Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Apreciação e Debate de Escolas e Professores
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Apreciação e Debate de Escolas e Professores Questões sobre escolas de música, professores particulares, métodos de ensino, preços de aulas da bateria, percussão, etc.
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anúncios!


Ver Resultados da Sondagem: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?
Autodidacta 230 61,83%
Aulas 142 38,17%
Votantes: 372. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #1
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Bem, acho que não há nenhuma votação para se ter uma noção de como os users aqui do forum aprenderam a tocar bateria...
Assim já se fica com uma noção!

Eu nunca tive aulas... Aprendi tudo sozinho mas sempre que possível aconselho aulas. Por todos os aspectos possíveis e imaginários (evolução, velocidade de aprendizagem, etc.)

Abraço!
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #2
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

tambem sou autodidacta e subscrevo o que disseste
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #3
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Aprendo sozinho mas tenho aulas ao mesmo tempo...
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #4
pmrosendo
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 73
pmrosendo está no bom caminho
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Não posso dizer que aprendi visto que ainda poucos ritmos sei tocar, no entanto considero-me autodidacta com a grande desvantagem de chegar a um ponto de onde não se passa sem umas aulas a sério.
pmrosendo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #5
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Tenho aulas, mas vou vendo uns videos aqui e ali...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #6
snyper
 
Membro desde: 9-Jan-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 229
snyper tem uma aura espectacular à voltasnyper tem uma aura espectacular à volta
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Bem, ainda estou na fase 1; (fase 0 é quando n se toca )

Comecei há cerca de uma ano como autodidacta, depois em Fev e Março tive aconselhamentos e acompanhamento do meu amigo Hugo Moreira (Y?; In-Solitude, Fears Tomb) e também o Orange_lab, que é o baterista da minha outra banda ía-me dando uma luzes, mas eu estava mais interessado em comprar material e descobrir o som dos pratos, a história da bateria, marcas e afins do que tocar verdadeiramente.

Foi também esse percurso que fiz com a fotografia, só depois de estar minimamente elucidado da teoria é que comecei a fotografar...lol

Alguma malta das lojas já se passam, porque sei nem de cenas e marcas e preços e afins (isso já é defeito do curso de Gestão de Marketing que estou quase a terminar)

Assim e cada vez mais sou autodidacta, e estou a gostar de ser, tenho descoberto tudo por mim, por isso é que estou tb aqui neste fórum, e assim até sabe melhor.

Por vezes, peço a bateristas amigos mais experientes que me vejam e ouçam, para com as suas opiniões combater de inicio erros e más posturas.

Rebel-Drummer, grande ideia, não sei se já havia estas sondagem aqui, pelo menos eu ainda n tinha visto

Vou-me que ainda quero rever mais o dvd dos Opeth ...o Lamentations, para sacar cenas.

Última edição de snyper : Sex, 9 de Janeiro de 2009 às 00:35. Razão: erros
snyper não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #7
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

2 meses de aulas apenas, toco (ou tento) á 3 anos, considero-me auto-didacta..
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #8
ivosilva11
 
Membro desde: 24-Mar-2008
Local: Barcelos
Mensagens: 50
ivosilva11 está no bom caminho
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Eu tive um ano de aulas, aprendi uns ritmos, uns breaks, e umas musicas foleiras.

Depois tive a minha bateria e comecei a aprender por mim mesmo, e aprendi muito, porque em relação ao que aprendi na escola que estava, penso que evolui muito.
ivosilva11 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #9
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

autodidata, so tive 1 mes de aulas com o vicky.
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #10
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Nunca pus os pés numa aula d bateria! all by myself!
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #11
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Tenho aulas no conservatório à sete anos . Mas percussão ... Eu devo tocar bateria na aula de 6 em 6 meses . Por isso aprendi muito sozinho
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 10 de Janeiro de 2009   #12
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Eu também ando no conservatório e sei que muita da técnica, controlo de tempo, sentido ritmico e melódico, etc foi desenvolvida lá, mas, tal como com o David, na percussão e não na bateria.

Claro que depois não é dificil por aí além aplicar na bateria, mas nao é a mesma coisa...

Portanto, não me considero auto-didacta, visto que até já tive aulas mesmo de bateria durante 2 anos.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 10 de Janeiro de 2009   #13
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

aprendi a maior parte dos ritmos sozinho mas depois comecei a ter aulas nem que fosse para ler partituras, agora , aos sabados dou aulas . recomendo sempre ter aulas, claro que sao caras e custa a todos mas ha certas coisas que so se aprende com quem ja sabe.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 10 de Janeiro de 2009   #14
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Embora ao início tenha tido (muito poucas) aulas, acho que o que sei hoje devo-o a mim, ao meu empenho e, principalmente, à ajuda do pessoal aqui do forum.
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 11 de Janeiro de 2009   #15
Vasco Martins
 
Membro desde: 10-Set-2007
Local: Setubal
Mensagens: 98
Vasco Martins está no bom caminho
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Autodidacta. Por enquanto, como ainda tou no início, não tou a pensar em aulas. Vou vendo pela net e pelo fórum.
Vasco Martins não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 12 de Janeiro de 2009   #16
david oliveira
 
Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
Mensagens: 306
david oliveira será famoso em breve
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Autodidacta na bateria mas ao mesmo tempo estive 8 anos numa banda filarmónica a tocar tuba. Comecei a ter aulas há 3 meses +/-! e já toco à 15 anos, claro que nos 1.os anos só tocava quando a banda ensaiava pois não tinha condições para ter uma bateria em casa.
__________________

Última edição de david oliveira : Qua, 28 de Janeiro de 2009 às 11:56.
david oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Janeiro de 2009   #17
Stupify
 
Membro desde: 14-Out-2006
Local: Costa de Caparica
Mensagens: 442
Stupify será famoso em breve
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Autodidacta ha 4 anos,mas ando a pensar numas aulinhas para corrigir vicios.
Stupify não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Janeiro de 2009   #18
chipi
 
Membro desde: 9-Dez-2007
Local: Arganil-coimbra
Mensagens: 204
chipi será famoso em brevechipi será famoso em breve
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

eu tive prai um mes de aulas..mas era so de musica,do genero saber onde é o dó ou o mi na pauta...depois da parte pratica o maestro mandava me para a bateria e eu ficav ali sozinho sem fazer nada...passado esse mes assim,entrei na filarmonica,isto tudo porque para entrar tive que ser eu a treinar em casa e etc...

portanto sou auto

abreijos
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC] --->my life..my love <3
chipi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Janeiro de 2009   #19
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Sou autodidacta.
Na música sempre fui autodidacta.

Para o que quero da música ser autodidacta é suficiente, mas caso quisesse ir mais longe teria optado por ter aulas.

Autodidacta é bom porque cria a componente de improviso, mas se depois esta componente for complementada com aulas é mais fácil e rápido atingir-se um patamar técnico e musical suficiente para se ir mais além na música.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Janeiro de 2009   #20
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Autodidacta infelizmente, nao por opção propria mas por falta de opções!

Cumprimentos
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 25 de Janeiro de 2009   #21
Samuka_Xutos
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 19-Mai-2007
Local: Leiria
Mensagens: 120
Samuka_Xutos está no bom caminho
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Apesar de ter tido aulas durante alguns, tenho de me considerar autodidacta.
Mas aconselho vivamente aulas, aprende-se com mais rigor e logicamente, mais depressa.
Samuka_Xutos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Janeiro de 2009   #22
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Tenho 7 anos de bateria, sempre tive aulas. Este ano entrei para a universidade, o dinheiro nao estica, pelo que a partir de agora sou autodidacta tambem, mas com muita formação.
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Janeiro de 2009   #23
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Por enquanto e por tempo indeterminado autodidacta!

Não rejeito de todo umas aulinhas no futuro!
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Fevereiro de 2009   #24
RedShadow
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Santarem
Mensagens: 85
RedShadow está no bom caminho
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Historia da minha vida lol, eu á uns anos apaioxenei-me pela bateria, mas nunca pensei que este amor foce caro. Bem andava sempre a tocar em almofadas, sempre a toda a hora, e a ver videos, fiz muitas tecnicas mal, mas fiz lol, resumindo, aprendi sosinho com almofadas!?!? lol
Quando toquei numa bateria a sério, passado umas horas, já dava conta daquilo. Tive um mes ou menos aulas mas tive de sair, por isso acho que aprendi sosinho.


peace
RedShadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Fevereiro de 2009   #25
Ticó
 
Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 764
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Comecei como autodidacta aos 19 anos (já tarde), e continuei assim até aos meus 23 anos, e evoluí muito pouco mesmo. Depois resolvi entrar numa escola (JBJazz) e tive dois anos e picos a aprender e a malhar a sério e posso-vos dizer que sem dúvida é importantissimo ter aulas para se evoluir.
__________________
(ex-Eumesmo)
Ticó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Fevereiro de 2009   #26
Wakai
 
Membro desde: 15-Jan-2009
Local: Brasil
Mensagens: 107
Wakai tem uma aura espectacular à voltaWakai tem uma aura espectacular à volta
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Fiz pouco tempo de aulas, infelizmente o professor não era grande coisame ensinou alguns ritmos e viradas que eu podia ter aprendido sozinho desde então me considero autodidata
Wakai não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Fevereiro de 2009   #27
acalem
 
Membro desde: 31-Jan-2009
Local: Porto
Mensagens: 19
acalem está no bom caminho
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Tive aulas durante 10 anos, de bateria e instrumentos de percussão, incluindo a parafernália toda (timbales, xilo-, marimba- e vibrafone, congas, etc.). Nunca gostei de contar compassos, o que valeu uns quantos valentes "puxões de orelhas"; sempre preferi sentir o ritmo e tocar naturalmente. O problema é que no Conservatório as aulas de bateria eram sempre acompanhadas por aulas de solfégio o que, em parte, me fez desistir. Aos 19 anos não tive paciência para continuar a tocar o que me mandavam tocar e decidi tornar-me autodidacta. Toquei em algumas bandas, o que foi óptimo para pôr tudo o que aprendi em práctica. Depois tive mais de 10 anos parado, mas sempre com o bichinho cá dentro, até que recentemente decidi retomar tudo. :-)

Última edição de acalem : Sex, 27 de Fevereiro de 2009 às 11:26.
acalem não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Março de 2009   #28
lfrp1
 
Membro desde: 7-Dez-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 20
lfrp1 está no bom caminho
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Bem eu ca tive um ano para tirar as bases mas agora aprendo sozinho...
Partitura ali partitura aqui e pronta aprendo mais qualquer coisa...
Invento e faço a partitura do que inventei para não me esqueçer...
è bom aprender sozinho xD
Abraço
lfrp1 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Março de 2009   #29
w.t.profi
 
Membro desde: 12-Out-2008
Local: portimão
Mensagens: 8
w.t.profi está no bom caminho
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

tive auças durante 6 meses .depois e ate hoje tenho evoluido com a pratica e em conjunto com musicos que tocam outros instrumentos
w.t.profi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Março de 2009   #30
danny
 
Membro desde: 28-Mar-2009
Local: Sabugal (Guarda)
Mensagens: 47
danny está no bom caminho
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

desde que comecei tenho aulas!! subscrevo a todos, pois penso ser o melhor método para conseguir o melhor
danny não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Abril de 2009   #31
Abdrummer
 
Membro desde: 3-Abr-2009
Local: Curitiba
Mensagens: 156
Abdrummer será famoso em breve
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Absolutamente auto-didacta, mas se pudesse teria aulas.
__________________
Se não consegues pedalar...vai ao ginásio que isso passa
Abdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Abril de 2009   #32
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

100% auto-didacta, mas assumo que se ganham maus vícios ao tentar ultrapassar as dificuldades que nos vão surgindo. Assim que for monetariamente possível irei provavelmente tentar ter aulas, para que possa atingir outro nível.

Sinceramente, acho que é saudável chegarmos a este ponto em que percebemos que necessitamos de novos desafios e de aprender de perto com outras pessoas que sabem muito mais que nós.
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Abril de 2009   #33
leonel-mendrix
 
Membro desde: 26-Out-2007
Local: Pombal
Mensagens: 253
leonel-mendrix será famoso em breve
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Toco bateria há 1 ano e meio, nos primeiros 6 meses com uma century toda marada, e de há 1 ano pra cá com uma RF porreirinha (jazzy look) em maple!

Sou autodidacta... mas aconselho aulas... ando a a ficar com vicios no pé do bombo, mierde! O fórum tem-me ajudado imenso

E divido o tempo livre na guitarra eléctrica, autodidacta também!
É um passatempo que vai dando para distrair e bem, pq adoro música!
leonel-mendrix não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 18 de Abril de 2009   #34
st3ngah
 
Membro desde: 15-Abr-2009
Local: .
Mensagens: 28
st3ngah será famoso em breve
Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Citação:
Mensagem Original de Wakai Ver Mensagem
Fiz pouco tempo de aulas, infelizmente o professor não era grande coisame ensinou alguns ritmos e viradas que eu podia ter aprendido sozinho desde então me considero autodidata
Amen!!

Subscrevo o que o Wakai disse.
Comecei a aprender musica aos 5/6 anos e parei aos 16. Durante estes anos aprendi muita teoria musica, flauta, orgão e depois piano. Até aqui tudo bem.
Depois parei e comecei a aprender bateria (numa banda) e viola com um dos guitarristas.
Uns tempos depois quando já me entendia com a bateria tive "aulas" durante três ou quatro meses mas aquilo era mesmo uma vergonha e acabei por sair...

Por isso tal como a maioria de nós, no que diz respeito à bateria, considero-me autodidata e queria ver se num futuro próximo conseguia ter aulas. Mas desta vez aulas a sério!

Um abraço
st3ngah não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Abril de 2009   #35
vilinha
 
Membro desde: 14-Fev-2009
Local: Porto
Mensagens: 7
vilinha está no bom caminho
Ideia Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?

Boas

Eu a tocar bateria sou autodidacta. Mas estudei percussão clássica no conservatório durante um ano, e aprendi muita coisa mesmo. Entretanto, depois disso ja passou muito tempo, e de vez em quando o que faço é ter uma aula ou duas com um musico que tenha alguma técnica que me agrade. Aproveito essa aula ao máximo e depois pratico em casa até saber fazer os exercicios que me vão levar à tecnica que vi esse musico a utilizar. Portanto já tive aulas esporádicas com vários músicos e aqui e ali vou apanhando as técnicas que mais me interessam, ou não necessáriamente as técnicas, mas as qualidades de cada mestre com quem me cruzo. Também aprendo imenso em concertos ao vivo. Fico atento principalmente ao baterista. Embora ultimamente tenha aprendido que para se tocar bem tem de se aprender a ouvir melhor o resto da banda.

Um conselho: ouçam bem os vossos companheiros de banda. Não façam ritmos só porque são dificeis de fazer.

Quanto a aulas,
cada um tem a sua forma de aprender. Mas se querem ser músicos profissionais o melhor que têm a fazer é ter aulas com um professor muito bom, e isto é muito importante, é preciso gostar do professor. Ele passa a ser o nosso mestre e para isso é preciso admirá-lo e compreendê-lo.
Nunca ir para casa com dúvidas.
Usufruir das aulas ao máximo e divertir-se.

Se sais da aula aborrecido, sem ter compreendido nada e sem vontade de voltar lá. Não voltes, é porque esse não é o melhor professor.

No entanto, no tempo que tenho tido de aprendisagem, muitas vezes deparei-me com a necessidade de ultrapassar o meu orgulho.

A humildade é muito importante.

Ja tive professores que me disseram coisas que eu não gostei de ouvir. Mas foram coisas importantes para o meu crescimento como músico. Portanto, quando vos fizerem uma crítica dura, ouçam-na com os ouvidos da verdade e não com os ouvidos do ego ou do orgulho.

Para se tocar bem é preciso gostar do que se faz, e não ha melhor forma do que encarar as dificuldades com consciência da (nossa) realidade e com bom humor.

Com professor ou sem professor o importante é estudar. Mas estudar o ensinamento dos mestres. E dos grandes livros como:

Progressive steps to Syncopation, by Ted Reed
ou
Stick Control for the snare drummer, by George Lawrence Stone

Estes dois são essenciais.

E acima de tudo ser metódico. Uma vez que quando se estuda algo tão belo e tão grande como a música, é muito fácil dispersar.

Uma vez, em conversa com um dos melhores músicos do panorama jazzístico português, ouvi o seguinte:

"Para se ser um músico semi-profissional, desses que se ouvem num ou noutro bar, e que soa bem, é preciso no mínimo durante um ano, estudar três a cinco horas por dia."

Portanto, se tivermos em conta que músicos como Benny Greb, ou Jojo Meyer, ou Vinnie Colaiuta, ou Steve Gadd, ou Dave Weckl, ou Danny Carey estudam todos os dias aí umas oito horas, e que tocam bateria há anos, começamos a aperceber-nos do longo trajecto que há pela frente, e que realmente não há tempo a perder.

No entanto, a vida é tão curta!

Agora pensa!

hehehe

Abraços

Victor Rodriguez

Última edição de vilinha : Sáb, 25 de Abril de 2009 às 18:44.
vilinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Ter aulas ou não? LorDrummeR Apreciação e Debate de Escolas e Professores 26 Ter, 23 de Junho de 2009 11:43
Sondagem: Qual o preço das aulas de bateria (mais ou menos) actualmente? Leodreammer Apreciação e Debate de Escolas e Professores 32 Sex, 10 de Abril de 2009 00:07
Bombo, Buraco! Almofada! Peles emparelhadas! vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Dom, 27 de Agosto de 2006 22:45
Alguém tem manuais ou conhece sites internet que tenham lições / aulas / dicas sobre Jazz? beat Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 1 Sáb, 15 de Julho de 2006 16:30



São agora 08:26. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it