Ver Mensagem
Não lido Ter, 13 de Dezembro de 2011   #4
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: um líder , concordas ?

Há sempre os seus prós e contras.

Contras: Um líder com a mania que é rei e a sua opinião e vontade vale mais que a dos outros e é assim e ponto final, torna-se sempre num factor desconfortável para toda a banda. Leva a que os restantes membros sintam-se pouco à vontade para produzir e estar dentro da equipa.

Prós: Contudo, caso haja um "líder" (ou dois) que se sintam mais à vontade e aptos para interferirem com maior intensidade no processo criativo, só poderá ser benéfico.
Se os restantes membros concordarem com esse facto e se essa situação se torna estimulante para eles, é algo saudável. O importante, depois, é que não se criem invejas e problemas de inferioridade. Isso é mau sinal e meio caminho andado para abandonarem o grupo.

Mas o mais IMPORTANTE: É necessário uma boa comunicação e relação de amizade dentro do grupo!
Acima de qualquer situação, primeiro, tem de haver esta chamada 'química' para se conseguirem ultrapassar os problemas e se falar abertamente, sem retaliações.
Quando se é mais novato (ainda é o meu caso, quer queira quer não ainda me considero - com quase 4 anos de banda/bateria), há sempre aquele sentimento de insegurança em falar sobre algum pensamento que tivemos e que achemos que não está correcto dentro da banda. Antes de um ensaio quando a malta só quer é ligar os instrumentos e tocar, por exemplo, se temos algo a dizer temos de o fazer.
Felizmente, já melhorei este aspecto. E o que tenho dizer lá digo... até pode ser que um membro partilhe do mesmo pensamento.
Isto ganha-se com a evolução da relação, do conhecimento e da amizade entre todos.
Para mim, é a base e o sustento de um GRUPO.
Isto se pretendem manter e acreditam num projecto. Senão, podemos somente ser 2ª figura numa outra banda, cumprir a nossa parte e saltar mais frequentemente de equipa em equipa.

Abraço!
__________________
[ex-Punksongsdrummer]

Última edição de Bernardo : Ter, 13 de Dezembro de 2011 às 23:14.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem