Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Dom, 22 de Janeiro de 2012   #1
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Baterias e a idade

Secalhar é uma pergunta parva
Sempre ouvi dizer que as coisas não duram para sempre, então as baterias também não duram para sempre (pela lógica).
A minha pergunta é: Para além da ferrugem nas ferragens o que acontece às baterias com a idade? (em termos de som há alterações?)
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Janeiro de 2012   #2
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Re: Baterias e a idade

Citação:
Mensagem Original de tiagom97 Ver Mensagem
Secalhar é uma pergunta parva
Sempre ouvi dizer que as coisas não duram para sempre, então as baterias também não duram para sempre (pela lógica).
A minha pergunta é: Para além da ferrugem nas ferragens o que acontece às baterias com a idade? (em termos de som há alterações?)
Se cuidares bem de uma bateria ela vai durar enquanto fores vivo, portanto...de certa forma até dura para sempre.
Por outro lado, em relação ao som, eu deduzo que com a idade elas passem a soar bem melhor, devido ao envelhecimento da madeira. Pelo menos com as guitarras é assim. Aliás, os grandes da guitarra dizem que a madeira começa a atingir o seu auge sonoro aos 16 anos.
Outro facto, é que as guitarras mais caras geralmente são fabricadas com madeira envelhecida (mas tratada é claro), e isso contribui em muito para o seu preço final.

Mais não sei que dizer.
Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Janeiro de 2012   #3
rui andre
 
Membro desde: 17-Ago-2010
Local: Bajouca, Leiria
Mensagens: 262
rui andre será famoso em breve
Re: Baterias e a idade

Citação:
Mensagem Original de Sixxen Ver Mensagem
Se cuidares bem de uma bateria ela vai durar enquanto fores vivo, portanto...de certa forma até dura para sempre.
Abraço
Que cuidados devemos mais ter para que ela "dure para sempre"? Ou seja, quais sao os problemas mais comuns que devemos ter atenção para os prevenir?
rui andre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Janeiro de 2012   #4
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Re: Baterias e a idade

Citação:
Mensagem Original de rui andre Ver Mensagem
Que cuidados devemos mais ter para que ela "dure para sempre"? Ou seja, quais sao os problemas mais comuns que devemos ter atenção para os prevenir?
Visto que não sou o melhor exemplo, aconselho-te a pesquisares a tua dúvida no fórum, pois existem tópicos a falar do assunto, e além disso é um assunto muito vasto.
Não te esqueças que uma bateria é um instrumento que tem muitos cantinhos que se devem cuidar (pratos, suportes, timbalões, pedais -parafusos dos pedais, molas, batentes etc-, peles, madeira etc etc)

Bem, apenas te vou dizer os cuidados que tenho:
-Limpo os suportes dos pratos, timbalões etc, regularmente.
-Limpo os aros dos timbalões e tarola, de forma a não enferrujarem, entre outro tipo de irregularidades.
-Quanto aos pratos, eu não os limpo devido ás características sonoras que vão ganhando ao longo do tempo (http://www.bateristaspt.com/forum/sh...=quem+limpa+os), mas se estiver a transpirar muito das mãos, limpo-os no fim com um pano seco, de forma a não ganharem ferrugem e humidade.
-Quanto aos pedais, eu coloco um pouco de óleo nos locais que mais articulam (não me lembro de uma expressão melhor), assim como também os aspiro.
-Quanto a madeira, apenas limpo com um pano seco de forma a tirar o pó. E não uso produtos para a madeira, pois tenho medo que se tornem muito abrasivos.
-Uma boa dica, é também desmontar e montar os suportes regularmente. Desta forma estás sempre a par relativamente à condição dos mesmos, e evitas que existam "parafusos" presos, ou colados (novamente não me lembro de uma expressão melhor lol), ou ferrugens que não se vejam só com uma limpeza mais artificial.
-Quando mudo as peles tenho sempre atenção aos aros. Nunca ponhas os aros sem ver se estão perfeitamente alinhados, ou de outra forma podes estar a empaná-los, e por conseguinte, não esperes um som fiel da bateria em questão.
-Não aperto os pratos quase nada. Eles duram mais tempo se vibrarem livremente (e até podem soar melhor).
-Não "ataco" as peças (pratos, timbalões etc) à bruta. Com o tempo vai estudando boas técnicas de tocar, e podes ter a certeza que além de sacares um som muito melhor da bateria, ela vai durar muito mais tempo. Toca com ataque, mas com suavidade..

Se me lembrar mais de alguma coisa ponho aqui, mas pesquisa noutros tópicos. Provavelmente irás encontrar mais conselhos, mais úteis, e mais detalhados.

Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Janeiro de 2012   #5
rui andre
 
Membro desde: 17-Ago-2010
Local: Bajouca, Leiria
Mensagens: 262
rui andre será famoso em breve
Re: Baterias e a idade

Citação:
Mensagem Original de Sixxen Ver Mensagem
Visto que não sou o melhor exemplo, aconselho-te a pesquisares a tua dúvida no fórum, pois existem tópicos a falar do assunto, e além disso é um assunto muito vasto.
Não te esqueças que uma bateria é um instrumento que tem muitos cantinhos que se devem cuidar (pratos, suportes, timbalões, pedais -parafusos dos pedais, molas, batentes etc-, peles, madeira etc etc)

Bem, apenas te vou dizer os cuidados que tenho:
-Limpo os suportes dos pratos, timbalões etc, regularmente.
-Limpo os aros dos timbalões e tarola, de forma a não enferrujarem, entre outro tipo de irregularidades.
-Quanto aos pratos, eu não os limpo devido ás características sonoras que vão ganhando ao longo do tempo (http://www.bateristaspt.com/forum/sh...=quem+limpa+os), mas se estiver a transpirar muito das mãos, limpo-os no fim com um pano seco, de forma a não ganharem ferrugem e humidade.
-Quanto aos pedais, eu coloco um pouco de óleo nos locais que mais articulam (não me lembro de uma expressão melhor), assim como também os aspiro.
-Quanto a madeira, apenas limpo com um pano seco de forma a tirar o pó. E não uso produtos para a madeira, pois tenho medo que se tornem muito abrasivos.
-Uma boa dica, é também desmontar e montar os suportes regularmente. Desta forma estás sempre a par relativamente à condição dos mesmos, e evitas que existam "parafusos" presos, ou colados (novamente não me lembro de uma expressão melhor lol), ou ferrugens que não se vejam só com uma limpeza mais artificial.
-Quando mudo as peles tenho sempre atenção aos aros. Nunca ponhas os aros sem ver se estão perfeitamente alinhados, ou de outra forma podes estar a empaná-los, e por conseguinte, não esperes um som fiel da bateria em questão.
-Não aperto os pratos quase nada. Eles duram mais tempo se vibrarem livremente (e até podem soar melhor).
-Não "ataco" as peças (pratos, timbalões etc) à bruta. Com o tempo vai estudando boas técnicas de tocar, e podes ter a certeza que além de sacares um som muito melhor da bateria, ela vai durar muito mais tempo. Toca com ataque, mas com suavidade..

Se me lembrar mais de alguma coisa ponho aqui, mas pesquisa noutros tópicos. Provavelmente irás encontrar mais conselhos, mais úteis, e mais detalhados.

Abraço
Muito obrigado. Algumas coisas que referiste eu também faço (também meto uns tubos de plasticos no suporte dos pratos para prevenir keyholes). Talvez baste ter um "instinto paternal" para com a bateria para conseguirmos saber o que fazer para não a estragar, e com sorte ela durará para a vida toda.

Muito obrigado, vou pesquisar sobre o assunto
Abraço
rui andre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Janeiro de 2012   #6
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Baterias e a idade

Boas!

Ia dar o meu parecer acerca disto, mas o Sixxen já disse tudo! Vai no que ele disse que resulta

Abraços
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Janeiro de 2012   #7
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Re: Baterias e a idade

Citação:
Mensagem Original de rui andre Ver Mensagem
também meto uns tubos de plasticos no suporte dos pratos para prevenir keyholes
Ora aí está um excelente conselho que me passou totalmente ao lado Além de prevenir os famosos "keyholes", também impedem que algumas frequências ressoem no suporte, o que não deixa de ser importante para uma gravação "limpa", por exemplo.

Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
nada mau para 9 anos de idade :-)))))) João Cabrita Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 11 Qui, 24 de Março de 2011 20:49
Sondagem: E porque a idade também conta... Qual a tua idade? (ano de 2008) Participa! JP_ Apresentação de Novos Membros 111 Qui, 17 de Março de 2011 16:46
Novato na bateria, mas velhote na idade! Pepito Apresentação de Novos Membros 12 Dom, 19 de Setembro de 2010 16:53
TITO PASCOAL - Um bateristas com 12 anos de idade santos Bateristas e Percussionistas 32 Sáb, 11 de Julho de 2009 20:56
Que idade têm? O que fazem? Vivem da música? Com que idade começaram a tocar? Opinem! marko_pherreira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 11 Ter, 13 de Maio de 2008 00:47



São agora 14:33. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it