Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bateristas e Percussionistas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Bateristas e Percussionistas Espaço para falarem sobre os vossos bateristas e percussionistas preferidos


Resposta
Opções
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #1
Miguel Carneiro
 
Membro desde: 18-Abr-2008
Local: Braga
Mensagens: 29
Miguel Carneiro será famoso em breve
Ideia Xenakis: Pode a música estocástica soar agradável aos ouvidos?

Xenakis: Pleiades, com Percussões de Estrasburgo (Harmonia Mundi)

A música de Iannis Xenakis é única. Com uma formação básica em matemática, ele desenvolveu teorias sobre como aplicar métodos estocásticos na composição musical. Pléïades é uma composição para instrumentos de percussão onde Xenakis aplicou suas teorias com resultados supreendentes. Ele descreve a peça: "A única fonte para esta composição poliritmica é a idéia de periodicidade, repetição, duplicação, em cópias fiéis, pseudo-fiéis, infiéis...". A concepção de Xenakis é inusitada, mas "Pleiades" é uma peça maravilhosa que pode ser apreciada mesmo sem a percepção consciente das "nuvens, nebulosas e galáxias de batidas fragmentadas organizadas pelo ritmo (Xenakis)".

Consciente da demanda em seus ouvintes, Xenakis arquitetou a peça em quatro partes: Metaux (for metais), Claviers (percussões de teclado), Peaux (tambores) e Melanges (misture). Cada parte engendra seu próprio mundo sonoro, mais orientado a timbres que a pulsos. Em Metaux, o timbre de cada instrumento é diferenciado por diferentes ritmos. Em Claviers, os instrumentos de teclado produzem sons líricos em ondas. Em Peaux, os tambores sustentam ritmos inusitados, bem diferentes de pulsações fixas típicas de tambores africanos. Mélanges, a parte final, mistura todos estes sons numa cornucópia sonora. Xenakis segue cada batida ritmica por uma batida ligeiramente diferente em duração e timbre. Isto cria uma impressão mais próxima de uma fuga para seis percussões do que uma versão européia de tambores africanos. As mudanças constantes de timbre acontecem de forma controlada, dada a concepção de "clusters de sons". A peça é ao mesmo tempo desafiadora e agradável ao ouvido, e ouvir "Pleiades" é descobrir novos horizontes musicais.

Pleiades

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/UU2wpRklABE&hl=en"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/UU2wpRklABE&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>


Psappha

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Yge7GNl5p_k&hl=en"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/Yge7GNl5p_k&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>


--------------------

Rebounds

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ziQjykdLDVU&hl=en"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ziQjykdLDVU&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>


Komeço entao por retirar este texto sobre xenakis(http://techne-episteme.blogspot.com/...tica-soar.html)

Escolhi xenakis komo primeiro dos compositores a mostrar devido á fenomenal ligaçao a percussao k ele tem!

k acham??

tomem particular atençao ao ultimo!(pedro carneiro)
(pus em links agora)

ABrçOs

Última edição de Miguel Carneiro : Ter, 17 de Junho de 2008 às 22:21. Razão: nao dava para por videos do youtube
Miguel Carneiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #2
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Xenakis: Pode a música estocástica soar agradável aos ouvidos?

Bom contributo...
Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Junho de 2008   #3
Miguel Carneiro
 
Membro desde: 18-Abr-2008
Local: Braga
Mensagens: 29
Miguel Carneiro será famoso em breve
Re: Xenakis: Pode a música estocástica soar agradável aos ouvidos?

Espero que gostem e que tirem ideias!!

;D

ihihi

até pork eu tinha prometido fazer isto!

só nao prometo ser muito regular !

vou pstando kuand der!

Abraços
Miguel Carneiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Junho de 2008   #4
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Xenakis: Pode a música estocástica soar agradável aos ouvidos?

Olha, muito bom post, e único do género! Antes que me esqueça, a percussão sinfónica e em peças somente de percussão não deixam de fornecer ideias e perspectivas diferentes sobre o instrumento!

Mas agora, mesmo sendo a questão retórica, vou dar a minha opinião na mesma. Xenakis e outros compositores mais direccionados para a percussão, Steve Reich, John Cage, etc., soarão bem ao ouvido se:
- ou se gosta de imediato do que se ouve, e da forma como os temas se desenvolvem;
- ou se têm uma vasta experiência músical e um ouvido calojado, e se reconhecem excertos geniais.
Acho que o trabalho de Xenakis é perfeitamente gostável, apesar da sua influência das matemáticas. Como ao principio ninguém irá relacionar a matemática directamente com a percussão, para além dos compassos e tempos e tudo o que sonoramente implique um sentido matemático que para muitos é já intuitivo, as obras poderão soar a algo bizarro e intragável. Mas não passa de uma visão diferente sobre a composição em percussão.
Com Xenakis aprende-se muito!

Obrigado!

Última edição de warlike : Qua, 18 de Junho de 2008 às 09:40.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Junho de 2008   #5
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Xenakis: Pode a música estocástica soar agradável aos ouvidos?

Olha um excelente assunto que não está a ter a devida atenção...

Gostei muito de ver esses 3 videos sugeridos, e tenho alguma preferência pelo primeiro, provavelmente por ser o que mais me fez bater o pé... (avalio muito a música desta forma: se me faz bater o pé, é meio caminho andado para eu gostar)


O conceito é sem dúvida alguma original (digo eu que não estou habituado aos meios estocásticos) mas ao mesmo tempo torna-se um tanto ou quanto 'quadrado', pois as dinâmicas e os padrões parecem-me como disse o warlike, "matemáticos"...

No entanto, as ideias para aliar estes sons aos meus projectos ou simplesmente a uma ou duas canções, já valeu bem a pena!

Da minha parte, obrigado!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Junho de 2008   #6
Miguel Carneiro
 
Membro desde: 18-Abr-2008
Local: Braga
Mensagens: 29
Miguel Carneiro será famoso em breve
Quem, eu...? Re: Xenakis: Pode a música estocástica soar agradável aos ouvidos?

Nao precisam agradecer faço o kom todu o gostu!!

infelizmente tenho pouko tempo para dar atençao e fazer posts:S

mas kuando isto amainar logu se ve!!

Abraçoss!!
Miguel Carneiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum



São agora 23:43. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it