Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Sex, 10 de Julho de 2009   #1
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
Como escurecer a madeira no interior dos cascos da bateria

Bem pessoal, já a algum tempo que andava com esta mania.

Como sabem o choupo (poplar) é uma madeira muito clara, e eu queria dar-lhe um tom mais escuro. Manias… não me perguntem porque, talvez por dar outro ar à bateria (ar de madeira de melhor qualidade) lol

Depois de alguma pesquisa e idas a lojas de tintas e afins. E com conselhos dum profissional bastante atencioso duma dessas lojas de tintas, ele aconselhou-me este produto da CIN (passo a publicidade).

Este produto era o que eu procurava, pois não se trata dum verniz. A utilização dum verniz no interior do casco da bateria não seria boa ideia, pois o casco ficaria com aquela camada “espelhada” e iria muito provavelmente afectar o som da bateria. Este produto é apenas para dar cor à madeira, não para dar brilho nem nada.

Este processo não é nada complicado e faz-se relativamente bem! O mais chato foi a parte dos lugs como devem calcular!

O material que usei foi:
- Trincha de 5cm
- Fita p/ proteger a pintura
- A lata do produto…. Óbvio xD

Simples… Ah. Convém também usarem um lençol velho por baixo para não borrarem o chão todo com aquilo. O produto sai mas não convém meterem-se em invenções…

1º Passo:
Desmontar os lugs dos cascos todos (eu usei uma fita para proteger a pintura da bateria)

2º Passo:
Passar no interior dos cascos lixa fina

3º Passo:
Começar a passar o produto dentro dos cascos. Especial atenção, não saturar demais a trincha escorram bem o produto antes de meterem na madeira, e também passem sempre a trincha no sentido dos veios da madeira.

É só isto..

Deixar secar 24H e tá pronto pa ser tudo montado e tocado! Yeahh!

Atenção!
Eu só dei uma demão pois era o resultado que pretendia. Se pretenderem um tom mais escuro na madeira, é deixar secar, lixar de novo com lixa fina, e passar outra demão, deixar secar e assim sucessivamente!


Vejam os anexos da mensagem!
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Julho de 2009   #2
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Como escurecer a madeira no interior dos cascos da bateria

Pá não te chateies com o que vou dizer, mas não percebi bem qual foi a tua ideia -.-

O facto de a madeira parecer de melhor qualidade, não vai fazer com que a bateria fique com melhor som.

O Birch (por exemplo) é uma das madeiras mais usadas em baterias topo de gama, e de escura não tem nada, portanto essa teoria de "madeira escura tem melhor qualidade" parece-me rebuscada.

Não sabes quais são os efeitos secundários desse produto, não sabes se enfraquece a madeira, nem se aumenta ou diminuiu o tamanho dos poros da madeira em causa ( e isto sim pode influenciar no som).

De qualquer modo esta é só a minha opinião, e contudo o tutorial está bem feito e engraçado. Mas que é um bocado "pancada" lá isso é

Mas a sério, não te chateies com o que disse! Se te sentes melhor com as alterações da menina é isso que importa, mas pronto, é meio estranho teres implicado com a cor da madeira dentro dos cascos

vá abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442

Última edição de João Almeida : Sex, 10 de Julho de 2009 às 17:46.
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Julho de 2009   #3
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
Re: Como escurecer a madeira no interior dos cascos da bateria

João..

Não percebi bem o teu 1º e 2º ponto...

Eu nunca disse que ao escurecer os cascos da bateria ia torna-la numa topo de gama, nunca me viste a dizer isso... lol Não foi uma questão de implicar com a cor dos cascos, foi uma questão de exprimentar escurece-los mesmo..

Até se pode considerar pancada.. mas de facto não é uma pancada mais ou menos saudável, do que inventar maneiras novas de pintar ou colar autocolantes do lado de fora dos cascos só porque gostamos mais, fazer furos nos pratos, pra mudar o som porque não temos dinheiro paraa comprar um já com buracos feitos lol... ha quem faca furos de 2" nas tarolas. já se viu de tudo, porque nao escurecer os cascos por dentro? =P

Quanto ao teu 3º ponto é o que estou mais de acordo contigo. Mas tambem tentei ter algum cuidado não meti uma lambusguiçe qualquer na madeira. Como disse acima isto não é um verniz.

Se fui estupido ou nao... talvez.. lol Mas nao desgosto dom som dela... não soa a topo de gama, mas nao e´porcasusa dos cascos claro ou escuros... é mesmo por ser a bateria que é... Não noto diferenças no som dela, logo penso que esta "pancada" não teve grande impacto no som (a curto-médio prazo). Veremos daqui pra frente!

Abraço
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Julho de 2009   #4
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Como escurecer a madeira no interior dos cascos da bateria

Citação:
Mensagem Original de Kip_46[ Ver Mensagem
João..

Não percebi bem o teu 1º e 2º ponto...

Eu nunca disse que ao escurecer os cascos da bateria ia torna-la numa topo de gama, nunca me viste a dizer isso... lol Não foi uma questão de implicar com a cor dos cascos, foi uma questão de exprimentar escurece-los mesmo..

Até se pode considerar pancada.. mas de facto não é uma pancada mais ou menos saudável, do que inventar maneiras novas de pintar ou colar autocolantes do lado de fora dos cascos só porque gostamos mais, fazer furos nos pratos, pra mudar o som porque não temos dinheiro paraa comprar um já com buracos feitos lol... ha quem faca furos de 2" nas tarolas. já se viu de tudo, porque nao escurecer os cascos por dentro? =P

Quanto ao teu 3º ponto é o que estou mais de acordo contigo. Mas tambem tentei ter algum cuidado não meti uma lambusguiçe qualquer na madeira. Como disse acima isto não é um verniz.

Se fui estupido ou nao... talvez.. lol Mas nao desgosto dom som dela... não soa a topo de gama, mas nao e´porcasusa dos cascos claro ou escuros... é mesmo por ser a bateria que é... Não noto diferenças no som dela, logo penso que esta "pancada" não teve grande impacto no som (a curto-médio prazo). Veremos daqui pra frente!

Abraço
Claro amigo, tudo na boa! Foi o que eu disse, o que interessa é que te sintas bem com o que fizeste alias eu nem desgosto do efeito.

O 1º ponto não era critica, era mesmo o que eu estava a epnsar no momento, que era "que proveito pode ele tirar de ter feito isto à madeira?" mas não era de modo algum uma critica directa amigo!

quanto ao 2º ponto, esse acho que já não foi assim tão descabido, porque tu disseste que ao tornares a madeira mais escura davas-lhe um ar de melhor qualidade, e eu apenas te dei o exemplo do Birch que é uma madeira muito usada em baterias de muito boa qualidade e que de escura não tem nada, é bem clarinha

se o som ficou fixe e gostas do efeito, ainda bem, mesmo é isso que se quer e acho muito bem que todos tenhamos as nossas "pancadas"

Abração pá!
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Julho de 2009   #5
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Como escurecer a madeira no interior dos cascos da bateria

Eu acho bem. Se não gostas da cor da madeira e queres escurece-la, força aí.

Parece-me bastante inofensivo para a madeira. Se tiver algum efeito perceptível no som, tanto pode ser para bem ou para mal. Em termos puramente psicoacústicos vai soar melhor de certeza
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Julho de 2009   #6
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
Re: Como escurecer a madeira no interior dos cascos da bateria

Epah João, sinceramente o proveito... a não ser o visual, acho que nenhum.. lol

Sim tens razão a bétula é clarinha, mas não tao clarinha como o choupo hehe :P ou não fosse a madeira feita pra transportar frutas pra mercearia xD

Não disse que nem o 1º e o 2º ponto foram descaibidos, aceito todas as críticas e nucna me faltaste ao respeito.. tamos cá é pra isto não é verdade? O meu objectivo não era dizer que tenho mais bateria que aquilo que tenho.. Mas defacto o poplar é quase branco... Como já dissemos antes, pancadas.. E quis exprimentar.. Até gostei do resultado. OBrigado pelas criticas!

Stitchz, sim realmente dentro do que andei a "estudar" pareceu-me a hipotse menos abrasiva para a madeira.. Informei-me primeiro o melhor que pude para não fzr budeguiçe! Obrigado pela crítica.

Keet it coming people!

Abraço
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Novembro de 2009   #7
skm241
 
Membro desde: 22-Nov-2008
Local: Estoril
Mensagens: 343
skm241 está no bom caminho
Re: Como escurecer a madeira no interior dos cascos da bateria

Boas, boa ideia Kip_46[, mas eu fiquei com uma dúvida esse tal produto CIN dá para todas as madeiras? Se me puderes ou puderem responder agradecia.
__________________
O melhor clube é http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=12861 ....
skm241 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
[Esplanada] Catástrofe na ilha da Madeira em Fev 2010 - Poderia ter sido evitada? Madeira Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 16 Qua, 17 de Março de 2010 11:19
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Como gravar som da bateria electrónica directamente na Câmara de Filmar? ja.ka.kanta Baterias Electrónicas 2 Dom, 17 de Fevereiro de 2008 16:54
Qual o tipo de madeira da Tama Rockstar? Como identificar? Pedido de opiniões. albano Baterias Acústicas 14 Seg, 5 de Junho de 2006 15:18



São agora 00:19. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it