Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 6 de Julho de 2008   #36
Cyclop4ever
 
Membro desde: 30-Jun-2008
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 28
Cyclop4ever está no bom caminho
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

quais especificamente ?
Cyclop4ever não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Julho de 2008   #37
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

Citação:
Mensagem Original de Cyclop4ever Ver Mensagem
quais especificamente ?
Penso que qualquer uma deles servirá para um principiante a nivel de bateria não são m uito complexas as musicas deles
__________________
Keep it up!
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Julho de 2008   #38
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

ACDC
Robert Palmer
Como ja te disse, quase qualquer banda de rock "comercial". Normalmente é tum pa tum pa tum pa tum tum pa.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Julho de 2008   #39
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Como ja te disse, quase qualquer banda de rock "comercial". Normalmente é tum pa tum pa tum pa tum tum pa.
Exactamente dai a razão de musica comercial chupar rabos
__________________
Keep it up!
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Julho de 2008   #40
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

Nao sejas assim
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Julho de 2008   #41
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Fixe. Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

Pessoal, serei só eu a achar este assunto como um dos MELHORES DEBATES de SEMPRE aqui no nosso fórum...?!?


Já repararam que, quem perguntou não teve problemas em expôr as suas vergonhas, medos, receios, dúvidas, etc. e que a grande maioria dos que responderam ajudaram incansavelmente de forma impecável e sempre útil?

Já repararam que este assunto é um espelho do que qualquer baterista passa mais cedo ou mais tarde ao enfrentar os seus dilemas pessoais perante a luta inerente ao treino com metrónomo...?!?


Este assunto merece sem dúvida alguma as respectivas Avaliações de Reputação e das 'estrelas' do Assunto (lá no topo!) A meu ver, merece 5 estrelas!

(e que não se diga de ânimo leve que não se aprende nada neste fórum!!!)




Muito bom MESMO!!!

Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Julho de 2008   #42
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

Concordo plenamente! E para quem não sabe o utilizador em questao (o luis - Cyclop4ever) adicionou-me e todos os dias me vem por novas duvidas, questoes pertinentes, aconselhamentos para compras. Tem uma sede de aprender impressionante e talvez esteja a entrar numa nova fase da sua relação com a bateria. Está agora sim a apaixonar-se por este instrumento maravilhoso que todos nós amamos.
Mais: TAMBEM EU TOU FARTO DE APRENDER COM ELE. Aprendi que não fui o único a desmotivar no inicio, aprendi que ha duvidas que não tendo tido fui obrigado a compreender o porque de existirem, etc.

Mais uma vez: Um grande abraço ao luis e a todos os membros deste forum que o mantém cada vez mais vivo e cada vez mais centrado em evoluir na bateria, apesar de alguns posts "ovelhas-negras"

PS: Luis, espero por ti para vires dar uns toques na minha menina!

PPS: Acho que nunca tive tão activo no fórum e confesso que houve uma altura em que me afastei quase que por completo, devido aos tais posts menos interessantes.. Venham assuntos que nos façam evoluir - digo isto pq ontem li aqui o tópico "O que é preciso para ser um PRO?" - MUITO BOM!

Última edição de Over_drummer : Qua, 9 de Julho de 2008 às 14:22.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Julho de 2008   #43
Cyclop4ever
 
Membro desde: 30-Jun-2008
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 28
Cyclop4ever está no bom caminho
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

muito obrigado a toda a gente que me tem ajudado, que posso dizer mais ? grande apoio que se tem nesta grande comunidade !

se alguem tiver dicas e outras coisas que me possam ajudar a evoluir, agradecia que dissessem e se me quiserem adicionar no Msn, tal como o Over_drummer, estou sempre lá e sempre disponível para aprender.

Muito obrigado a todos mais uma vez ! rock on !
Cyclop4ever não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #44
fgomes
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 87
fgomes é uma jóia em brutofgomes é uma jóia em brutofgomes é uma jóia em brutofgomes é uma jóia em bruto
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

Bem vindo ao clube...

Se me chamarem nomes e me apontarem o dedo insultam-me menos do que o estupor do tic tac sempre a lembrar-me que tenho tanta noção de tempo como um caracol com arritmia.

Conselho: teima mais que ele. Eu toco há 14 anos e nunca usei metrómono, só agora me deu para isso, e dava um dedo mindinho para ter começado mais cedo com aquela maquineta infernal.

É sempre tarde demais para marrar com metrónomo. Se o bicho te frustra agora, não queiras imaginar daqui a 10 anos. É mesmo frustrante, acredita, dá raiva ter mau tempo. Portanto, marra com isso até teres um metrónomo em ti. Às tantas até começas a atravessar a estrada em tempo e a fazer síncopes nas listas brancas antes de chegar ao passeio.

fgomes adicionou o seguinte texto, 6 minutos e 15 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
ACDC
Robert Palmer
Como ja te disse, quase qualquer banda de rock "comercial". Normalmente é tum pa tum pa tum pa tum tum pa.
Bandas de punk-rock tb pautam por uma batida super simples.

Ou tens o exemplo dos Xutos. O Kalu tem sempre batidas simples, mas o Quartz é feito a partir de amostras de sangue dele. Os relógios suiços pagam direitos de autor ao gajo.

Qualquer música dos xutos é simples na batida, podes praticar com isso, tb.
__________________
Fernando Gomes

Última edição de fgomes : Seg, 4 de Agosto de 2008 às 19:04. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
fgomes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #45
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

Boas! Tocar com um metrónomo a acompanhar, ou alguém a bater palmas, ou o tic-tac do relógio, ou as pingas de água a cair da torneira na casa de banho é capaz de ser um bocado... complicado. Não será complicado se souberes:
- interiorizar (memória auditiva) o espaçamento entre os sons do metrónomo/palmas/tic-tac/pingas de água.

Tal como os segundos (visão), os tempos no metrónomo são interiorizáveis (audição).
Ao princípio tem que haver a habituação ao novo tempo. A habituação não se faz de outra forma senão ouvindo. Primeiro experimentas tocar ao mesmo tempo que compasso do som que estás a ouvir. Depois vais introduzindo as tais colcheias, semi-colcheias ( e essa nomenclatura toda que a malta sabe, ...right? (eu não) e tira umas ideias da caixa!

Podes começar por brincar com o metrónomo. Liga-o, põe o bicho a trabalhar. Usa os tempos mais tocáveis, pegas num rudimento qualquer, toca-o com o tempo do metrónomo. E aí a roda já está a girar, e vais acrescentando. Se saíres de tempo é só apanhares o tempo onde ele está. O tempo não foge nem come malta que bate em coisas, faz mal aos rins e ao colesterol. O tempo é amigo.

(citando os inúmeros e importantes posts anteriores)

Moral da história: O ritmo e o tempo podem e devem ser bons amigos.

Última edição de warlike : Seg, 4 de Agosto de 2008 às 19:35.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Junho de 2009   #46
BernasDrummer95
 
Membro desde: 18-Jun-2009
Local: Porto
Mensagens: 179
BernasDrummer95 pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Dúvida: Como treinar o ritmo? Como acompanhar as batidas do metrónomo? Desvio-me sempr

radiohead - creap , red hot - under the bridge, pearl jam - black... serve? tenta essas e da me a resposta! ah .. por exemplo AC/DC nada dificil.. e o tal tum tum pa... por ai xD

Mas sim, o problema esta nao podes nem deves comecar rapidamente no beat original, diminui vais ver que aos poucos apanhas a cena, e comecas a acertar no tempo sempre ali! eu nao quero para ja usar metronomo.. poderei eventualmente uma vez a outra! mas penso que e positivo o seu uso...
So ai aumentas claro o beat .. tens aulas de bateria? a quanto tempo tocas?

Última edição de BernasDrummer95 : Seg, 22 de Junho de 2009 às 22:00.
BernasDrummer95 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33



São agora 16:47. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it