|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
Opções |
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #1 |
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Tomar
|
É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?
Olá a todos.
Estou a criar este tópico, numa atitude um pouco egoísta pois quero que me esclareçam umas questões. É o seguinte, a cada dia que passa apercebo-me que a música é a minha vida (no sentido literal do termo), tudo aquilo que quero fazer é música e estar em contacto com a mesma. O meu futuro (emprego), quero que seja relacionado com a música, ou seja quero se músico como profissão, mas temo que esta arte não tenha o apoio que merece. Posso estar enganado mas ser músico em Portugal é a mesma coisa que ser desempregado ? É possível viver, neste país só da bateria, ou isto é apenas ''uma ajuda'' para as finanças de cada um ? Digam-me tudo o que sabem sobre o assunto por favor, e já agora se alguém estiver na mesma situação que eu faça favor de se manifestar ;D Abraços PS: Peço desculpa pelas redondâncias (música/ músico) |
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #2 | |
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
|
Re: Música em Portugal
Citação:
Olá Estou na mesma situação exactamente Vou esperar, também, por respostas! Cumps
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #3 |
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
|
Boas,
Pah, se fores muito bom acho consegues viver da música, neste caso da bateria. Mas penso que (sendo bom), para viveres unica e exclusivamente da bateria terias de: trabalhar como freelancer em vários grupo, ou se quisesses ser exclusivo dum grupo esse grupo teria de ser bem famoso... Esta é apenas a minha opinião... Abraços |
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #4 | |
|
Citação:
Bom, já não sou o único nestas situações (: |
|
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #5 |
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
|
Realmente estou na mesma situação digamos .. A música cada vez respiro mais e quero na minha vida futura estar relacionado com ela ..
Ser baterista profissional não é para todos, é para uma raridade de malta .. é preciso suar muito, ser-se humilde e com grande talento e acima de tudo, ter SORTE e apanhar as oportunidades correctas , senão .. é o mesmo que sem dinheiro, pois viver de uma simples banda não dá .. é mais prejuizo do que lucro (pagas para tocar :s) .. Mas claro é preciso sempre um esforça ultra suplementar para ao longo da vida ir mantendo projectos em banda e dar shows (pelo que tenciono lutar por isso a vida toda) ! Adorava viver só disto, mas penso que nao seja certo pensar assim .. Se quero a música , há que ponderar outras profissoes ligadas a ela sem ser propriamente músico .. Tens o jornalismo musical , como animador de rádio, critico, escritor de artigos sobre concertos ou revistas do tema (blitz lol) .. Mas para se ser isto e ter futuro e dinheiro, tambem falando, é preciso o talento para tal correr mesmo nas veias e ser-se bom no que se faz .. Senão é um autentico tiro no escuro amigo :o Pode ser também técnico de som, talvez .. Hoje em dia tudo está em crise, tirando a medicina e poucas areas no ramo da ciencia .. (é preciso também 19/20 de média ) .. Portanto se formos mesmo bons no que gostamos de fazer poderemos ter sucesso, e aqui também valem os conhecimentos de uma pessoa, se é que me entendes. Não quero dizer que já me esteja a derrotar como baterista profissional no futuro, mas não se pode pensar assim .. Pensar em tudo o que pode existir sempre, pois a vida esta muito dificil! Abraços pessoal .. Music for life Última edição de Bernardo : Ter, 23 de Fevereiro de 2010 às 22:34. |
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #6 | |
|
Citação:
Eu até pondero em ir para emigrar para poder ter uma carreira musical, mas se fosse em Portugal era óptimo. |
|
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #7 | |
|
Citação:
Aqui ao lado por exemplo (Espanha), o mercado é mais abrangente, e é um mercado que consegue absorver mais artistas e grupos. Boa sorte. Abraços |
|
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #8 | |
|
Citação:
|
|
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #9 |
|
|
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #10 |
|
|
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 | #11 |
Membro desde: 22-Set-2008
Local: Lourosa, Santa Maria da Feira
|
Estou na mesma posição que o siposi01 e que o bogalho...
Acham que tirar uma licenciatura em musica serve de algo neste pais??? Cumprimentos
Qua, 24 de Fevereiro de 2010 | #12 | |
|
Citação:
Abraços |
|
Qua, 24 de Fevereiro de 2010 | #13 |
Membro desde: 22-Set-2008
Local: Lourosa, Santa Maria da Feira
|
Professor de por exemplo bateria serve??
feixaofrad14 adicionou o seguinte texto, 9 minutos e 55 segundos depois: E que tipo de rumos por exemplo??
It's true that some people don't like to drum.... F*** THEM !! xD http://www.youtube.com/user/feixaofrad -» vejam, comentem e inscrevam.se no canal :D Última edição de feixaofrad14 : Qua, 24 de Fevereiro de 2010 às 00:23. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
Qua, 24 de Fevereiro de 2010 | #14 | |
|
Citação:
Pesquisa, digo eu que deve de haver cursos específicos para bateria e percussão. Pelo menos os professores de conservatórios e assim devem de ter algum tipo de formação, digo eu... Em relação a rumos... sei lá... nos conservatórios têm professores de bateria e de percussão, mas também existem escolas de música com professores de bateria. É uma questão de pesquisares. Abraços Última edição de serrinha : Qua, 24 de Fevereiro de 2010 às 00:27. |
|
Qua, 24 de Fevereiro de 2010 | #15 | |
Membro desde: 7-Mai-2009
|
boas, hoje em dia nada é impossivel!
eu tenho a musica como profissao, apesar de inda tar a estudar... um musico estuda toda a vida! tens q dar um passo de cada vez. fiz primeiro o curso profissional de percussao, agora tou a estudar vibrafone e de seguida quem sabe bateria.. tens de ter vontade de trabalhar, vontade de estudar,vontade de tocar! mas uma coisa é certa, quem anda neste mundo nao acorda de manha a pensar q tem q ganhar dinheiro pra um jaguar... pq o q nos faz felizes é tocar andreareias adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 43 segundos depois: Citação:
Última edição de andreareias : Qua, 24 de Fevereiro de 2010 às 02:00. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
|
Qua, 24 de Fevereiro de 2010 | #16 |
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
|
É como tudo, o pessoal queixa-se do desemprego, mas quem é realmente bom, quem se esforça e trabalha pode viver perfeitamente da música.
Aqui para o interior, e falando dos casos que conheço, é um pouco mais complicado subsistir da música sem abandonar este meio. A fórmula mais bem sucedida parece-me o "típico" professor/mestre, que tem uma loja de instrumentos e tem o seu grupo de baile. É preciso fazer um pouco de tudo para conseguir vingar no meio. Não é que tenha ponderado essa hipótese, mas pensei no assunto, e a conclusão a que cheguei foi que gosto demasiado da música para fazer dela trabalho, principalmente se tiver que submeter-me a trabalhos que não gosto. Se conseguisse afirmar-me com um projecto de que realmente gostasse não me importaria de o fazer, doutra forma ia ser penoso para mim. Não sei se acham o mesmo, mas quanto a mim a grande maioria do pessoal que seguiu a música como profissão que eu conheço, fora honrosas excepções, tornaram-se "operários" e sem o que de mais bonito têm os amadores, O AMOR ao que fazem.
Qua, 24 de Fevereiro de 2010 | #17 |
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
|
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?
Aconselho a consultar este tópico também
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9619 canas
Qua, 24 de Fevereiro de 2010 | #18 |
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
|
Re: É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal?
Perfeitamente possivel, mas tens que estudar. Bué.
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #19 |
Membro desde: 5-Mai-2006
|
Já disseram a maior parte, vejam o tópico que o canas colocou, também podem encontrar algumas opiniões.
Um músico que se diga de sucesso tem que ser acima de tudo uma máquina de relações públicas, ou então tem uma equipa a mexer os cordelinhos para a carreira progredir. Digo isto, porque há malta que pensa que é só saber tocar e como tocar com quem seja, mas é preciso acima de tudo ser uma pessoa com uma capacidade de comunicar acima da média. O ideal seria, como já disseram, a participação em diversos projectos, com espetáculos regulares, promos de cd's, dvd's, cerimónias de apresentação de albuns, entrevistas, e todo o marketing que possam imaginar. E depois vem a parte pedagógica em que se dão aulas e existe a preocupação em partilhar os conhecimentos com quem pretende começar a dar uns passos na terra da música. Podem sempre começar a pensar em escrever o vosso livro, preparar o vosso dvd, ou seja, deixar a vossa marca no universo de aprendizagem musical que já existe e continua em crescimento. E com isto, é arregaçar mangas, porque só devem parar por razão de maior! |
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #20 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 15-Abr-2006
Local: lisboa
|
Boas pessoal, eu felizmente vivo só da musica ( bateria) e tenho conseguido. Toda a gente sabe que é um meio muito complicado por várias razões. em 1º lugar há pouco trabalho, depois cada vez há mais pessoal a tocar e cada vez melhor ( o nivel tem vindo a subir bastante) . A vossa questão é ,se dá para viver da bateria em Portugal? dar , dá, mas é preciso tocar bem( não estou a falar de mim, lol), ser muito profissional em todos os trabalhos que surjam( chegar a horas, ter a lição bem estudada, ter bom material/ bom som) e tb ter uma boa onda a trabalhar, ninguém vai querer fazer uma tournée contigo se fores um gajo muito mal humorado, Mas sobretudo são os contactos/conhecimentos que a pessoa tem e vai adquirindo, isso é que faz com que os trabalhos apareçam. todos os trabalhos são importantes, há sempre alguém do meio que vai ouvir o teu trabalho, quer seja ao vivo ou estudio, e perguntar quem é o baterista? se gostar do teu trabalho quem sabe pode chamar-te para o trabalho seguinte.
Isto é o ponto de vista de um baterista freelancer, se tiveres uma banda com muito sucesso está respondida a questão. Abraço |
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #21 |
Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
|
Viva, gosto bastante deste assunto.
Eu trabalho todo ano com o mundo do espectáculo e por isso sei que existem grandes bateristas em portugal que tocam Muito e estudaram pra tal, mas tb conheço outros que são autodidactas e tocam em vários projectos e são igualmente Bons bateristas (isto ocorre em vários estilo musicais). Óbvio que quem sabe ler pautas terá melhores probabilidades de ter sucesso, mas... existe a situação da sociabilidade do musico e dos contactos, quanto mais apareceres e contactares com o mundo da música (musicos, produtores, agentes) melhor! Imaginem...Se tiveres um mau feitio do "caraças" ninguém te quer aturar numa viagem de carro durante 2 ou mais horas. Hehe! Claro que não dá pra fazer a vida típica das 9 às 5, e tens que ter um ambiente familiar bastante bom, mas podes conhecer pessoas e locais diferentes. Bem eu graças a trabalhar numa banda possibilita-me percorrer vários locais que de outra forma não o faria e num ambiente porreiro, e eu não sou profissional...mas tinha espirito pra isso, se é que me entendem... Fica aqui os meus 3 tostões!
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #22 |
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
|
Extremamente complicado viver da música.
Eu ainda tenho essa ambição e continuo as trabalhar para um dia conseguir. (talvez um dia quando eu tocar como o reference consiga) . a questao é mesmo essa. ter boa onda. e tentar tocar o máximo possivel. mesmo num gig onde possas nao estar a ser pago, alguem pode ouvir e chamar-te par aum trabalho a seguir. de qualquer forma... nunca tomem por nada como certo neste mundo da música. aquilo que parece ser a coisa mais certa, na maioria das vezes tem apenas 20% de hipoteses de acontecer... Por enquanto continuo a lutar pela minha banda... caso no futuro eu chegue a um ponto em que vejo que nao vale a pena batalhar mais... talvez tente como freelancer. hwo knows... por enquanto continuo a aprender o mais que posso! Continuem a estudar... e nao desistam do sonho... mas não o tenham como certo, porque é de certa forma complicado de lá chegar. |
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #23 |
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
|
eu penso que, se fores minimamente bom e tendo tu um estilo único, não é inviável.
Eu sonho, mas vejo os sonhos a concretizarem-se(atenção, ainda bem longe de viver DA BATERIA), mas, viver dá MUSICA parece-me bem viável: -produção musical -organização de eventos -management -instrumentista -compositor isso dá o seu respectivo trabalho,mas dá frutos! e aliando isso,ás pessoas e parecerias certas, o pa, é gratificante, ainda que não fiques rico! |
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #24 |
Membro desde: 8-Dez-2006
Local: Aveiro/Marinha Grande
|
Bem, este tópico tem a minha cara.
Toco há uns 15 anitos como auto-didacta e comecei a trabalhar cedo em ramos muito ligados à industria. Em fabricas, em cima de andaimes a fazer montagens, distribuidor, empregado de armazem e lá fui subindo uns furos até que cheguei a ser vendedor de maquinas numa das melhores empersas do país. Tinha um ordenado razoável, carro da empresa, telemovel e um modo de vida confortável. Mas não me fazia feliz. Chegava ao fim do dia sempre descontente com o que fazia e isso desassossegava-me. Até que me começaram a surgir estas perguntas, (será q é possivel viver da bateria?) e sem perder tempo comecei a tratar de lhes dar resposta. Despedi-me e comecei a procurar fazer o que gosto. E a resposta à tua pergunta é: SIM, é possivel viver apenas da musica. Mas é muito dificil e tens que combinar alguns factores. -Tocar bem -Conhecer muita gente e ser bem relacionado. (importantissimo) -Ser determinado e responsável. -Ter alguma literacia musical. -Não ter medo de mudar de sitio (casa, cidade, e até país) -Não ter nada que te prenda (créditos da casa ou carro, namoradas possessivas e ciumentas, etc... ) -E uma boa dose de sorte. terás que a certa altura fazer algum sacrificio de tocar o que não gostas, mas meu caro... provavelmente já vendes o teu corpo a um patrão 8 horas por dia, de tal forma que te esqueces que o estas a fazer. Gostava de perguntar aos "puristas" que dizem que amam demais a musica para fazerem trabalho dela (e pf, nao me citem outra vez o carlos paredes!!!) qual o trabalho que fazem e se REALMENTE gostam! Eu também amo a musica, mas não considero que ao ganhar dinheiro da musica esteja a perverter esses valores. Aliás, apenas faz mais sentido, pois estás mais tempo COM a musica, e podes melhorar cada vez mais no que fazes. Não é viver DA musica, mas é viver COM a musica. Perverter valores é gostar de musica e andar a dar o cu a um patrão chulo, ser explorado todos os dias, "pelo amor à musica". Pllleeeeeease!!! Voltando ao tema, o que te recomendo: -Formação: ha cursos profissionais (jazz ao norte, academia de espinho, mirandela, etc...) -Formação superior (ESMAE, Évora, U.Lusiada, ou se fores novo VAI ESTUDAR PARA FORA!!!) -Dar aulas -Arranjar projectos sólidos para tocar. -Se tiveres queda para isso (não é o meu caso), investe em conhecimentos de audio/produção, arranja uns endorsments para venderes umas coisas e fazeres mais um $. É um caminho logo e tortuoso, mas parece me a unica maneira possivel. Mas quem pensa que vida de musico é vida facil... UI, vai trabalhar para o teu patrão! Eu vou a caminho destes objectivos. Nem sei ainda se vou conseguir, mas prefiro tentar e espalhar me, do que morrer sem tentar. Um abraço a todos. |
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #25 | |
|
Citação:
Só volto a frisar, ter um bom relacionamento e cordialidade nao acordem de pernas para o ar pois isso não ajuda de nada :O |
|
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #26 | |
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
|
Citação:
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #27 |
Membro desde: 28-Nov-2007
Local: BRAGA
|
|
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #28 |
|
|
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #29 |
|
|
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 | #30 |
|
Bem, começo a ficar ainda mais motivado com as opiniões do pessoal.
Eu nunca julguei que viver num meio musical seria trabalho fácil, mas é mesmo isto que eu quero, independente das horas que esteja agarrado às baquetas eu quero é mesmo tocar. Agradeço a todos vocês que deram o seu contributo para este tópico. |
Sex, 26 de Fevereiro de 2010 | #31 | |
Membro desde: 2-Ago-2006
|
Citação:
Isto é apenas a minha opinião, não sei grande cena sobre o tema, sei que não é fácil, pois os músicos que conheço,como por exemplo, o Rui Veloso ou Kalu, percorreram um caminho muito longo ate serem algo reconhecidos. Abracao |
|
Opções | |
|
|
Assuntos Semelhantes | ||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
ESTUDO: Dicas essenciais para o músico que vai entrar em estúdio! | Renato Siqueira | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 33 | Qui, 29 de Setembro de 2011 06:21 |
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) | Baronesa | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 21 | Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51 |
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden | Leodreammer | Bateristas e Percussionistas | 5 | Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40 |
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") | Leodreammer | Bateristas e Percussionistas | 6 | Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48 |