Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 11 de Julho de 2011   #71
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Bom artigo :D thx nutd :P

Tou pa ver como fica esse tarolao hehehe, mas esses edges e que realmente n me parecem mt bem tens que dar um saltinho la na bobadela, para vermos isso se quiseres
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Julho de 2011   #72
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Esta um grande trabalho... Os meus parabéns Daniel.

Falta a parte vital que é os Edges, não dês barraca agora, tão perto do final...heheh

Abraço
Alex

Ps. Obrigado pelo Artigo nutdesign
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Julho de 2011   #73
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Obrigadão Nut pela informação

Vou ter que dar um toque de lixa na parte de fora do bearing edge para fazer o 45º countercut. Realmente já tinha reparado que a pele não assentava na perfeição... Tenho mesmo de tratar disso.

Obrigado Tormentor pela ajuda e espero que não leves a mal, mas acho que prefiro perder um bocado de tempo e ir dando uns toques com a lixa e ir experimentando a pele aos poucos, do que fazer com uma tupia e estragar isto tudo eheheh

Alex, obrigado pelo comentário
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Julho de 2011   #74
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
Obrigado Tormentor pela ajuda e espero que não leves a mal, mas acho que prefiro perder um bocado de tempo e ir dando uns toques com a lixa e ir experimentando a pele aos poucos, do que fazer com uma tupia e estragar isto tudo eheheh
tás na boa heheh :P tem é cuidado ao fazeres á mão com lixa pq o edges convém ficar direito a toda a volta! Na minha, á mão, foi só mesmo no fim para ficar mais suave.
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Julho de 2011   #75
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Boas pessoal,

Neste tempo em que não postei nada, já aconteceram algumas coisas.

Já dei um jeito nos bearing edges que não ficaram perfeitos porque foram feitos à mão (quando fiz aquele teste com uma lanterna, e o casco sobre uma superficie lisa), já envernizei, já fiz os furos e montei o hardware mas não correu muito bem.
Como podem ver pelas fotos, os furos dos lugs não foram todos feitos a 90º (por azelhice minha) e então alguns dos lugs não encaixam bem. Tive também problemas ao montar o throw off e but plate, porque não li bem sobre o assunto e furei onde achei que devia furar sem pesquisar antes. Resultado, ficaram um bocado em baixo e não sei se quando puser a pele e o snare wire, se o throw off não fica a baixo da linha da pele, não fazendo tensão no snare wire.
No but plate, a peça tem 90º e o casco da tarola é redondo então não consegui montar, provavelmente vou ter que furar de novo.

Amanhã vou à groove it up comprar uma pele de ressonância e um snare wire canopus e logo vejo o que consigo fazer com isto. Se não der som, ao menos dá uma mesa de cabeceira engraçada

Abraços,
Daniel

http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0701.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0700.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0699.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0697.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0696.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0695.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0694.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0693.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0692.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0691.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...i/IMG_0690.jpg
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Julho de 2011   #76
Araújo
 
Membro desde: 6-Abr-2011
Local: Guimarães
Mensagens: 52
Araújo está no bom caminho
Gosto Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Mas convém realçar que construir uma tarola de raiz é de homem!
__________________
www.myspace.com/more2008
Araújo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Julho de 2011   #77
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de Araújo Ver Mensagem
Mas convém realçar que construir uma tarola de raiz é de homem!
Obrigado pelo elogio, Araújo

Vim agora da groove it up, onde comprei um snare wire canopus e uma ambassador clear de ressonancia e montei tudo com a ajuda do pipó. Vi que os edges estão ligeiramente tortos (quando apertava a pele ficava com rugas na zona onde o bearing edge estava mais baixo) mas mesmo assim, com a pele esticada, lá se safou.

A tarola parece ter um timbre fixe mas como já tinha dito ateriormente, o throw off ficou muito em baixo e não consigo ter tensão no snare wire.
Vou tentar ainda esta semana resolver isso (furando e colocando mais em cima) e depois é só curtir eheheh

Ficam aqui mais umas fotos fresquinhas, espero que gostem.

Abraço,
Daniel

http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0702.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0703.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0703.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0705.jpg
http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0706.jpg
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Julho de 2011   #78
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Se não me engano, também o Nelson Carreira falhou nas contas para colocar o Throw off a quando da sua tarola custom...
Deve ser do fórum...


Lá diz o ditado (inventado por mim lol)

"Um bearing edge defeituoso destrói até o melhor dos cascos..."

Por isso acho que devias dar um jeito nisso, pois nunca conseguiras retirar retirar o melhor dessa tarola. O que é lixado tendo em conta o trabalho que tiveste...

De resto, só te tenho a agradecer a informação detalhada que foste postando ao longo do tópico!


Reputação atribuída!

Abraço
Alex
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 27 de Julho de 2011   #79
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Obrigado pelas palavras alex

Tens razão em relação ao bearing edge mas de momento vou deixar assim para ver no que dá. Se achar por bem refazer, levo a alguém que saiba fazer isto a sério, e que mos possa refazer.

Não tens nada que agradecer e qualquer pessoal que ache que eu possa ser útil, perguntem coisas que o que eu souber respondo. E a informação que tiver, partilho-a também.

Abraço,
Daniel


Citação:
Mensagem Original de Alex Soares Ver Mensagem
Se não me engano, também o Nelson Carreira falhou nas contas para colocar o Throw off a quando da sua tarola custom...
Deve ser do fórum...


Lá diz o ditado (inventado por mim lol)

"Um bearing edge defeituoso destrói até o melhor dos cascos..."

Por isso acho que devias dar um jeito nisso, pois nunca conseguiras retirar retirar o melhor dessa tarola. O que é lixado tendo em conta o trabalho que tiveste...

De resto, só te tenho a agradecer a informação detalhada que foste postando ao longo do tópico!


Reputação atribuída!

Abraço
Alex
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Julho de 2011   #80
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de Alex Soares Ver Mensagem
Se não me engano, também o Nelson Carreira falhou nas contas para colocar o Throw off a quando da sua tarola custom...
Deve ser do fórum...



Alex
Deixa-me vir defender! O meu Throw off não está demasiado para baixo, é perfeitamente utilizável! O que acontece, é que quando está completamente para baixo, encosta no aro, por este ser de madeira e por isso um pouquinho mais largo que o normal. Utilizando um aro Die Cast, ou qualquer outro aro de metal, o Throw off não chega ao aro, e esse problema nem se coloca.

Em relação à tua tarola, em primeiro lugar queria dar-te os parabéns pelo projecto. Independentemente da qualidade sonora do produto final, foi com certeza uma óptima aprendizagem para voltar a tentar no futuro. Aposto que se puseres mãos à obra de novo, terás aprendido muitíssimo com os erros que cometeste desta vez, e por isso o produto final ficará ainda muito melhor.

Vou dar-te uma sugestão para acertar os bordos. Cola uma folha grande de lixa numa mesa. Depois, pousa o casco em cima da lixa e vai rodando e passando os bordos sobre a lixa. Desta forma, as partes mais altas vão desgastando até o bordo ficar plano. Com alguma paciência, consegues por os bordos direitinhos.
Se as irregularidades forem pouco significativas, começa logo com uma lixa relativamente fina, caso contrário, começa com uma lixa grossa, fazendo várias iterações com lixa cada vez mais fina.

Segundo, pelas fotos, a tua tarola não parece ter snare beds, ou estou enganado? Basicamente, o bearing edge de baixo não deve ser completamente regular, deve ter dois rebaixos na zona onde assenta a esteira. Isso facilita a afinação da tarola, e evita o chamado "snare buzz", aquele ressoar chato dos bordões. Consegues com eles melhores afinações. Experimenta retirar a pela de ataque de uma outra tarola que tenhas, e verifica que o bearing edge não é plano. Isso vai ajudar-te a definir os "snare beds" para essa tarola.

Abs
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Julho de 2011   #81
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Prontos! deixo aqui um "mea culpa" pela informação errada...






Abraço
Alex
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Julho de 2011   #82
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Deixa-me vir defender! O meu Throw off não está demasiado para baixo, é perfeitamente utilizável! O que acontece, é que quando está completamente para baixo, encosta no aro, por este ser de madeira e por isso um pouquinho mais largo que o normal. Utilizando um aro Die Cast, ou qualquer outro aro de metal, o Throw off não chega ao aro, e esse problema nem se coloca.

Em relação à tua tarola, em primeiro lugar queria dar-te os parabéns pelo projecto. Independentemente da qualidade sonora do produto final, foi com certeza uma óptima aprendizagem para voltar a tentar no futuro. Aposto que se puseres mãos à obra de novo, terás aprendido muitíssimo com os erros que cometeste desta vez, e por isso o produto final ficará ainda muito melhor.

Vou dar-te uma sugestão para acertar os bordos. Cola uma folha grande de lixa numa mesa. Depois, pousa o casco em cima da lixa e vai rodando e passando os bordos sobre a lixa. Desta forma, as partes mais altas vão desgastando até o bordo ficar plano. Com alguma paciência, consegues por os bordos direitinhos.
Se as irregularidades forem pouco significativas, começa logo com uma lixa relativamente fina, caso contrário, começa com uma lixa grossa, fazendo várias iterações com lixa cada vez mais fina.

Segundo, pelas fotos, a tua tarola não parece ter snare beds, ou estou enganado? Basicamente, o bearing edge de baixo não deve ser completamente regular, deve ter dois rebaixos na zona onde assenta a esteira. Isso facilita a afinação da tarola, e evita o chamado "snare buzz", aquele ressoar chato dos bordões. Consegues com eles melhores afinações. Experimenta retirar a pela de ataque de uma outra tarola que tenhas, e verifica que o bearing edge não é plano. Isso vai ajudar-te a definir os "snare beds" para essa tarola.

Abs
Bom tópico do fórum!! Finally algo de interessante..
Nélson sê benvindo, já tinha saudades de ler os teus tópicos.

Queria dizer-te que a questão dos snare beds é relativa e também relativa à construção da tarola. ( mas tu sabes isso claro!! ) As tarolas em plys da Canopus por exemplo não têm snare beds e soam do caneco como o Dantheman pôde comprovar ontem quando aqui esteve na loja e experimentou uma tarola minha em birch.. Como são cascos finos ( 3 e 4 plys sem anel de reforço ) e para maximizar a sensibilidade do snare não usam beds.
Já por exemplo tarolas da canopus segmented, block e mesmo a zelkova já possuem snare beds.

O que acontece com cascos mais grossos como a construção stave, block, segmented é que se não tivessem snare bed o snare não ressoava o suficiente porque o casco já por si só é monstruoso em termos da quantidade de madeira que usa.. Daí que tarolas que tenho aqui em stock block, stave ou segmented todas tenham snare beds bem cavados.. porque o casco não tem tanta tendência para ressoar como um casco fino.

Na tarola do Dantheman ( que tem um grande timbre ) sem dúvida que o uso dos snare beds ía maximizar a sensibilidade da tarola e fazer com que o snare encostasse mais à pele. Mas sem dúvida que ele tem de reposicionar o butt plate porque ele está a puxar o snare na horizontal e tem de o puxar na diagonal para cima, daí que o snare desse lado também não encoste totalmente à pele.

Isto da construção de baterias tem muito que se lhe diga.. agora que mexo aqui com mtas marcas é que vejo as diferenças de construção, edges, etc. todas usam formas diferentes de construção e pequenos pormenores que fazem toda a diferença, é incrivel.

Grande abraço
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Julho de 2011   #83
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Olá Nelson,

Antes de mais, obrigado pelos elogios.

Tens razão quando dizes isso dos edges, é o chamado "trueing the edges" (). Eu até fazia isso mas como tenho pouco tempo (para a semana vou emigrar) queria só experimentar como ela soa assim e se for preciso até refaço os edges.

Em relação aos snare beds, é como o pipó disse, há tarolas que não têm... e mais uma vez como o tempo não é muito, é ver como soa assim.
Isto vai por tentativa e erro, e eu prefiro ir experimentando passo a passo para perceber a diferença destes pormenores, para da próxima vez que fizer uma tarola consiga identificar o que está a correr mal. Se quero um som mais duma maneira ou de outra, já sei que tipo de bearing edge faça, ou snare bed, etc...

Abraço,
Daniel


Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Deixa-me vir defender! O meu Throw off não está demasiado para baixo, é perfeitamente utilizável! O que acontece, é que quando está completamente para baixo, encosta no aro, por este ser de madeira e por isso um pouquinho mais largo que o normal. Utilizando um aro Die Cast, ou qualquer outro aro de metal, o Throw off não chega ao aro, e esse problema nem se coloca.

Em relação à tua tarola, em primeiro lugar queria dar-te os parabéns pelo projecto. Independentemente da qualidade sonora do produto final, foi com certeza uma óptima aprendizagem para voltar a tentar no futuro. Aposto que se puseres mãos à obra de novo, terás aprendido muitíssimo com os erros que cometeste desta vez, e por isso o produto final ficará ainda muito melhor.

Vou dar-te uma sugestão para acertar os bordos. Cola uma folha grande de lixa numa mesa. Depois, pousa o casco em cima da lixa e vai rodando e passando os bordos sobre a lixa. Desta forma, as partes mais altas vão desgastando até o bordo ficar plano. Com alguma paciência, consegues por os bordos direitinhos.
Se as irregularidades forem pouco significativas, começa logo com uma lixa relativamente fina, caso contrário, começa com uma lixa grossa, fazendo várias iterações com lixa cada vez mais fina.

Segundo, pelas fotos, a tua tarola não parece ter snare beds, ou estou enganado? Basicamente, o bearing edge de baixo não deve ser completamente regular, deve ter dois rebaixos na zona onde assenta a esteira. Isso facilita a afinação da tarola, e evita o chamado "snare buzz", aquele ressoar chato dos bordões. Consegues com eles melhores afinações. Experimenta retirar a pela de ataque de uma outra tarola que tenhas, e verifica que o bearing edge não é plano. Isso vai ajudar-te a definir os "snare beds" para essa tarola.

Abs
DanTheMan adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 58 segundos depois:

Mano essa tua tarola em birch, é qualquer coisa de outro mundo, adorei

Eu concordo contigo, agora que pus as mãos na massa é que começei a dar atenção a todos os detalhes das tarolas das outras marcas. Olho para tudo de maneira diferente com muito mais atenção, tento absorver a informação e tentar perceber porque é que umas marcas fazem umas coisas de uma maneira e outras fazem de outra maneira.
É realmente muito fixe tentar perceber essas manhas todas.

E com isto tudo dou muito mais valor às marcas pequenas e mais "custom" sem grandes marketings como as marcas grandes, e percebo bem o esforço e dedicação que as pessoas puseram nas tarolas (ou baterias) e cada vez mais acho justo os preços que elas são vendidas...
Sem dúvida que dar 1000€ por uma tarola é muito dinheiro, mas não quer dizer que ela não valha isso.

Grande abraço

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Bom tópico do fórum!! Finally algo de interessante..
Nélson sê benvindo, já tinha saudades de ler os teus tópicos.

Queria dizer-te que a questão dos snare beds é relativa e também relativa à construção da tarola. ( mas tu sabes isso claro!! ) As tarolas em plys da Canopus por exemplo não têm snare beds e soam do caneco como o Dantheman pôde comprovar ontem quando aqui esteve na loja e experimentou uma tarola minha em birch.. Como são cascos finos ( 3 e 4 plys sem anel de reforço ) e para maximizar a sensibilidade do snare não usam beds.
Já por exemplo tarolas da canopus segmented, block e mesmo a zelkova já possuem snare beds.

O que acontece com cascos mais grossos como a construção stave, block, segmented é que se não tivessem snare bed o snare não ressoava o suficiente porque o casco já por si só é monstruoso em termos da quantidade de madeira que usa.. Daí que tarolas que tenho aqui em stock block, stave ou segmented todas tenham snare beds bem cavados.. porque o casco não tem tanta tendência para ressoar como um casco fino.

Na tarola do Dantheman ( que tem um grande timbre ) sem dúvida que o uso dos snare beds ía maximizar a sensibilidade da tarola e fazer com que o snare encostasse mais à pele. Mas sem dúvida que ele tem de reposicionar o butt plate porque ele está a puxar o snare na horizontal e tem de o puxar na diagonal para cima, daí que o snare desse lado também não encoste totalmente à pele.

Isto da construção de baterias tem muito que se lhe diga.. agora que mexo aqui com mtas marcas é que vejo as diferenças de construção, edges, etc. todas usam formas diferentes de construção e pequenos pormenores que fazem toda a diferença, é incrivel.

Grande abraço
DanTheMan adicionou o seguinte texto, 1426 minutos e 58 segundos depois:

Hoje corrigi a furação do throw off, e já o pus mais em cima. O butt plate também já está bem preso ao casco.

Fui então para o estúdio e gravei um sample para vocês ouvirem. A afinação foi em 5 minutos, por isso não está muito ao meu gosto (tem um bocado de harmónico a mais). Realmente se calhar um snare bed punha o snare wire mais perto da pele e conseguia um som diferente mas para a minha primeira tarola de raíz, acho que não está muito mal. Excedeu as minhas expectativas e fiquei bastante satisfeito com o resultado final

http://soundcloud.com/daniel-matias/snare-dani

Abraços,
Daniel
__________________
www.ianlate.com

Última edição de DanTheMan : Sex, 29 de Julho de 2011 às 19:13. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Agosto de 2011   #84
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

ahhh muito bem :D até ficou com 1 som nice hehehe embora esses harmónicos soem-me a mais.

Quanto aos edges, penso que continuam com um corte muito grande do lado de dentro e pareceu-me muito arredondado do lado de fora.
A solução que o Nelson apresentou para eles ficarem direitos (true edges) foi a que usei para a minha também. Arranjas uma base plana e colas lá lixa, e depois aconselho-te até a arranjares maneira de prender a parte onde a agarras para lixar, de maneira a fazeres a mesma pressão a toda a volta do casco.
Ai convém também teres cuidado com, embora fiquem direitos, podem não estar paralelos e isso fará com que mais cedo ou mais tarde, empenes tudo (lugs, parafusos, aros).
Eu para endireitar os meus (ficaram bastante desalinhados entre as folhas), tive 3 dias para conseguir po-los minimamente direitos e paralelos. E depois de fazer os cortes, ainda tive mais 1 dia a po-los bem de novo, e depois novamente um cortezinho para ficarem todos direitos. Foi sem duvida a parte que mais trabalho me deu.

Das furacões, o melhor mesmo creio que é ter todo o material que vai ser usado antes de furar, principalmente aros e peles. Os aros para poder acertar os furos dos lugs com os furos dos aros e as peles para colocar as peças para o bordão. prende-se tudo com fita-cola (bem preso) e pode-se marcar os sitios todos direitinhos. Neste passo na minha, numa hora ficou tudo certinho e furado.

Quanto aos snare beds, lembro-me que li em algum lado, quando estive de volta da minha, pessoal que vira o bordão ao contrario para que a inclinação das bordas de mais manobra para afinar. Contudo, e 1 coisa que não me cheira muito porque e capaz de começar a empenar as bordas do bordão.

Sejam quais forem os problemas que tiveste, no final, funcionou e não está perfeita, mas para 1º vez já teres conseguido já foi excelente :D

Muitos parabens
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33



São agora 09:28. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it