Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2008   #1
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro )

Pessoal

Ontem tive cm o meu prof. e tivemos a falar um pouco de afinações e ele deu-me uma sugestão interessante para afinarmos o nosso bombo:

Na pele de ataque apertamos os 4 parafusos de cima/baixo e os outros 4 deixamos um pouco mais soltos. Quanto à pele de resposta fica mais esticada (ou seja, os parafusos mais apertados) do que na pele de ataque. Obviamente que depois depende da sensibilidade de cada um e o seu proprio gosto.

Ao principio achei tudo isto um bucado estranho, porque vai um bucado ao lado do que anda por ai nos videos do pessoal e, regra geral, do pessoal daqui. Mas a verdade e que eu tinha o meu bombo afinado consoante as técnicas mais tradicionais e depois de usar esta técnica (para além de ser bastante mais acessivél) ficou com grande GRANDE som! Para além disso o que me surpreendeu foi a ENORME projecção que agora tem, esta mesmo muito bom!!!

Pergunto-vos se ja conheciam esta técnica, ou se concordam ou nao com ela...

Grande abraço!!
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2008   #2
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Técnica de afinação do bombo

Amanhã experimento, logo te digo

Desconhecia realmente..
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2008   #3
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica de afinação do bombo

Até experimentava para ver . Mas hoje o joão almeida afinou me o bombo, está com um som do caraças . Mas agradecia que o pessoal disse se qualquer coisa !


Abraço !
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2008   #4
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Técnica de afinação do bombo

tenho de experimentar, amanha drumkey na mao :
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2008   #5
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: Técnica de afinação do bombo

Ainda bem pessoal que vao experimentar, digam alguma coisa. Pessoalmente gostei bastante mais do som que consigo tirar agora do que tirava antes, e passava la mais umas horas do que foi hoje

Grande abraço
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2008   #6
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Técnica de afinação do bombo

Interessante! Tenho que ver se experimento isso, mas parece-me um pouco prejudicial à pele não?

Cada vez que receberem mais técnicas ponham aqui, tanto pa tarola ou toms sera porreiro
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2008   #7
Danny170
 
Membro desde: 29-Nov-2007
Local: Casa
Mensagens: 293
Danny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica de afinação do bombo

Penso que seja prejudicial ao casco! epa quero la saber da pele mais tarde ou mais cedo temos que comprar outra, mas penso que a diferença de pressões faz com que o casco empene! abraço
__________________
Life rules dude!
Danny170 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2008   #8
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Técnica de afinação do bombo

Isso é o normal!!! é assim ke se deve afinar um bombo ... dependendo dos estilos claro..

mas pra teres mais punch e atake, tens de LAÇAR a pele de atake e afinas de resposta mediante o tom do Casco numa oitava acima, é o que eu normalmente faço!
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2008   #9
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Técnica de afinação do bombo

Citação:
Mensagem Original de Danny170 Ver Mensagem
Penso que seja prejudicial ao casco! epa quero la saber da pele mais tarde ou mais cedo temos que comprar outra, mas penso que a diferença de pressões faz com que o casco empene! abraço
Ao casco não, porque repara: antes do hoop bater no casco, existe a protecção da pele... Aquela cenita cromada, logo não é por aí

Fabinni - Laçar a pele?
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #10
Ângelo
 
Membro desde: 22-Nov-2006
Local: Braga - Lomar
Mensagens: 1.192
Ângelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixe
Re: Técnica de afinação do bombo

nem o casco nem a pele, mas sim o aro é que deve ficar empenado.
fabinni acho que nao percebeste bem como ele disse, ou entao fui eu

ou entao nao percebi a vocês os dois.

custom explica melhor essa afinação por sintese. faz um edit no primeiro post vá lá...
__________________
Cymbals: Meinl Byzance Medium Hats 14" | Sabian AAX Dark crash 18" | Anatolian Baris Crash 16"

Ângelo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #11
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: Técnica de afinação do bombo

Pessoal nao consigo explicar isto de outra maneira, é bastante simples: na pele de ataque apertam-se os 4 parafusos de cima/baixo (como quiserem) mais do que os outros quatro, ou seja, no meu caso apertei os quatro de cima de modo que nao se deixa-se de ver aquelas superficies na pele (nao me lembro do nome), enquanto que os 4 de baixo praticamente pouco apertei... depois fui ajustando um pouco pelo ouvido.

Quanto à pele de resposta estiquei-a, ou seja, apertei um pouco mais do que os tais 4 parafusos de cima, de modo que me de a projecção que pretendia e o punchy ideal.

Penso que esta técnica nao tem qualquer problema com o casco, ja que como disseram este está sempre protegido por aquela zona da pele. Quanto ao aro também duvido que assim seja, mesmo apesar das diferenças de tençoes os meus lugs estão bastante bem colocados e o aro nao me parece de todo que vá empenar ou coisa parecida.

Abraços
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #12
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Gosto Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Hmmm, não creio que seja prejudicial a nada, uma vez que a pele é normalmente afinada com pouco aperto. Por isso nao me parece que possa empenar, até porque a tensão continua igualmente divida (apenas com menos parafusos)
Pá, parece-me uma excelente dica, amanha experimento. Tou com bom som no bombo, mas tudo o que vier a mais é sempre bem-vindo.
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #13
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Citação:
Mensagem Original de xano Ver Mensagem
Hmmm, não creio que seja prejudicial a nada, uma vez que a pele é normalmente afinada com pouco aperto. Por isso nao me parece que possa empenar, até porque a tensão continua igualmente divida (apenas com menos parafusos)
Pá, parece-me uma excelente dica, amanha experimento. Tou com bom som no bombo, mas tudo o que vier a mais é sempre bem-vindo.
Tou contigo Xano, tb nao acho que seja prejudicial. Se notar alguma coisa aviso logo, mas o meu prof usa o mesmo metodo ha bastante tempo e nao me alertou para nada...

Quanto ao som, eu tb gostava do som do meu bombo mas agora ta realmente outra coisa... perco muito tempo em afinações e agora acho que consigo finalmente o que queria, uma técnica mais acessivel e com grande sucesso
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Já conhecia essa técnica e também há uma idêntica mas para a tarola.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #15
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

eu nao sei ...
eu prefiro a pele de ataque quase parecida a uma tábua e a de resposta quase solta.
ja experimentei...
ha tantas tecnicas como gostos..
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #16
Danny170
 
Membro desde: 29-Nov-2007
Local: Casa
Mensagens: 293
Danny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à volta
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

eu não me estou a referir ao facto de teres pressões diferentes na pele de ataque e na de resposta porque eu isso também tenho! mas ter pressões diferentes na mesma pele danifica o aro da pele venha quem vier eu tenho ali umas peles para mostrar se for preciso! a questão agora é se danifica o casco também! porque um amigo meu tem uma tarola oval por causa disto, tudo bem que a tarola tem a pele mais apertada mas não sei se o bombo tambem não sofrerá as consequencias! abraço
__________________
Life rules dude!
Danny170 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #17
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Ao casco não, porque repara: antes do hoop bater no casco, existe a protecção da pele... Aquela cenita cromada, logo não é por aí

Fabinni - Laçar a pele?
LAÇAR OU LASSAR nao sei lol !! mas deve ser LASSAR !! Opah deixar a pele mais LAssa, tipo mais solta, a de atake é claro, assim faz com que seja mais grave e redondo o som, ao mesmo tempo com punch e atack.

Sinceramente essa tecnica de afinar os 4 parafusos de cima mais que os outros 4 de baixo, enfim .. deixa-me um pouco ..

Eu afino tudo por igual na pele de Atake, mas LASSA. ou seja aperto todos os parafusos á Mão, e depois dou um kuarto de volta em cada um.
NA pele de resposta/ressonancia, aperto igualmente os parafusos todos com a mao primeiro, REtiro todos os RINCKLES com a chave de afinação, e depois procuro o TOM do Casco.

E como é que sei qual é o TOM do Casco?

simples.

Tiras as peles todas, e se tiveres um Guitarra ou piano ao pe de ti optimo.

Enfias a cabeça dentro do Bombo, e bates com os NOS dos dedos, em PUNHO, no centro do bombo, mas na parte exterior, sempre com a cabeça la dentro. o TOM que der ou seja nota, identifico-a e vou a guitarra saber kual é !! depois, é so Afinar A de ressonancia numa oitava acima pra ficar mais esticada.

Esta é a tecnica que eu uso, e é a tecnica perfeita pra ter o som Quente redondo e gordo com PUNCH, no meu bombo!

Abraços !
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #18
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Eu tava a perguntar o q quer dizer laçar ou lassar lol

Eu sei é que as peles, não sendo afinadas em cruz estragam-se logo....
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #19
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Citação:
Mensagem Original de Fabinni Ver Mensagem
E como é que sei qual é o TOM do Casco?

simples.

Tiras as peles todas, e se tiveres um Guitarra ou piano ao pe de ti optimo.

Enfias a cabeça dentro do Bombo, e bates com os NOS dos dedos, em PUNHO, no centro do bombo, mas na parte exterior, sempre com a cabeça la dentro. o TOM que der ou seja nota, identifico-a e vou a guitarra saber kual é !! depois, é so Afinar A de ressonancia numa oitava acima pra ficar mais esticada
Sem dúvida, este fórum é uma coisa do outro mundo...!

Vivendo e aprendendo...!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #20
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Custom: acho que é capaz de não ser lá grande coisa pos aros (como ja disseram), mas tambem vou experimentar e depois digo qualquer coisa.


Fabinni: só não experimento pq tenho 'ouvidos de baterista' (como o guitarrista da minha banda diz)
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #21
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Citação:
Mensagem Original de João Gil Ver Mensagem
Custom: acho que é capaz de não ser lá grande coisa pos aros (como ja disseram), mas tambem vou experimentar e depois digo qualquer coisa.


Fabinni: só não experimento pq tenho 'ouvidos de baterista' (como o guitarrista da minha banda diz)

LOLOL compreendo, mas na precisas de MARTELAR LOLOL nem dar ao pedal, um simples toque com o no dos dedos e apanhas o tom do Casco !!

Fabinni adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 31 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Sem dúvida, este fórum é uma coisa do outro mundo...!

Vivendo e aprendendo...!

nem mais madeira, akele abraçO
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso

Última edição de Fabinni : Qui, 9 de Outubro de 2008 às 20:06. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Outubro de 2008   #22
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Citação:
Mensagem Original de Fabinni Ver Mensagem
LAÇAR OU LASSAR nao sei lol !! mas deve ser LASSAR !! Opah deixar a pele mais LAssa, tipo mais solta, a de atake é claro, assim faz com que seja mais grave e redondo o som, ao mesmo tempo com punch e atack.

Sinceramente essa tecnica de afinar os 4 parafusos de cima mais que os outros 4 de baixo, enfim .. deixa-me um pouco ..

Eu afino tudo por igual na pele de Atake, mas LASSA. ou seja aperto todos os parafusos á Mão, e depois dou um kuarto de volta em cada um.
NA pele de resposta/ressonancia, aperto igualmente os parafusos todos com a mao primeiro, REtiro todos os RINCKLES com a chave de afinação, e depois procuro o TOM do Casco.

E como é que sei qual é o TOM do Casco?

simples.

Tiras as peles todas, e se tiveres um Guitarra ou piano ao pe de ti optimo.

Enfias a cabeça dentro do Bombo, e bates com os NOS dos dedos, em PUNHO, no centro do bombo, mas na parte exterior, sempre com a cabeça la dentro. o TOM que der ou seja nota, identifico-a e vou a guitarra saber kual é !! depois, é so Afinar A de ressonancia numa oitava acima pra ficar mais esticada.

Esta é a tecnica que eu uso, e é a tecnica perfeita pra ter o som Quente redondo e gordo com PUNCH, no meu bombo!

Abraços !
HAHAHA curti xD

Vou enfiar a cabeça no bombo e já venho
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Fevereiro de 2009   #23
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Citação:
Mensagem Original de Custom Ver Mensagem
Pessoal

Ontem tive cm o meu prof. e tivemos a falar um pouco de afinações e ele deu-me uma sugestão interessante para afinarmos o nosso bombo:

Na pele de ataque apertamos os 4 parafusos de cima/baixo e os outros 4 deixamos um pouco mais soltos. Quanto à pele de resposta fica mais esticada (ou seja, os parafusos mais apertados) do que na pele de ataque. Obviamente que depois depende da sensibilidade de cada um e o seu proprio gosto.

Ao principio achei tudo isto um bucado estranho, porque vai um bucado ao lado do que anda por ai nos videos do pessoal e, regra geral, do pessoal daqui. Mas a verdade e que eu tinha o meu bombo afinado consoante as técnicas mais tradicionais e depois de usar esta técnica (para além de ser bastante mais acessivél) ficou com grande GRANDE som! Para além disso o que me surpreendeu foi a ENORME projecção que agora tem, esta mesmo muito bom!!!

Pergunto-vos se ja conheciam esta técnica, ou se concordam ou nao com ela...

Grande abraço!!
Já usei essa afinação e digo-te que resulta! O bombo fica mais seco e com mais kick!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Fevereiro de 2009   #24
Eduardo Ferreira
 
Membro desde: 3-Jan-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 141
Eduardo Ferreira será famoso em breve
Re: Será isto uma nova técnica de afinação do bombo? ( Desapertar alguns parafusos do aro

Acho que a questão aqui é a do aro sofrer várias tensões, ainda que tensões baixas por a pele estar bastante solta mas na minha opinião com o tempo poderá a vir danificar o aro na mesma...
Eduardo Ferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
ESTUDO: Dicas essenciais para o músico que vai entrar em estúdio! Renato Siqueira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 29 de Setembro de 2011 06:21
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46



São agora 11:44. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it