Ver Mensagem
Não lido Qua, 20 de Novembro de 2013   #1
Ticó
 
Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 764
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Work in Progress - Tarola Stave 14 x 6

Boas pessoal das batucadas,

Aqui estou novamente com o meu mais recente projecto: construção de uma tarola em método stave com as medidas 14 x 6'' com 20 mm de espessura. A madeira utilizada neste caso foi o carvalho.

Bom não vos vou falar das fórmulas utilizadas na feitura da máquina, pois existem montes de sites onde poderão facilmente encontrar estas informações, eu utilizei este site (http://unionbridgedrums.com/).

Bom em primeiro lugar é pegar na tábua de de carvalho, fazer as medições e as respectivas marcações, básicamente foi preciso dividir a tábua em 31 "tacos" (partes iguais) com as seguintes medidas: 3,65 x 15,54 cm (vou falar sempre em cm).

Em seguida e utilizando uma serra própria (eu usei esta: http://01fd3341714c957a10e86748bb66b...-44-55-573.jpg) cortei o ângulo nos tacos, o ângulo de corte é de 5,8º (para ambos os lados do taco), como se pode ver na seguinte imagem:

1.jpg

Bom a seguir vem a fase da "montagem", tracei um circulo de 14'' e pus os "tacos" em cima do risco para ver se batia tudo certo, claro que sendo a minha primeira experiência os erros foram alguns no processo da montagem:

2.jpg

Em seguida é fazer o molde que ficará dentro do casco, para ser feita a colagem e para que este não perca a forma redonda.
Há várias técnicas no processo de colagem eu preferi ir pondo cola em cada taco e fixando com uma corda no molde ir pondo 1 a 1 taco a taco (claramente não é a melhor técnica e no futuro terei de pensar noutra solução mais fácil, no entanto o resultado não foi de todo mau.

3.jpg

Deixo-vos mais uma imagem do casco já depois de colado e fora do molde (para que fique bem colado convém porem bastante cola (quando 2 tacos estão colados um ao outro a cola deverá "transbordar" de todos os lados)

4.jpg

Agora vem a parte mais gira e mais trabalhosa, básicamente é alisar o casco todo por dentro e fora, terão de utilizar várias lixas com diferentes grãos, aqui fica uma foto do casco alisado:

5.jpg

E por fim fiz os bearing edges, não foi nada fácil mesmo, pois o método mais eficaz é usar uma fresa, eu não tinha, por isso foi à mão com uma grosa, para já não ficou perfeito e ainda falta fazer muita coisa, mas já dá para terem uma ideia como está o casco a ficar até hoje.
Ainda falta lixar muito e aperfeiçoar os bearing edges, mas se tudo correr bem a meio do próximo mês, já a deverei ter finalizada.
Aqui fica a foto final:

6.jpg

Se tiverem alguma pergunta ou dúvida ponham-na à vontade, se souber responder terei muito gosto em ajudar.

Espero que tenham gostado e brevemente continuarei o resto da "reportagem".

Abraços,
Ticó
__________________
(ex-Eumesmo)
Ticó não está cá agora...   Citar esta Mensagem