![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria). |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Frank Zappa - A genialidade louca deste homem
Boas
Para quem conhece e para quem não conhece. Odiado e amado foi e é um dos maiores músicos de sempre. Gozou com tudo e todos inclusive com ele próprio. Morreu doente mas sem não antes ter conduzido uma orquestra sinfónica num requiem elaborado por ele. Gravou mais de 70 LPs e tem mais de 10.000 músicas com o seu nome. È claro que falo de Frank Zappa. Vejam este exemplo de pura loucura, em que ele goza com alguns protótipos de guitarristas que fazem solos e mais solos....mais tarde no mesmo tema envereda por uma complexidade de andamentos e compassos complexos de tirar a respiração. Disfrutem...quem não conhece também não pode nem vai ficar indiferente.. Aqui com a uma excelência de musicos que compunham a sua banda... Os MOTHER OF INVENTION!! |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: A genialidade louca deste homem
Havia crónicas em que o Zappa nos ensaios chegava ao pé dos outros músicos das cordas e desafinava-lhes os instrumentos e dizia "agora vamos tocar".
Não sei se é verdade ou não, mas se houve músico que usou e abusou das dissonâncias (não sei se o termo é bem este), Zappa está no top certamente. Provavelmente foi por causa dele que o Terry Bozzio é o baterista diferente e único que é hoje (para quem não sabe, o Terry Bozzio acompanhou o Zappa durante muitos anos na sua banda).
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Frank Zappa - A genialidade louca deste homem
Frank Zappa era genial, realmente. Uma série de músicos reconhecidos hoje em dia passaram pela sua banda: Terry Bozzio, Steve Vai, George Duke, Chester Thompson, Adrian Belew... tudo nomes de topo, claro.
Pequena correção: na altura deste vídeo (que pertence ao DVD "Does humor belongs in music?"), já há muito que se tinha deixado de chamar Mothers of Invention à banda que o acompanha. Para os que ainda não conhecem, informo que tem álbuns muito difíceis, pelo que convém algum "cuidado": ouvir 2 discos dele e formar uma opinião é um erro, pois ele abarcou muitos estilos diferentes na sua música. Uma vez que o rock é talvez o género mais escutado pela malta deste fórum, recomendaria começar por algum destes álbuns: "Over Nite Sensation", "Apostrophe (')" ou "Sheik Yerbouti". A partir disso, preparem-se para uma enorme viagem, pois a música deste homem é um mundo. |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
Local: Sintra
![]() ![]() ![]() ![]() |
Para quem acha que o Mike Patton é original nos seus inumeros projectos...Zappa estava muito à frente no seu tempo!
![]()
![]() |
#5 | |
Local: Bobadela/Lisboa
Citação:
Eu conheço Zappa e continuo a dizer que o Patton é original! Uma coisa não invalida a outra. ![]()
![]() |
![]() |
#6 |
Local: Sintra
![]() ![]() ![]() ![]() |
Claro que não invalida, são dois génios!
O que quis dizer é que este tipo de loucura musical não foi "inventado" pelo Patton...e provavelmente nem pelo Zappa! (não conheço o suficiente deste género para opinar mais)
![]() |
#7 |
AREA Boas Eu sou um admirador incondicional desta Banda. Nem sei nem me interessa quem inventou ou não o "estilo", mas também não importa muito. O que sei como ouvinte e pseudo - melómano, é que existiram e existem muitos Mozarts no sec XX e XXI. Como são muitos, ninguém liga, ao contrário de séculos anteriores em que aparecia um de longe a longe. Ninguém lhes liga hoje porque se dá valor ao medíocre e ao ridículo. E ao dinheiro já me estava a esquecer. Pus estes 3 temas aqui em cima par dar a conhecer, a quem não conhece claro, o que se pode fazer com genialidade e enorme talento e não retiro uma dose de loucura e transe também. Posso pôr aqui outros grandes génios do "FREE" e do progressive status que era uma onda que banhava o underground musical dos 60 e 70, mas deixo a quem ler e quiser comentar o livre empenho em pesquisar mais sobre o tema em questão. Mas se ouvirmos com os OLHOS, passe a redundância, veremos que em termos técnicos e inovadores, nalgumas áreas da cena musical actual muito se andou para trás. Uma curiosidade: Sou um ouvinte atento do "5 minutos de Jazz" do José Duarte, e para corroborar o que afirmo, posso dizer que o José Eduardo, músico português de grande bitola, ao andar em tournée pelos EUA ( parece impossivel mas é verdade) em entrevista ao mesmo, afirmou que nas melhores discotecas de Manhathan não encontra um disco novo de Jazz....ou será um disco de Jazz novo? CUMPS |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() Membro desde: 22-Fev-2013
Local: Abrantes
![]() |
Francis Vicent Zappa e Demetrio Stratos dos Area fazem parte da minha infancia musical e continuam presentes e acessiveis no meu ipod. Albuns como Roxy § Elsewhere, One Size fits All ou o ex-traordidário Joe´s garage com as partes todas, bem como Are(a)zione e Arbeit macht frei, que tenho o orgulho de conservar em vinil, ainda me arrepiam a audição com frequência.
Muito bem lembrados neste post. Abraços ![]() ...Just like a penguin en bondage boyyyyy..ing Última edição de Jogo43 : Seg, 17 de Junho de 2013 às 22:18. Razão: porque sim |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 | |
Citação:
Obrigado. Conheçes o album Crack dos Area? Para mim um é uma loa ao FREE! Assumiam e rotulavam-nos de progressivo mas estavam mais na area do free e do abstracto. No mais ocidente da musica, penso eu que pela altura não tinham nada que a eles se comparasse na área do progressivo e free puro. A mistura arabesca está bem vinculada. Penso que na altura os Colosseum do enorme baterista Jon Hiseman se lhes chegava perto. Aqui em Portugal os Hocus Pocus do Urbano Oliveira e um bocadito dos Tantra mas mesmo um bocadito porque era mais rock Sinfónico. Mais haveria para dizer....mas aqui só algum pessoal se interessa por este género....ou seja os mais "COTAS"...hehehe Abraço |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 | ||
Local: Portimão
Citação:
O tema mais famoso dos Focus sempre foi... Hocus Pocus (um dos temas mais alucinates de sempre na história da música moderna): Citação:
![]() Se não formos então "nós" (os 'cotas') a, volta e meia, trazermos estes assuntos aos fóruns, às conversas, onde quer que seja, então a mediocridade reinará para sempre... ![]()
![]() |
![]() |
#11 |
![]() |
Boas Leonel,
Conheço o Crack embora não o tenha. É verdade que a musica feita quando eramos meninos é intemporal, e digo isto sem qualquer especie de nostalgia. Apenas continuo a ouvir e a descobrir feelings novos de cada vez, depois de milhares de audições. A maioria da malta nova deslumbra-se com o showbizz e os sucessos, quando os há, são brutais mas efemeros. Aliás, sem querer ofender ninguém, por vezes até parece que pretendem alcançar o tal exito efemero para trocar de carro, viajar e comer uma groupies... Nada que eu tb não tenha pensado em tempos, ehehehe Abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#12 |
Boas
Já que estou a fugir ao tópicp...vou fugir uma vez mais. TRIUMVIRAT. O senhor Jurguen Fritz e respecticva companhia. Penso que o baterista seja o grande Curt Cress... Ouçam este tema e vejam a multiplicidade de acidentes e compassos. Atentem também no trabalho do baterista.... E já agora ouçam o 1º tema deste full album.... Abraço Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 19 de Junho de 2013 às 21:39. |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
![]() |
Ok, deixa lá ver se eu tb consigo fazer isso:
Isto é importante. Isto é muito importante. Isto ainda hoje me tira o sono ![]() Isto.... é Isto... Última edição de Jogo43 : Qua, 19 de Junho de 2013 às 22:09. Razão: esquecimento importante |
![]() |
![]() |
![]() |
#14 |
Boas
Os anangaranga tinham dois baixistas não? Cheguei a alternar com eles no Estádio do Calhabé em Coimbra num festival Rock em 80 e tais. Não eram os bajos do "BOMBA NUCLEAR NÃO!"? Abraço LEONEL RODRIGUES adicionou o seguinte texto, 4 minutos e 5 segundos depois: Sei que se chamavam Pizilizo, mas tinham elementos dos ananga!!! Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 19 de Junho de 2013 às 22:21. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
![]() |
... e para acabar ou intervalar a minha intervenção neste post vou postar a primeira parte da letra de um tema rock sem idade que talvez conheçam e onde, já então, os autores prestavam uma homenagem a Frak Zappa:
" We all came out to Montereax, On the Lake Geneva shoreline. To make records with a mobile, We didn't have much time. But Frank Zappa and the Mothers, Were at the best place around, But some stupid with a flare gun, Burned the place to the ground. Smoke on the water and fire in the sky. Smoke on the water... Saudações com fill apropriado ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
|
![]() |
![]() |
![]() |
Opções | |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
O homem dos Rudimentos | Marcio16 | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 11 | Seg, 10 de Janeiro de 2011 22:27 |
JOÃO TIMBALÃO - Qusl a história deste mestre? (peço mais informações acerca deste músico) | DON METAL | Bateristas e Percussionistas | 4 | Qui, 6 de Março de 2008 02:47 |
thunder child dos warlord-que pensam deste senhor! | DON METAL | Bandas e Música em geral | 0 | Dom, 27 de Janeiro de 2008 13:48 |
O que acham deste pedal duplo da Fame na Musicstore para substituir o meu Iron Cobra? | SaladDays | Hardware, Acessórios e Equipamentos | 7 | Qui, 6 de Setembro de 2007 14:50 |
Having Fun - Eu a tocar Frank Zappa | P_Alves | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 10 | Dom, 15 de Julho de 2007 15:43 |