BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Pratos (Cymbals) (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=3)
-   -   O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar? (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=10832)

Madeira Sex, 21 de Novembro de 2008 13:54

O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
No seguimento de uma dúvida mais ou menos persistente, (muito também porque a nossa língua portuguesa é mal tratada a 'torto e a direito' nos meios ligados ao show-business e à música em geral) esta questão acaba por ser umas das mais colocadas pelos batucadores mais cedo ou mais tarde.

Então, o que é keyhole? (ou key-holing, ou ainda keyholing?)


Sabendo que:

Do inglês (key = chave; hole = buraco)
Keyhole = Buraco de Fechadura


Considerem então a seguinte fotografia:


(Uma chave e um 'espelho' de fechadura de estilo mais antigo)


A forma do buraco da fechadura faz lembrar este efeito que acontece por vezes aos pratos um pouco por descuido de alguns batucadores. (de notar que, o buraco dos pratos de origem, tem SEMPRE a forma de uma circunferência, e nunca formas ovalizadas!)

O que se passa geralmente, é que, ao usar o prato sem a protecção (geralmente de borracha) em volta da rosca do suporte (tripé), dar-se-á um efeito de lima entre os veios da rosca e o metal do prato que encosta directamente na rosca.

Literalmente, o buraco do prato é 'limado' com os movimentos a que o prato fica sujeiro sempre que é usado dessa forma.




De seguida, sugiro algumas fotos de casos extremos que exemplificam este efeito:


(O buraco de um prato com desgaste apresentando uma forma que lembra uma fechadura)




O buraco de um prato de bateria muito danificado que faz lembrar uma fechadura!)




(o buraco de um prato levado ao extremo - provavelmente, propositadamente para a foto - que mostra um efeito 'fechadura' completamente fora do vulgar)



A seguinte foto demonstra o caso mais habitual, e que, pode ser visto com mais frequência nos pratos dos batucadores do passado, pois a informação de prevenção para este problema ainda era escassa, pelo que muitos acabaram por ver esta situação aparecer já quando não havia mesmo nada a fazer...











Mas a questão principal, é: como evitar o aparecimento da 'fechadura' no buraco dos pratos?


A resposta poderia ser esta: A prevenção é a solução! E é mesmo!


Basta envolverem o topo do suporte dos pratos com um pequeno pedaço de tubo de plástico ou borracha, de forma a que o metal do prato não entre em contacto com a rosca onde se enrosca o parafuso que prende o prato ao suporte.



O Miguel Martinho já por diversas vezes indicou por aqui uma forma muito curiosa de se prevenir: ele anda sempre com um metro de tubo de borracha (do tipo daqueles tubos usados para retirar gasolina dos depósitos das motos ;) ) no vosso estojo de pratos, acompanhado de um pequeno canivete ou lâmina de corte, para, em qualquer altura, poderem cortar conforme a necessidade.

Não se esqueçam que, dos vossos suportes de pratos vocês tratam, mas quando vão para concertos onde o palco é dividido com outros batukadores, não se podem fiar nos suportes de pratos que por lá andam e que, muito provavelmente, não terão a referida protecção disponível de forma a não danificar os pratos...




No seguinte esquema (feito muito em cima do joelho) pode-se ter uma ideia do que é proposto:

(o pequeno pedaço de tubo está indicado pela letra 'g' - a vermelho)










A Gibraltar aparentemente vende em separado:

6 mm (código de produto: SC-CS6MM)



8 mm (código de produto: SC-CS8MM)










Encontrei também esta animação da Pearl que mostra outra forma de proteger os pratos, através de uma anilha prolongada no centro e que pode ser vista em muitas outras marcas também da concorrência:



Eis a peça a que me refiro:






E a concorrência (nomeadamente a TAMA) apresenta esta proposta:













Por último (mas não menos importante!) julgo ser desnecessário chamar a atenção para a obrigatoriedade do uso dos feltros, não é? ;)





tiagop Sex, 21 de Novembro de 2008 14:02

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Muito bem, Madeira!

:cheer3:

Tom Sawyer Sex, 21 de Novembro de 2008 14:08

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Eia, que grande assunto, Madeira, fenomenal. Muito bem construído! :cheer3:

Hugo Correia Sex, 21 de Novembro de 2008 15:35

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Excelente!

O uso do feltros, nomeadamente por cima, nem sempre é fundamental. Vejam o Steve Gadd que nem sempre usa. Tem a ver com gostar de deixar o prato vibrar livremente. Mais uma vez, sao opinioes...
Já o uso dos tubos de plastico, isso sim é fundamental.

Quanto às fotos de pratos danificados, é de partir o coração.

Bom trabalho Madeira!

sadrums Sex, 21 de Novembro de 2008 15:42

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Good job...:cheer3:

Por acaso ao começar a ler fiquei com a impressão que este post já tinha existido (e também crido pelo Madeira) mas aparentemente foi criado há 1 hora...weird lol..são aquelas sensações de deja vú lol

arruda Sex, 21 de Novembro de 2008 15:43

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Muito bem,
Gostei de ler :cheer2:
Ver se nunca fico com uma fechadura nos pratos, hehe

Gandabraço,

enes Sex, 21 de Novembro de 2008 15:50

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
mais explicito nao pode ...

shorebrak Sex, 21 de Novembro de 2008 16:16

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Muito bom :cheer3:

Tom Sawyer Sex, 21 de Novembro de 2008 17:14

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Citação:

Mensagem Original de sadrums (Mensagem 91161)
Good job...:cheer3:

Por acaso ao começar a ler fiquei com a impressão que este post já tinha existido (e também crido pelo Madeira) mas aparentemente foi criado há 1 hora...weird lol..são aquelas sensações de deja vú lol

Tens razão tens, pensei o mesmo! Acho que o que deve ter acontecido é que o Madeira já tinha escrito algo sobre keyholes noutro tópico qualquer, e aproveitou algumas imagens dessa mensagem para criar este tópico.

Madeira Sex, 21 de Novembro de 2008 19:15

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Citação:

Mensagem Original de Hugo Correia (Mensagem 91160)
O uso do feltros, nomeadamente por cima, nem sempre é fundamental.

Sim, pessoalmente também concordo, principalmente se usarmos as anilhas/porcas de plástico do tipo das da TAMA...




Citação:

Mensagem Original de Hugo Correia (Mensagem 91160)
Já o uso dos tubos de plastico, isso sim é fundamental.

É isso mesmo! É que estas situações são mesmo daquelas situações em que já não haverá mesmo nada a fazer...! (sei de alguns batukadores que AUMENTARAM (!) o diâmetro do buraco usando um berbequim e brocas para metal mais grossas que o tamanho da 'fechadura'...

Ah! e peço desculap pela comparação que vou fazer, mas escusado será dizer que isto é muito semelhante à morte...! Depois de acontecer, NÃO há mesmo volta a dar...! Não conheço forma ALGUMA de resolver este tipo de situações...!

Até me atrevo a dizer que isto será talvez um dos aspectos mais sensíveis a observar na utilização de pratos.


Citação:

Mensagem Original de Hugo Correia (Mensagem 91160)
Quanto às fotos de pratos danificados, é de partir o coração.

Eh pah... Nisso dou-te toda a razão... A mim custa-me mesmo muito ver pratos em mau estado... Ver rachadelas, buracos de fechadura ou empenamentos é algo que me deixa profundamente deprimido...! :icon_cry:





Citação:

Mensagem Original de sadrums (Mensagem 91161)
Por acaso ao começar a ler fiquei com a impressão que este post já tinha existido (e também crido pelo Madeira) mas aparentemente foi criado há 1 hora...weird lol..são aquelas sensações de deja vú lol

hummm...



Citação:

Mensagem Original de Tom Sawyer (Mensagem 91180)
Tens razão tens, pensei o mesmo! Acho que o que deve ter acontecido é que o Madeira já tinha escrito algo sobre keyholes noutro tópico qualquer, e aproveitou algumas imagens dessa mensagem para criar este tópico.

duplo hummm...!



Ok, a vossa memória visual está em EXCELENTE forma! (Agora vão já fazer o resto dos testes de QI, eheheh...)

Aqui está a explicação: Resolvi fazer este assunto de raíz (mas muito mais completo) tendo como base uma mensagem minha que publiquei em Maio passado.

Tendo em vista que é uma questão MESMO IMPORTANTE e porque sei que muitos batukadores não estão suficientemente esclarecidos sobre isto para poderem prevenir-se como deve de ser. E também porque esta mensagem do Dunga me levou a querer esclarecer de uma vez por todas o que quer dizer o termo "keyhole"... ;) (fica aí para todos tomarem melhor conhecimento)


E aqui está a razão pelo qual vocês estão bem perto de um QI fora do normal... Ora leiam a minha mensagem de resposta no referido assunto:
Zildjian Avedis Medium Crash 20" - Será um prato frágil para indie/rock/punk? Opinem!

_TASSE_ Sex, 21 de Novembro de 2008 20:13

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
boa madeira

paranoid Sex, 21 de Novembro de 2008 22:03

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Bom tópico!

:icon_drummer:

TRex Sáb, 22 de Novembro de 2008 00:38

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Melhor era impossível...excelente Madeira!!!
Abraço

Afonzo Dom, 23 de Novembro de 2008 12:16

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Excelente tópico, acho que aqueles tubos das máquinas de tirar finos(norte), imperiais (sul):)) também serve, por isso toca a pedir a familiares ou amigos que tenham cafes ou bares para doar um bocadinho de tubo xD

Abração:icon_cool:

warlike Dom, 23 de Novembro de 2008 12:24

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Post brutal! Parabéns! Mas em relação aos feltros, acho que se forem muito apertados prejudicam tanto o livre movimento do prato como a reprodução normal do som pretendido. Em rides, por exemplo, acho que o uso dos feltros podia ser apenas usado em baixo, e em cima deixaria sem feltro e com uma distância de segurança em relação ao limite do ferro protegido com esses materiais que referiste.

O uso do feltros, nomeadamente por cima, nem sempre é fundamental. Vejam o Steve Gadd que nem sempre usa. Tem a ver com gostar de deixar o prato vibrar livremente. Mais uma vez, sao opinioes...
Já o uso dos tubos de plastico, isso sim é fundamental.


Estou com o Hugo Correia.

Mais uma vez, Madeira no seu melhor!
Obrigado e um abraço!

andrep Dom, 23 de Novembro de 2008 13:59

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Mais uma vez Madeira no seu melhor!!!

JP_ Dom, 23 de Novembro de 2008 23:56

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Eish! Sempre em alta. Já nem surpreende...!

Grande Madeira!

Os meus suportes penso que vieram com uma pecinha daquelas que referiste (Tama e Pearl), acho que não é preciso mais nada, certo?

voodoodrummer Seg, 24 de Novembro de 2008 12:24

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
bom topico...
mas queria apenas dizer que nao é só o steve gadd que não usa os feltros por cima. muitos bateristas principalmente de jazz/fusão optaram por este cliché, mas, não se esqueçam que a maioria deles tem patrocinios ...
e o que lhes der na alma eles fazem.. e ainda bem ...a malucos para tudo...
eu sou a favor que tudo que seja para proteger o nosso instrumento favorito (bateria) é sempre bem vindo...

Dunga Seg, 24 de Novembro de 2008 15:16

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Nem mais nem menos!

Hugo Correia Seg, 24 de Novembro de 2008 15:43

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Eu dei o Steve Gadd como exemplo.
Tambem estou de acordo que quanto mais se protegerem os pratos melhor, nao so nos tripes como tambem no transporte. O mau transporte (para quem transporta os pratos muitas vezes) pode ser tão ou mais prejudicial do que o mau uso nos tripes.
Nao vale a pena usar feltros e proteccoes nos tripes e depois transportar os pratos na mala do carro juntamente com o pneu suplente e o triangulo.

jamiro Qua, 4 de Fevereiro de 2009 17:51

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Muito bom mesmo !! o:

Parabéns! Olha eu tenho um suporte normal da yamaha , que a base onde fica o prato é prolongada ao longo do suporte para cima com esse tubo de plástico. Por acaso vou ter em atenção a partir de hoje na compra dos suportes.

Lu Batera Qua, 4 de Fevereiro de 2009 18:25

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Não uso feltro na parte de cima do ride e não vejo em que é que isso pode afectar o buraco do prato.

Uma recomendação que posso fazer é tentarem que a caixa dos pratos esteja na maior parte do tempo deitada, em vez de estar em pé.

Madeira Qua, 4 de Fevereiro de 2009 18:53

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Obrigado a todos, pessoal! :cheer2: :cheer2: :cheer2: É realmente um assunto que realmente, a prevenção é a única solução e nunca é demais alertar...!



Citação:

Mensagem Original de jamiro (Mensagem 101913)
Por acaso vou ter em atenção a partir de hoje na compra dos suportes.

É isso! Basicamente existem duas medidas que são consideradas 'standard' nos suportes de pratos: 6mm e 8mm. Trata de comprar dois tubos com essas medidas para andares sempre prevenido! ;)



Citação:

Mensagem Original de Lu Batera (Mensagem 101922)
Uma recomendação que posso fazer é tentarem que a caixa dos pratos esteja na maior parte do tempo deitada, em vez de estar em pé.

Ora aí está uma SENHORA recomendação! É BEM VERDADE, e pessoalmente nunca me tinha lembrado dessa...! Muito boa ideia! Obrigado.

jdourado Ter, 10 de Fevereiro de 2009 03:11

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
gostei mt das dicas, tenho sempre algum cuidado mas sermos informados não faz mal nenhum aahh!!

MPaulete Seg, 2 de Novembro de 2009 03:26

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Este tópico está bastante bem construído e muito interessante de ler, com todas as demonstrações e figuras apresentadas.
Para mim foi particularmente elucidativo, uma vez que sou novo neste "mundo" apaixonante da percussão, e agora que vi os efeitos dos keyholes (até doí de ver) toca a meter um tubinho de plástico que não custa nada!
Parabéns Madeira!

Jorge Cardoso Seg, 2 de Novembro de 2009 19:26

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Tão simples e tão importante! Parabéns pelo tópico!;):)

Jef Seg, 7 de Dezembro de 2009 05:22

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Excelente topico,é bom para alertar e prevenir este tipo de problemas,infelizmente ja me aconteceu e actualmente tento sempre ter em atenção os tripés que utilizo para que não danifiquem os pratos.

Arshaman Seg, 7 de Dezembro de 2009 11:55

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Lu batera

boa cenaca que disseste ai, acredita que nunca tinha pensado nisso (embora nenhum dos meus pratos esteja com Keyhole), como tenho o Kit de concerto sempre dentro da caixa ja podia ter pensado nisso.

Madeira excelente explicação nunca tinha entendido bem essa cena do Keyhole :cheer2:embora ja tenho visto e tocado em pratos nessa condição... mas atao cada dono seu tratamento...

abracos

Tiago

Astronaut Dom, 21 de Março de 2010 21:06

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Só para acrescentar um dos males do keyholing.
Um prato com keyhole (geralmente os rides) acaba por ficar sempre na mesma posição devido ao peso ser maior no lado oposto á "boca" do keyhole. Pois se não roda no suporte tocar-lo-emos tendencialmente na mesma zona, o que pode em algumas circunstancias danificar o prato. De reparar que este efeito é mais notório quanto maior for a inclinação do prato.

see ya:chicken:

Sixxen Qui, 23 de Setembro de 2010 20:14

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Post muito útil :icon_smile:

Rui Ferreira Sex, 24 de Junho de 2011 12:36

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
porra, nunca tinha ouvido falar nisto, vou ja tratar deste problema antes que seja tarde demais!

cheers!

mojojo Qua, 29 de Junho de 2011 14:21

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Como estou a começar não fazia a mínima ideia que uma coisa destas pudesse acontecer. Excelente tópico :) Vou ter isto em conta, quero os meus pratinhos todos impecáveis!

petercarvalho Qui, 30 de Junho de 2011 02:35

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
bom tópico! e esclarecedor!

Mario Esteves Qui, 30 de Junho de 2011 09:11

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Só falta mesmo saber ONDE arranjar os tais tubinhos de plástico para evitar o contacto de "ferro com ferro"...

Mário

Madeira Qui, 30 de Junho de 2011 09:28

Re: O efeito " buraco de fechadura " - ou vulgarmente " keyhole " - O que é? Como evitar?
 
Citação:

Mensagem Original de Mario Esteves (Mensagem 217317)
Só falta mesmo saber ONDE arranjar os tais tubinhos de plástico para evitar o contacto de "ferro com ferro"...

Se te referes a este tubinho:


...então, faz como o Miguel Martinho: vais a uma drogaria e compras UM METRO de tubo transparente e depois colocas no estojo das baquetes...

Juntamente com uma lâmina (ou simples faca), vais cortando e aplicando à medida que precisares... ;)
:) :)


São agora 16:02. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.