Ver Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Maio de 2006   #1
pulp_fiction
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Carnaxide
Mensagens: 132
pulp_fiction será famoso em breve
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!)

Ora viva!

Uma vez que o fórum antigo foi-se, e eu não guardei a review que lá tinha feita, vou aproveitar esta meia horita que tenho livre para refazer e actualizar a minha review ao pedal duplo Janus Ergo double pedal.


Atenção que tive de encurtar um pouco a review, pois pelo que sei só me são permitidas 8 fotos ( a review tá cá toda, só encurtei mesmo o nº de fotos).


Ora cá vai:

1- A embalagem completa, ainda fechada! Uma malinha bem jeitosa e robusta, com a qual costumo levar o pedal a passear.


2- O primeiro grande momento da noite é sem dúvida a abertura da mala! O momento em que eu pensei "Eishh!! É com este pedal que finalmente vou começar a tocar qualquer coisa de jeito!"
A mala está muito bem aproveitada. Traz 2 compartimentos para os 2 pedais, um compartimento lateral e uma daquelas bolsitas para se pendurar no timbalão de chão, para ter as baquetas sempre à mão! Muito útil!


3- Para que qualquer noite termine em grande, há que o tirar sempre para fora! E eu não fujo à regra. Cá está ele!
Tem o aspecto típioco dum pedal de topo, ou seja, parece uma nave espacial, cheia de curvas e contra-curvas, visualmente muito bonito... mas todos sabemos que quando estamos a tocar, não estamos a olhar para o pedal. Já lá iremos...
Reparem nos batentes de face dupla: Feltro e plástico.


4- Feitas as apresnetações, passemos à avaliação do material: Constata-se logo à partida algumas características neste pedal que existem também em muitos outros pedais topo de gama. Desde logo, a corrente dupla (não vale a pena colocar foto, é apenas uma corrente dupla...)...


5- ... nesta foto seguinte temos uma data de coisas: reforço da base do pedal (já vi pedais DW partidos ao meio, por não terem este reforço. São aqueles 2 veios de metal paralelos ao longo da parte de baixo do pedal), gancho flutuante para prender o pedal firmemente a qualquer aro de bombo, 2 ajustes de tensão das molas do pedal, que evitam os sempre incómodos desapertos por causa das vibrações do pedal.
AH, o tapete não vem incluído! (Vão ao IKEA :P).



6- Agora uma inovação: extensão amovível de calcanhar. Extremamente útil, para permitir a quem tenha o pé maior descansar com mais conforto, ou então tocar com o calcanhar em baixo.



7- Outra inovação!! A característica de dá o nome ao pedal: As ergo plates (daí o nome "Ergo pedal", que significa "ergonómico").
Temos 2 tipos de "plates" (chamemos-lhe assim, tou habituado aos nomes em inglês. João Timbalão ajuda-me!!): As normais, que fazem do pedal um pedal com aspecto semelhante aos restantes, e que servirá para os bateristas que estão mais habituados aos pedais clássicos, em que o pé pode adoptar diversas posições.
Temos, claro, as ergo plates. Estas caracterizam-se por darem um relevo inclinado ao pedal, tornando-o "mais curto", isto é, permite que o pé fique assente mais ao meio do pedal, em posição confortável e com o pé perfeitamente adaptado ao pedal. Isto permite um grande controlo do pedal, ou seja, mais power para quem quer, ou mais relax... parece estranho a princípio, mas de facto permite, por exemplo, double stroke no bombo com relativa facilidade. E é muito confortável!



8- Uma chapa de velcro amovível na base de cada pedal, para que agarre em tapetes e superfícies do género. Remove-se desapertando 2 parafusos.



9- Duas bases de borracha em cada pedal, para o pedal não fugir em superfícies lisas.

10- 2 suportes adicionais amovíveis (1 por pedal, tipicamente está montado no pedal que não está preso ao bombo), com 2 espigões ajustáveis, para ajudar ainda mais o pedal a ficar no sítio. Este pedal não vai a lado nenhum!!!
Na foto, as 3 características anteriores:



11- Veio de ligação dos 2 pedais, semelhante ao encontrado nos pedais topo de gama. Extende-se em ambos os lados, as barras metálicas não saem de dentro do veio, impedindo que aquando da montagem do pedal, tenhamos que ter o cuidado para o veio não se desmontar todo. É montar e andar





12- Temos também 2 tipos diferentes de rodas excêntricas, uma mais linear, e outra com offset. São os tipos de rodas encontrados nos pedais Tama Iron Cobra Rolling glide e Power Glide, respectivamente. Cada um usa a que gostar mais! (neste momento tenho a linear montada, mas ainda vou testar a outra).

13- Por fim, temos uma chave de bateria convenientemente encaixada no pedal da direita, para que nunca mais nos falte uma chave quando precisarmos dela!
Também se pode ver na foto, à direita, o aperto do gancho do pedal para prender no aro do bombo, convenientemente colocado lateralmente, para não termos de enfiar as mãos debaixo do pedal de cada vez que formos montar / desmontar.


14- Por fim, de dizer que podem trocar o pedal de corrente dupla para fita, bastando para isso desapertar um parafuso em cada pedal. A fita vem incluída!
Vêm também incluídas todos os acessórios do pedal.
Para desmontarem e montarem os pedais, apenas precisam de 2 chaves de sexta-vada, que vêm incluídas também.

15- Last, but definitively not the least!! O preço: Entre 210€ (lojas alemãs) e 250€ ou semelhante em Portugal... é cerca de 100€ a 150€ mais barato que a concorrência.

Pois bem, estas são as características... Agora passemos ao tão esperado "Test drive":

Comprei este pedal à cerca de 2 meses. Desde então, a minha perícia a tocar no bombo, seja com pedal duplo ou simples, evoluiu consideravelmente. O pedal é extremamente leve ao tocar, e no entanto, é extremamente pesado quando pegamos nele. Não se mexe um milímetro quando o toco, e acreditem, eu massacro-o bastante!!
No que toca às molas de tensão e respectivos ajustes, estes só se desapertaram sem intenção minha ontem, isto após 2 meses de uso. Voltei a apertar, e toquei já umas 6 horas e ele continua bastante apertado. Isto significa que se verificarem antes dum concerto os ajustes de tensão, eles vão ficar no sítio por mais horas que vocês toquem.

Já dei inclusivé 2 concertos e o pedal nem tremeu.


O pedal traz 2 batentes de face dupla: Feltro e plástico. Eu uso normalmente o batente de plástico, mas tive de proteger a minha querida pele com um patch Remo Falam Slam. A razão para isto é porque quando tinha a minha pele antiga, não usava patch e a pele do bombo começou logo a dar de si, pois o formato dos batentes de plástico não me parece o melhor para a durabilidade das peles. É um quadrado, mas as partes laterais do batente começam a "cavar" um buraco na pele, se não se tiver cuidado. Recentemente comprei então o patch Remo Falam Slam, para colar na pele, e desde então voltei a usar os batentes de plástico sem problema. No entanto, fica a nota: Os batentes de feltro são excelentes, mas os de plástico, embora mandem um granda som e tenham um ressalto excelente, não têm o melhor formato, pois podem danificar a pele mais rápido, para quem dê com força no pedal. Nada de grave no entanto.

Em relação às ergo plates, só posso dizer maravilhas! Desde que comecei a tocar com elas, que nunca mais mudei, e simplesmente adoro o controle que obtenho do pedal... Só faz o que eu mando e sem qualquer esforço! E dá bastante mais power às batidas, algo que para mim é essencial, que assim tenho o power que quero, com muito menos esforço!

O pedal não treme, e faz muito pouco ruído. Só se ouve o vento :P Claro que passado algum tempo começam a surgir um "guinchos", e isso é sinal de que está a precisar de lubrificação. Lubrifiquei o pedal uma vez e até agora continua a escorregar que nem manteiga.

Posto isto, acho que chega a altura dum veredicto:

Tu, que estás a ler esta review, provavelmente estás a pensar "Epá, não sei se compre este pedal... a mim não me enganam eles, se o pedal é barato é porque há ali qualquer coisa que vai partir assim que eu baixe o pé no pedal... Vou masé comprar um Iron Cobra, ou Pearl Eliminator, que é o que o pessoal usa mais..."

Deixem-me dizer-vos uma coisa importantíssima, que devem ter em mente não só quando comprarem pedais, mas quando comprarem qualquer coisa que seja: O preço diz muito pouco acerca da qualidade do material. É certo que ajuda a distinguir categorias, mas certifiquem-se sempre do que têm nas mãos antes de assumirem que o que é caro é que é bom.
Este pedal, a meu ver, compete de igual para igual com os restantes pedais da mesma gama de outras marcas. E digo-o sem rodeios, pois já o testei, e testei Iron Cobras e yamaha's... São todos pedais excelentes, mas realmente o janus tem o atractivo do preço muito mais baixo.

Eu sugiro que ao testarem pedais para comprarem, os testem sem olharem para o preço. Procurem caracteristicas como as que referi em cima, vejam pormenores de classe, etc, mas só perguntem o preço no fim, quando decidirem o que querem. Se forem pelo Janus, como eu fui, ficam muito bem servidos, como espero ter mostrado. Se optarem por outro mais caro, claro que vão muito bem servidos também, é puramente questão de gosto pessoal.

Para o pessoal que não tem oportunidade de testar os pedais que quer (infelizmente no nosso país não há musicstores que tenham a variedade que nós desejaríamos), e que quer comprar um pedal topo de gama, pelo preço mais baixo possível, nem hesitem! Vão para o Janus! Não se vão arrepender!

Um abraço pessoal!
pulp_fiction não está cá agora...   Citar esta Mensagem