Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 13 de Novembro de 2010   #1
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Como usar um metrónomo

Há pessoas que não apreendem a usar o metrónomo por pura preguiça, por achar que é difícil, não sejam como elas =).



Antes de começar a utilizar o metrónomo vamos entender o que é o tempo numa música.

Vamos utilizar uma imagem para entendermos melhor.






Imagine um grupo de soldados a marchar. O que aconteceria se cada um marchasse como quisesse? Com certeza que eles tropeçavam uns nos outros e seria o caos.


Na música a função do tempo é justamente essa, uma banda deve estar tocando no mesmo tempo, ou seja, juntos. Um não pode estar mais rápido do que o outro senão...


A função do metrónomo é determinar qual o tempo da música ou qual a velocidade da música.

Vamos entender isso usando um relógio. - Quantos segundos têm num minuto?
A resposta é 60 segundos formam 1 minuto.

Se eu transformar o segundo em batidas eu precisava de 60 batidas para formar 1 minuto. Bpm é a sigla que representa, batidas por minuto. Normalmente o metrónomo usa esse padrão para determinar o tempo em música. Por exemplo, a velocidade da música está em 100 bpm, ou 200 bpm. Quanto mais bpm's mais rápido será a música.

Até aqui tudo bem, mas porque usar o metrónomo?

Quanto mais se treinar com o metrónomo mais preciso se será. Principalmente para quem está a aprender solos, a utilização do metrónomo passa a ser fundamental. Pois é importante que a velocidade e o compasso que se está a tocar esteja dentro da velocidade em a música está a ser tocada. A melhor maneira de você entender a pulsação do tempo é através do uso do metrónomo porque dessa forma você começa a entender qual é a pulsação que você está tocando principalmente se estiver aprendendo leitura ou divisão rítmica.


Como utilizar o Metrónomo?

A primeira coisa é fazer o download de um metrónomo para o computador ou comprar um. Deixo aqui um link abaixo, é um metrónomo disponível gratuitamente e de forma legal.

http://www.baixaki.com.br/download/metronome-plus.htm

1 - Abra o programa






2 – Escolha o andamento ou velocidade clicando nos valores circulados. Normalmente as partituras vem com um valor determinado.





3 – Existem casos que a partitura vem com um nome em italiano para o andamento tais como andante, allegro, etc... Nesse caso clique com o rato do lado esquerdo em qualquer lugar do programa e escolha o desejado. Tendo em conta que:

Presto - rápido
Allegro - rapidamente
Moderato - moderadamente
Andante - curto
Adagio - lentamente
Lento - muito lento



4 – Escolha o compasso que quer tocar 3/4 , 4/4, 12/8, etc... Sabe-se o compasso pela indicação da partitura, se estiver usando o metrónomo para treinar escala por exemplo, escolha 4/4.




5 – Clique em “Go” para o metrónomo começar a tocar.




Alguma Teoria

A semibreve vale 1 compasso inteiro.
A mínima são duas no compasso.
A seminima quatro no compasso (ou seja, uma por batida no metrónomo)
A colcheia oito no compasso (ou seja, duas por batida no metrónomo)
A semicolcheia são dezasseis no compasso (quatro por batida no metrónomo)
etc..., fusa e semifusa ainda.

Por exemplo, para fazer o exercício usando a figura semibreve, o metrónomo vai tocar 4 batidas e nós vamos tocar apenas uma nota a cada quatro batidas do metrónomo. Toca a primeira, e nas outras 3 deixa-se a nota soar. Toque a nota seguinte, no tempo 1 do próximo compasso.

Para usar uma mínima, o metrónomo vai bater 4 tempos, e nós vamos tocar uma nota na primeira batida, a segunda soa a nota da primeira, a terceira tocamos outra nota, e a quarta soa a nota da terceira.

Para usar uma seminima, o metrónomo vai bater os mesmos 4 tempos, e tocamos uma nota a cada batida.

Para usar uma colcheia, a cada batida do metrónomo, vamos ter que tocar duas notas, ou seja, o metrónomo bate 4 vezes, então no final da quarta batida terá tocado 8 notas.

Na semicolcheia, vai tocar quatro notas por batida, ou seja, o metrónomo vai bater 4 vezes, e em cada batida terá tocado 4 notas, na ultima batida terás tocado um total de 16 notas.



Algumas dicas para que está a começar

1) Não te precipites, lembra-te que o metrónomo só quer te ajudar.

2) É melhor começar a tocar todas as figuras de tempo num BPM lento do que tocar muito rápido num BPM alto. Pode-se tocar na velocidade da luz que o metrónomo emite, se tentar tocar uma semifusa em 80bpm´s. Aumentar a velocidade do metrónomo quando já estiver craque em todas as figuras ritimicas nas velocidades mais baixas.

3) Metrónomo não é acompanhamento de bateria, nem de banda. É apenas uma marcação de tempo. Use-o para treinar pulsação e ritimo em todas as figuras de tempo.



Muitos enganam-se ao colocar o metrónomo em 180bpms para tocar coisas rápidas. Para mim é missão impossível tocar fusa (1/32) em 80bpm, ou seja, não precisa aumentar a velocidade de metrónomo para tocar rápido.

--» Para os membros que entendem mais um pouco do assunto, se encontrarem algum erro no meu texto mandem a correcção.Ou se alguém tiver mais alguma dica interessante mandem também
.
Na parte de "Alguma Teoria" não sei se me fiz explicar bem.. mas digam que eu tento explicar de outra forma.

Abraço !!
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Novembro de 2010   #2
aCIDwAR
 
Membro desde: 14-Jan-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 139
aCIDwAR será famoso em breve
Re: Como usar um metrónomo

Perfeito, apenas acrescento para os que queiram ir um pouco mais além do "simples" metronomo. Um Pad de treino eléctrónico. Algo tipo este da roland.
http://www.roland.com/products/en/RMP-5/
Já dá para treinar com precisão as batidas, com várias variações no tempo, aceleraçoes e também a força da batida da baquete, para fazer uniformizações e acentuações. Como dá para ligar 2 pads ao RMP5 dá para ligar pedal de bombo e treinar o pedal duplo por exemplo com as mesmas hipoteses (exactidão e força).
(Fartei-me de tentar meter só 1 video:| sem sucesso) Lá no youtube tem mais filmes sobre esse pad e sim existem outros de outras marcas mais baratos....mas se bem que podia viver sem a Roland, podia, mas não era a mesma coisa)

aCIDwAR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Novembro de 2010   #3
Tiago Silva
 
Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
Mensagens: 1.915
Tiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em bruto
Re: Como usar um metrónomo

Boas!!!

Excelente topico Pedro!! Os meus parabens!! Muito completo

Abraço
__________________

[ex-cyanide]
Tiago Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 20 de Novembro de 2010   #4
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Como usar um metrónomo

Penso que neste fórum não há nenhum tópico a falar de como usar um metrónomo , eu pelo menos não encontrei. Mas como vejo poucos comentários já estou na dúvida, digam alguma coisa pelo menos para eu saber se fiz isto bem ou mal a explicação, se está difícil de compreender, está muito completo...

A minha intuição é enriquecer mais este fórum e os membros que como eles já me ajudaram muito penso que me cabe a mim ajuda-los também no que possa.

Obrigado pelos comments aCIDwAR e cyanide !


Abraço!
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 20 de Novembro de 2010   #5
Tiago Silva
 
Membro desde: 26-Mai-2010
Local: Taipas
Mensagens: 1.915
Tiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em brutoTiago Silva é uma jóia em bruto
Re: Como usar um metrónomo

Citação:
Mensagem Original de Pedro Aronoff Ver Mensagem
Penso que neste fórum não há nenhum tópico a falar de como usar um metrónomo , eu pelo menos não encontrei. Mas como vejo poucos comentários já estou na dúvida, digam alguma coisa pelo menos para eu saber se fiz isto bem ou mal a explicação, se está difícil de compreender, está muito completo...

A minha intuição é enriquecer mais este fórum e os membros que como eles já me ajudaram muito penso que me cabe a mim ajuda-los também no que possa.

Obrigado pelos comments aCIDwAR e cyanide !


Abraço!
Boas Pedro,

Eu achei um topico gastante completo e dei-te os meus parabens!

Tá um excelente topico

Abraço
__________________

[ex-cyanide]
Tiago Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Novembro de 2010   #6
Timmy
 
Membro desde: 15-Fev-2010
Local: Vila Real
Mensagens: 109
Timmy está no bom caminho
Re: Como usar um metrónomo

Eu não sabia usar o metronomo, isto esclareceu me quase tudo. Só não percebo uma coisa, por exemplo um rudimento que não seja de 4 stroke, 8, ou 16, se for de um 5 stroke, eu é que decido se quero fazer em colcheia ou seminima ou por ter 5 strokes faço em 4/4 e dou 1 em colcheia? Não sei se estou a ser explicito :S
Timmy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Novembro de 2010   #7
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Como usar um metrónomo

Citação:
Mensagem Original de Timmy Ver Mensagem
Eu não sabia usar o metronomo, isto esclareceu me quase tudo. Só não percebo uma coisa, por exemplo um rudimento que não seja de 4 stroke, 8, ou 16, se for de um 5 stroke, eu é que decido se quero fazer em colcheia ou seminima ou por ter 5 strokes faço em 4/4 e dou 1 em colcheia? Não sei se estou a ser explicito :S
para chegares a um stroke de 5, aconselho-te a começares com tercinas, ou seja, tentar meter 3 colcheias numa semínima, depois de perceberes o esquema tenta meter as 5.

Quanto aos post, muito bom!

De vez enquando faz falta um pouco de informação útil no forum (desculpem a arrogância...)!

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Novembro de 2010   #8
Timmy
 
Membro desde: 15-Fev-2010
Local: Vila Real
Mensagens: 109
Timmy está no bom caminho
Re: Como usar um metrónomo

Desculpa lá a ignorância, já que se está a abordar o assunto tenho mesmo que tirar estas duvidas para poder progredir.

Então ficaria algo assim ou está mal?

| s | s | s |

"|" sendo os bips do metronomo

e "s" as batidas que dou

agora com com 5 será algo assim?

|s |s |s |s s



Não treino muito com o metronomo por causa disto, faz me bastante confusão

EDIT: ou sera que tenho que fazer

s | s | s | s | s

?
Timmy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Novembro de 2010   #9
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Como usar um metrónomo

Citação:
Mensagem Original de Timmy Ver Mensagem
Desculpa lá a ignorância, já que se está a abordar o assunto tenho mesmo que tirar estas duvidas para poder progredir.

Então ficaria algo assim ou está mal?

| s | s | s |

"|" sendo os bips do metronomo

e "s" as batidas que dou

agora com com 5 será algo assim?

|s |s |s |s s



Não treino muito com o metronomo por causa disto, faz me bastante confusão

EDIT: ou sera que tenho que fazer

s | s | s | s | s

?
Mas o que queres fazer afinal, 3 notas (strokes) num tempo certo? Isso é que é uma tercina!

Normalmente uma semínima é a duração de um tempo, uma semínima pode ser dividida em duas colcheias, a tercina serve para colocar três colcheias no ligar de duas. Ou seja, dentro dum "bip em vez de dar 2 strokes das 3.

Não sei se é esta a tua dúvida...

Vê a imagem para ver se te esclarece algo...

Está em espanhol (foi o único legível que encontrei) mas eu traduzo:
Quadro dos valores das notas em tersinas:
Redonda: Semibreve
Blanca: Mínima
Negra: Semínima
Corchea: Colcheia
Semicorchea: Semicolcheia
Fusa: Fusa
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Novembro de 2010   #10
Timmy
 
Membro desde: 15-Fev-2010
Local: Vila Real
Mensagens: 109
Timmy está no bom caminho
Re: Como usar um metrónomo

O da tercina já entendi. Se com a tercina metes 3 batidas em cada bip, com 5 batidas? Meto 5 em cada bip tambem?

Vou tentar dizer tudo duma vez. Imagina, vais fazer o nine stroke roll com 40 bpm, as nove batidas consegues dar num bip(se calhar nem se faz isso mas imagina).
Se depois meteres a 160 bpm já não dá para faze lo e tens que distribuir pelo tempos.
Como é que eu os vou distribuir?

Há alguma "regra" ou só preciso de nesse 4 bips dar os 9 stroke sempre da mesma maneira?
Timmy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Novembro de 2010   #11
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Como usar um metrónomo

TEMPO, é a característica mais importante que os bateristas têm de ter, logo, ter paciência pra estudar com o metrónomo é o primeiro passo. o metrónomo é o maestro, se não conseguirmos tocar com ele, esquece... lol

Timmy,tu podes fazer tudo à velocidade que quiseres, basta conseguires, mas há coisas que são impraticaveis e que não interessam se quer.

é possivel fazer um 9storke roll a 40bpm, tens de ter muito boa noção de tempo.
a 160, tens de ter mãos pra isso! eheh sao coisas completamente diferentes.
é bem mais facil fazer a 160 do q a 40. os tempos mais lentos sao os mais dificeis em tudo !!

os rudimentos nao foram criados a pensar nisso. foram criados pelo pessoal das drum corps, para assim, com nomes, ser mais facil explicar e para que houvesse uma linguagem universal!
__________________

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Novembro de 2010   #12
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Como usar um metrónomo

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
TEMPO, é a característica mais importante que os bateristas têm de ter, logo, ter paciência pra estudar com o metrónomo é o primeiro passo. o metrónomo é o maestro, se não conseguirmos tocar com ele, esquece... lol

Timmy,tu podes fazer tudo à velocidade que quiseres, basta conseguires, mas há coisas que são impraticaveis e que não interessam se quer.

é possivel fazer um 9storke roll a 40bpm, tens de ter muito boa noção de tempo.
a 160, tens de ter mãos pra isso! eheh sao coisas completamente diferentes.
é bem mais facil fazer a 160 do q a 40. os tempos mais lentos sao os mais dificeis em tudo !!

os rudimentos nao foram criados a pensar nisso. foram criados pelo pessoal das drum corps, para assim, com nomes, ser mais facil explicar e para que houvesse uma linguagem universal!
Exactamente, já não preciso explicar mais nada.

O metrónomo requer muita paciência, mas é uma ferramenta essencial para qualquer baterista; principalmente se tiverem intenções de um dia mais tarde fazer gravações!

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Dezembro de 2010   #13
danny7
 
Membro desde: 11-Dez-2010
Local: Viseu
Mensagens: 158
danny7 está no bom caminho
Re: Como usar um metrónomo

muito fixe, os tempos para um baterista são uma coisa bastante importante
danny7 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Dezembro de 2010   #14
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Como usar um metrónomo

Citação:
Mensagem Original de danny7 Ver Mensagem
muito fixe, os tempos para um baterista são uma coisa bastante importante
Mais do que importante, sem tempos simplesmente não há bateria... não há ritmo... adeus à música...
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Dezembro de 2010   #15
danny7
 
Membro desde: 11-Dez-2010
Local: Viseu
Mensagens: 158
danny7 está no bom caminho
Re: Como usar um metrónomo

mesmo :D
danny7 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Dezembro de 2010   #16
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Como usar um metrónomo

Parabéns ao Pedro pelo tópico.

Esta realmente muito bem explicado.

Abracos

Tiago
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Dezembro de 2010   #17
rui andre
 
Membro desde: 17-Ago-2010
Local: Bajouca, Leiria
Mensagens: 262
rui andre será famoso em breve
Re: Como usar um metrónomo

por acaso eu admito que fiu bastante preguiçoso nesse aspecto, mt raramente pratiquei com metronomo. o unico metrónomo que tive durante mt tempo foi de facto o maestro xD
e ha pouco tempo fui para fazer gravações e vi me f*dido.

agora ate nos ensaios vou usando o metrónomo, ja pratico rudimentos em casa, e reparo que vou ficando mais certo com o passar do tempo
rui andre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Dezembro de 2010   #18
Pedro Assis
 
Membro desde: 28-Dez-2008
Local: Ericeira / Lisboa
Mensagens: 113
Pedro Assis está no bom caminho
Re: Como usar um metrónomo

A treinar rudimentos, ou a tocar uma musica, voces constumam usar as maiores ou as menores divisoes do compasso? Deve-se ir variando e alargando os limites? Se formos diminuindo a velocidade progressivamente ate ao metronomo tocar tipo apenas de 2 em 2 compassos isso deve ajudar a aumentar a noçao de tempo nao?

E aumentar a velocidade, vai influenciar algum outro aspecto?

Thanks
__________________
Play on drummer, play on...
Pedro Assis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Como lidarias com um (ou vários) membros homosexuais na tua banda? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 161 Dom, 24 de Junho de 2012 18:43
Se Isto Não é Gozar Com A Cara De Quem Trabalha O Que é Então? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 117 Sex, 16 de Julho de 2010 12:29
Ajuda, como formatar um portátil sem ir a um tecnico? skm241 Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 14 Ter, 19 de Janeiro de 2010 12:04
Como tocar com Metronomo? Ignium Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 12 Seg, 4 de Fevereiro de 2008 13:38



São agora 06:07. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it