Ver Mensagem
Não lido Seg, 5 de Agosto de 2013   #4
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Re: Para congueiros e similares que tocam com DJs

Madeira, isso dos estilos é uma pancada da velha guarda musical. Eu toco com um reputado músico português, dos melhores que temos cá, e acredita em mim quando digo que é como ele quer ou sopas. Ele com os bateristas então é do pior. Não só não tem grande conhecimento do que é a bateria como acaba por formar bateristas que vivem em "quadrados". Tocam horas e horas em bares mas os ritmos são todos os mesmos, os breaks são todos os mesmos, as velocidades são todas as mesmas e aquilo parece uma beatbox bonificada em vez de um baterista. Mas como ele gosta assim lá tem que ser.

Estou agora a fazer uma nova banda para tocar em bares e a minha estratégia vai ser cada um escolher 10 músicas. Que se lixem os géneros. Desde que algumas sejam portuguesas e não sejam as 10 do mesmo estilo, venham elas. Nunca percebi aquela pancada das bandas que querem tocar tudo dentro do mesmo estilo (xutos cof cof). Parece-me mais limitação musical e falta de conhecimento do que outra coisa.

Miguel, a música eletrónica é bem mais complexa do que nos querem fazer parecer. A moda hoje em dia é a dos miúdos que carregam no sync, fazem crossfade e pronto, são DJs. Mas compor algumas daquelas músicas, saber fazer a coisa de modo a que vá crescendo, tenha os picos, arreie quando é preciso e expluda na altura certa é complicado. Tanto que conheço imensos músicos de gabarito que não sabem fazer isso.

A grande lição que a música eletrónica pode ensinar ao rock é que aquilo é tudo sentido. E não digo no sentido de abanarem a cabeça, mas no de estarem a sentir aquilo tudo por dentro, na pele, na cabeça, na alma. Todos os pormenores da música eletrónica contam e ou se tem a sensibilidade necessária ou morre-se na praia. No rock não há disso na maioria das vezes. Tirando bandas como Rush, Yes, Genesis, Jethro Tull, Triumph, Magnum, Ozzy, Sabbath, Zeppelin, Deep Purple, Rolling Stones, Who, Dio e esses nomes, no rock não há mudanças de ambiente, de mood ou feeling. É tudo sempre igual e 'tá a andar (os anos 80 então assassinaram isto, pois a influência do jazz dentro do rock morreu às mãos dos sintetizadores e do new age e os 90s arruinaram o resto da música mais ecléctica que influenciava o rock).

Lamento não poder dissertar mais por agora, mas tenho que ir ensaiar :P

Fica para outra oportunidade
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem