Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 8 de Junho de 2008   #1
bazybeats
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: evora
Mensagens: 77
bazybeats será famoso em brevebazybeats será famoso em breve
Debate: O que é um baterista? O que é necessário para se ser um? Opinem! Participem!

hoje veio-me esta questão à cabeça e aqui estou para perguntar, e a vai

o que é um baterista?e o que é preciso para o ser?
bazybeats não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 8 de Junho de 2008   #2
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: bateristas

Para mim um baterista é uma pessoa que domina a bateria. Aquela pessoa que faz o que achas qu é impossivel um ser humano fazer.

O que é preciso? Muito, muito, muito treino..dedicação, amor á camisola(neste caso bateria ), tempo livre e claro, PACIÊNCIA!
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 8 de Junho de 2008   #3
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: bateristas

Um baterista é um músico que toca bateria, particularmente o kit de bateria (ou bateria americana), formado geralmente pelo bumbo, surdo, chimbau, caixa e pratos (podendo ter varios tipos de ton-tons)

E pa! A tua pergunta e um bocado esquisita!
Basicamente e o que disse em cima! Tens uma bateria, e desde que saibas tocar o minimo podes dizer que es baterista! Amador? Profissional? Isso ja e diferente...

Espero ter ajudado!
David!

David Calhau adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 18 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Campos Ver Mensagem
Para mim um baterista é uma pessoa que domina a bateria. Aquela pessoa que faz o que achas qu é impossivel um ser humano fazer.
Eu penso que uma pessoa que esta a prender pode se considerar baterista, amador, mas baterista! Isto e a minha opiniao!

Última edição de David Calhau : Dom, 8 de Junho de 2008 às 22:47. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 8 de Junho de 2008   #4
Hardstroke
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 18
Hardstroke está no bom caminho
Re: bateristas

Boas.


Para mim um baterista é todo aquele que:
  • estica os €s para conseguir comprar um prato hoje, umas peles daqui a dois mêses;
  • que no fim de um dia de trabalho cansativo ainda arranja um tempinho para dedicar à bateria;
  • que "perde tempo" e horas de sono a pesquisar e a procurar algo que lhe possa fazer evoluir e a treinar enquanto podia estar sentado no sofá, com os amigos, etc.;
  • e que muitas vezes a sua vida e feita em função da bateria desde comprar casa onde seja possível tocar, até...., enfim a história de muitas pessoas que frequêntam este forúm (e que por tudo isto têm o meu respeito).
Enfim isto é um baterísta, nem todos podemos ter um dom e ser excelentes instrumentistas, mas felizmente para sermos baterístas na minha opinão apenas precisamos de amar a bateria.

Abraço e desculpem o testamento ehehe
Hardstroke não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 8 de Junho de 2008   #5
tonydr1ve
 
Membro desde: 19-Mai-2006
Local: Santa Maria da Feira
Mensagens: 988
tonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luz
Re: bateristas

Boas.

Para mim um baterista é aquele que faz da batida do seu coração o seu ritmo e que faz das suas ideias uma "estrada" onde os outros músicos podem passear

Somos os maiores, os maestros, os condutores...

Rock' on

Abraços.

tony_DR1VE
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
"...one minute of success, takes a lifetime of hardwork..."Btrue to yourself... | Btrue to your music... | NEVER GIVE UP!!!
tonydr1ve não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 8 de Junho de 2008   #6
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Re: bateristas

Eu acho que o Tony disse, além de muito acertado foi profundo! Mas que grande frase! Eu nem me atrevo a fazer nenhuma desrição do que é ser baterista! Assino por baixo da frase do Tony e chega!

Esta frase até inspira uma pessoa a tocar bateria!


Abraço
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Junho de 2008   #7
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: bateristas

Vamos lá tentar responder a esta pertinente questão! Primeiro que tudo, Baterista é um músico que toca Bateria; agora vamos lá tentar explicar as várias vertentes: existe o músico própriamente dito, que estuda a "música", sabe ler partituras (representação escrita da música padronizada mundialmente), pode tocar tudo o que lhe metam à frente, mesmo sem nunca o ter tocado. Depois temos os chamados "tocar de ouvido" (bom ouvido para o ritmo e forma musical, sabem colocar as notas no sitío correcto), este tipo de Bateristas têm o seu habitat predilecto em grupos de baile e bandas de covers. Por final existe outra raça, onde me insiro, que não tendo nada para acompanhar, fazem os chamados como o pessoal aqui diz "jams, grooves, etç" conjuntos de ritmos agradáveis ao ouvido.
P.S: obviamente que esta minha definição é generalizada, pois sei que existe pessoal em bandas de baile ou covers que sabe ler partituras como existe tanbém nos chamados caseiros.

Cumps, não me batam
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Junho de 2008   #8
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Debate: O que é um baterista? O que é necessário para se ser um? Opinem! Participem!

Finalmente acho que alguem diz algo em condicoes!
Nao descordando que um baterista toca com a alma, etc...
Por amor de deus, um gajo que esta a comecar a aprender, ainda nao tem o beat e o groove, mas e um baterista...

Concordo plenamente com o trex!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Junho de 2008   #9
brandone
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: S.Mamede de Infesta
Mensagens: 55
brandone será famoso em breve
Re: Debate: O que é um baterista? O que é necessário para se ser um? Opinem! Participem!

acho que um baterista é simplesmente um gajo que toca bateria. não é preciso grande filosofia por tras.

agora um músico, ou até um baterista musico, é diferente. nao tou a falar de um instrumentista, ou alguem que sabe ler pauta. isso nao faz de ninguem musico. musico é que precisa de filosofias por tras. é um artista por definição, talvez. não um artesão.
brandone não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Junho de 2008   #10
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Debate: O que é um baterista? O que é necessário para se ser um? Opinem! Participem!

Há, defacto, diferenças entre ser baterista e ser um individuo que toca bateria.
Agora qual? Descubram vocês mesmos...
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Junho de 2008   #11
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Debate: O que é um baterista? O que é necessário para se ser um? Opinem! Participem!

Essa de tocar bateria, não é bem assim...tens umas baquetas, pregas umas bordoadas na menina e já está!? Isso tanbém o meu filho faz e aquilo não se parece com nada.
Para se ser "Baterista", à que pelo menos fazer os mínimos, fazer vários ritmos, acompanhamentos, breaks, etç.
Porque senão eu tanbém toco piano, basta carregar nas teclas...ehehehehe
Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Junho de 2008   #12
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
Re: Debate: O que é um baterista? O que é necessário para se ser um? Opinem! Participem!

hello.

baterista ....ser ou não ser ...eis a questão....

no MEU ponto de vista acho o seguinte....

ser um baterista é:

-tocar sua bateria com gosto pelo que faz.

-empenhar-se sempre em melhorar ,mas não pra se mostrar aos demais ,e sim pra concluir objetivos.

-respeitar os demais músicos ,somando com eles ao mesmo próposito que é a música ,e não tocar como um "solista" que tem uns músicos a acompanha-lo.

-é conhecer os pormenores do seu instrumento

-é criar ,independente de regras.

-é tocar com gosto,com garra ,e não por obrigação.

-é a cada bater do bumbo sentir o coração a vibrar junto e cada toque de tarola sentir um arrepio na pele.

-é não se importar de onde esteja a tirar som ,e sim o seu resultado final.

-é ter prazer a cada vez que senta ao banco da bateria

-é se preocupar menos com que os outros fazem e se preocupar mais com o que sabe e o que nescessita aprender.

- é ser humilde o suficiente pra admitir quando está errado ,seja perante um técnico de gravação, técnico de som ou membro da banda.

-é lembrar que não sabemos tudo ,nem nunca vamos saber....e que há sempre alguem que vai saber algo que não sabemos.

- é encarar outro baterista como um amigo de profissão e não como um rival .

- é ser profissional (ou pelo menos tentar) quando é preciso.

- é ter a bateria como sua "esposa" ... ( mas sem sexo..eh eh )

- é comunicar com milhões de pessoas atraves de suas baquetas num transe ritmico.

- é lembrar que não é só um solo que faz o baterista ,e sim o seu desempenho dentro da música.

- é ser membro do bateristaspt.com (eh eh eh eh eh eh ,não podia faltar)


Emfim.... bateristas ....há muitos.... só que uns Batem ... outros Tocam

abracione
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...

Última edição de MANEIRO : Seg, 9 de Junho de 2008 às 13:36.
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Junho de 2008   #13
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Debate: O que é um baterista? O que é necessário para se ser um? Opinem! Participem!

Citação:
Mensagem Original de TRex Ver Mensagem
Essa de tocar bateria, não é bem assim...tens umas baquetas, pregas umas bordoadas na menina e já está!? Isso tanbém o meu filho faz e aquilo não se parece com nada.
Para se ser "Baterista", à que pelo menos fazer os mínimos, fazer vários ritmos, acompanhamentos, breaks, etç.
Porque senão eu tanbém toco piano, basta carregar nas teclas...ehehehehe
Cumps
Concordo! Nao e bater, e tocar musica...Mas acho que alguem que esta a aprender e se empenha ja e baterista...

Citação:
Mensagem Original de MANEIRO Ver Mensagem
hello.

baterista ....ser ou não ser ...eis a questão....

no MEU ponto de vista acho o seguinte....

ser um baterista é:

-tocar sua bateria com gosto pelo que faz.

-empenhar-se sempre em melhorar ,mas não pra se mostrar aos demais ,e sim pra concluir objetivos.

-respeitar os demais músicos ,somando com eles ao mesmo próposito que é a música ,e não tocar como um "solista" que tem uns músicos a acompanha-lo.

-é conhecer os pormenores do seu instrumento

-é criar ,independente de regras.

-é tocar com gosto,com garra ,e não por obrigação.

-é a cada bater do bumbo sentir o coração a vibrar junto e cada toque de tarola sentir um arrepio na pele.

-é não se importar de onde esteja a tirar som ,e sim o seu resultado final.

-é ter prazer a cada vez que senta ao banco da bateria

-é se preocupar menos com que os outros fazem e se preocupar mais com o que sabe e o que nescessita aprender.

- é ser humilde o suficiente pra admitir quando está errado ,seja perante um técnico de gravação, técnico de som ou membro da banda.

-é lembrar que não sabemos tudo ,nem nunca vamos saber....e que há sempre alguem que vai saber algo que não sabemos.

- é encarar outro baterista como um amigo de profissão e não como um rival .

- é ser profissional (ou pelo menos tentar) quando é preciso.

- é ter a bateria como sua "esposa" ... ( mas sem sexo..eh eh )

- é comunicar com milhões de pessoas atraves de suas baquetas num transe ritmico.

- é lembrar que não é só um solo que faz o baterista ,e sim o seu desempenho dentro da música.

- é ser membro do bateristaspt.com (eh eh eh eh eh eh ,não podia faltar)


Emfim.... bateristas ....há muitos.... só que uns Batem ... outros Tocam

abracione
Exactamente! bater nao! TOcar sim!

Nao e pegar numas bquetas e dizer, sou baterista. e empenhar-se, mesmo nos ritmos mais simples, naqueles primeiros...e o que eu penso!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Junho de 2008   #14
H'Omac
 
Membro desde: 4-Mai-2008
Local: Portugal
Mensagens: 285
H'Omac será famoso em breveH'Omac será famoso em breve
Re: Debate: O que é um baterista? O que é necessário para se ser um? Opinem! Participem!

Visto de um modo.................diferente....baterista é a pessoa que se senta num banco pega em dois paus (um para cada mão),apoia os dois pés em dois bocados de metal que quando friccionados batem um em plástico e outro faz com que dois bocados de metal choquem, com os paus bate em metal e plástico devidamente esticados para produzir notas , e assim cria ritmos .
__________________
You can't Kill the Metal !
H'Omac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Junho de 2008   #15
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Debate: O que é um baterista? O que é necessário para se ser um? Opinem! Participem!

Ser baterista é ser músico que toca esse instrumento que é a bateria, tenha ele formação académica ou não. É tocar com o coração com a alma e o sentimento que esse querido e maravilhoso instrumento lhe proporciona! É melhorar, é aprender, é ter técnica através do feeling e feeling através da técnica! Como já disse aqui algures nalgum post, pode-se ser um péssimo baterista na sua execução e no entanto, ser um grande instrumentista... Ser baterista é não conseguir viver feliz, sem se sentar atrás desse seu pequeno/grande mundo que só a sua bateria lhe proporciona.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Autodidacta - Como Estudar Vicfirth5a CDs, DVDs, Livros e Manuais 12 Ter, 2 de Março de 2010 14:00
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12



São agora 21:56. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it