Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Electrónicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Electrónicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias, pratos e/ou outros equipamentos ligados às baterias electrónicas.


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 20 de Junho de 2009   #1
drummm
 
Membro desde: 20-Jun-2009
Local: LX
Mensagens: 6
drummm está no bom caminho
Bateria Electrónica - como escolher?

Eu gostaria de colocar umas questões se for possível e agradecia o vosso feedback

Dou apenas uns toques de bateria (acústica) mas desde que fui viver para apartamento deixei praticamente de tocar porque chego sempre tarde a casa e a essa hora não dá para estar a fazer barulho como calculam.

Então queria muito comprar uma bateria electrónica para conseguir praticar e evoluir mais, mas estou completamente perdido na escolha apesar de já ter pesquisado em alguns sites as diferentes marcas e preços – lismusica, musifex, omaestro, euromusica, musicland, etc etc
Será que me poderiam dar umas dicas ? Ficava imenso grato.

Basicamente o que pretendo é uma bateria electrónica relativamente barata mas com um som próximo de uma acústica, e que dê para acrescentar pedal duplo (não sei se todas as electrónicas dão para acrescentar pedal duplo ou se em algumas é o pedal dos pratos que faz de pedal duplo e não existe outra alternativa), pois faço questão de tocar pedal duplo (estilo musica mais rápida e pesada) e tocava na acústica com ele.
Não procuro necessariamente a bateria mais barata do mercado desde que exista outra bateria um pouco mais cara mas que compense pela qualidade. No fundo pretendo uma boa relação preço versus qualidade.
Até agora a mais barata que encontrei foi esta:
http://www.omaestro.pt/produto-1431-bateria-digital-tribal-drumtrack-cpedal-bombo.html

e também já pesquisei no forum o que diziam sobre ela e comentei aqui:

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=11236

inclusivamente dando um exemplo com um link do youtube que dá para ter uma ideia do som, etc.


Mas tenho algumas dúvidas, entre as quais passo a citar:

1-Praticar numa bateria electrónica é o mesmo que praticar numa acústica?
Eu calculo que nunca seja bem igual, mas o que quero saber é se ao praticar numa electrónica vou estar apto para tocar numa acústica da mesma forma, ou perde-se sempre alguma sensibilidade, velocidade, coordenação, etc. devido às características diferentes de cada uma?


2-É necessário comprar um amplificador à parte ou todas elas possuem uma amplificação minimamente aceitável que dê um bom som caso um dia queira levantar o volume e tocar mais alto?
Sei que existe a opção de tocar com auscultadores também, neste ultimo caso existem auscultadores que permitam ter um som de boa qualidade?


3-Todos as técnicas e efeitos que se fazem na bateria acústica (a nível de manuseamento das baquetas, etc) também são possíveis de serem feitos na electrónica?


4-Reparei que algumas baterias electrónicas são mais completas que outras a nível de pratos, etc. É possível acrescentar posteriormente mais pratos numa bateria electrónica mais básica ou não?


5-Calculo que o prazer de tocar numa electrónica não seja o mesmo que tocar numa electrónica, especialmente por causa do som, mas que qualidade de som elas apresentam comparativamente às acústicas?. Apenas as electrónicas caríssimas conseguem igualar ou chegar muito próximo ao som das acústicas?


Agradeço desde já pelos esclarecimentos que puderem dar.

Última edição de drummm : Sáb, 20 de Junho de 2009 às 19:18.
drummm não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 20 de Junho de 2009   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Bateria Electrónica - como escolher?

Então vamos por partes!
Aviso desde já que é a minha opinião e sei que há quem tenha uma opinião diferente acerca do mesmo assunto.

Citação:
Mensagem Original de drummm Ver Mensagem

Mas tenho algumas dúvidas, entre as quais passo a citar:

1-Praticar numa bateria electrónica é o mesmo que praticar numa acústica?
Eu calculo que nunca seja bem igual, mas o que quero saber é se ao praticar numa electrónica vou estar apto para tocar numa acústica da mesma forma, ou perde-se sempre alguma sensibilidade, velocidade, coordenação, etc. devido às características diferentes de cada uma?
Tocar numa electrónica não é o mesmo que tocar numa acústica porque a reacção é diferente, quer a nível sonoro quer a nível de toque. No entanto, se praticares numa electrónica ficarás apto para tocar numa acústica. Pode haver na acústica alguns pontos que deverás de corrigir, mas a parte técnica de tocar é parecida. O que muda principalmente é a dinâmica e resposta sonora das peças.
Eu pratico em casa com uma electrónica e ensaio numa acústica e sei bem que o trabalho de casa me tem ajudado imenso a evoluir na acústica.


Citação:
2-É necessário comprar um amplificador à parte ou todas elas possuem uma amplificação minimamente aceitável que dê um bom som caso um dia queira levantar o volume e tocar mais alto?
Sei que existe a opção de tocar com auscultadores também, neste ultimo caso existem auscultadores que permitam ter um som de boa qualidade?
Não precisas de amplificador. Uns auscultadores são perfeitamente suficientes para sentires a bateria. Uns auscultadores de concha (daqueles fechados que envolvem as orelhas), são suficientes. Não precisas de gastar muito dinheiro. Acho que com uns 25/30 arranjas algo porreiro.
Amplificação para tocar em casa não me parece muito viável. Eu tenho como ligar a minha electrónica a uns monitores em casa e nunca ligo. Gosto mais da sensação de tocar com auscultadores.

Citação:
3-Todos as técnicas e efeitos que se fazem na bateria acústica (a nível de manuseamento das baquetas, etc) também são possíveis de serem feitos na electrónica?
Sim, sem dúvida. Só o uso de escovas é que não dá porque os triggers não permitem isso. De resto, eu uso as baquetas da mesma maneira.

Citação:
4-Reparei que algumas baterias electrónicas são mais completas que outras a nível de pratos, etc. É possível acrescentar posteriormente mais pratos numa bateria electrónica mais básica ou não?
Depende do módulo. Aqui tens de ver se o módulo da bateria que vais comprar tem entradas extra para mais pads (pratos ou toms).

Citação:
5-Calculo que o prazer de tocar numa electrónica não seja o mesmo que tocar numa electrónica, especialmente por causa do som, mas que qualidade de som elas apresentam comparativamente às acústicas?. Apenas as electrónicas caríssimas conseguem igualar ou chegar muito próximo ao som das acústicas?
Não, claramente que o prazer não é o mesmo mas há prazer na mesma, eu pelo menos tenho.
Quanto mais caro é o módulo, em regra, melhores sons tem. No entanto, as electrónicas mais aproximadas de uma acústica em termos de som e ergonomia são extremamente caras (3.000 euros e mais alto).
O Omar Hakim na apresentação da Roland TD-20 disse mais ou menos o seguinte:
"Não podemos nem devemos comparar uma electrónica com uma acústica. São dois mundos diferentes que quando bem usados complementam-se."
A ideia é mesmo essa. Não se compara porque há coisas que as acústicas não fazem e há coisas que as electrónicas não fazem. No entanto, se juntarmos os dois mundos temos, p.ex., um Akira Jimbo





Acerca da compra:
Se estás a pensar em evoluir e dar muito uso à digital, então pensa em comprares algo já porreiro. Quando digo porreiro não estou a falar em gastares 3.000 euros, mas sim menos de 1.000 euros, p.ex., numa Roland TD-3.
Já saiu a nova versão desta bateria, mas podes ver a review da antiga aqui:
Apreciação: Roland TD-3KW

Nos dias de hoje já começam a aparecer bons negócios com TD-3 usadas.

Eu digo isto porque se vais comprar algo muito básico, daqui a 1 ano vais querer certamente trocá-la e depois vais reparar que deitaste dinheiro fora.


De qualquer maneira, quanto a mim deves analisar as seguintes especificações na altura da compra. A bateria deverá ter isto:
- Ligação ao PC via MIDI
- Dual trigger no máximo de peças possíveis (no bombo não é preciso). É precisamente o dual trigger que te vai dar mais opções quando tocas e que te dá aquela cena de ser mais real. Já há pads com mais de 2 triggers, mas são as tais baterias de 3.000 euros
- Saída de linha de audio + headphones
- Entrada de audio para poderes usar play-alongs
- Verifica se tem entradas extra para ligares mais 1 pad (ou mais)

Há mais umas quantas coisas que deves analisar, tal como a resistência e que tipo de material são feitos os pads. Não te esqueças que as baquetas a bater nos pads ouvem-se sempre, por isso, se tives pads de material muito ríjo mais se vai ouvir.
Verifica a estabilidade das racks, dos tripés, etc., etc.


Boa sorte
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Sáb, 20 de Junho de 2009 às 19:55.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 20 de Junho de 2009   #3
drummm
 
Membro desde: 20-Jun-2009
Local: LX
Mensagens: 6
drummm está no bom caminho
Re: Bateria Electrónica - como escolher?

Muito obrigado pelo tempo que disponibilizaste para esclarecer as minhas dúvidas e dar todos esses conselhos Miguel.


Entretanto em relação à minha dúvida do pedal duplo, penso que já percebi que é possivel acrescentar em qualquer bateria electrónica:
A avaliar por esta DD-502



caso seja a tal tribal drumtrack que referi anteriormente (penso que sim)
http://www.omaestro.pt/produto-1431-...dal-bombo.html
drummm não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Julho de 2009   #4
David Carreta
 
Membro desde: 18-Fev-2007
Local: Mafra
Mensagens: 226
David Carreta será famoso em breve
Re: Bateria Electrónica - como escolher?

Queria dizer alguma coisa...mas já disses-te tudo.lol
David Carreta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Julho de 2009   #5
BernasDrummer95
 
Membro desde: 18-Jun-2009
Local: Porto
Mensagens: 179
BernasDrummer95 pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Bateria Electrónica - como escolher?

Aproveito para perguntar, uma coisa que eu nunca entendi muito bem nas electronicas, e o abrir e o fechar dos choques .. :s
É igual o som e isso, nota-se a diferenca ? tem um pedal identico?
é mesmo uma duvida que tenho .. ate pode ser "muito estupida" mas olha .. :P

PS: nao preciso de acrescentar mais nada , esta tudo mais que explicado por parte do miguel, o expert da materia ..

abraço
BernasDrummer95 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Julho de 2009   #6
Dylan Dog
 
Membro desde: 10-Mai-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 159
Dylan Dog está no bom caminho
Re: Bateria Electrónica - como escolher?

Tocar numa electrónica não é o mesmo que tocar numa acústica porque a reacção é diferente, quer a nível sonoro quer a nível de toque. No entanto, se praticares numa electrónica ficarás apto para tocar numa acústica. Pode haver na acústica alguns pontos que deverás de corrigir, mas a parte técnica de tocar é parecida. O que muda principalmente é a dinâmica e resposta sonora das peças.
Eu pratico em casa com uma electrónica e ensaio numa acústica e sei bem que o trabalho de casa me tem ajudado imenso a evoluir na acústica.

obrigada martinho ja nao toco a uns 13 anos numa acustica,é bom saber
Dylan Dog não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Julho de 2009   #7
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Bateria Electrónica - como escolher?

Citação:
Mensagem Original de BernasDrummer95 Ver Mensagem
Aproveito para perguntar, uma coisa que eu nunca entendi muito bem nas electronicas, e o abrir e o fechar dos choques .. :s
É igual o som e isso, nota-se a diferenca ? tem um pedal identico?
é mesmo uma duvida que tenho .. ate pode ser "muito estupida" mas olha .. :P

PS: nao preciso de acrescentar mais nada , esta tudo mais que explicado por parte do miguel, o expert da materia ..

abraço
Quanto a mim, e pelo menos nas digitais da gama da Roland TD-3, TD-6, etc., ou seja, as que usam um pedal electrónico e não um pedal de tripé tipo as acústicas, todas elas têm problemas de controlo natural dos pratos-de-choque, ou seja, a reacção do pedal/pratos/som é talevz o que difere mais relativamente a uma acústica.

no entanto, cumprem minimamente o seu trabalho e com alguma habituação conseguem-se fazer coisas engraçadas.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Outubro de 2009   #8
CmPalma
 
Membro desde: 7-Out-2009
Local: Quarteira
Mensagens: 3
CmPalma está no bom caminho
Re: Bateria Electrónica - como escolher?

Boas pessoal


Olhem eu tenho uma alesis dm5 pro drum kit e tou muito contente com a compra,tem um som fixe...é a minha primeira bateria uma vez que comecei agora a aprender a tocar.

Cumprimentos
__________________
Cumprimentos
CmPalma não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #9
Pedro Salvado
 
Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Reboleira
Mensagens: 198
Pedro Salvado será famoso em breve
Re: Bateria Electrónica - como escolher?

Apesar de estar já tudo dito em relação ao assunto, gostava só de acrescentar a minha opinião em relação aos sons.

O melhor som do melhor módulo de bateria que andar por aí, não chega ao pior som de por exemplo o EzDrummer.

Nunca mais usei os sons da minha TD6 desde que liguei o cabito midi ao PC.

É necessário ter um interface de áudio que permita usar isto sem latência (o suficiente para tocar pelo menos), mas garanto-vos que não tem nada a ver.

Tenho usado este método para gravar maquetes de bandas e apesar de não substituir uma bateria acústica, eu não conseguiria um melhor resultado sem ir para um estúdio com uma boa sala de captação, bons microfones.. e claro, uma bateria com bom som.

Viva o EzDrummer e restantes...!
Pedro Salvado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
Apartamento + Bateria = ?? Que faço? Como abafar o som? Devo comprar bateria electronica? Vinnie Baterias Acústicas 23 Qui, 16 de Abril de 2009 11:04



São agora 10:34. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it