Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bateristas e Percussionistas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Bateristas e Percussionistas Espaço para falarem sobre os vossos bateristas e percussionistas preferidos


Resposta
Opções
Não lido Qui, 2 de Maio de 2013   #1
Diogo Vinagre
 
Membro desde: 17-Abr-2013
Local: Amora
Mensagens: 11
Diogo Vinagre é uma quantidade desconhecida por enquanto
Funk/Jazz para ouvir

Boas pessoal. Eu não gosto de me fixar num género, e apesar de ter começado há apenas seis meses quero aprender alguns ritmos destes dois géneros. Parecem ser dos estilos mais técnicos e complexos para se tocar, e por isso gostaria que me dissessem um ou dois(ou até mais) albuns de cada género com alguns ritmos não-tão complexos. Agradecia a resposta :D




P.S: Não sabia onde pôr este assunto, se estiver mal indiquem onde o colocar sff
Diogo Vinagre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 2 de Maio de 2013   #2
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Funk/Jazz para ouvir

Boas
Gosto da tua aptência para esses estilos e por isso vou tentar dar-te informação do melhor que conheço.
Aqui vai:

Grover Washington JR.
Didier Lockwood
Fourplay
Yellow Jackets
GRP
George Benson
Jamiroquai
Shakatak
Mezzoforte
Level 42
The Roots
Miles Davis
Barry White
Earth, Wind & Fire
Lee Ritenour
Lee Carlton
John Scofield
Jean Paul Bourely
Gino Vanelli
Michel Camilo
Crunch
Stephen Graphelli
Jon Wiseman
Area
Nueva Manteca
TOTO
Lucio Batisti
Djavan
Tânia Maria
Sérgio Mendez
Tavares
Wheather Report
Dave Grusin
Félix Papalardi
AL DI MEOLA
Jean Luc Ponty
Frank Zappa


Acho que já chega mas......................e porque não......
EXPENSIVE SOUL


Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Maio de 2013   #3
Diogo Vinagre
 
Membro desde: 17-Abr-2013
Local: Amora
Mensagens: 11
Diogo Vinagre é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Funk/Jazz para ouvir

Muito obrigado pelas dicas. E é tudo do melhor ? E nem tinha pensado em expensive soul ahah
Diogo Vinagre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Maio de 2013   #4
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Funk/Jazz para ouvir

Maceo Parker :D
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Maio de 2013   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Funk/Jazz para ouvir

tens seis meses de bateria e ja queres ir para jazz/ funk ?

tens alguma base de 4/4 ?
rudimentos ?

cuidado com o salto....
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Maio de 2013   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Funk/Jazz para ouvir

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
tens seis meses de bateria e ja queres ir para jazz/ funk ?

tens alguma base de 4/4 ?
rudimentos ?

cuidado com o salto....
Bom ponto! Sem as bases sólidas nunca vais conseguir tocar um bom swing.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Maio de 2013   #7
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Funk/Jazz para ouvir

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
tens seis meses de bateria e ja queres ir para jazz/ funk ?

tens alguma base de 4/4 ?
rudimentos ?

cuidado com o salto....
Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Bom ponto! Sem as bases sólidas nunca vais conseguir tocar um bom swing.
Boas
Discordo absolutamente por um único ponto.
O que o impede de ouvir?
Falando por mim, muito da minha defeituosa e parca formação, passou pela audição exaustiva de temas e imaginando o meu set á frente. Hoje isso chama-se air drumming, naquele tempo chamavam-me demente e coisas piores.
Se o rapaz gosta do estilo, nada perde e muito pelo contrário em ouvir e apreciar.
Muito se aprende a ouvir e a "sonhar" "tocando" com quem se ouve.
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Maio de 2013   #8
Diogo Vinagre
 
Membro desde: 17-Abr-2013
Local: Amora
Mensagens: 11
Diogo Vinagre é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Funk/Jazz para ouvir

Ahah é um facto que air drumming já faço há muito mais tempo. xD
E não tenciono ir para os mais dificeis. Vou fazendo o que posso, e logo vou-me desafiando a mim próprio a coisas mais complicadas. Para além do facto que por isso é que perguntei o que tinham para ouvir. Hoje já tentei jamiroquai e é bastante porreiro. Não é assim tão complicado que tenha que ter as bases todas e tem um groove que me agrada bastante. A parte do jazz foi mais para conhecer melhor o género e de facto perceber que tipo de técnicas são utilizadas. Sei o ritmo básico, e para além disso pouco mais, mas para isso é que temos hoje a internet!
Diogo Vinagre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Maio de 2013   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Funk/Jazz para ouvir

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas
Discordo absolutamente por um único ponto.
O que o impede de ouvir?
Falando por mim, muito da minha defeituosa e parca formação, passou pela audição exaustiva de temas e imaginando o meu set á frente. Hoje isso chama-se air drumming, naquele tempo chamavam-me demente e coisas piores.
Se o rapaz gosta do estilo, nada perde e muito pelo contrário em ouvir e apreciar.
Muito se aprende a ouvir e a "sonhar" "tocando" com quem se ouve.
Abraço
Claro que conhecer nunca fez mal a ninguém! Também comecei assim como referes!
Estava a dizer é que para conseguir um bom swing, e já estou a falar na fase de "meter as mãos à obra" acho que se deve conseguir ter uma boa base rítmica já adquirida.

Conhecer e começar a ter a capacidade de compreensão do que se está a ouvir não tem fases e isso deve-se sempre fazer, e independentemente de se saber ou não executá-las, mas compreendê-las e imaginá-las na cabeça é realmente importante como referes.
Muita música aprendi eu a tocar de cabeça e só assim consegui executar algumas delas. Só depois de as visualizar na cabeça é que consegui passar para a bateria.
ALiás, eu até defendo que se não conseguirmos tocar a peça "na cabeça" (de cabeça) jamais conseguiremos tocar essa peça na bateria.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Maio de 2013   #10
Diogo Vinagre
 
Membro desde: 17-Abr-2013
Local: Amora
Mensagens: 11
Diogo Vinagre é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Funk/Jazz para ouvir

Ah em resposta às bases e aos rudimentos:
base de jazz, rock, funk, bossa nova(mais ou menos), reggae, punk e blues.

rudimentos sei o single, double e tripple paradiddle, flam, single, double e triple(ainda a tentar) stroke. Se isto tem nomes em português não sei porque aprendi na net.

Em tempos, consigo alguns em 7/4 (money, mother, e outras de pink floyd, sei mais ou menos a 7/4 dos memória de peixe)

Ao que conta ghost notes, consigo minimamente aplicar a um ritmo simples.

Mas se isso não é suficiente para tentar tocar dos swings mais simples também não faz mal, tentarei mais tarde com mais conhecimento :D
Diogo Vinagre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Maio de 2013   #11
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Funk/Jazz para ouvir

sim.. eu nao digo para nao escutares... antes pelo contrario , nos bateristas devemos escutar todo o tipo de musica.
agora entre escutar e tocar ha uma margem bem grande, disseste que tinhas seis meses de bateria e que querias conhecer outros tipos musicais, conhecer sim , tocar ... acho que ainda nao.. temos que ter bases solidas para isso ...
eu taopouco tenho... posso ouvir , posso tentar idealizar/compreender as batidas, mas quando estamos sentados no banco do instrumento nao e a mesma coisa, por mais que se saiba toda a musica.

o Leonel ensinou-me um ritmo base brazileiro, Samba. eu ouco-o , eu toco-o , mas... logo ele corrigiu-me na posicao das maos a tarola, quero dizer com isso ... eu batia 3 com a mao direita e uma com a mao esquerda , o que faz quatro... pois nao ! eram duas em cada mao para termos relance e posicionamento da mao direita no timbalao senao ja me atrapalhava.

pois... sem bases , por mais que se saiba nunca se sabe como deve de ser.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Maio de 2013   #12
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Funk/Jazz para ouvir

Citação:
Mensagem Original de Diogo Vinagre Ver Mensagem
Ah em resposta às bases e aos rudimentos:
base de jazz, rock, funk, bossa nova(mais ou menos), reggae, punk e blues.

rudimentos sei o single, double e tripple paradiddle, flam, single, double e triple(ainda a tentar) stroke. Se isto tem nomes em português não sei porque aprendi na net.

Em tempos, consigo alguns em 7/4 (money, mother, e outras de pink floyd, sei mais ou menos a 7/4 dos memória de peixe)

Ao que conta ghost notes, consigo minimamente aplicar a um ritmo simples.

Mas se isso não é suficiente para tentar tocar dos swings mais simples também não faz mal, tentarei mais tarde com mais conhecimento :D
Boas
Entâo, com essa teoria toda (ainda bem), porque não poes aí um video teu com os 7/4?
Gostavomos todos de ver Vinagre.
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Maio de 2013   #13
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Funk/Jazz para ouvir

Há um DVD de um grande mestre que eu gosto muito que é: "Tommy Igoe - Groove Essentials.
De certeza que te vai ajudar
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Maio de 2013   #14
Diogo Vinagre
 
Membro desde: 17-Abr-2013
Local: Amora
Mensagens: 11
Diogo Vinagre é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Funk/Jazz para ouvir

inventar é mais complicado mas posso tentar! em que ritmo ?
Diogo Vinagre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Maio de 2013   #15
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Funk/Jazz para ouvir

Continuando a lista do Leonel, da qual eu retirei também algumas ideias (obrigado!):

Mais nessa onda do funk/jazz/soul:
Aretha Franklin
Dave Brubeck
Dave Weckl Band
Dixie Dregs
Frank Sinatra
Max Roach
Paul Motian
Seal
John Coltrane
Art Blakely
Lou Donaldson
Lee Morgan
Horace Silver
Grant Green
Dexter Gordon
Tom Jobim
Wynton Kelly Trio


E já tens aí uma grande lista... Enjoy it
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Tutorial: Construír cascos de madeira para baterias/tambores (Shell made in Portugal) Soulive Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 55 Sáb, 14 de Junho de 2014 17:15
Música(s) preferida(s) para ouvir João Agnelo Bandas e Música em geral 14 Seg, 12 de Março de 2012 11:46
Para passar o tempo e ouvir boa música ao mesmo tempo... Baronesa Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 2 Sex, 13 de Agosto de 2010 19:06



São agora 09:42. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it