Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Concertos, Espectáculos, Rádio e TV (dos membros!)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Concertos, Espectáculos, Rádio e TV (dos membros!) Anunciem, comentem e divulguem concertos, espectáculos, radiodifusão ou teledifusão onde os MEMBROS da comunidade estiveram ou estarão presentes. (ATENÇÃO: Apenas eventos de/por membros do fórum!)


Resposta
Opções
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #1
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Desabafo, técnicos de som.

Boas pessoal.

Dei ontem um concerto com a minha banda "anonimato". Somos novos, não temos experiência e foi o nosso 3º concerto.
Foi nas festas de St. Rita cá na zona. Pedimos a comissao para tocar e eles tudo na boa só nos tinham de arranjar o som. Como a comissão já não tinha muito dinheiro foi um técnico de som da camara com o seu material. Esse senhor já nos tinha feito o som noutro concerto que tinhamos dado na escola e enfim... adiante.

Eu que quero seguir música mais na àrea de produção e tecnologias da música (ptm esmae porto) não entendo como é possivel alguém ter um pa, trabalhar para a camara municipal e não perceber um ******* daquilo pah.
Primeiro não tinha material teve de desenrascar umas coisas e tal, depois o som pronto... CHEGOU AO CUMULO DE ME ENSINAR COMO SE TINHA DE TOCAR. E que a bateria não se ouvia lá fora porque eu não tocava com força!! Perdoem-me se com 2 micros de overhead ambientes, um micro na tarola e outro no bombo se eu der um peido ouve-se pah.
Já não é a como disse a cima a primeira vez que este senhor nos faz som e da outra vez teve das duas da tarde as sete pa montar 4 colunas e ligar micros a uma mesa. E ao fazer o som da bateria se verificar que o sinal não chegava porque tinha os micros desligados ao fim de meia hora.

Mas pronto o concerto não correu lá muito bem, porque começou a chover a meio e ficamos nervosos, um guitarrista arrebentou uma corda tivemos de a trocar a meio e o som....

Desculpem-me este desabafo pah

Já agora vocês pessoa com experiencia de bandas, já tiveram de passar por estas situações? Como fizeram?

Abraço
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #2
Guilherme Nobre
 
Membro desde: 7-Mar-2012
Local: Covilhã
Mensagens: 37
Guilherme Nobre é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Desabafo, técnicos de som.

Problemas coco o de rebentar a corda e começar a chover são completamente normais para quem toca ao ar livre !! Tem que manter a calma e tentar disfarçar um pouco a situação !!
Agora diz ao gajo do som para ir dormir para casa.. Dois micros para bandas assim como a tua " sem ofença" dá bem para amplificar a bateria e não é preciso estar ali com baquetas de ferro a tocar
Guilherme Nobre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #3
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Desabafo, técnicos de som.

até em cima de carroças, reboques de tratores, levar o material num carrinho de mao ect...
ja passei por tudo o que tinha de passar...
musico é isso mesmo....

agora uma coisa é certa....

temos que ser muito amigo dos " supostos " tecnicos de som...perceber ( topa-lo ) bem e perguntar se precisa de ajuda para alguma coisa, perceberes um minimo de som e dizer ao gajo:
- o bombo mais grave, tira um pouco de medios e agudos tambem !
por mais bem que tocas ( banda ) , se o tecnico nao fizer nada de jeito, quem fica mal sao voces... o olho e ouvido do publico nunca olha para tras para ver se o tecnico está a fazer um bom trabalho ou se deixou tudo como estava e foi para o tasco... o publico olha sempre para o palco e ouve o que de la sai.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #4
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Opah eu já no tal concerto na escola lhe tentei dizer umas coisas mas n dá pah. Virei-me e disse tira um bocadinho de gain no micro na minha voz. E ele n sabia o que isso era, tive que ir eu a mesa tirar pah. Já para não falar do som do bombo que parecia um bidon de gasóleo e eu a dizer tira me agudos do bombo, e ele ai eu gosto do som assim.

Só pelo facto de não montarem a mesa em frente do palco e montarem de lado vi logo a qualidade dele.

Mas enfim, não sei até que ponto é que estes cromos podes estragar a reputação dum gajo.
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #5
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Desabafo, técnicos de som.

Ainda este fim de semana tive um concerto com a mesma situação que tu... Técnico de som
O som estava tão bom que de um momento para o outro os monitores que tinhamos no palco buzinavam...
Já para não falar em falhas de sinal dos micros para a mesa, colunas que se desligavam do nada... Enfim... Só m****! Fiquei pior que estragado no fim do concerto...
Mas é como o Enes disse: podes tocar bem pra carago, sem falhas nem tu nem a banda, podem ter um/uma vocalista do carago; se o som não for de jeito nada disso interessa!

Abraços
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #6
Size
 
Membro desde: 25-Abr-2011
Local: Braga
Mensagens: 78
Size está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Sabes, também já passei por situações algo parecidas, mas como o enes disse, música é isto mesmo. Fazendo referência à tua situação acho demais! mas enfim, se isso se repetir tenta claro ao máximo que tudo corra pelo melhor e que fique acima de tudo ao teu agrado. Se bem que eu acho que essas teimas do homenzinho se devem ao facto de vocês serem de uma maneira geral rapazes novos, normalmente esse tipo de gente e ele já deve ter alguma idade presumo, têm uma tendência para ter esse tipo de postura mas enfim!
Melhores dias virão!
abraço
Size não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #7
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Pois nós somos todos de 16, 17 anos ele já tem 40 para ai. Mas mesmo assim desculpem-me o termo aquela burrice não se justifica. Eu já disse que com ele nunca mais.
Não vou estar sujeito a ficar com má fama por causa do som.

Mais opiniões malta
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #8
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Desabafo, técnicos de som.

Todas estas coisas e muitas outras fazem parte do percurso de crescimento de qualquer músico.
Se podia não existir? Epá, por muito esquisito que possa parecer, estas coisas têm mesmo de acontecer. Todos os músicos têm de passar por estas experiências para que possam evoluir, para que criem calo.

Portanto, é como o Enes diz, estas coisas fazem parte e quem anda nisto há muito tempo já apanhou coisas esquisitas vezes sem conta.

Tu dizes "com este nunca mais", mas olha que como esse há muitos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Agosto de 2012   #9
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Sim, posso apanhar outros iguais mas este não me vai lixar a 3ª vez. Mas a verdade é que aprendemos com estas coisas.
Mas fiquei muito lixado pah é mesmo mau quando um coisa te corre mal, não é por tua causa e tu é que ficas mal visto
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #10
Gonxalo
 
Membro desde: 25-Dez-2007
Local: evora
Mensagens: 153
Gonxalo está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
até em cima de carroças, reboques de tratores, levar o material num carrinho de mao ect...
ja passei por tudo o que tinha de passar...
musico é isso mesmo....

agora uma coisa é certa....

temos que ser muito amigo dos " supostos " tecnicos de som...perceber ( topa-lo ) bem e perguntar se precisa de ajuda para alguma coisa, perceberes um minimo de som e dizer ao gajo:
- o bombo mais grave, tira um pouco de medios e agudos tambem !
por mais bem que tocas ( banda ) , se o tecnico nao fizer nada de jeito, quem fica mal sao voces... o olho e ouvido do publico nunca olha para tras para ver se o tecnico está a fazer um bom trabalho ou se deixou tudo como estava e foi para o tasco... o publico olha sempre para o palco e ouve o que de la sai.
É isto mesmo!
A mim aconteceu-me exactamente o mesmo Enes. Num concerto o técnico de som só fez porcaria, por sorte nao fez com a bateria, mas sim com as guitarras e com um saxofone, meteu eco no saxofone, o saxofonista já nem nos monitores conseguia perceber o que estava a tocar. O que aconteceu foi que no final do concerto, as pessoas passavam por nós e diziam, "então hoje nao correu muito bem nao foi? enganaram-se umas vezes" e nós fosga-se foi o tecnico de som pah!!
__________________
I live for music!!
Gonxalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #11
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Desabafo, técnicos de som.

outra coisa.....

pedir para tocarem na festa da vossa terra ?????

nunca façam isso... alguem ha de reconhecer o vosso merito e depois paga para voces tocarem....

borlas ???
nunca !!!

ha um ditado que diz :

SANTOS DA TERRA NAO FAZEM MILAGRES
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #12
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Desabafo, técnicos de som.

isso são situaçoes chatas. no entanto na parte do tocar mais forte, o tecnico pode eventualmente ter razao. nao estou a dizer que tenha, mas eventualmente pode ter.
para te dar um exemplo eu quando fui ver Skunk Anansie ao coliseu do porto conseguia ouvir a tarola que vinha do palco...
isto é so um exemplo para que percebas que de facto é essencial tirar som do instrumento se nao os tecnicos tambem não podem fazer milagres. eu já vesti as 2 peles. de baterista e técnico de som, e sei o que é estar dos dois lados.

Abraço
Carlos Ramos
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #13
baquetas
 
Membro desde: 12-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 490
baquetas será famoso em brevebaquetas será famoso em breve
Re: Desabafo, técnicos de som.

No meu ultimo concerto, foi num bar nao houve tecnicos de som nem nada parecido. Só sou eu (bateria) e outro rapaz (guitarra e voz) e as colunas que estavam ligadas para a voz iam a baixo de vez em quando; na primeira musica a correia soltou se e a guitarra caiu ao chao e rebentou uma corda; os pedais falharam; o bombo estava sempre a escorregar; entre outras coisas. Chegamos ao fim e as pessoas gostaram e a gerencia convidou a tocarmos lá mais vezes! Isto porque é preciso saber como lidar com as coisas, manda se umas ******adas lá para o meio e sempre disfarça.
Já o outro dizia: com tranquilidade!
__________________
bandas:
Run Joe Run
baquetas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #14
Duarte Carneiro
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 26-Dez-2007
Local: Paços de Ferreira
Mensagens: 244
Duarte Carneiro será famoso em breve
Re: Desabafo, técnicos de som.

Eu pessoalmente o que me irrita mais ainda é a monição. Uma pessoa faz som de tarde, pede para subir uma coisa, outra.. até estar um espectaculo. Chega-se à noite toca-se a primeira música e está exactamente como comecei a fazer som... Já me aconteceu mais que 2/3 vezes.. e nossa posição é chato estar a meio do concerto, muitas vezes a meio do palco, a tentar dizer o que queremos subir...

Fora isso há muita gente incompetente e preconceituosa. Eu tenho 20 anos mas passo por 15/16 na boa, por isso muitas vezes sou tratado como o puto que tem a mania que toca umas coisas...Apenas pelo meu aspecto.

Mas tambem à que dizer bem dos que fazem som com gosto, e que se esforçam, ás vezes sem conhecer a banda em questão, para que tudo corra pelo melhor ..

Quanto ao tirar som da bateria, senti essas dificuldades com os primeiros concertos em espaços grandes... Desde então esforço-me por sacar um som já o máximo possivel de acordo com o que quero.
Acho que sacar o som da bateria é uma coisa muito importante e não é uma coisa que se ensine em aulas.. É mesmo com a experiencia que se vai aprendendo
Duarte Carneiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Desabafo, técnicos de som.

Há muitos curiosos a fazer som e a auto-intitularem-se como tecnicos de som.

Isso de se fazer som à tarde, perder-se tempo e paciência e depois à noite estar tudo mal já apanhei algumas vezes.
Alguns percebi bem o porquê:
Depois do som feito, tudo ok, tudo contente, o que é que o "tecnico de som faz"?
Baixa os faders e roda uns quantos gains para zero e vai-se embora sem antes anotar os valores... Portanto... Claro que à noite tinha de estar tudo mal...


Dica:
Nos concertos importantes, naqueles concertos chave, levem o vosso tecnico de som. Mesmo que seja apenas alguem que é apenas curioso, mas levem-no e metam-no a trabalhar com o tecnico do local. Caso saiba mexer no material, ele que tome as rédeas, caso não saiba, que seja a ponte entre a banda e o tecnico de som e se certifique que aquilo que fizeram no sound-check é o mesmo que vão ter no concerto.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #16
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Relativamente ao Enes, achas quenão devemos no inicio tocar a custo zero? Opah nós não somos grandes máquinas mas damos uns toques e para já queremos divulgação, se não sairmos da minha cave ninguém nos vê.

Carlos Ramos, eu tava tocar como se não houvesse amanha, a mandar rimshots do outro mundo e o gajo tava me a dizer que não podia acertar no aro e na pele, que tinha de acertar na pele e deixar lá a baqueta (não aproveitando o ressalto). E mesmo que eu tocasse só com ghost notes tinha a obrigação de o micro da tarola capta-las.

baquetas, nós também nos desenrasca-mos bem quanto aos nossos problemas, quase ninguém notou, mas quanto ao som enfim. Até a minha mãe que é um zero à esquerda em música disse-me que aqueles gajos nao percebiam nada daquilo

Duarte Carneiro, isso também aconteceu, mas a monição que tinhamos eram só duas colunas a frente do palco viradas para nós. E eu só ouvia o guitarrista ritmo e a voz. Nem solos nem baixo. E a tarde tava fenomenal. Mas isso também creio que tem haver depois com as pessoas presentes (não sei)

Miguel Martinho, o gajo não sei se tem mesmo curso, mas se o tiver deve o ter tirado como o relvas ou então saiu no chocapic. Vou começar eu próprio a vir cá baixo do palco e certificar-me de como soa.
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #17
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Desabafo, técnicos de som.

pois qd e assim n ha muito a fazer... so falei isso porque normalmente o pessoal costuma tocar a medo e isso influencia no som. mas o gaijo p t dizer isso e pq de facto nao percebe nada de nada... mas isso na estrada apanha-se de tudo. ha que estar munido para o que der e vier.

Grande Abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #18
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Desabafo, técnicos de som.

Citação:
Mensagem Original de Ricardo Pereira Ver Mensagem
Miguel Martinho, o gajo não sei se tem mesmo curso, mas se o tiver deve o ter tirado como o relvas ou então saiu no chocapic. Vou começar eu próprio a vir cá baixo do palco e certificar-me de como soa.
Ehm... se vens cá abaixo, como é que ouves a tua bateria?
Arranjas um gajo para fazer tocar enquanto vens cá abaixo? Se por acaso o gajo tocar mais baixo que tu, o que vai acontecer é que vais pedir ao tecnico de som para subir a bateria e depois tu vais tocar e ela está alta demais!

Vocês têm é de arranjar um amigo vosso, alguém que conheça a banda bem ao ponto de saber como tem de soar para ser o vosso ouvido quando fazer o som.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #19
hyuugaphilipee
 
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
Mensagens: 166
hyuugaphilipee está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Boas, o tão falado assunto dos técnicos de som.

Já tive experiências más em relação aos técnicos de som. Do genero, de não termos monição de palco.

O pior que nos apareceu à frente foi sem dúvida um que se virou para mim e diz-me " tens um tambor muito acústico e o micro está a captar demais ", ( eu creio que ele se referia ao bombo ).

O que nós fizemos foi, vocalista para a equalização da mesa e seguir os meus conselhos para aquilo ficar a soar fixe.
Eu acho muito importante pelo menos um elemento da banda ter conhecimentos de som ou um "bom ouvido" como se costuma dizer.

Na minha banda ninguém tem grandes conhecimentos a nível de som, mas conseguimos ter um ouvido capaz de distinguir o que interessa do que não interessa.

Felizmente, encontramos um SENHOR (sim é mesmo um senhor) aqui da zona que faz som. Bem, ele toca bateria em 2 bandas, guitarra noutra banda e por ai além. O que acontece é que ele sempre que nos faz som, aquilo fica mais que 5*, fica mesmo muito bom pois além de conhecimentos de som tem conhecimentos dos instrumentos. Ele, se lhe estiver a soar mal a bateria, não tem problema nenhum em dizer-me que esta mal afinada e ele mesmo a afina.

É um daqueles técnicos de som fantástico, ele "andem" aí é preciso é encontrá-los.
hyuugaphilipee não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Agosto de 2012   #20
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Pois Miguel o pior é isso faço o som para o resto da banda e para mim é diferente, mesmo que ponha algúem a tocar, ninguém toca igual a mim. Mas dentro da minha banda também não há ninguém que perceba de som pah. Nem os nossos colegas e apoiantes xD. Para eles som é ligar a guitarra ao amplificador e meter volume.

Tenho mesmo de arranjar alguém ali como o hyuuga fez, mas nos também não temos pa. Temos de o pedir, e normalmente se pedimos a camara, lá vem o presente do técnico de som embrulhado numa prenda junto com as colunas e mesa. Enfim... Em principio sábado vou ter outro concerto cá na zona e já me disseram que lá vinha outra vez o "técnico". Mas ai não há problema por vamos tocar com outras bandas conhecidas nossas e eles dão lá um jeitinho e tal.
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Agosto de 2012   #21
tamborista
 
Membro desde: 30-Mar-2011
Local: Soure
Mensagens: 112
tamborista será famoso em breve
Re: Desabafo, técnicos de som.

Pois...

Já muito foi dito aqui!

O meu conselho é:

Arranja alguém de confiança com material (minimamente capaz)e que vos alugue e vos "faça" o som

ou (quando há material)

Arranjem um técnico de som

No meu caso:

Neste momento somos um trio que anda a fazer bares... eu faço questão de dizer que somos um trio de 4, porque o técnico de som é fundamental para a qualidade e descanso (técnico) da nossa parte...
...claro que levamos todo o nosso equipamento para não dependermos de som "inferior", mas isso é outra estória porque eu ando há 20 anos a "coleccionar" equipamento de som.

Abraço
__________________
Pedro
tamborista não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Agosto de 2012   #22
RTunes
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Maia
Mensagens: 20
RTunes está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Ehm... se vens cá abaixo, como é que ouves a tua bateria?
Arranjas um gajo para fazer tocar enquanto vens cá abaixo? Se por acaso o gajo tocar mais baixo que tu, o que vai acontecer é que vais pedir ao tecnico de som para subir a bateria e depois tu vais tocar e ela está alta demais!

Vocês têm é de arranjar um amigo vosso, alguém que conheça a banda bem ao ponto de saber como tem de soar para ser o vosso ouvido quando fazer o som.
Nem mais,
mas muitas das vezes o que existe mais são os preciosismos e suposto conhecimento de causa de pseudo-técnicos e pseudo-músicos, daí haver muita confrontação entre estes dois espécimes técnico / músico.
Um bom método de lidar com isso para mim é a opinião de terceiros, (músicos, público, amigos, frequentadores habituais de concertos, outras bandas, etc) durante o sound check.
RTunes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Agosto de 2012   #23
pedro moreira
 
Membro desde: 21-Mai-2010
Local: maia
Mensagens: 542
pedro moreira será famoso em breve
Re: Desabafo, técnicos de som.

Até agora só estamos a falar de tipos incompetentes!
E quando são varias bandas a tocar no mesmo palco, com o mesmo material, com o mesmo técnico de som... e o som para uns é excelente e para outros horrível!
Sigam os conselhos dos mais experientes, e arranjem alguém que vos acompanhem, e vos dê o apoio que necessitem.
Um técnico de som competente é uma peça fundamental.
Quando tocava com banda, chegamos a gastar uma grande parte do que nos pagavam, para contratar um bom técnico, e nao comprometer o nosso nome.
E posso dizer-vos que nao choro nem um tostão que gastamos em contratar gente profissional e competente.
__________________
Premier / Zildjian
pedro moreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Agosto de 2012   #24
Antonioctd
 
Membro desde: 15-Nov-2007
Local: Pinhal Novo
Mensagens: 11
Antonioctd está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Não sou baterista... Mas vou contribuir,

Após MUITOS stresses e Gigs estragados fiz alguns investimentos, que me custaram mesmo muito a a fazer, e resolvi a situação.

Tenho uma mesa digital com o som das minhas bandas lá gravado como preset! É só fazer pequenos ajustamentos de local para local. E tenho 2 BONS tops (Electro Voice Live X).

Quando vou tocar num bar:

Não quero saber se "Ah, o bar tem PA, não se preocupem com nada e tal...". Para bar, eu tenho som que chegue e com muita qualidade. Digo ao gajo "OK, Então tira o PA do palco para eu ter espaço para montar o meu!" Ponto final!

Quando vou tocar num evento maior mas com empresa de som desconhecida, duvidosa, ou que eu já marquei como "Má"

Sim, eu guardo mesmo uma lista das empresas com que já trabalhei e sei a qualidade habitual das mesmas.

Nestes casos levo a minha mesa digital e os meus micros.
Digo a ele: "Olha, dou-te 2 vias principais para o som da frente e tu das-me as entradas dos monitores para eu fazer aqui o som de palco OK? Só precisas de levantar o volume que eu faço o resto na minha mesa!"

"Ah, e tal, eu é que vim fazer som, trala lá trala lá..."

"É assim, eu venho fazer o ESPECTÁCULO. As pessoas vêm ver-me a MIM! Não me deixas fazer som como eu quero, vou-me embora e pagas-me tu o cachet! OK?"

GIG's em locais grandes em que o som é feito por empresas que sei serem de confiança

Em vez do material de som levo uma grade de minis e vou todo contente
__________________
RockGP - Escola de Rock
Antonioctd não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 1 de Setembro de 2012   #25
LIONEL VIEIRA
 
Membro desde: 26-Dez-2010
Local: BRAGA
Mensagens: 346
LIONEL VIEIRA será famoso em breve
Re: Desabafo, técnicos de som.

Citação:
Mensagem Original de Antonioctd Ver Mensagem
Não sou baterista... Mas vou contribuir,

Após MUITOS stresses e Gigs estragados fiz alguns investimentos, que me custaram mesmo muito a a fazer, e resolvi a situação.

Tenho uma mesa digital com o som das minhas bandas lá gravado como preset! É só fazer pequenos ajustamentos de local para local. E tenho 2 BONS tops (Electro Voice Live X).

Quando vou tocar num bar:

Não quero saber se "Ah, o bar tem PA, não se preocupem com nada e tal...". Para bar, eu tenho som que chegue e com muita qualidade. Digo ao gajo "OK, Então tira o PA do palco para eu ter espaço para montar o meu!" Ponto final!

Quando vou tocar num evento maior mas com empresa de som desconhecida, duvidosa, ou que eu já marquei como "Má"

Sim, eu guardo mesmo uma lista das empresas com que já trabalhei e sei a qualidade habitual das mesmas.

Nestes casos levo a minha mesa digital e os meus micros.
Digo a ele: "Olha, dou-te 2 vias principais para o som da frente e tu das-me as entradas dos monitores para eu fazer aqui o som de palco OK? Só precisas de levantar o volume que eu faço o resto na minha mesa!"

"Ah, e tal, eu é que vim fazer som, trala lá trala lá..."

"É assim, eu venho fazer o ESPECTÁCULO. As pessoas vêm ver-me a MIM! Não me deixas fazer som como eu quero, vou-me embora e pagas-me tu o cachet! OK?"

GIG's em locais grandes em que o som é feito por empresas que sei serem de confiança

Em vez do material de som levo uma grade de minis e vou todo contente
gostei

abraço
__________________
There's a time for living
http://www.facebook.com/pages/The-Jo...80560045315507
LIONEL VIEIRA não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 4 de Setembro de 2012   #26
nmpms77
 
Membro desde: 2-Out-2011
Local: setubal
Mensagens: 141
nmpms77 será famoso em breve
Re: Desabafo, técnicos de som.

Vou meter aqui a colher, pois não percebo nada disto,
podiam por aqui os contactos dos tecnicos com quem trabalham ou já trabalharam, e, com o "passo a palavra", esses tecnicos até pode ser que façam aí uns descontos porreiros ao pessoal que os recomenda.
Até porque só ainda falaram dos maus, então e aqueles que sabem e gostam do que fazem e por vezes até estão parados (que não acredito,mas... vá com actual conjuntura já se vê de tudo).
nmpms77 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 7 de Setembro de 2012   #27
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Citação:
Mensagem Original de nmpms77 Ver Mensagem
Vou meter aqui a colher, pois não percebo nada disto,
podiam por aqui os contactos dos tecnicos com quem trabalham ou já trabalharam, e, com o "passo a palavra", esses tecnicos até pode ser que façam aí uns descontos porreiros ao pessoal que os recomenda.
Até porque só ainda falaram dos maus, então e aqueles que sabem e gostam do que fazem e por vezes até estão parados (que não acredito,mas... vá com actual conjuntura já se vê de tudo).
Sim já que estamos, aproveitamos este post e dizemos aqui os técnicos e empresas de som, que vocês acham que fazem um bom trabalho, porque nem tudo é mau.

Abraço.
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
microfones, as aplicaçoens e variedades. Ricardo Amaro Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Ter, 15 de Fevereiro de 2011 19:42
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46



São agora 06:02. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it