Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Qua, 8 de Outubro de 2014   #1
R2D2
 
Membro desde: 3-Set-2007
Local: Santo Tirso
Mensagens: 14
R2D2 está no bom caminho
Absorção sala ensaio

Boas,

tenho uma sala em minha casa onde de momento tenho a minha bateria. O problema é o do costume... volume e reflexões.

Dado que não preciso de isolar a sala como um estúdio (tal como vi por aqui: lã de rocha, pladur, sala dentro de sala, etc, até porque a minha sala é bastante pequena 3.3mx3.3m), estava a pensar em apenas absorber o som, pois, ao reduzir alguns dbs, a percepção de volume diminui substancialmente e, se conseguir fazer com que apenas passem cerca de 55dbs para fora da sala é bastante aceitável dado ser tipicamente o nível de uma conversa.

Estava a pensar usar uma cortina de teatro (aquelas típicas vermelhas) pois, pelo que noto dos palcos que já passei, estas cortinas funcionam muito bem em impedir que passe som de palco para a plateia enquanto estão fechadas.

Gostava de saber se alguém experimentou algo do género (com tecidos grossos/pesados), que resultados obteve e onde posso encontrar.

Obrigado
R2D2 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Novembro de 2014   #2
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Absorção sala ensaio

Ora boas,

Já cheguei a fazer umas gravações numa garagem onde a apetrechei de cobertores pendurados e carpetes no chão. O que se consegue é um som mais seco, sem reverberação. Claro que ao não haver tanta reverberação, e corrijam se estiver enganado, a propagação do som vai sofrer alterações, mas na minha opinião não serve para "abafar", ou seja, se tiver que sair ele sai!!
__________________
"Que a música vos companhe!"
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Novembro de 2014   #3
knk
 
Membro desde: 30-Mai-2006
Local: Santarém
Mensagens: 176
knk será famoso em breveknk será famoso em breve
Re: Absorção sala ensaio

Isto numa percepção (velho acordo) de pedreiro será qualquer coisa como:
A esmagadora maioria do som sai pelo teto (novo acordo). Partindo do princípio que as paredes são de tijolo e com reboco no acabamento, não terás propriamente buracos para o som sair, logo começa pelo teto. E pela porta, claro... Se tens uma sala de 3,3 metros, serão cerca de 10m2. Não deve ser difícil.
Se tiveres placa, compra wall/roof mate que é uma esferovite azul que encontras no aki, por exemplo, pregas no teto e colas por cima umas placas de espuma acustica da mais fina (custa 5 euros cada m2 na musicstore). Aproveita e compra mais 3 ou 4 de cada para forrares a porta - lembrando que deve ficar um pouco de excesso para além das forragens da porta para evitar que o som saia em demasia.
Aqui resolverás parte do teu problema e manténs a acustica da sala.
Se não tiveres queixas dos vizinhos, dado que a sala é de facto pequena, aconselho ainda uns auriculares para reduzir o ruido da bateria. Vais continuar a ouvir tudo na perfeição, só que mais baixo...

NOTA: Se não tiveres sala com placa nem sei por onde começar... mas ia ficar aqui a dar-te um autentico plano de obras...

NOTA2: Cortinas nas paredes são inconsequentes na redução de som para o exterior.

NOTA3: Não forres as paredes todas a alcatifa ou carpetes. Pela dimensão presumo que a sala só seja usada para tocar bateria, logo em menos de um ano tens isso cheio de ácaros e outra bicharada. Ainda ficas todo comichoso e com alergias
__________________
Dinâmicas pessoal... dinâmicas!
knk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Acústica - Reflexão do som, reverberação e tratamento geral da acústica da sala de ensaio. JoãoCampos Som, Acústica, Software e Sites de internet 23 Ter, 28 de Maio de 2013 17:11
Ajuda para Sala de Ensaio / Mini-Estudio brucer03 Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 2 Seg, 14 de Maio de 2012 02:13
Sala de ensaio MitchKabuza Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 3 Qua, 3 de Agosto de 2011 17:05
Queres Criar A Tua Sala De Ensaio? Rafa Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 12 Sáb, 21 de Maio de 2011 01:02
sala de ensaio ainda em projecto!!!! jdourado Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 0 Sáb, 27 de Novembro de 2010 13:51



São agora 14:04. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it