Ver Mensagem
Não lido Qui, 28 de Julho de 2011   #83
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Olá Nelson,

Antes de mais, obrigado pelos elogios.

Tens razão quando dizes isso dos edges, é o chamado "trueing the edges" (). Eu até fazia isso mas como tenho pouco tempo (para a semana vou emigrar) queria só experimentar como ela soa assim e se for preciso até refaço os edges.

Em relação aos snare beds, é como o pipó disse, há tarolas que não têm... e mais uma vez como o tempo não é muito, é ver como soa assim.
Isto vai por tentativa e erro, e eu prefiro ir experimentando passo a passo para perceber a diferença destes pormenores, para da próxima vez que fizer uma tarola consiga identificar o que está a correr mal. Se quero um som mais duma maneira ou de outra, já sei que tipo de bearing edge faça, ou snare bed, etc...

Abraço,
Daniel


Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Deixa-me vir defender! O meu Throw off não está demasiado para baixo, é perfeitamente utilizável! O que acontece, é que quando está completamente para baixo, encosta no aro, por este ser de madeira e por isso um pouquinho mais largo que o normal. Utilizando um aro Die Cast, ou qualquer outro aro de metal, o Throw off não chega ao aro, e esse problema nem se coloca.

Em relação à tua tarola, em primeiro lugar queria dar-te os parabéns pelo projecto. Independentemente da qualidade sonora do produto final, foi com certeza uma óptima aprendizagem para voltar a tentar no futuro. Aposto que se puseres mãos à obra de novo, terás aprendido muitíssimo com os erros que cometeste desta vez, e por isso o produto final ficará ainda muito melhor.

Vou dar-te uma sugestão para acertar os bordos. Cola uma folha grande de lixa numa mesa. Depois, pousa o casco em cima da lixa e vai rodando e passando os bordos sobre a lixa. Desta forma, as partes mais altas vão desgastando até o bordo ficar plano. Com alguma paciência, consegues por os bordos direitinhos.
Se as irregularidades forem pouco significativas, começa logo com uma lixa relativamente fina, caso contrário, começa com uma lixa grossa, fazendo várias iterações com lixa cada vez mais fina.

Segundo, pelas fotos, a tua tarola não parece ter snare beds, ou estou enganado? Basicamente, o bearing edge de baixo não deve ser completamente regular, deve ter dois rebaixos na zona onde assenta a esteira. Isso facilita a afinação da tarola, e evita o chamado "snare buzz", aquele ressoar chato dos bordões. Consegues com eles melhores afinações. Experimenta retirar a pela de ataque de uma outra tarola que tenhas, e verifica que o bearing edge não é plano. Isso vai ajudar-te a definir os "snare beds" para essa tarola.

Abs
DanTheMan adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 58 segundos depois:

Mano essa tua tarola em birch, é qualquer coisa de outro mundo, adorei

Eu concordo contigo, agora que pus as mãos na massa é que começei a dar atenção a todos os detalhes das tarolas das outras marcas. Olho para tudo de maneira diferente com muito mais atenção, tento absorver a informação e tentar perceber porque é que umas marcas fazem umas coisas de uma maneira e outras fazem de outra maneira.
É realmente muito fixe tentar perceber essas manhas todas.

E com isto tudo dou muito mais valor às marcas pequenas e mais "custom" sem grandes marketings como as marcas grandes, e percebo bem o esforço e dedicação que as pessoas puseram nas tarolas (ou baterias) e cada vez mais acho justo os preços que elas são vendidas...
Sem dúvida que dar 1000€ por uma tarola é muito dinheiro, mas não quer dizer que ela não valha isso.

Grande abraço

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Bom tópico do fórum!! Finally algo de interessante..
Nélson sê benvindo, já tinha saudades de ler os teus tópicos.

Queria dizer-te que a questão dos snare beds é relativa e também relativa à construção da tarola. ( mas tu sabes isso claro!! ) As tarolas em plys da Canopus por exemplo não têm snare beds e soam do caneco como o Dantheman pôde comprovar ontem quando aqui esteve na loja e experimentou uma tarola minha em birch.. Como são cascos finos ( 3 e 4 plys sem anel de reforço ) e para maximizar a sensibilidade do snare não usam beds.
Já por exemplo tarolas da canopus segmented, block e mesmo a zelkova já possuem snare beds.

O que acontece com cascos mais grossos como a construção stave, block, segmented é que se não tivessem snare bed o snare não ressoava o suficiente porque o casco já por si só é monstruoso em termos da quantidade de madeira que usa.. Daí que tarolas que tenho aqui em stock block, stave ou segmented todas tenham snare beds bem cavados.. porque o casco não tem tanta tendência para ressoar como um casco fino.

Na tarola do Dantheman ( que tem um grande timbre ) sem dúvida que o uso dos snare beds ía maximizar a sensibilidade da tarola e fazer com que o snare encostasse mais à pele. Mas sem dúvida que ele tem de reposicionar o butt plate porque ele está a puxar o snare na horizontal e tem de o puxar na diagonal para cima, daí que o snare desse lado também não encoste totalmente à pele.

Isto da construção de baterias tem muito que se lhe diga.. agora que mexo aqui com mtas marcas é que vejo as diferenças de construção, edges, etc. todas usam formas diferentes de construção e pequenos pormenores que fazem toda a diferença, é incrivel.

Grande abraço
DanTheMan adicionou o seguinte texto, 1426 minutos e 58 segundos depois:

Hoje corrigi a furação do throw off, e já o pus mais em cima. O butt plate também já está bem preso ao casco.

Fui então para o estúdio e gravei um sample para vocês ouvirem. A afinação foi em 5 minutos, por isso não está muito ao meu gosto (tem um bocado de harmónico a mais). Realmente se calhar um snare bed punha o snare wire mais perto da pele e conseguia um som diferente mas para a minha primeira tarola de raíz, acho que não está muito mal. Excedeu as minhas expectativas e fiquei bastante satisfeito com o resultado final

http://soundcloud.com/daniel-matias/snare-dani

Abraços,
Daniel
__________________
www.ianlate.com

Última edição de DanTheMan : Sex, 29 de Julho de 2011 às 19:13. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem