Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 3 de Abril de 2006   #1
João Timbalão
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Oslo, Noruega
Mensagens: 18
João Timbalão tem uma aura espectacular à voltaJoão Timbalão tem uma aura espectacular à voltaJoão Timbalão tem uma aura espectacular à volta
Como Identificar Compassos

O mais importante para saber que compasso estamos a ouvir ou a tocar é identificar onde é que está o UM. A partir daqui basta contar a divisão proporcional mais natural até se voltar ao UM. Isto refere-se a o número de cima, que é o número de tempos, de beats do compasso. As valsas são ternárias, conta-se 123123. O compasso é um 3 por x. O "knocking On Heavens Door" é um quaternário, conta-se 12341234. O compasso é um 4 por x.
O x refere-se ao tipo de nota que vai ser atribuído ao número de tempos e depende da subdivisão. Se esta se fizer bem à pulsação mais naturalmente espaçada, será uma semínima que é um quatro. Se essa subdivisão fôr ímpar ou de divisor comum ímpar, ou se fôr muito desmultiplicada, é um 8, que é uma colcheia, ou um 16, que é uma semi-colcheia, etc. Isto não é sempre assim, e a escrita pode ajudar a perceber porquê, mas pode-se começar por usar estes princípios. De qualquer modo, saber SEMPRE onde está o UM é a coisa mais importante, principalmente para nós bateristas. Mesmo que não seja a nota de início da malha ou que não seja a nota mais forte da música e por vezes nem se toque, é a mais importante. Sabendo onde está o UM dá-nos o controle total da forma da música, onde começar e acabar as frases, os ritmos, as acentuações e as dinâmicas, até mesmo evitar tocá-lo e mesmo que nos atrapalhemos, nunca nos perdemos. Depois é só contar.
João Timbalão não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Outubro de 2008   #2
Bifes
 
Membro desde: 11-Dez-2006
Local: Almada
Mensagens: 136
Bifes será famoso em breveBifes será famoso em breve
Re: Como Identificar Compassos

Ora aqui está um bom post...uma explicação simples e eficaz!
Bifes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Outubro de 2008   #3
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Como Identificar Compassos

Ainda não tinha visto isto! Muito bom! O timbalao nunca mais cá veio?!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Outubro de 2008   #4
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: Como Identificar Compassos

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Ainda não tinha visto isto! Muito bom! O timbalao nunca mais cá veio?!

Não, infelizmente! Ele é autor de tópicos muito interessantes!!!
Dedicou-se às norueguesas!!!
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Outubro de 2008   #5
Nevermore
 
Membro desde: 21-Set-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 549
Nevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixe
Re: Como Identificar Compassos

Tópico do Timbalão = qualidade garantida.
Nevermore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Dezembro de 2008   #6
xefe
 
Membro desde: 29-Set-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 31
xefe pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Como Identificar Compassos

Contar é pa meninos.
xefe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Dezembro de 2008   #7
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Como Identificar Compassos

Citação:
Mensagem Original de xefe Ver Mensagem
Contar é pa meninos.
Ufa, ainda pensava que era menina. Agora deste-me a confirmação que não. Reputação negativa atribuida.

EDIT:.

Btw, bom tópico João. Já era de esperar. Quando poderes/quiseres, volta ao activo, era uma mais-valia.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira



Última edição de JP_ : Seg, 8 de Dezembro de 2008 às 20:54.
JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Dezembro de 2008   #8
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Como Identificar Compassos

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Ufa, ainda pensava que era menina. Agora deste-me a confirmação que não. Reputação negativa atribuida.

lol... ele disse aquilo a brincar... é preciso tanta coisa? o pessoal quer é rock n roll
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Dezembro de 2008   #9
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Como Identificar Compassos

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
lol... ele disse aquilo a brincar... é preciso tanta coisa? o pessoal quer é rock n roll
Não sabia q tavamos no off-topic...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Dezembro de 2008   #10
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Como Identificar Compassos

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
lol... ele disse aquilo a brincar... é preciso tanta coisa? o pessoal quer é rock n roll
Se tivesse sido eu a fazer o tópico acho que não iria gostar de receber estas brincadeiras.
Mostra um bocado falta de respeito para com um dos membros que das melhores mensagens postou por aqui.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Dezembro de 2008   #11
baquetas negras
 
Membro desde: 9-Nov-2008
Local: livramento-mafra
Mensagens: 200
baquetas negras está no bom caminho
Re: Como Identificar Compassos

post mt bom para kem nao sabe esplica mt bem msm
__________________
VaNdInHo drumMusic land .MAPEX

baquetas negras não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Janeiro de 2010   #12
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Compassos

Olá pessoal

Vi postado aqui como identificar os Compassos, (e bem, pelo Timbalão), mas não na quantidade deles.

Normalmente para os bateristas, ou seja, para a secção ritmica, as pautas estão na clave de Fá, porque é onde se situa o baixo, ou a mão esquerda do piano/teclados.

Só que a maior parte, exceptuando os que sabem claro, o pessoal só conhece 3 compassos.

Binário - Ex: Samba, bossa, algumas marchas e pasodobles

Ternário - Ex: Valsas, e alguns ritmos do progressivo e fusão e não só...

Quaternário - Ex: Os normais que todos conhecem

Agora e sem entrar nas subdivisões de 6,8 e 16 existem as combinações de Compassos complexos ou sejam:

5/4 - Ex: Take five, Mission Impossible

6/4 - Ex: Algumas Valsas, e temas de progressivo/fusão e não só

7/4 - Ex: A bridge do Music do John Miles

Isto só para falar na subdivisão por 4.

Há muito boa gente que pensa que o Samba e a Bossa são quaternárias, mas não são.

Embora em certas pautas, apareça 4/4 tem um C/ ( C cortado ao meio), o que reduz para metade o seu valor.

Mas no glossário "brasileiro", que parece que já foi "inventado" já aparece com 2/4.

Mas existem ainda muito mais compassos. Mas o importante é saber identifica-los, achar-lhes a pulsação. E acima de tudo saber estar confortávelmente nos tempos. "Pregos" toda a gente mete.

Hehe

Fiquem bem pessoal

Abraço a todos
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Janeiro de 2010   #13
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Compassos

Bom tópico.
Não sou gajo da teoria, pouco percebo disso, mas a nível de identificação de compassos é uma coisa que até gostava de saber mais.

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Há muito boa gente que pensa que o Samba e a Bossa são quaternárias, mas não são.

Embora em certas pautas, apareça 4/4 tem um C/ ( C cortado ao meio), o que reduz para metade o seu valor.

Mas no glossário "brasileiro", que parece que já foi "inventado" já aparece com 2/4.
Li uma entrevista de um baterista brasileiro (cujo nome não me lembro), que dizia isso mesmo. Ele dizia que a Bossa é 2/4 e os americanos é que mudaram para 4/4 para tornarem o estilo mais mainstream/americanizado.

Como dizia um outro músico, os americanos pouco inventam, tornam é o que é inventado nos outros países mais comercial.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Janeiro de 2010   #14
herba
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Tavira
Mensagens: 45
herba será famoso em breve
Re: Compassos

Excelente Tópico!!!

Desafiava o autor deste post a colocar aqui links de exemplos de ritmos com som e algumas demonstrações do que acabou de ser escrito.

Acho k a coisa ainda ficava melhor!!

Obrigado e parabéns pelo post!
__________________
ENJOY LIFE
herba não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Janeiro de 2010   #15
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de herba Ver Mensagem
Excelente Tópico!!!

Desafiava o autor deste post a colocar aqui links de exemplos de ritmos com som e algumas demonstrações do que acabou de ser escrito.

Acho k a coisa ainda ficava melhor!!

Obrigado e parabéns pelo post!
Olá Herba
Se queres que eu coloque á mão eu coloco, dá trabalho, mas no problem, agora links?
è para o pessoal dizer depois, que tudo o que sei vou buscar á net? Estás a perceber? è que já me aconteceu dizerem-me isso. No caso de postar com som, pelo menos para mim é dificil também visto eu ser um perfeito leigo em matéria de informática, mas vou tentar com a little help of my friends.
Fica bem
Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qui, 7 de Janeiro de 2010 às 18:25.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Janeiro de 2010   #16
luanfmarques
 
Membro desde: 20-Ago-2009
Local: Abrantes
Mensagens: 318
luanfmarques está no bom caminho
Re: Compassos

Cara, parabéns pelo tópico!!!
luanfmarques não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Janeiro de 2010   #17
ressu
 
Membro desde: 1-Jul-2008
Local: Barcelos
Mensagens: 58
ressu está no bom caminho
Re: Compassos

Só para acrescentar mais umas informações à questão dos compassos complexos:

5/4 : pode ser combinado de várias formas, isto é:
- 5/4
- 1/4 + 4/4
- 2/4 + 3/4
- etc... mais o resto das combinações:

7/4: a mesma maneira de combinar:
- 7/4
- 1/4 + 6/4
- 2/4 + 5/4
- 3/4 + 4/4
- 3/4 + 3/4 + 1/4
- ...

Quando falo nestas combinações, refiro-me mais especificamente aos acentos fortes, explicado:
- Pegando num exemplo prático:
Combinação 5/4 : 2/4 + 3/4

A acentuação mais forte será no primeiro tempo do 2/4 e no 1ºtempo do 3/4,
ou seja, no 1ºtempo do 5/4 e no 3ºtempo do 5/4.

1 2 3 4 5 - 5/4 normal
1 2 1 2 3 - 5/4 combinado de 2/4 + 3/4

É claro que estas combinações podem ser também feitas sobre compassos mais simples.

Espero ter acrescentado alguma coisa de útil.
ressu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Janeiro de 2010   #18
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de ressu Ver Mensagem
Só para acrescentar mais umas informações à questão dos compassos complexos:

5/4 : pode ser combinado de várias formas, isto é:
- 5/4
- 1/4 + 4/4
- 2/4 + 3/4
- etc... mais o resto das combinações:

7/4: a mesma maneira de combinar:
- 7/4
- 1/4 + 6/4
- 2/4 + 5/4
- 3/4 + 4/4
- 3/4 + 3/4 + 1/4
- ...

Quando falo nestas combinações, refiro-me mais especificamente aos acentos fortes, explicado:
- Pegando num exemplo prático:
Combinação 5/4 : 2/4 + 3/4

A acentuação mais forte será no primeiro tempo do 2/4 e no 1ºtempo do 3/4,
ou seja, no 1ºtempo do 5/4 e no 3ºtempo do 5/4.

1 2 3 4 5 - 5/4 normal
1 2 1 2 3 - 5/4 combinado de 2/4 + 3/4

É claro que estas combinações podem ser também feitas sobre compassos mais simples.

Espero ter acrescentado alguma coisa de útil.
Olá Ressu
Desculpa discordar da 1ª parte do teu comentario, mas não são compassos complexos o que postaste, mas sim compassos compostos o que´são outra coisa. Pelo que aprendi, compassos complexos, são compassos de raiz complexa, ou seja assim já nascidos, compassos compostos são compassos adiccionados, que muito bem tu referes noa 1ª parte do teu comentário. Mas fico muito satisfeito por saber que há aqui pessoal muito bem (in)formado e com boas bases musicais. Muito bem Ressu.

Fica bem
Um Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #19
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Compassos

he he !
e eu que ha uns dias atras tive a oportunidade de ouvir isso na bateria da minha filha por um maestro da batera !
PS. da proxima vez sou eu que pago a conta !
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #20
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
he he !
e eu que ha uns dias atras tive a oportunidade de ouvir isso na bateria da minha filha por um maestro da batera !
PS. da proxima vez sou eu que pago a conta !
Olá Enes
Maestro? Eu? Só se fôr do cozido á portuguesa.
Isso da conta, vai-te ficar caro. HEHE
Fica bem
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #21
herba
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Tavira
Mensagens: 45
herba será famoso em breve
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Olá Herba
Se queres que eu coloque á mão eu coloco, dá trabalho, mas no problem, agora links?
è para o pessoal dizer depois, que tudo o que sei vou buscar á net? Estás a perceber? è que já me aconteceu dizerem-me isso. No caso de postar com som, pelo menos para mim é dificil também visto eu ser um perfeito leigo em matéria de informática, mas vou tentar com a little help of my friends.
Fica bem
Abraço
Quem julgar, seja o que for, é por falta do que fazer.... e a internet serve mesmo pra isso.. é uma ferramenta espectacular k temos todos acesso... como tal deve ser bem aproveitada!
Eu coloquei esse desafio, mas se der muito trabalho deixa estar.. apenas pensei que seria "ouro sobre azul" no teu tópico.

Abraço
__________________
ENJOY LIFE
herba não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #22
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
he he !
e eu que ha uns dias atras tive a oportunidade de ouvir isso na bateria da minha filha por um maestro da batera !
PS. da proxima vez sou eu que pago a conta !
E eu?? Não como????
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #23
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
E eu?? Não como????
Temos de marcar os 3 ou quem mais quiser vir, uma grande jantarada. Mas não PIZZAS!!!!!!!
Cozido á portuguesa e com todos os itens.
Eu convido. O Enes paga.
Ouvi dizer que há um bom restaurante lá para as bandas de Esposente,
"A COZINHA DO ENES". hehehehe
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #24
ressu
 
Membro desde: 1-Jul-2008
Local: Barcelos
Mensagens: 58
ressu está no bom caminho
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem

...

Agora e sem entrar nas subdivisões de 6,8 e 16 existem as combinações de Compassos complexos ou sejam:

5/4 - Ex: Take five, Mission Impossible

6/4 - Ex: Algumas Valsas, e temas de progressivo/fusão e não só

7/4 - Ex: A bridge do Music do John Miles
...
Peço desculpa por discordar, mal tal como foi dito são compassos complexos.

Compassos compostos são aqueles em que a divisão do tempo é ternária, ou seja em três partes. Tal como o 6/8, 9/8 etc...

Aquilo que quis mostrar são apenas combinações que são utilizadas na utilização dos compassos apresentados inicialmente.
ressu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #25
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de ressu Ver Mensagem
Peço desculpa por discordar, mal tal como foi dito são compassos complexos.

Compassos compostos são aqueles em que a divisão do tempo é ternária, ou seja em três partes. Tal como o 6/8, 9/8 etc...

Aquilo que quis mostrar são apenas combinações que são utilizadas na utilização dos compassos apresentados inicialmente.
Olá ressu
Ah sim, tens razão rapaz. Estava a perceber mal. Claro que sim. Nem quis entrar nas outras subdivisãoe ainda para não criar ainda mais confusão.
Bem hajas
Fica bem
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #26
ressu
 
Membro desde: 1-Jul-2008
Local: Barcelos
Mensagens: 58
ressu está no bom caminho
Re: Compassos

Ok LMR60,

compostos, complexos um gajo faz sempre confusão...
um gajo as vezes troca-se sem dar por ela pensei que tinha trocado.

Abraço
ressu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Janeiro de 2010   #27
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de ressu Ver Mensagem
Ok LMR60,

compostos, complexos um gajo faz sempre confusão...
um gajo as vezes troca-se sem dar por ela pensei que tinha trocado.

Abraço
Hehehe
È mesmo.
Confusão desfeita
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Janeiro de 2010   #28
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Compassos

Citação:
Mensagem Original de herba Ver Mensagem
Excelente Tópico!!!

Desafiava o autor deste post a colocar aqui links de exemplos de ritmos com som e algumas demonstrações do que acabou de ser escrito.

Acho k a coisa ainda ficava melhor!!

Obrigado e parabéns pelo post!
Boas Herba
Não vou criar um novo tópico, porque este basta muito bem
Conforme pediste
aqui vai:

2/4
, aqui tem poliritmia em vários compassos
Podes incluir algumas marchas, pasodobles nem todos

3/4
Tambem as valsas, e alguns temas de fusão

4/4

5/4

6/4

7/4

7/8
9/8

12/8



Há mais poliritmos, mas acho que já dá para entenderes
Meti aí um pouco de Clássico , porque também é um estlo que gosto bastante e também tem direito á vida

Um abraço

LMR60 adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 36 segundos depois:

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qui, 28 de Janeiro de 2010 às 20:02. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 27 de Maio de 2012   #29
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Como Identificar Compassos

eu a re-estudar e a reler isto....

por exemplo temos um compasso muito conhecido... o 7/4... ouvir a musica MONEY DOS PINK FLOYD....
os compassos podem ir até 15 só que aí a coisa é compicada e eu nunca ouvi ninguem a tocar numa musica especifica...
agora por exemplo um compasso de 11 poderia ser um 3-3-3-2 ou 3-3-2-3 ou continuando por aí ou mesmo um 6-5 ou 5-6 ect...
só que para tocar um compasso desses, maestro ou a pessoa encarregada de te dar a musica deverá concerteza dizer-te qual o compasso a seguir...


como ler um compasso ?
se for de 3 será feito assim... 1 para baixo, 2 para a direita, 3 para cima...
se for de 4 será feito assim... 1 para baixo, 2 para a direita, 3para a esquerda e 4 para cima
se for de 2 será feito assim... 1 para baixo, 2 para cima...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Os pratos da Soultone racham mais que os outros pratos? Como funciona a garantia? VmsR Pratos (Cymbals) 28 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:56
Esplanada: Piadas de bateristas (Drummer jokes) semi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 8 Sex, 23 de Dezembro de 2011 11:31
Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar? Diogo Pereira Baterias Electrónicas 21 Dom, 2 de Janeiro de 2011 15:16
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33



São agora 12:30. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it