Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Ter, 19 de Setembro de 2006   #1
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Drum Dial/Drumdial ou Tama Tension Watch (medidor de tensão peles tambores) Vale a pena?

Aguem tem? o que acham acham que vale mesmo a pena investir nesses afinadores?
Sei que tambem existem um da marca Drum dial? Que sao um pouco mais baratos que os da tama....

Alguem pode me ajudar?
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Setembro de 2006   #2
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
Epá, não gastes dinheiro nisso...não vale a pena, mas mesmo nada. se queres gastar 30 contos gasta em baquetas, em peles,ou num bom prato.
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Setembro de 2006   #3
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de phurya
Epá, não gastes dinheiro nisso...não vale a pena, mas mesmo nada. se queres gastar 30 contos gasta em baquetas, em peles,ou num bom prato.
o phurya numera as razoes pk nao se deve comprar esse auxiliar!!!!
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Setembro de 2006   #4
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Caso haja dinheiro eu acho um bom investimento... e isso custa menos do que referes!!! Ou entao nao tamos a ver na mesma loja... será?

É um bom auxiliar mas tambem tens um afinador que escolhida a tensao do parafuso nao te deixa rodar mais o parafuso!

Eu afinei ha tempos a minha bateria com um aparelho desses... e causou inveja a algumas pessoas pelo som que tinha... e nao sou pro a afinar as baterias mas aquilo escolhes a tensao. Para alem de ser rapido obtens resultados fixes eu curti... (na altura nao tinha 90 euros pa dar por isso!)


DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #5
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Não compres,faz!!!

Boas! Gostaria de dar dois conselhos e uma explicação!
Primeiro que tudo aconselho a ter um aparelho desses ao contrário dos que regula a tensão do parafuso pois nestes casos basta o parafuso ter um pouco de ferrugem,a rosca moída ou outro problema para que a afinação tenha erros já que o afinador indica que se chegou à tensão mas na verdade é o parafuso que está preso
No caso deste aparelho da Tama o funcionamento é diferente já que a afinação vai depender da "maior ou menor depressão/tensão da pele"! Este aparelho é nada mais nada menos que um "relógio comparador" que, estando seguro numa base e por sua vez estando esta apoiada na pele, à medida que se estica a pele a "depressão" é menor fazendo com que a agulha gire nos sentidos do relógio! Para se porêm a pensar é com aparelhos destes que os serralheiros mecânicos centram os veios dos motores em relação a uma máquina! Amanhã postarem fotos e explicarei mais aprofundadamente o funcionamento! Na loja +/- €100 Caseiro €25 pelo "relógio2 e uma bjeca ao torneiro pela base
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #6
Eder
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: SM.Lamas - SM.Feira
Mensagens: 556
Eder está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Moura
Boas! Gostaria de dar dois conselhos e uma explicação!
Primeiro que tudo aconselho a ter um aparelho desses ao contrário dos que regula a tensão do parafuso pois nestes casos basta o parafuso ter um pouco de ferrugem,a rosca moída ou outro problema para que a afinação tenha erros já que o afinador indica que se chegou à tensão mas na verdade é o parafuso que está preso
No caso deste aparelho da Tama o funcionamento é diferente já que a afinação vai depender da "maior ou menor depressão/tensão da pele"! Este aparelho é nada mais nada menos que um "relógio comparador" que, estando seguro numa base e por sua vez estando esta apoiada na pele, à medida que se estica a pele a "depressão" é menor fazendo com que a agulha gire nos sentidos do relógio! Para se porêm a pensar é com aparelhos destes que os serralheiros mecânicos centram os veios dos motores em relação a uma máquina! Amanhã postarem fotos e explicarei mais aprofundadamente o funcionamento! Na loja +/- €100 Caseiro €25 pelo "relógio2 e uma bjeca ao torneiro pela base

100% de acordo:

1º Afinar pelos parafusos não é muito bom, pelas razões que apontaste, tou de acordo.

2º O aparelho da Tama, outro igual ou parecido, é muito bem vindo e por muitas razões, mesmo os pros usam-no, dizem que por exemplo quando vão tocar numa bateria que não é deles, ou que querem afinar em palco sem fazer barulho, este aparelho faz milagres.
Basta saber qual a afinação que queremos para cada pele, depois o aparelho não mente, tens lá o que queres.

3º Tens também razão quando dizes qual é origem do aparelho, trata-se mesmo de um "relógio comparador" é muito usado em laboratório e na industria em geral.

Eu comprei o meu usado, não ficou muito caro, mas com umas dicas qualquer um poderá fazer um aparelho destes. Olha, eu não vendo o meu.

Muito ou pouco, é de ter sim senhora....

Fiquem bem,
__________________
Eder
Eder não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #7
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
coloquem entao fotos desse alternativo...
Como se pode fazer um....
Pelo que ja falei com o tasse isso realmente faz milagres....
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #8
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
milagres nao faz, mas ajuda muito
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #9
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
agora tambem fiquei curioso para saber como se pode fazer um lol
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Acho que a compra ou não destes aparelhos depende de alguns factores, entre os quais destaco estes:

- Tenho realmente um ritmo grande de trabalho que me adiante ter algo que me facilite a vida ao afinar a bateria?! OU para aquilo que eu toco ao vivo consigo perfeitamente passar meia hora na garagem a tratar da afinação?

- O meu trabalho como baterista inclui gravações constantes e concertos em bons palcos com bom som, ou o que faço é amador? (há locais/palcos que teres a bateria afinada ou não é a mesma coisa).

- Tenho rendimentos suficientes para gastar 90 euros num aparelho?



Eu respondendo a estas perguntas chego à conclusão que para mim é um mau investimento.
Não toco assim tantas vezes como isso. Não faço um trabalho exigente que me obrigue a ter a bateria sempre afinada a 100%. A última nem vale a pena responder porque se as outras 2 respostas são negativas, mesmo que tivesse dinheiro é um mau investimento para o meu caso.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #11
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
epá...vocês façam o que quiserem com o vosso dinheiro, eu já utilizei várias vezes o afinador Tama e só não espetei com aquilo numa parede porque não era meu...se acham essencial terem uma cena dessas força,é o vosso dinheiro, eu não vejo grande utilização no meu caso...a grande maioria do ppl aqui não é pro, não está em tour, não passa meses a fio a gravar em estudio,e necessita manter o set afinado....epá,a maioria do ppl aqui tem mais é que se preocupar em comprar 1 bom set, bons pratos, e eu sou o 1º a dizê-lo...deixem-se lá de mariquices de afinadores...
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #12
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Sendo um forum tamos aqui para trocar ideias!
Cada um sabe de si e partilha as experiencias que ja viveu!
Eu expliquei o meu caso e falei que era um bom investimento, no caso de juntarem 3 ou 4 amigos sai barato isso! e em menos de nada temos isso afinado. No meu caso foi-me emprestado por uma banda conhecida e nao demorei mais de 15 minutos a por a bateria de modo a que fizesse inveja!
Claro que nao daria mto dinheiro so para ter isso so para mim.
Concordo contigo phurya, que devemos investir noutras coisas mas se um gajo puder usar... porque ha de mandar com isso à parede?


DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #13
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de phurya
epá...vocês façam o que quiserem com o vosso dinheiro, eu já utilizei várias vezes o afinador Tama e só não espetei com aquilo numa parede porque não era meu...se acham essencial terem uma cena dessas força,é o vosso dinheiro, eu não vejo grande utilização no meu caso...a grande maioria do ppl aqui não é pro, não está em tour, não passa meses a fio a gravar em estudio,e necessita manter o set afinado....epá,a maioria do ppl aqui tem mais é que se preocupar em comprar 1 bom set, bons pratos, e eu sou o 1º a dizê-lo...deixem-se lá de mariquices de afinadores...
desculpa la, kerias espetar o afinador contra a parede pk nao sabes afinar ou pk nao ves grande ajuda no aparelho????

axo k um grande numero de bateristas se calhar nao sabe afinar a bateria, este e um bom aparelho k pelo menos ajuda.
ganha-se experiencia a ouvir o som do timbalao/tarola/bombo. assim vai-se aprendendo ate chegar la.
e como nos guitarristas. acho k sao poucos os k nunca tiveram um afinador!!!
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #14
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
no meu caso tenho muitas mais coisas nas quais investir do que num afinador, como um pedal duplo, peles novas, pratos e tripés, um banco de jeito pk o meu nao vale ponta, e por ai a fora...
Mas ja que disseram que se pode fazer 1 em casa, penso que nao seja preciso 90€ para fazer um afinador caseiro.
Quem souber fazer um caseiro, que partilhe aqui com o pessoal para ver se vende ou não rende
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #15
Hugo Teixeira
 
Membro desde: 13-Mai-2006
Local: Espinho
Mensagens: 158
Hugo Teixeira está no bom caminho
Oi pessoal,

No que toca a afinadores de tensão eu acho muito bem adquirir,pois afinei a minha bateria com isso e ficou com um ganda som!
Mas também é verdade que dar 90 ou 100€ por isso é um bocadinho puxado!
Mas comigo resultou e tou a pensar em comprar um!

Abração
Hugo Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Setembro de 2006   #16
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de _TASSE_
...axo k um grande numero de bateristas se calhar nao sabe afinar a bateria, este e um bom aparelho k pelo menos ajuda.
...
e como nos guitarristas. acho k sao poucos os k nunca tiveram um afinador!!!
Concordo a 100%
O problema é que ainda há pessoal que só pelo facto de a bateria fazer algum "barulho" que até acham que é agradável,pensam que esta está afinada! Bateria afinada = pitch igual em pontos equivalentes = mesma nota nesses mesmos pontos! Imaginem se numa banda cada um tocasse com uma afinação em frequências diferentes! Ou um guitarrista com todas as cordas afinadas em Sol!!!
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #17
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de Hammer
Acho que a compra ou não destes aparelhos depende de alguns factores, entre os quais destaco estes:

- Tenho realmente um ritmo grande de trabalho que me adiante ter algo que me facilite a vida ao afinar a bateria?! OU para aquilo que eu toco ao vivo consigo perfeitamente passar meia hora na garagem a tratar da afinação?

- O meu trabalho como baterista inclui gravações constantes e concertos em bons palcos com bom som, ou o que faço é amador? (há locais/palcos que teres a bateria afinada ou não é a mesma coisa).

- Tenho rendimentos suficientes para gastar 90 euros num aparelho?



Eu respondendo a estas perguntas chego à conclusão que para mim é um mau investimento.
Não toco assim tantas vezes como isso. Não faço um trabalho exigente que me obrigue a ter a bateria sempre afinada a 100%. A última nem vale a pena responder porque se as outras 2 respostas são negativas, mesmo que tivesse dinheiro é um mau investimento para o meu caso.
Na minha opiniao é muito importante ter o som da bateria minimamente descente, seja eu um profissional que toco todos os dias ou um simples amador que toca uma vez por ano...
O som da bateria no meu modo de ver influencia na performace, ( quando estas a desenvolver o criar algo para uma musica por exemplo). Para mim a pior coisa que pode haver e tocar com a bateria com pessimo som...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #18
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Se souberes afinar uma bateria tens um bom som na mesma

Já me deram os parabéns pela afinação da bateria, em especial da tarola, e eu não uso qualquer aparelho auxiliar de afinação.

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 21 de Setembro de 2006 às 13:44.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #19
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
hello.

uma bateria por mas bem afinada que seja e sem a ajuda de um afinador (torquímetro) pode soar lindamente e ganhar vários elogios. vai soar identica a uma que foi afinada com um afinador.
mas já prestaram atenção que a pele ,o aro ,e o tambor sofrem pressões muito fortes pra satisfazer nossa afinação???? principalmente a tarola????
ao afinarmos uma bateria de ouvido podemos conseguir ótimas afinações,mas se as tensões não tiverem iguais ou próximas entre os parafusos ,tanto a pele como o aro sofrem com isso pois estão a sofrer uma pressão diferente em cada parte tornando seu desgaste e empenamento mas fácil.
querem um exemplo: retirem a pele e aro e apoiem os dois em uma superficie perfeitamente reta.agora veja se encostam perfeitamente na superficie... vai notar que haverá pequenos empenos tanto no aro como nas bordas da pele. tudo isso causado por uma pressão desigual das tensões. mas aí se perguntam: "e dai , tenho a bateria a um tempão e continua tudo na boa"
e eu pergunto:quantas vezes trocam de pele por ano??? quanto tempo leva pra tirar os harmonicos indesejaveis quando afina???usa fita ,abafador ou algo pra melhorar o som??? quantas vezes notou que um dos parafusos desapertou sozinho em relação aos outros???
já vi baterias que tinham um som excelente e quando fomos medir as tensões havia diferenças absurdas de um tambor pro outro.tiramos a pele e o aro pra ver:os dois empenadissmos.
o mal hoje em dia é que a maioria das pessoa não o conseguem usar o afinador e passam a detesta-lo.
o afinador não é feito pra afinar a bateria e sim pra auxiliar a afinação pra um melhor desempenho.
uma das formas de uso é: afina-se a bateria (sem afinador)da sua forma,após afina-la mede as tensões dos parafusos(com afinador).em seguida é só igualar as tensões menores com a maior tensão que voce mediu.quando tiverem todas iguais seu tambor além de estar com sua afinação "de ouvido" vai estar com as tensões equilibradas.
ai perguntam de novo "mas e daí???"
e eu digo: e daí ,que basta anotar as pressões de cada tambor e guardar.quando for trocar de peles basta ajustar até as tensões que anotou pra cada tambor e terá sempre a mesma afinação de antes.
e tambem quando tiver que usar outra bateria ,bastará que ajuste as tensões igual as da sua pra o som ficar bem proximo ao seu.
e ainda há o ponto em que podes ter várias afinações diferentes pra cada trabalho que for fazer,pois bastará apenas modificar as tensões.quando quizer voltar ao antigo som e só voltar a fazer as tensões que havia anotado antes.
por isso antes de falarmos de qualquer aparelho que seja temos que examina-lo ,testa-lo, e analisar todos os prós e contras pra depois tarmos a falar mal.
quanto ao dinheiro é questão de prioridades. cada um sabe o seu grau de profissionalismo dentro da musica. não adianta tar a comprar um afinador pra tocar em casa por hobbie. e tambem não adianta dizer que este aparelho não serve de nada só por que sabe afinar de ouvido.

agora eu que pergunto:POR ACASO ALGUEM SABE MEDIR TENSÕES DOS PARAFUSOS DE OUVIDO????

grande abraço
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #20
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de Hammer
Se souberes afinar uma bateria tens um bom som na mesma

Já me deram os parabéns pela afinação da bateria, em especial da tarola, e eu não uso qualquer aparelho auxiliar de afinação.
sim eu concordo, mais nao é todas as pessoas que tenhem as mesmas facilidades...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #21
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Maneiro, mas estás a esquecer-te de um pormenor importante.

Eu tenho o aro na minha tarola empenado, é verdade. Mas está empenado no lado do rimshot e não em mais lado nenhum. Se tivesse aro em die-cast estes não empenavam.
No timbalão de chão os parafusos que mais rápido se desapertam são precisamente do lado onde a baqueta bate e não nos outros. Isso acontecerá sempre, quer afines de ouvido quer afines com afinador.

O bombo tenho sempre os parafusos com a tensão igual e não desapertam, e quando acontece é uniforme porque o kick bate no meio da pele e não há nada a bater nos aros.

Posso não ter a tensão igual em todos os parafusos, mas é possível medir essa tenção com os dedos.
Tu vais ver qualquer workshop em que se fale de afinação e todos eles ensinam a verificar a tensão das peles/aros com os dedos e afinar de ouvido.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #22
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
ja tinho visto algumas materias relacionadas com isso é concordo com o maneiro...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #23
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Eu também concordo com o Maneiro. Só não concordo na parte que os aros empenam porque a bateria não está convenientemente afinada.

Tal como eu disse anteriormente, cada um que analise a sua posição na música e o que faz a nível de bateria, e pense para si se vale a pena ou não gastar 100 euros num afinador.

Tal como o Maneiro diz (e que eu já tinha dito o mesmo), se calhar gastar 100 euros para tocar em casa não será boa ideia.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #24
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
sim tambem concordo, agora por causa da afinaçao podes impenar o aro sim senhor...

Se porque se afinares mais um parafuso do que outro o aro ta a exercer mais pressao de um lado do que o outro...(tou a referir em escalas grandes) na pele é a mesma coisa.. Por isso que existe esquemas de de afinaçao,para repartir a pressao em todos os parafusos em igual...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #25
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Mas não é por mais meia volta menos meia volta que vais ficar com os aros todos empenados.

O meu da tarola está empenado, mas eu toco com a baqueta ao contrário e faço rimshots com força ao vivo.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #26
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
ok eu sei... nao tou a falar ao contrario... tou a falar na boa, so tou a por a minha opiniao...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #27
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
por acaso nao afino a tarola com o afinador, pk gosto da pele esticada, (bem esticada)
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #28
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Por acaso eu vi uns videos, nos quais eu me guiei para afinar a minha bateria, em que ele dis que se o aro estiver empenado (neste caso estava a falar do bombo que é de madeira, não sei se se referia tambem aos outros) pode passar para o corpo do tambor e estraga-lo tambem. Por isso desde que afinei a minha bateria estou com um peso na consciencia porque aquilo pode estar a emprenar o aro e estarme a estragar o bombo.

Esta teoria é verdadeira?

um afinador desses era o ideal para me tirar este peso da consciencia! LOL
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #29
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Hammer
Mas não é por mais meia volta menos meia volta que vais ficar com os aros todos empenados.

O meu da tarola está empenado, mas eu toco com a baqueta ao contrário e faço rimshots com força ao vivo.
Estás enganado pois basta uns mílimetros hoje,mais uns amanhã para chegares a um ponto "perigoso"! O facto é que nota-se mais do lado onde se faz o rim-shot!
Fazendo uma analogia um pouco exagerada mas mais facilmente compreensível pensa o seguinte: porque razão se colocam pesositos de chumbo para calibrar as rodas de um carro? Ora se o empeno por pouco que seja nestas pouco ou nada se nota a baixas velocidades ou que acontece quando a velocidade é maior!? -trepidação e mais trepidação
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #30
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Então porque é que são igualmente os parafusos do lado onde a baqueta bate que se desapertam e os outros não?

De qualquer maneira, isto da tarola já na tarola que eu tinha anteriormente se passava exactamente o mesmo. O lado do rimshot sempre foi o que empenou.
Eu na outra tarola cheguei a rodar o aro e coloquei a parte que já estava empenada numa "ponta" onde a baqueta não batesse. Resultado: fiquei com o aro empenado em dois locais

O lado onde se bate com a baqueta absorve muita força, com o tocar os parafusos desapertam-se o que faz com que seja mais fácil o aro empenar porque deixa de estar totalmente assente no corpo tarola.

Além do mais isso então levanta uma outra questão.
Vocês afinam a tarola com o afinador ao fim de cada música?! Ou logo após os concertos?!
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #31
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Pois,...

Os parafusos do lado que se bate,querem sejam eles da tarola quer de outro elementos, desapertam-se mais facilmente pois ao bateres estás a empurrar o aro desse lado para baixo pelo que a tensão nos parafusos vai baixar que juntamente com a vibração,faz com que estes se desapertem! A questão do afinar não é sistemático até porque os parafusos não se desapertam assim tanto e de qualquer maneira! -a não ser que as roscas estejam já moídas! Passa sim, pelo facto que se uma pele não for afinada mais ou menos bem desde o inicio nunca mais a consegues "levar" ao sítio pois vai ficar mais "frouxa" em determinadas zonas mesmo que, não sejam estas de impacto directo! A questão na afinação também passa pelo facto de algumas pessoas não terem o ouvido tão bem "ensinado" para distinguir bem as ferquências logo mais dificuldade a afinar pois no caso da tarola, devido aos harmónicos é mais difícil ter uma percepção do som real! Aliás, por experiência própria sei que numa tarola de brass sem abafadores e com pele nova, sem afinador a tarola fica com alguns harmónicos mesmo que no centro enquanto que com o afinador esses harmónicos passam a estar apenas nas laterais!
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #32
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Mas para afinar eu normalmente não toco no centro da pele. Aliás, eu por norma coloco 1 ou 2 dedos no centro da pele e afino os parafusos até estes ficarem com o mesmo timbre. Depois verifico o centro para ver como estão a funcionar os harmónicos, mas normalmente desde que a lateral da pele esteja no pitch/timbre que eu gosto e que já conheço, o centro está sempre afinado.

Sei que há quem não abafe o centro da pele e para mim se nao o fizer não consigo afinar a bateria.

A tensão pode ser verificada com os dedos, eu uso o polegar em toda a volta. Tento fazer sempre a mesma pressão. No final olho para a pele de maneira a ver se está totalmente assente no timbalão.

Obviamente que se usar um afinador a tensão da pele e do parafuso será perfeita.


Vamos lá esclarecer uma coisa, eu não estou a dizer que o afinador é uma treta!! Nada disso. O que eu estou a dizer é que para as minhas necessidades não acho útil gastar 100 euros num afinador.
Não sou nenhum expert a afinar baterias, mas o que sei permite-me afinar baterias de maneira que fiquem com uma boa sonoridade.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Setembro de 2006   #33
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Revejo-me nas palavras do Hammer no que toca a afinar "manualmente" a bateria!
Faço alguns se nao todos os passos que o Hammer refere... e fica com um som bem porreirinho... Claro que da mais trabalho do que usar um brinquedo desses que nunca pensei que causasse tanta discuçao (saudavel) no forum! É bom ver um topico como este!!!

MANEIRO - tambem curti as tuas palavras!

Um abraço
DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Setembro de 2006   #34
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Não posso... Fotos do afinador artesanal

Citação:
Mensagem Original de Hammer
Mas para afinar eu normalmente não toco no centro da pele. Aliás, eu por norma coloco 1 ou 2 dedos no centro da pele e afino os parafusos até estes ficarem com o mesmo timbre. Depois verifico o centro para ver como estão a funcionar os harmónicos, mas normalmente desde que a lateral da pele esteja no pitch/timbre que eu gosto e que já conheço, o centro está sempre afinado.

Sei que há quem não abafe o centro da pele e para mim se nao o fizer não consigo afinar a bateria.
Eu não disse o contrário! claro que não se afina no centro! Apenas se estiver bem afinada, mesmo sem abafadores, não há aqueles harmónicos no centro!
Aqui ficam para já umas fotos! Tentarei postar um vídeo o mais brevemente possível! Pode-se ver o relógio comparador (+/- €25 euros na Oxicentro) e a base (1 bjeca ao tornreiro)
http://img150.imageshack.us/img150/4497/1op8.png
http://img150.imageshack.us/img150/5641/2eq2.png
http://img291.imageshack.us/img291/2347/3rt5.png
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Setembro de 2006   #35
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de Hammer
Eu também concordo com o Maneiro. Só não concordo na parte que os aros empenam porque a bateria não está convenientemente afinada.
já tive 19 baterias todas bem afinadas e 15 delas empenaram tanto aro como pele apesar de estarem muitissimo bem afinadas. as restantes nunca empenaram pois passei a igualar as tensões. e eu não disse que bateria nao convenientemente afinada empena o aro . as tensões mal distribuidas é que estragam o aro. posso ter uma bateria desafinada em que as tensões estão perfeitas e não estragam o aro!!!!
veja se entendam:
uma bateria de seis pontos de afinação com as seguintes tensões: 1-70,2-70,3-74,4- 70,5-70, e 6- 66 soa perfeitamente afinada , só que as tensões estão totalmente fora de padrão nos parafusos 3 e 6 ,causando danos ao aro e pele.
com o afinador o parafuso 3 ia ser diminuido 4 pontos e o 6 aumentado esses 4 pontos igualando os 70 dos demais. a afinação continuaria a mesma só que equilibrada.é pra isso que o aparelho serve...
e como já disse antes o aparelho não é praticamente pra afinar a bateria e sim pra igualar as tensões depois de afinada para que se tenha uma afinação uniforme e um bom rendimento do tambor ao seu maximo.

não vejo o por que de tanta complicação por uma questão tão simples...

bye
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Peles Clear ou Coated? xRedStar7x Baterias Acústicas 8 Sáb, 5 de Março de 2011 12:12
Onde comprar Afinador de baterias em Portugal? (Drum Dial/Drumdial ou Tama Tension Watch) beat Aconselhamento para a compra de material 9 Qua, 3 de Fevereiro de 2010 20:39
Onde posso encontrar um Afinador TAMA Tension Watch TW100 à venda? Quais os preços? m@tiz93 Hardware, Acessórios e Equipamentos 14 Seg, 24 de Dezembro de 2007 05:04
Que bateria musical comprar? Tama Superstar, Yamaha Advantage ou Mapex M birch? Leodreammer Aconselhamento para a compra de material 25 Qua, 13 de Setembro de 2006 01:23
Bombo, Buraco! Almofada! Peles emparelhadas! vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Dom, 27 de Agosto de 2006 22:45



São agora 04:51. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it