqei muitas vezes de 4 e de 3, fui tomar banho ao Mondego, fui trupado (para qem nao sabe a Trupe é um grupo de estudantes universitários de Coimbra (até porqe as trupes até à pouco tempo eram - e ainda acho qe sao, apesar de ja começar a haver noutros pontos do país, exclusivas de Coimbra) de capa e batina (trajados) qe andam com os 3 símbolos da praxe - uma tesoura, uma moca e uma colher - e "patrulham", à noite, algumas zonas da cidade, aplicando castigos aos estudantes qe estejam no preciso momento a cometer alguma infracçao ao Código da Praxe), e fiz muitas outras coisas menos agradáveis, mas nunca fiz nada contra a vontade ou qe me tenha arrependido de ter feito. Nos nao obrigamos ninguem a fazer aquilo qe mandamos fazer. O caloiro so faz se quiser, e tem o direito de nao fazer. Pode é tambem sofrer consequencias por nao o fazer. Enfim muito complexo e so qem esta por dentro da vida academica e da praxe é qe sabe.

Citação:
Mensagem Original de jonh_semen Ver Mensagem
Continua a ser, pelo menos na cabeça de quem sabe praxar. Depois há aqueles ''trambolhos'' que não tem outro nome que ''praxam'' para seu belo prazer.

Sou apologista das praxes em grupo, todas elas, desde que haja interacção entre colegas, é mesmo para isso que elas servem.

Também gosto da praxe psicológica, é dificil fazê-la, há que saber a quem a fazer, mas no final, quando tudo explicado, é das melhores praxes. Aprende-se muito.

Agora não me venham cá por um caloiro a ser praxado sozinho sem mais nenhum objectivo, pois isso passa para o lado do gozo/humilhação, não ser que, e aqui entram as excepções, que seja um caloiro, digamos que mais atrevido e entre no espirito a 100%.

Há praxes e ''praxes''.
A praxe em grupo é sempre mais divertida porqe da para os caloiros se integrarem.
Mas a praxe individual nao qer dizer qe seja gozo. Qualqer hierarquia acima do caloiro e qe qeira praxar, pode faze-lo para seu belo prazer. E nao sou contra; muito pelo contrário até. Mas acho qe existe limites e limites. Nao é so mandar o caloiro fazer e pronto. Tem qe se saber praxar. E para isso existem pessoas mais velhas, mais experientes qe ensinam os mais novos para qe a praxe se mantenha num limite razoavel de tolerancia.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Pois... por estas e por outras é que estas praxes não acabam.
Quem foi alvo de humilhação depois quer vingança...

Parece na tropa, quando chegam levam tareia e reclamam, chamam nomes ao graduado, depois ganham umas listas nos ombros e fazem pior do que lhe fizeram.



Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti!
Discordo com o qe dizes Miguel - pelo menos em parte.
Sei qe ha muitos sitios em qe as praxes transcendem ao largo os limites e isso ate da na televisao e todos nos sabemos disso. Eu nem seqer posso falar de Coimbra como um só, porqe além de termos um sem numero de faculdades e de cursos, temos fama de ter as praxes mais duras do país. Mas posso falar do meu curso.
Óbvio qe se alguem te fez algo divertido no ano em qe eras caloiro, num ano em qe praxares, ate podes mandar um caloiro fazer o mesmo. Agora se abusaram de ti, so tens de te dirigir a um elemento mais alto na hierarquia praxista (de preferencia do teu curso como óbvio) e explicar a situaçao. Há pessoas e pessoas; e se ha pessoas qe abusam e passam das marcas, há outras qe nao toleram essas coisas e mantêm as regras. Assim tendo o consenso de uma pessoa mais velha em termos de matriculas, vai fazer com qe a outra qe abusou nao te faça mais isso, e ainda seja castigada.


Citação:
Mensagem Original de jonh_semen Ver Mensagem
Opiniões são opiniões, convicções são convicções e não discuto isso.

Posso-te é dizer que os melhores AMIGOS que tenho na faculdade são os que conheci durante a praxe e os que mais me praxaram. Os primeiros pelas situações que passas, que tens de ultrapassar, coisas que tens de fazer, conheces genuinamente essas pessoas e ganhas um carinho especial por elas, tem a certeza que estão sempre lá. Os segundos porque apesar das praxes mais duras, há momentos de convivio em que tudo isso é deixado de lado, mas muitas vezes nesses, resta muito pouca gente. Depois há os outros amigos, que por muito que o possam ser, tornam-se incertos.

Vai tudo de um espirito, de uma mentalidade. Posso dizer que fui muito praxado, e fiz coisas que hoje ainda penso ''fui mesmo parvo para fazer aquilo'', mas se voltasse atrás fazia e deixava fazer tudo de igual forma.
Ora nem mais. Completamente de acordo!

Mas pronto sao opinioes. E esta foi a minha. Opiniao de qem ate pode nao perceber muito de praxe, mas como universitário e praxista qe é, segue o Código e as tradiçoes à risca. Nao condeno qem critica como é obvio.
Desculpem o testamento, mas começando a falar de praxes e assim, acabo por me entusiasmar um pouco.


shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live

Última edição de shurtugal : Sex, 17 de Setembro de 2010 às 19:26. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #28
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de shurtugal Ver Mensagem
Discordo com o qe dizes Miguel - pelo menos em parte.
Sei qe ha muitos sitios em qe as praxes transcendem ao largo os limites e isso ate da na televisao e todos nos sabemos disso. Eu nem seqer posso falar de Coimbra como um só, porqe além de termos um sem numero de faculdades e de cursos, temos fama de ter as praxes mais duras do país. Mas posso falar do meu curso.
Óbvio qe se alguem te fez algo divertido no ano em qe eras caloiro, num ano em qe praxares, ate podes mandar um caloiro fazer o mesmo. Agora se abusaram de ti, so tens de te dirigir a um elemento mais alto na hierarquia praxista (de preferencia do teu curso como óbvio) e explicar a situaçao. Há pessoas e pessoas; e se ha pessoas qe abusam e passam das marcas, há outras qe nao toleram essas coisas e mantêm as regras. Assim tendo o consenso de uma pessoa mais velha em termos de matriculas, vai fazer com qe a outra qe abusou nao te faça mais isso, e ainda seja castigada.
Não tenho nada contra a praxe saudável e nem tenho nada contra a quem se submete de livre vontade à vontade dos veteranos, mas dentro de certos limites.
Tenho contra a ideia geral que a praxe é algo quase institucional que todos têm de passar para serem aceites da faculdade.

E não estou a dizer isto por dizer, basta ver este tópico para se perceber que a ideia é mesmo essa.
Depois, se em vez de andarem na rua tão empenhados por uma semana a passearem o traje com um rebanho de caloiros atrás, trabalhassem bem durante o ano, provavelmente não haveriam veteranos com 30 anos no comité das praxes.

Sim, faz-me alguma confusão ver dezenas de "cordeiros" a passearem por Lisboa com 3 ou 4 veteranos armados em doutores - vão mas é trabalhar.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #29
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

Não concordo contigo quando dizes que as tradições têm de ser mantidas....Calma lá. Já houve tradições bem más que foram abolidas como a escravatura. Há outras que deviam também acabar como os touros de morte, entre outras...

Só para clarificar esse ponto, porque de resto és livre de gostar de praxe e eu não

Citação:
Mensagem Original de shurtugal Ver Mensagem
A praxe pode ser levada de muitas maneiras. E o mal nem é de quantas maneiras ela pode ser levada, mas sim, qem a utiliza para abusar de situações qe fora dela nao seriam possiveis.
Eu falo como estudante académico qe sou, da verdadeira cidade onde a praxe e todo o espírito académico nasceu (Coimbra) - nao qerendo com isto menosprezar as outras cidades.
Em Coimbra toda a praxe gira à volta de um peqeno livro - "Código da Praxe". É como se fosse a nossa biblia. É por la qe nos orientamos para sabermos como devemos ou nao praxar, aquilo qe podemos ou nao fazer, e sobretudo ate onde podemos ir com a praxe.
É claro qe depois ao ser adoptada noutras universidades do país, mudaram-se as regras de região em região.
A 1ª coisa qe nos é incutida quando começamos a praxar - ou seja quando se faz a 2ª matricula, e se passa de caloiro pastrano para semi-puto - é qe a praxe NUNCA deve ser o gozo ao caloiro. A praxe é a integraçao do caloiro com a vida académica e os demais.
Se alguem é contra os caloiros ficarem de 4 ou de 3 aí uns 45mins, ou 1h; pa por mim sao livres de pensarem assim. Mas as tradiçoes têm de ser mantidas, e tem de ser mostrado ao caloiro qem é superior e qem ele deve respeitar.
No meu ano de caloiro fiqei muitas vezes de 4 e de 3, fui tomar banho ao Mondego, fui trupado (para qem nao sabe a Trupe é um grupo de estudantes universitários de Coimbra (até porqe as trupes até à pouco tempo eram - e ainda acho qe sao, apesar de ja começar a haver noutros pontos do país, exclusivas de Coimbra) de capa e batina (trajados) qe andam com os 3 símbolos da praxe - uma tesoura, uma moca e uma colher - e "patrulham", à noite, algumas zonas da cidade, aplicando castigos aos estudantes qe estejam no preciso momento a cometer alguma infracçao ao Código da Praxe), e fiz muitas outras coisas menos agradáveis, mas nunca fiz nada contra a vontade ou qe me tenha arrependido de ter feito. Nos nao obrigamos ninguem a fazer aquilo qe mandamos fazer. O caloiro so faz se quiser, e tem o direito de nao fazer. Pode é tambem sofrer consequencias por nao o fazer. Enfim muito complexo e so qem esta por dentro da vida academica e da praxe é qe sabe.

shurtugal...
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #30
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Não tenho nada contra a praxe saudável e nem tenho nada contra a quem se submete de livre vontade à vontade dos veteranos, mas dentro de certos limites.
Tenho contra a ideia geral que a praxe é algo quase institucional que todos têm de passar para serem aceites da faculdade.

E não estou a dizer isto por dizer, basta ver este tópico para se perceber que a ideia é mesmo essa.
Depois, se em vez de andarem na rua tão empenhados por uma semana a passearem o traje com um rebanho de caloiros atrás, trabalhassem bem durante o ano, provavelmente não haveriam veteranos com 30 anos no comité das praxes.

Sim, faz-me alguma confusão ver dezenas de "cordeiros" a passearem por Lisboa com 3 ou 4 veteranos armados em doutores - vão mas é trabalhar.
Oh Miguel, mas isso de haver veteranos com 30 anos dentro ou fora das comições de praxe, pode ou nao ter à ver com a praxe em si. Acima de tudo sao opçoes pessoais.
É claro qe eu gostava muito de ter a vida academica durante muitos mais anos, mas isso nao implica qe, apesar de ser praxista, ande lá mais uns 10 anos so porqe gosto daquilo ou praxo tanto qe ja nem tenho tempo para mais nada.
Nem seqer ha pessoas qe praxam todos os dias a toda a hora, porqe existem aulas para os caloiros e para os restantes irem e faltas qe nao podem ser dadas. Isso é mito urbano. Ha é aquelas pessoas qe nao se esforçam minimamente, nem têm objectivos de vida, e andam la; pois é mais qe ovbio qe andam la. Se nao atingem os requisitos minimos, nao passam, e têm de passar o tempo com alguma coisa. Mas estao la porqe pagam para la andar (e achas qe as universidades vao deixar de aceitar quase 1000€ por ano - e falando na maioria das universidades publicas. Porqe nas privadas entao esqece - so porqe uma pessoa nao obtem os resultados esperados?)
A praxe sim, faz parte da vida academica e acho qe deve ser implementada - quando se sabe aquilo qe se esta a fazer. Agora, se ha pessoas qe discordam? Tudo bem! Por isso é qe nao é obrigatoria. Qem quiser declara-se anti-praxe. Ate acho qe agora ha umas cenas qe é ficares neutro. Nao vais às praxes, mas podes andar de capa e batina. No entanto e como nao foste praxado, obvio qe nunca vais puder praxar.
Mais uma vez digo, sao opinioes. Irao sempre haver os qe sao a favor, e os qe sao contra. Abraço

shurtugal...

shurtugal adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 39 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
Não concordo contigo quando dizes que as tradições têm de ser mantidas....Calma lá. Já houve tradições bem más que foram abolidas como a escravatura. Há outras que deviam também acabar como os touros de morte, entre outras...

Só para clarificar esse ponto, porque de resto és livre de gostar de praxe e eu não
Dan, acho qe nem seqer devias ter escrito isso. Sao coisas totalmente diferentes.
Nem seqer existe comparaçao possivel

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live

Última edição de shurtugal : Sex, 17 de Setembro de 2010 às 19:54. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #31
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de shurtugal Ver Mensagem
Nem seqer ha pessoas qe praxam todos os dias a toda a hora, porqe existem aulas para os caloiros e para os restantes irem e faltas qe nao podem ser dadas.
Estava a falar somente daqueles dias de recepção ao caloiro, não durante o período anual das aulas!


No entanto, é como disse, desde que o praxante e o praxado estejam de acordo com as regras do jogo, tudo bem. Há praxes engraçadas, bem feitas e vão realmente ao encontro da integração do caloiro na vida académica.

Sou contra as praxes que tenham somente o objectivo de humilhar os caloiros.
E já nem falo daquelas que incluem maus tratos, mas que parece que estão a desaparecer, e ainda bem.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #32
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Estava a falar somente daqueles dias de recepção ao caloiro, não durante o período anual das aulas!


No entanto, é como disse, desde que o praxante e o praxado estejam de acordo com as regras do jogo, tudo bem. Há praxes engraçadas, bem feitas e vão realmente ao encontro da integração do caloiro na vida académica.

Sou contra as praxes que tenham somente o objectivo de humilhar os caloiros.
E já nem falo daquelas que incluem maus tratos, mas que parece que estão a desaparecer, e ainda bem.
Ah, nesses dias. Sim, faz parte sermos mais exigentes e maus qe o costume. Mas somente com o intuíto de colocar os caloiros com medo. E acredita qe nestas novas gentes de geraçao morangos com açucar (sem qerer ferir sensibilidades), da bastante jeito qe fiqem a saber qem manda, e qem têm de respeitar para terem respeito tambem. Nao so no 1º ano, mas como nos qe se seguirão.
No restante estamos de acordo. É para isso mesmo qe a praxe serve - para integrar o caloiro na vida académica. E ao contrario do qe muitos caloiros pensam, os mais velhos nao estao la, so para os praxarem. Estao la sempre qe necessitarem de esclarecer alguma duvida, seja do qe for, ou caso precisem de alguma coisa. É isso qe eu gosto de transmitir enquanto praxista.

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #33
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

Ora bem, eu nao disse qe nao concordo com as praxes, até concordo e até vou fazer no 11º!
Mas as praxes como fizeram a mim e ao meu grupo.. tipo.. nem é pa integrar, é mesmo só para gozar..
Eu quando for eu a praxar, praxo mas depois volto a falar com essa pessoa para a integrar mais! E não fazer praxe só pelo gozo..
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #34
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de Miguel Tavares Ver Mensagem
Ora bem, eu nao disse qe nao concordo com as praxes, até concordo e até vou fazer no 11º!
Mas as praxes como fizeram a mim e ao meu grupo.. tipo.. nem é pa integrar, é mesmo só para gozar..
Eu quando for eu a praxar, praxo mas depois volto a falar com essa pessoa para a integrar mais! E não fazer praxe só pelo gozo..
La esta. Por isso sou totalmente contra a praxe no secundario. Qe ate este topico ser aberto, nao tinha conhecimento qe se fazia.
Desculpa la, mas acho qe ainda nao têm maturidade para praxarem. Quanto mais para praxarem decentemente!
Isso sou contra. Depois vao os caloiros cheios de garganta para a faculdade porqe "ah e tal ja praxei no secundario, sou o maior e mais isto e mais aquilo" e depois chegam la e é o qe se tem visto. Mas pronto. Neste aspecto sou contra a praxe do secundario, mas nao condeno qem a faça.

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Setembro de 2010   #35
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Pranxamento 2010/2011

Citação:
Mensagem Original de shurtugal Ver Mensagem
La esta. Por isso sou totalmente contra a praxe no secundario. Qe ate este topico ser aberto, nao tinha conhecimento qe se fazia.
Desculpa la, mas acho qe ainda nao têm maturidade para praxarem. Quanto mais para praxarem decentemente!
Isso sou contra. Depois vao os caloiros cheios de garganta para a faculdade porqe "ah e tal ja praxei no secundario, sou o maior e mais isto e mais aquilo" e depois chegam la e é o qe se tem visto. Mas pronto. Neste aspecto sou contra a praxe do secundario, mas nao condeno qem a faça.

shurtugal...
Pois, mas eu vou praxar, mas nao no gozo, mais como tradição. Nem devo estragar roupa nem pôr coisas no cabelo (como me fizeram). Uns riscos aqui e ali, talvez alguma coisa na mão. Mas tudo sendo amigável
É qe até bolos com laxante tavam a dar aos caloiros! (com sorte noa me calhou nenhum)
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum



São agora 05:43. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it