Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Ver Resultados da Sondagem: COMO TÊEM A PELE DE BOMBO AFINADA ??
um pouco esticada 37 26,43%
meia esticada 82 58,57%
completamente solta 21 15,00%
Votantes: 140. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #36
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

é obvio que cada bombo é um bombo. no entanto por experiencia que tenho em todos os bombos que já tive (22", 20" e 16") o som que mais me agradava nos 3 era daixar a pele quase que totalmente solta. apertada apenas para os parafusos nao cairem. e nas 3 medidas funcionava muito bem. concordo com o pipo quando diz que bombos maiores se pode apertar um pouco mais sem se perder aquele grave. no entanto continuo a preferir a pele desapertada, mesmo nos bombos de 22.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #37
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Leonel... tá tudo ???
em relaçao ao workshop...
só para dizer que só um bombo tinha micro, o da bubinga Speedy.
o meu set nao tinha micro nenhum.
Mas dou-te totalmente razao no que disseste sobre um bombo de 20" vrs 22"
para comentar com o pessoal...
EU E O LMR FIZEMOS UM EXPERIENCIA....
PUZEMOS O BOMBO DDRUM DE 20 " A TOCAR, DEPOIS TROCAMOS POR UM BOMBO PEARL EXPORT DE 22" ,NO SET DDRUM, COM A PELE BASTANTE ESTICADA E MESMO ASSIM TINHA MUITOS MAIS GRAVES !
quanto a isso nao ha margem para duvidas.

agora o que seria bom Leonel... era fazeres um topico com as afinaçoes-notas por medida de toms, tarolas, bombos.
abraço amigao !
PS: cuidado quando chegares aos 60.... ( iú nau uada mine )
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #38
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
PUZEMOS O BOMBO DDRUM DE 20 " A TOCAR, DEPOIS TROCAMOS POR UM BOMBO PEARL EXPORT DE 22" ,NO SET DDRUM, COM A PELE BASTANTE ESTICADA E MESMO ASSIM TINHA MUITOS MAIS GRAVES !
Toquei durante muito tempo numa Pearl Export e a melhor coisa que esse kit tinha era realmente o bombo, o resto das peças já não eram nada de especial, mas o bombo não envergonhava ninguém.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #39
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Pele do bombo.. RRROOOOOOOOAAAAAAAHH lassa, com uns cobertores no bombo para criar bolor mais rápido, mas fica com um som canhãozíssimo.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #40
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Pele do bombo.. RRROOOOOOOOAAAAAAAHH lassa, com uns cobertores no bombo para criar bolor mais rápido, mas fica com um som canhãozíssimo.
of-topic :
tive mesmo, mas MESMO muita pena em nao ter falado contigo no workshop !!!
muito timido o gajo !
manda uma foto para ver quem tu es !!!
cuidado ! isto parece muito gay.... MAS NAO É !!! lol
perguntem a minha esposa ! re-lol.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #41
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

então eu cheguei logo no inicio. estive la a ver-vos a começar nos aperitivos à volta dos sets. aliás, quando cheguei às redondezas vi logo o ze costa com o speedy, que entretanto foram almoçar e eu entrei com um familiar quando as portas abriram. foi um encontro brutal. ver o enes ao vivo é quase o mesmo que ver uma celebridade " ah e tal a televisao faz as pessoas mais gordas.." haha

pessoal, lasso para rock (mais kick), apertado para jazz (mais melodia)
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #42
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Há só um problema de interpretação de palavras nada mais.
Eu não disse que queria um bombo de 20" a soar a 22" ou disse.. Disse apenas que para tirar mais partido de um bombo desse tamanho a pele mais lassa poderá ajudar a tirar um grave maior.
Não chego à radicalidade de dizer que um bombo de 20" "não soa a bombo", acho que para gravar e para lugares mais pequenos funciona perfeitamente ( para além de que com pessoas de estatura mais baixa e com os toms montados por cima do bombo o de 20" é muito mais viável que o de 22" pois este ultimo poderá tornar os Toms demasiado altos para ser confortável tocar) , mas tenho de dar a razão no sentido que aquelas 2 polegadas para 22" fazem bastante diferença.

Abraços e até quinta
Pipó
Nao falaste em pessoaS DE ESTATURA MAIS BAIXA!!!.
Estás a falar agora. No radical, é o mesmo que dizer-se que bombo 22 é excesso.
Mas ao menos acabas por concordar com a diferença das 2"-
Boa viagem e traz novidades-


Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
Oi Leonel.

Gostava de te perguntar se afinas o teu bombo em Mi por ser o bordão da guitarra e do baixo na afinação standard e se mudas conforme a afinação da musica ou porque é o tom do casco.

Eu pessoalmente acredito que cada casco tem a sua nota própria, mesmo quando não vem indicado, e tento afinar o mais próximo dessa nota possível. Ou seja, a nota que faz o casco vibrar/soar mais e tento normalmente afinar as 2 peles no mesmo tom.

Abraços
Boas
O Bombo em Mi, eu continuo a enveredar pelo dejá-vu, é a afinação de um bombo 22 tenha ele a profundidade que tiver.Existem marcas, e concerteza leste o que eu disse atrás, como a DW que fazem questão de colocar a nota indicada dentro dos cascos para a afinação dos mesmos. Certo?
Compra um afinador e tenta tensioná-lo na nota X força.
Abraço

Citação:
Mensagem Original de Amaro Machado;1567Is14
Boas Leonel, gostava mesmo de saber como é que consegues afinar o bombo em mi. como é que consegues ouvir a nota? o bombo é uma peça da bateria tão grave que, a sua nota é quase imperceptível. eu nunca consegui ouvir a nota de um bombo...

agradecia que me explicasses

Abraço

Amaro Machado
Explico perfeitamente.
Não consegues ouvir um mI?
Estranho!!!
Eu já disse várias vezes e vou repetir-me. Eu uso um Drum Dial. Não usas já reparei. Se usares já veras como achar o mi. Como no deves procurar já respondi acimaq ao The mAN.
aBRAÇO

Citação:
Mensagem Original de dmentaustro Ver Mensagem
acho k a conversa é um bocado treta, cada um afina como gosta.

Existem 2 coisas que definem o teu som dos outros bateristas todos, a tarola e o bombo.

Eu experimentei o metodo do Bob Gatzen, e adoro o som do meu bombo, aliás já experimentas-te (enes) e deu-me a impressão que gostas-te.

Desculpa discordar Leonel mas isso de o tamanho do bom ter que ser 22' ou maior para mim não é válido, cada um toca com o que gosta, para mim o tamanho ideal de um bombo é 20', para ti é diferente e respeito totalmente a tua opinião, mas não tem de ter 22' para soar, apenas soa diferente. Por exemplo, adorei o som do bombo adaptado do enes, e só tem 16'. Depende de muita coisa, cada um toca com o que gosta.

Bem , aqui fica o método do Bob Gatzen

http://www.youtube.com/v/Ga8Q12mKYxI&hl=pt_BR&fs=1


.
oLÁ DMEN
O Enes responde por mim ás tua pergunta
Abraço

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Discordo dessa parte, Pipó. A minha bateria permite tocar jazz com essa afinação lassa, até porque é uma pele pequena (16") e já saca bastantes harmónicos. tudo depende da forma como lhe toco.

Também discordo em absoluto da visão do LMR60 sobre o facto dos outros bombos não "tocarem" e não terem graves nem volume para equilíbrio em relação ao resto. A minha bateria está muito bem equilibrada e ainda neste fim de semana a gravei e o técnico já me disse que não precisará de grandes compensações, pois já soa equilibrada.
Boas LU
Quem feio ama bonito lhe parece-
No dia em que tu, ou eu, estivermos de acordo com alguma coisa, vai cair-nos um braço!
Pelos vistos ainda temos os dois cada um de nós.
Abraço

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Claro meu amigo, tens toda a razão no caso do teu bombo, mas, em bombos de maiores dimensões e na afinação standard jazz não é comum tocar-se este estilo com pele toda lassa.
Abraço
Mais uma vez, um de acordo comigo

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
Leonel... tá tudo ???
em relaçao ao workshop...
só para dizer que só um bombo tinha micro, o da bubinga Speedy.
o meu set nao tinha micro nenhum.
Mas dou-te totalmente razao no que disseste sobre um bombo de 20" vrs 22"
para comentar com o pessoal...
EU E O LMR FIZEMOS UM EXPERIENCIA....
PUZEMOS O BOMBO DDRUM DE 20 " A TOCAR, DEPOIS TROCAMOS POR UM BOMBO PEARL EXPORT DE 22" ,NO SET DDRUM, COM A PELE BASTANTE ESTICADA E MESMO ASSIM TINHA MUITOS MAIS GRAVES !
quanto a isso nao ha margem para duvidas.

agora o que seria bom Leonel... era fazeres um topico com as afinaçoes-notas por medida de toms, tarolas, bombos.
abraço amigao !
PS: cuidado quando chegares aos 60.... ( iú nau uada mine )
Boas Enes
Ao menos tu sabes do que falo por experiencia in-loco e ao vivo.
Eu fazia um tópico na boa com afinações- Mas na boa mesmo. Mas era baseado nas definiçoes de bateristas rascas. Do Gadd, Famularo etc.
Essas não servem. È melhor não. Os a quem me pediram e a quem mandei na hora por PM afinações que se manifestem. Se têm ou não bom som de acordo até com as propriedades e caracteristicas da sua bateria?
Esses é que digam se quiserem.
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #43
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
(...)
Boas LU
Quem feio ama bonito lhe parece-
No dia em que tu, ou eu, estivermos de acordo com alguma coisa, vai cair-nos um braço!
Pelos vistos ainda temos os dois cada um de nós.
Abraço

(...)
Eh pá, não chames feia à minha bateria!

É só a minha opinião; já usei outras medidas, mas neste momento, e se tivesse dinheiro para comprar a bateria que queria, optaria por um bombo de 18". E aposto que ainda conseguia uns graves capazes de competir com a corda mais grossa do Jerzy no Aguilar do meu baixista. E o melhor de tudo era que conseguiria isto sem ensurdecer os saxofonistas. Por isso é que me faz sentido estas medidas: por uma questão de equilíbrio de som, portabilidade e adequação aos locais onde costumo tocar.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #44
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Eh pá, não chames feia à minha bateria!

É só a minha opinião; já usei outras medidas, mas neste momento, e se tivesse dinheiro para comprar a bateria que queria, optaria por um bombo de 18". E aposto que ainda conseguia uns graves capazes de competir com a corda mais grossa do Jerzy no Aguilar do meu baixista. E o melhor de tudo era que conseguiria isto sem ensurdecer os saxofonistas. Por isso é que me faz sentido estas medidas: por uma questão de equilíbrio de som, portabilidade e adequação aos locais onde costumo tocar.
Niguem chamou feia
Sò chamei.................................bombozinho: icon_cry:
Isto é para o concurso das mentiras'
Ok, Lá vou eu;
Se o teu bombo tem esses graves com o tamanho que tem,,,,,
O meu Signia tem mais graves do que um cabo da EDP esticado com 500 mtros

Vamos acabar com isto que já chega
Vamos mas é.............
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #45
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Tem haver com gostos mais nada, se por exemplo o Lu Batera precisa de um bombo para tocar rock e jazz nao irá comprar um de 22'
Os tamanhos influenciam o som, apenas temos de decidir se necessitamos de tantos graves para o que queremos
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #46
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de eusouoMiguel Ver Mensagem
Tem haver com gostos mais nada, se por exemplo o Lu Batera precisa de um bombo para tocar rock e jazz nao irá comprar um de 22'
Os tamanhos influenciam o som, apenas temos de decidir se necessitamos de tantos graves para o que queremos
Boas
Se eu quiser cortar os graves a um bombo de 22.........corto
Se quiser aumentar aos gravoes de um de 18 aumento onde?
Na mesa de mistura
Sinceramente, sem querer ofender ninguém, acho que já chega de bombos.
Se alguém achar que tira 80 hz de um penico de 5" por mim tudi bem.
No problemo
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #47
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Chega de bombos nao, este topico é bastante interessante
Mas tiras os graves como?
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #48
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de eusouoMiguel Ver Mensagem
Chega de bombos nao, este topico é bastante interessante
Mas tiras os graves como?
Esticando a pele.
Ao esticar sobe-se a tonalidade.
Certo?

LMR60 adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 2 segundos depois:

Boas
Logo á noite e se o Miguel Martinho me deixar, vou criar um tópico bastante exaustivo, mesmo exaustivo sobre kits e principalmente sobre Bombos.
Mas vai ser sempre a minha opinião.
Agradecido

Agora vou para a escola porque eu trabalho e estudo.
Agora já burro velho decidi ser inteligente.

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 23 de Março de 2010 às 18:07. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #49
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Esticando a pele.
Ao esticar sobe-se a tonalidade.
Certo?

LMR60 adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 2 segundos depois:

Boas
Logo á noite e se o Miguel Martinho me deixar, vou criar um tópico bastante exaustivo, mesmo exaustivo sobre kits e principalmente sobre Bombos.
Mas vai ser sempre a minha opinião.
Agradecido

Agora vou para a escola porque eu trabalho e estudo.
Agora já burro velho decidi ser inteligente.
Epá, por mim estás à vontade
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #50
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Eu preciso é de um bombo que não me crie hérnias, que caiba no carro do guitarrista, que não me exija colocar os timbalos à altura dos olhos, que não precise de colocar cobertores dentro quando toco em bares pequenos, e que também soe enquadrado com os restantes músicos e com as restantes peças da minha bateria.
Portanto, estou satisfeito com o meu "bombozinho".
Já tive a minha época de 5 ou 6 concertos por mês com um bombo de 22". Agora, a idade já pesa o suficiente para ainda alombar com uma bisarma dessas. E deixo as frequências mais baixas para a sexta corda do meu baixista.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #51
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Está-se bem! Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Eu preciso é de um bombo que não me crie hérnias, que caiba no carro do guitarrista, que não me exija colocar os timbalos à altura dos olhos, que não precise de colocar cobertores dentro quando toco em bares pequenos, e que também soe enquadrado com os restantes músicos e com as restantes peças da minha bateria.
Portanto, estou satisfeito com o meu "bombozinho".
Já tive a minha época de 5 ou 6 concertos por mês com um bombo de 22". Agora, a idade já pesa o suficiente para ainda alombar com uma bisarma dessas. E deixo as frequências mais baixas para a sexta corda do meu baixista.
Voçês querem ver que eu tenho de ir a Barcelona matar um gajo..................
Ò Lu.
Eu já mando 50 anos, carago
Tu tens para aí 30 e tal, um jovem, cheio de espanholas e salero, e a idade já te pesa?

É o que eu digo, è falta de graves.......

Boas a todos vou para a escola tirar o 20º ano de burrulogia e 30º de brutologia

abraços
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Março de 2010   #52
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Voçês querem ver que eu tenho de ir a Barcelona matar um gajo..................
Ò Lu.
Eu já mando 50 anos, carago
Tu tens para aí 30 e tal, um jovem, cheio de espanholas e salero, e a idade já te pesa?

É o que eu digo, è falta de graves.......

Boas a todos vou para a escola tirar o 20º ano de burrulogia e 30º de brutologia

abraços
Se vieres a Barcelona, é para pagar copos.

Quantas vezes é que carregas a tua bateria para ir tocar (uma média mensal)?
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Março de 2010   #53
david oliveira
 
Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
Mensagens: 306
david oliveira será famoso em breve
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Eu tenho um bombo 20"x14" e outro 16"x14" e uso em ambos os casos a pele lassa e estou satisfeito, principalmente porque são porreiros pra transportar.

O resto não discuto, hehe!
__________________
david oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Março de 2010   #54
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

eu tenho 2 bombinhos de 16, 1 de 20 e 2 de 22 ( 22x20 e 22x18 ).
obviamente que nao vou escolher o bombo consoante o espaço, porque geralmente só conheço o espaço quando trago o material para tocar e nao vou carregar 5 bombos no carro !
o mais adequado e esta equaçao toda seria o de 20 para auditorios, bares com um espaço bastante " generoso ".
o bombo de 16 é mais para espaços pequenos tipo bares com palco improvisado em cima de paletes e micro a meio volume.
o de 22 para palcos em espaços abertos, mas nesse caso seria numa banda de bailes e para nao ter que carregar o de 22, meto o de 20 mais o kickport.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Março de 2010   #55
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Como eu faço para obter a pujança pretendida é um meio termo!

Convém ter um ressalto rapido na pele batente para que o pedal tenham rapida resposta! Para tal apertei quase a maximo os dois parafusos de cima e de baixo na linha média! nos outros deixei mais desapertados!

Na pele de resposta afinei como há varios posts ja no forum sobre afinação!

Obtenho assim um som punxy...seco...com alguma vivacidade!

Acho que fui claro!
__________________
Shall we listen to the metal, like clever people?
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Março de 2010   #56
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Uma questão: quando referem tantas vezes o ressalto do batente do bombo, julgo que é pertinente referir qual a tensão da mola do pedal. Eu uso a pele lassa, a mola com um mínimo de tensão e não noto nenhum problema de ressalto, consigo fazer as pancadas duplas e mesmo triplas quando quero (ou posso, de acordo com as minhas capacidades técnicas). Por outro lado, quando toco em baterias de outros, normalmente noto que o pedal está demasiado tenso, pelo que assumo que provavelmente toco com a mola mais solta do que muitas pessoas.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Março de 2010   #57
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Eu uso a mola do pedal quase no mínimo porque a mola ainda tem força suficiente para ter uma boa resposta assim (depois, há o factor de ser direct-drive).

Apesar de sempre ter usado a pele sem rugas, agora não me parece mesmo boa ideia começar a afinar a pele mais solta porque também tenho uma bateria electrónica em casa. As baterias electrónicas que têm os pads de borracha no bombo não dá para afinar a tensão da pele, ou seja, é como se tivesse a tocar numa pele esticada. Se em casa toco de uma maneira, não faz sentido para mim ter uma afinação totalmente diferente no kit acústico em termos de tensão.

Já toquei em peles lassas e acho que não me dão o que estou habituado a ter (porque a minha maneira de tocar já está adaptada a peles esticadas)
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Março de 2010   #58
danielpereira
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
Mensagens: 1.169
danielpereira será famoso em breve
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Tenho dois bombos d 20", qualquer dos dois utilizo a pele meio-esticada, mas mais para o laço!
danielpereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Outubro de 2010   #59
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Leonel, podes afinar o teu bombo em Mi, mas sabes que as peles mudam de afinação consoante a temperatura nao sabes? isso quer dizer que o teu mi as vezes pode nao ser bem um mi...
eu tenho a uma aquarian superkick II numa tama rocksatar, os parafusos tão praticamente apertados com os dedos e tem um som do caraças !
__________________

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Dezembro de 2010   #60
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Eu não votei porque o questionário da poll não é suficientemente elucidativo. Expliquem-me qual a diferença entre "meia esticada" e "um pouco esticada". "Lassa", não deixa dúvidas. Eu aperto a minha só o mínimo indispensável até sentir a resistência dos parafusos nos lugs, independentemente de desaparecerem as rugas completamente ou não, aliás o mesmo se passa com o meus timbalões e gosto do som. Só a tarola está esticada "até à morte" como costumo dizer. Gosto dela a sair bem aguda.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 4 de Fevereiro de 2012   #61
Cristiano Isabel
 
Membro desde: 13-Jul-2011
Local: Benedita
Mensagens: 89
Cristiano Isabel é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pelo do bombo lassa ou apertada?

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem

Um bombo é um instrumento.

Term a sua nota, E para a conseguir tem de estar totalmente afinado.
...
Então porque razão queremos por um bombo de 20 soar a um de 22?
...
Tanta coisa e afinal porque não o afinámos á nota?
...
Já agora os cascos das DW e de outras, vêm com umas letritas dentro das shells! É só feitio?

Ou será a nota musical referente a cada peça?

Ou será que afinar o bombo por metades agora obtemos acordes em bateria. Não creio.
...
Obrigado por me aturarem

Abraço
Boas, este tema é antigo, mas só o encontrei agora.

Mais um para entrar com o LEONEL RODRIGUES... (quem sou eu para isso )

O bombo da minha DW Collectors All Maple de 20''x16'' tem a tal "letrinha" lá dentro, nomeadamente é um "C".

Quando consultei a DW para saber como o afinar, disseram-me o mesmo que têm na página deles, passo a citar:

"For the bass drum, tune the heads as loosely as possible - just enough to eliminate any wrinkles. Use the same tuning pattern above to achieve an equal pitch at each tension rod."

Em que ficamos?

Fiz como recomendam e ficou a soar como queria. Não tem gravalhão, mas tem graves! Como a intenção é tocar em pequenos bares fica perfeito e tem um ataque porreiro. (tem uma batente EMAD e ressonante EMAD RESO). Ainda vou experimentar a kickport par ver a diferença.

Abraço, em particular para o LEONEL, por partilhar o seu saber.
__________________
one of the old bands:
http://www.myspace.com/backstageorchestra
Cristiano Isabel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 11 de Março de 2012   #62
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Não sabia onde havia de colocar este post, se os moderadores encontrarem o melhor sítio, por favor movam-no.


Acho que encontrei a solução perfeita para "abafar" o bombo: feltro. Mais barato que comprar peles caras especialmente por essa "tecnologia" (um rolo de 1 metro custou-me menos de 3 euros) e prático, pois permite-nos escolher a quantidade. O som do bombo não perde a dinâmica para se poder tocar suavemente, perde o excesso de eco no interior e ganha um grave considerável - note-se que me refiro ao meu bombo de 16 polegadas.
Comprei numa loja de ferragens, um rolo daquele feltro que se usa para colar nos pés das cadeiras para não riscar o chão. É autocolante; colei duas tiras na pele da frente e duas na pele de trás. O bombo está impecável, melhor do que com a Aquarian Superkick, em que na verdade o que tem é esse feltro, mas prensado e com um revestimento de papel grosso, pelo que se perde na sensibilidade e dinâmica. Com uma simples Evans G2 (Remo Coated Ambassador na ressonância, sem buraco), tenho um som muito melhor.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Junho de 2012   #63
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Não dá para generalizar.

Tudo depende do tipo de pele, do casco do tambor, dos lugs, madeira, etc...
O importante é ir experimentando até se conseguir o som e o feeling certo.

Eu basicamente foco no seguinte: pele de resposta um pouco mais esticada que a de ataque.

.

Última edição de nunobaiao : Sex, 1 de Junho de 2012 às 17:41.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Junho de 2012   #64
Hugo Ferreira
 
Membro desde: 17-Mai-2012
Local: Aguada De Baixo
Mensagens: 7
Hugo Ferreira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

boas,tenho duas baterias uma com bombo de 22 uso a pele um pouco lassa so pra lhe dar um som mais seco,na outra com bombo de 20 uso bem lassa pra lhe dar um pouco mais de power, mas acho que a questao de como afinas o bombo tem a ver com o gosto pessoal do ouvido de cada um

Última edição de Hugo Ferreira : Qui, 7 de Junho de 2012 às 16:22. Razão: erro
Hugo Ferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Setembro de 2012   #65
nelson3192
 
Membro desde: 28-Ago-2012
Local: Aveiro
Mensagens: 20
nelson3192 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Boas eu tenho um bombo de 20, acho que 2" nao vao fazer muita diferença, pois tambem depende do comprimento do bombo, que na minha opiniao vai interferir muito nos graves. eu tive de desapertar um pouco a pele para conseguir sacar graves daquilo na minha. agora com o bombo da mesma medida que toco no estudio, consigo sacar graves na boa sem ter que mecher na pele, dizendo apenas que o bombo que tenho no estudio e mais comprido que o meu uns centimetros, nada mais..

cumps
nelson3192 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Outubro de 2012   #66
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

2 " faz diferença faz.... eu tenho montes de bombos de varias medidas e com varias peles... digo-te ja... diferença faz... quando quizeres passar por minha casa é só apitar e veras..
abraço
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Outubro de 2012   #67
ruibaterista
 
Membro desde: 20-Dez-2007
Local: aveiro
Mensagens: 26
ruibaterista está no bom caminho
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Viva Enes, a pele do meu bombo 20 esta meio meio, nem esticada nem solta e tem um som porreiro ;-)

abraço
ruibaterista não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Outubro de 2012   #68
Nitro
 
Membro desde: 12-Abr-2006
Local: Castelo Branco
Mensagens: 170
Nitro está no bom caminho
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Boas,


Isso de dar e tirar graves não entendo, ou sobe ou desce o timbre, equalização é na mesa.
Toco com dw e sinceramente já não ligo ao timbre match pois soa sempre bem qualquer que seja afinação, parece que o John Good também não liga aos autocolantes.



Uso ambas as peles apertadas a dedo, conforme a situação uso outras afinações e outras medidas. A pele conta muito!


Cumps
Nitro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Dezembro de 2012   #69
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

Não esqueçam uma coisa muito importante: O clima!!

É um tambor acústico e a temperatura e humidade interferem muito no som do instrumento!!!

Sempre que vou ensaiar ou tocar ao vivo afino meu kit inteiro consoante as condições do local.

Última edição de nunobaiao : Sex, 14 de Dezembro de 2012 às 13:36.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Janeiro de 2013   #70
Kae
 
Membro desde: 15-Abr-2006
Local: Cascais
Mensagens: 15
Kae está no bom caminho
Re: Pele do bombo lassa ou apertada?

dependendo do que se está a tocar...

Lassa dá-me mais punch e kick
Tight Mais tone Nice para jazz por exemplo
Meio termo um som mais encorpado mas com uma nota bem redonda tipo para R&B é mt nice. ou mesmo fusão
Kae não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Pele de bombo EVANS Emad pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 18 Dom, 16 de Maio de 2010 20:14
Bombo, Buraco! Almofada! Peles emparelhadas! vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Dom, 27 de Agosto de 2006 22:45



São agora 12:56. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it