Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Ter, 15 de Janeiro de 2013   #1
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Timbalões de chão vs de timbalões rack

Presumo que sejamos todos músicos (ou wannabe músicos, pelo menos), pelo que é seguro dizer que temos as nossas pancadas.

Uma das minhas maiores pancadas é o meu ódio pelos timbalões de chão. Odeios aquelas porras ao ponto de já ter dado um pontapé num 16x16 da Collectors. Nada me mete mais nojo que andar a micar uma bateria com três timbalões de chão.

Talvez seja por calçar o 47, por ser gordo que nem um cachalote ou por detestar a falta de flexibilidade ao montar. Objetivamente, poderá eventualmente ser por ter 1,80 metros e gostar de pôr os timbalões altos e mais em frente que ao lado, pelo que os de chão tendem a atrapalhar.

Still, eu só os uso no chão do 16 para cima. 14 e 15 saltam para a rack que se f***m. E digo mais: sou gajo para comprar um bombo de 20 só para conseguir pôr o tom de 14 por cima dele, tudo isto só para não ter de pôr-lo no chão.

Mas aqui entre nós que ninguém nos ouve, estou seriamente a considerar comprar um novo quit de média baixa gama para andar pela rua e será uma 22x18, 14x6.5, 10x8, 12x9, 13x10, 14x12 e 16x14 FT, com a possibilidade de incluir outro bombo 20x18 à mistura e talvez um tom 8x7 (assim ficava com metade do kit para praticar em casa e a outra na rua).
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Janeiro de 2013   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

isso soa mesmo a pancada!!! Eheh.

Faz como o Igor Cavallera e mete os toms todos à frente - ele em tempos também não usava toms de chão.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Janeiro de 2013   #3
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

Ter só um timbalão em frente tem a vantagem de conseguires colocar o ride numa posição mais confortável (para mim...). Já toquei em sets, em que o ride estava mais ou menos no sitio onde costuma ficar o 2º timbalão e gostei bastante! Claro que para isso, é preciso mandar os outros para o chão...

Acho que para além do óbvio gosto pessoal, também é relevante o estilo de musica que tocas, se usas muito ou pouco os timbalões e a importância que dás às passagens rápidas entre eles.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Janeiro de 2013   #4
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

Citação:
Mensagem Original de DumDumDa! Ver Mensagem
Ter só um timbalão em frente tem a vantagem de conseguires colocar o ride numa posição mais confortável (para mim...). Já toquei em sets, em que o ride estava mais ou menos no sitio onde costuma ficar o 2º timbalão e gostei bastante! Claro que para isso, é preciso mandar os outros para o chão...

Acho que para além do óbvio gosto pessoal, também é relevante o estilo de musica que tocas, se usas muito ou pouco os timbalões e a importância que dás às passagens rápidas entre eles.
O meu último set era assim. Usava dois timbalões à esquerda, um deles no suporte do crash. Usava o tom mount do bombo para pôr o ride e usava um floor tom. Mas quando toquei numa Delight emprestada durante umas semanas (melhores noites da minha vida) usava cinco toms, sendo apenas um de chão. 10 12 13 14 e 16. Como sou alto e até gosto de tocar alto, ter o ride por cima dos timbalões não me incomoda muito. Mas sim, é mais confortável tocar com o ride por cima do bombo. Mas não gosto de tocar só com dois timbalões. Faz-se, mas não é o mesmo.

E eu tocava sobretudo rock, blues e algum prog. Tocar com dois toms, para mim, limitava muito os breaks. Três já são pouco para os breaks que tinha de fazer. O ideal eram quatro, mas não havia mais toms para a bateria que usava. Fora descontinuada há muito tempo atrás...
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Janeiro de 2013   #5
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

Pessoalmente sou adepto do visual que os timbalões de chão dão aos kits... Vibro com o timbalão sobre os seus três pés...

Contudo, tenho um kit Yamaha Stage Custom Advantage com bombo de 20'' em que todos os timbalões são suspensos - 10'', 12'' e 14'', embora já tenha visto o de 14'' da série Stage Custom Advantage com pés)

Ando com 'ganas' de adquirir o de 16'' (já vi quer com pés quer suspenso também nesta série) bem como o de 8'', mas isso já seriam outras 'nupcias'...

Mas para a escolha que indicar, vais ter que te 'aguentar' com o que a marca/modelo do kit que vieres a encontrar te der, certo?

E sim, com efeito, as dimensões do corpo moldam ( e muito mesmo) a forma de configurarmos o kit de forma a nos dar o conforto que é necessário para a 'coisa' funcionar como é suposto.
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Janeiro de 2013   #6
Bernardo Nobre
 
Membro desde: 3-Jul-2011
Local: Rio Maior
Mensagens: 444
Bernardo Nobre será famoso em breve
Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

Sinceramente eu amo timbalões de chão, o som deles e o visual deles, penso mesmo arranjar um 2º timbalão de chão para ter à esquerda, mas conheço mais gente como tu, como por exemplo o meu antigo professor que era adepto de tudo "pendurado" chegando mesmo a construir uma rack especial para ter bombos suspensos, porque ele dizia que dava muito mais "power", mas pessoalmente acho que vai do gosto de cada um
__________________
[ex-Dusk]
DrumCraft Series 6
Istanbul Mehmet Samatya /Sabian APX /Zultan Aja
Bernardo Nobre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 17 de Janeiro de 2013   #7
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Pessoalmente sou adepto do visual que os timbalões de chão dão aos kits... Vibro com o timbalão sobre os seus três pés...

Contudo, tenho um kit Yamaha Stage Custom Advantage com bombo de 20'' em que todos os timbalões são suspensos - 10'', 12'' e 14'', embora já tenha visto o de 14'' da série Stage Custom Advantage com pés)

Ando com 'ganas' de adquirir o de 16'' (já vi quer com pés quer suspenso também nesta série) bem como o de 8'', mas isso já seriam outras 'nupcias'...

Mas para a escolha que indicar, vais ter que te 'aguentar' com o que a marca/modelo do kit que vieres a encontrar te der, certo?

E sim, com efeito, as dimensões do corpo moldam ( e muito mesmo) a forma de configurarmos o kit de forma a nos dar o conforto que é necessário para a 'coisa' funcionar como é suposto.
Já vi sistemas que permitem transformar toms de chão em toms suspensos. Não existem em abundância, mas arranjam-se para as marcas mais rodadas.

Os floor toms têm uma vantagem: a ressonância. Têm um som mais definido e mais robusto. Mas isso é bom e mau consoante a chuva. Eu gosto de ter a mesma ressonância em todas as peças, daí que não gosto muito de usar mais que um tom de chão (a não ser que seja à esquerda).

Tenta fazer percussão com o teu 14 como principal e os restantes como auxiliares. Depois faz o mesmo numa bateria em que o 14 seja de chão e repara na diferença na forma do som. Sim, varia com os gostos, mas também gosto de ter pelo menos um de chão mesmo para a percussão. Fica melhor feita a partir de um tom de chão. E só reparei nisto quando comecei a fazer som a bandas. Até então nunca tinha dado pela coisa.
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 17 de Janeiro de 2013   #8
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

Citação:
Mensagem Original de Loseless Ver Mensagem
E só reparei nisto quando comecei a fazer som a bandas. Até então nunca tinha dado pela coisa.
Esta frase resume muito! A som da nossa bateria muda radicalmente quando a ouvimos "de fora"!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 17 de Janeiro de 2013   #9
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

Por esse motivo e por pensarmos pouco sobre o nosso som. Cada peça tem um determinado som por uma determinada razão. E se pensarmos nessa razão (e a conhecermos bem) começamos a conseguir manipular a peça da forma que queremos. É por isso que eu sempre consegui afinar baterias com extrema facilidade, até mesmo baterias com peles de origem, cheias de mossas e a cair de podre e amigos meus com anos de música e que tocam bem melhor que eu nunca conseguiram.

A ressonância e reverberação são dos conceitos mais complexos de explicar. A maioria dos bateristas mal dá atenção às peles de baixo. Pensam que a afinação se resume toda à pele de cima. E depois têm sustains nos timbalões que parecem bidões ou latas de tintas. Cada uma com um sustain diferente e com uma resposta diferente.

Mas também se me vou por a afinar as peles de baixo desatam a rir-se e dizem que bater na pele lug a lug para procurar distorções e picos é mesmo coisa de quem não sabe o que está a fazer. E ai de mim se me atrever a mostrar-lhes algum livro sobre afinação de instrumentos de percussão! Sou logo apedrejado que nem um travesti num filme de Monty Python.

É por isso que tenho imensos stresses com os bateristas. Tendem a ser os músicos mais ignorantes no que toca ao seu instrumento (e a todo o conceito musical). É só pum e pá e se perguntarmos porque fazem pum e pá eles nem sabem responder.
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 18 de Janeiro de 2013   #10
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Hã? O quê...!!? Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

Citação:
Mensagem Original de Loseless Ver Mensagem
É por isso que tenho imensos stresses com os bateristas. Tendem a ser os músicos mais ignorantes no que toca ao seu instrumento (e a todo o conceito musical). É só pum e pá e se perguntarmos porque fazem pum e pá eles nem sabem responder.
Infelizmente estas tuas frases espelham uma tremenda realidade numa enorme maioria de bateristas nacionais...
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 19 de Janeiro de 2013   #11
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Re: Timbalões de chão vs de timbalões rack

Um dia destes logo abro um tópico de apedrejamento aos bateristas (sendo também baixista vejo-me no direito de invocar síndrome de Estocolmo e começar a partir isto tudo).
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
Guia de comparação entre marcas e modelos de baterias acústicas Pearl_addicted Aconselhamento para a compra de material 67 Sáb, 31 de Março de 2012 13:26
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 22:12. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it