Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #1
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Pergunta Dúvida: Como retirar ferrugem das ferragens da bateria?

Boas a todos,
Desculpem se isto está na secção errada, mas como tem a ver com os tripés e os aros acho que fazia sentido colocar isto aqui...
Fiz uma pesquisa mas não encontrei nada sobre isto.

É assim, a minha bateria como foi comprada usada, já vinha com bastante ferrugem nos tripés e nos aros e eu por exemplo, quando vou a deslocar o tripé dos pratos de choque fico com a mão cheia de ferrugem, o que é bastante desagradável...

Já ouvi falar de produtos que retiram ferrugem, mas estou curioso se, após retirar a ferrugem com o tal produto (se resultar mesmo..) aquilo não vai voltar a enferrujar rapidamente?

Já agora, se me pudessem dar nomes de produtos que já testaram e funcionaram, agradecia (;

Estão aqui algumas fotos para verem o quão grave estão os ferros da minha bateria...
Imagem Anexada
File Type: jpg IMAGE_265.jpg (93,1 KB, 96 leituras)
File Type: jpg IMAGE_267.jpg (52,4 KB, 77 leituras)
File Type: jpg IMAGE_268.jpg (57,2 KB, 67 leituras)
File Type: jpg IMAGE_270.jpg (63,8 KB, 73 leituras)
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #2
VMGT
 
Membro desde: 3-Set-2009
Local: Porto
Mensagens: 25
VMGT está no bom caminho
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Existe vários produtos para remover ferrugem, se fores a uma loja de coisas para automóveis encontras lá produtos para remover ferrugem, não sei de preços mas para o que é, não deve ser muito barato. Há um método barato e caseiro... Vinagre!

Aplicas vinagre nas zonas afectadas pela ferrugem e esfregas um pouco, em seguida deixa de molho em vinagre durante 30 minutos ou então metes uma boa quantidade de vinagre no local e deixas estar e depois esfregas de novo. E no fim esfregas com álcool para evitar que a oxidação acumule de novo.
Dizem que é tão eficaz como os produtos que há a venda e talvez o método mais seguro que podes usar.

Ou usas coca-cola, é usado para limpar a ferrugem das baterias de automóveis.

Atenção! Não falo por experiência própria, este é um método usado para remover ferrugem dos carros e não tenho a certeza se resultará nos ferros da bateria. É experimentares e contares aqui ao pessoal os resultados

Última edição de VMGT : Qua, 22 de Junho de 2011 às 16:36.
VMGT não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #3
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Ui Ui mas vais ter mto trabalhinho, isso com vinagre é fx desde que sejam pecas que consigas por em banho, limpar a esfregar não sei se te safas.
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #4
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Citação:
Mensagem Original de Arshaman Ver Mensagem
Ui Ui mas vais ter mto trabalhinho, isso com vinagre é fx desde que sejam pecas que consigas por em banho, limpar a esfregar não sei se te safas.
Arsha, tou a pensar em fazer o mesmo aos meus aros, quanto tempo se deve deixar as peças de molho?

Abraço!
__________________

nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #5
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Vai vendo é relativo, mas atenção dilui o vinagre em água, só é chato que tem que se desmontar peçinha a peçinha. :D
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #6
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Citação:
Mensagem Original de Arshaman Ver Mensagem
Vai vendo é relativo, mas atenção dilui o vinagre em água, só é chato que tem que se desmontar peçinha a peçinha. :D
Para mim o pior é voltar a afinar tudo como estava, mas desmontar as peças é mm na boa

mas deixo no vinagre e depois esfrego ou esfrego primeiro antes de por no vinagre?

Abraço
__________________

nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #7
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

outra maneira e gastares uns cobres e mandares lacar ou metalizar tudo de novo...
ou tu em casa, podes lixar a ferrugem com uma lixa fina e depois pintas com tinta pra metais anti oxidante.
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #8
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Mete na agua com o vinagre e deixa estar de molho, a quantidade de vinagre e o tempo que fica de molho depende sempre da qualidade do metal e da quantidade de ferrugem que la tens.

Eu nunca limpei assim nada como as fotos mostram, por isso nunca ficam mais que 1 hora em vinagre e agua com porção +/- a 50/50.

depois de la estar passa com um pano normal e vê o que acontece, se vires que ta a sair td na boa, optimo, esfrega um bocado, se axares que nem mexe, deixa tar td de molho, se mm assim vires que nao resulta mete ai 30 de agua para 70 de vinagre :P

Depois digam se resultou.
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #9
VMGT
 
Membro desde: 3-Set-2009
Local: Porto
Mensagens: 25
VMGT está no bom caminho
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Hoje experimentei numa anilha e resultou, pus um bocado de vinagre esfreguei e saiu a ferrugem :D

VMGT adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 9 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de nofx Ver Mensagem
mas deixo no vinagre e depois esfrego ou esfrego primeiro antes de por no vinagre?
Esfrega primeiro com um bocado de vinagre, se sair a ferrugem toda, fixe, não precisas de por de molho senão metes de molho

Última edição de VMGT : Qua, 22 de Junho de 2011 às 18:27. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
VMGT não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Junho de 2011   #10
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Obrigado pelas dicas, vou experimentar esfregar com vinagre um pouco os tripés para ver se acontece alguma coisa, não é muito fácil pôr os tripés de molho xD
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Junho de 2011   #11
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Ora bem, já retirei a ferrugem mais grave do tripé dos pratos de choque, mas retirar toda a ferrugem é muito dificil, é preciso esfregar mesmo muito xD (Pelo menos a minha mão já não fica suja ao deslocar o tripé.. xD)
Em anexo está o resultado (tem umas manchas mais amareladas mas isso saiu logo depois de passar um pouco de água).

E já agora, se alguém for fazer o mesmo com vinagre e um esfregão daqueles de aço ponham luvas antes xD Fiquei com as unhas castanhas, e é muito dificil de sair xD
Imagem Anexada
File Type: jpg IMAGE_265.jpg (106,3 KB, 57 leituras)
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Junho de 2011   #12
TiagoBernardo13
 
Membro desde: 15-Jan-2011
Local: Lousa
Mensagens: 146
TiagoBernardo13 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Boas Tavares,

O melhor mesmo é comprares um frasco de ácido ruster (vende-se na maioria das drogarias) e depois basta pincelares por cima da ferrugem e deixares secar, depois para removeres podes pôr óleo (pode ser de fritar) num pano e passar o pano onde puseste o ácido ruster, acho que depois disso está fixe ! ou então podes sempre depois de passares um pano com óleo passar com um limpo para tirar o óleo (fica sempre com outro aspecto e não escorrega xD )

PS: O ácido ruster deve estar por cima da ferrugem pelo menos umas 5 horas, depois fica imunizado e já não vais ter mais ferrugem nos tripés durante uns bons anos xD

Espero ter ajudado
TiagoBernardo13 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Junho de 2011   #13
BMC1992BMC
 
Membro desde: 21-Abr-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 36
BMC1992BMC está no bom caminho
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Eu arranjei um produto chamado "Barbot anti-ferrugem". Apliquei o produto sobre a ferrugem e esperei cerca de 24 horas. A ferrugem saiu toda. A seguir, passei um pano com "WD-40" nas peças para as proteger. A ferrugem nunca mais apareceu.
BMC1992BMC não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Junho de 2011   #14
pedro moreira
 
Membro desde: 21-Mai-2010
Local: maia
Mensagens: 542
pedro moreira será famoso em breve
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Podem sempre utilizar "massa de polir", normalmente utilizada para dar polimento á pintura dos automoveis.
Funciona muito bem para remover os pontos de ferrugem e ao mesmo tempo aviva o brilho dos cromados.
Abraço
pedro moreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Junho de 2011   #15
laurent
 
Membro desde: 17-Out-2007
Local: cartaxo
Mensagens: 24
laurent pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Citação:
Mensagem Original de Miguel Tavares Ver Mensagem
Boas a todos,
Desculpem se isto está na secção errada, mas como tem a ver com os tripés e os aros acho que fazia sentido colocar isto aqui...
Fiz uma pesquisa mas não encontrei nada sobre isto.

É assim, a minha bateria como foi comprada usada, já vinha com bastante ferrugem nos tripés e nos aros e eu por exemplo, quando vou a deslocar o tripé dos pratos de choque fico com a mão cheia de ferrugem, o que é bastante desagradável...

Já ouvi falar de produtos que retiram ferrugem, mas estou curioso se, após retirar a ferrugem com o tal produto (se resultar mesmo..) aquilo não vai voltar a enferrujar rapidamente?

Já agora, se me pudessem dar nomes de produtos que já testaram e funcionaram, agradecia (;

Estão aqui algumas fotos para verem o quão grave estão os ferros da minha bateria...
boas. olha experimenta passar c um bocado de duraglit (mas ve se n e abrasivo senão das cabo disso tudo) e de seguida secas bem o s tripés e passas c óleo num pano (tipo óleo dos carros mas novo lol). fiz isso na minha em 1998 e nc mais tive xatices. espero t ter ajudado. abraço
laurent não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Junho de 2011   #16
Moe Tucker
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 107
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: Retirar ferrugem da bateria

Xiiii, como isso está !!!. No entanto já vi e tratei de piores casos .

Nos aros e lugs dos tambores sugiro que uses lã de aço/palha de aço para retirar todos os pontos e escamas de ferrugem e depois passar um pano embebido em WD40. O WD40 é porreiro porque cria uma protecção contra a ferrugem (que tem de ser renovada ciclicamente claro !).

Nos parafusos, como são peças de difícil manuseamento, aconselho-te a mergulhares os ditos em vinagre ou coca cola durante um dia (cuidado com este tempo porque a mais começa a corroer o metal), passares por água, enxaguares e depois dar-lhes uma banhoca em óleo mineral fino (daqueles das máquinas de costura). O óleo penetra nos intervalos das roscas e ajuda, e muito, ao normal funcionamento nas afinações.

Nos tripés, parece-me que tens escamas de cromado a saltar. Nesses casos o melhor é passares uma lixa muito fina, conjugada com a tal lã de aço e nos pontos onde já não tens mesmo cromado passares umas pinceladas de tinta metalizada... vai ficar um bocado com mau aspecto, mas nessas zonas não vais lá só com a protecção do WD40.

Em último caso, se tiveres muito amor aos tripés, achares que eles têm algum valor monetário ou que são de excepcional qualidade e não encontras em lado nenhuns iguais, contacta uma cromagem ou casquilharia e pede um orçamento para te cromar ou niquelar (é mais barato) essas peças.

Toma atenção (sei por experiência própria), que os preços não são muito competitivos - um tripé fica qualquer coisa à volta dos 40-50 € - e que para cromar os pés e as partes móveis precisas de tirar os rebites (o que é uma coisa muita chata), comprar novos (boa sorte a encontrar rebites deste tipo) e colocá-los de novo (valha-nos Deus !!!!).

Espero ter ajudado,
Abraços

Última edição de Moe Tucker : Qua, 29 de Junho de 2011 às 10:51.
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Como posso gravar o som da minha bateria (e do resto da banda) no PC? Daniel Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 38 Qua, 29 de Novembro de 2006 00:18



São agora 10:05. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it