Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #1
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distintas)

Viva!

Venho aqui iniciar mais um debate e espero que seja dos bons.

A minha pergunta é a seguinte:
Será que a idade de uma pessoa que começa a tocar bateria pode ser relevante para uma melhor evolução?

Por exemplo:
O individuo X começa a tocar bateria aos 6 anos. Passados 6 anos, o individuo X, com 12 anos, já toca razoavelmente, mas tem 12 anos, não pode tocar muito. Entretanto, o indivíduo Y, que nasceu no mesmo ano que o individuo X, começa a tocar bateria, com 12 anos.
Será que a medio/longo prazo, o individuo X vai tocar tão bem como o Y?

Ou seja, será que existe uma "idade óptima" para aprender a tocar bateria? Sei que vão dizer que quanto mais cedo melhor, mas será que há o periodo de tempo perfeito para aprender o mais rápido possivel?

Digam de vossa justiça!
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #2
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: A idade do começo...

Boas JP! Boa iniciativa! Mas vai ser complicadO!

É assim, eu acho que nao ha mesmo melhor idade! Eu por exemplo toco percussao ha 6 anos praticamente 7, e a bateria nunca foi o que mais me ensinaram! E deixei de parte! De a dois anos para ca comecei a tocar, a evoluir por mim proprio, a estudar sozinho...todos os dias! Ja tinha eu 13 anos...

O que quero dizer com isto, é que depende muito da pessoa! Se so aprender bateria, claro que vai so estudar aquilo e evoluir mais rapidamente que uma pessoa da mesma idade que estude percussao! Mas, depende da pessoa, porque um pode estudar muito, ser auto didacta...querer mais, mais conhecimento, tecnica, velocidade, musicaliade, groove! E o outro so fazer o que lhe mandam, ir estudando de mes a mes e assim vai ser uma aprendizagem muito mais lenta!


Pronto! Esta é a minha opiniaO! Nao me matem!

Cumps!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #3
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: A idade do começo...

se a pessoa que comecou aos 6 anos nao gostar la mt da bateria e estudar pouco, e o q comecou aos 12 gostar mesmo da bateria e ter o ritmo dentro de si.. é provavel o de 12 ser melhor...
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #4
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: A idade do começo...

Na minha opinião, a melhor idade é geralmente os 8 - 9 anos, porque geralmente é com esta idade que tens altura suficiente para chegar aos pedais e entre outros motivos. Acho que tocar bateria sem sentir todas as partes do instrumento não facilita muito a aprendizagem

Quanto ao vosso assunto, há pessoas que já nascem com bastante facilidade em aprender, enquanto outras que até podem andar nas melhores escolas e mesmo assim não dar em nada. Também é preciso ter sentido rítmico senão também não se progride muito

Esta foi a minha opinião, portanto não me caiam em cima hein?

Cumprimentos
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #5
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de Superdgs
se a pessoa que comecou aos 6 anos nao gostar la mt da bateria e estudar pouco, e o q comecou aos 12 gostar mesmo da bateria e ter o ritmo dentro de si.. é provavel o de 12 ser melhor...
Citação:
Mensagem Original de JoseZ
Na minha opinião, a melhor idade é geralmente os 8 - 9 anos, porque geralmente é com esta idade que tens altura suficiente para chegar aos pedais e entre outros motivos. Acho que tocar bateria sem sentir todas as partes do instrumento não facilita muito a aprendizagem

Obviamente que se o de 12 for um espétaculo e o de 6 nao gostar nada daquilo, o de 12 vai ser melhor, mas obviamente que falo em igualdade de circunstancias... Não me venham cá falar em variáveis.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #6
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: A idade do começo...

Eu falei em variáveis? Para me teres quotado parece que sim
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #7
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Obviamente que se o de 12 for um espétaculo e o de 6 nao gostar nada daquilo, o de 12 vai ser melhor, mas obviamente que falo em igualdade de circunstancias... Não me venham cá falar em variáveis.

ok!
Entao dois gajos, que estudem igualmente, que tenham a mesma facilidade de aprender, e que desde sempre tocaram na bateria toda! O que toca ha mais tempo e melhor claro, se toca a mais tempo!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #8
Paulo S.
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Seixal
Mensagens: 375
Paulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à volta
Re: A idade do começo...

Axo isso tudo muito relativo... cada um tem o seu ritmo de aprendizagem, e uns podem treinar mais que outros, e tambem nem todos nascem pra tocar bateria.. ha quem tenha jeito e quem nao tenha jeito nenhum.
Paulo S. não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #9
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
e o q comecou aos 12 gostar mesmo da bateria e ter o ritmo dentro de si.. é provavel o de 12 ser melhor...
lol
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #10
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de Paulo S. Ver Mensagem
Axo isso tudo muito relativo... cada um tem o seu ritmo de aprendizagem, e uns podem treinar mais que outros, e tambem nem todos nascem pra tocar bateria.. ha quem tenha jeito e quem nao tenha jeito nenhum.
Estou mesmo a pedir para não pensar que pode ser relativo. Pensem em duas pessoas com o mesmo jeito, mesma vontade, mesmo ritmo de aprendizagem, mesmo ritmo dentro de si...

Acho que já te respondi JoseZ...
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #11
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: A idade do começo...

Vá, já vão andar á porrada outra vez .


Hm, grande tópico!

Penso que não há idade para deixar de aprender.

Fazendo comparações, um puto com estatura suficiente para poder usufruir de um kit normal e com 9 anos, de certo que se gostar do que faz, aos 12 anos já está bem evoluido, porque como se diz, "é de pequenino que se torce o pepino" (no sentido figurado é claro, não torçam mesmo os pepinos aos putos!) e enquanto puto, não temos preocupações, não temos stresses de empregos, estudos, namoradas/os, relações..é só sentar na bateria e tocar..com a mente preparada para aprender cenas mais facilmente..
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #12
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de Campos Ver Mensagem
(no sentido figurado é claro, não torçam mesmo os pepinos aos putos!)
Que pepino? xD
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #13
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de Campos Ver Mensagem
Vá, já vão andar á porrada outra vez .


Hm, grande tópico!

Penso que não há idade para deixar de aprender.

Fazendo comparações, um puto com estatura suficiente para poder usufruir de um kit normal e com 9 anos, de certo que se gostar do que faz, aos 12 anos já está bem evoluido, porque como se diz, "é de pequenino que se torce o pepino" (no sentido figurado é claro, não torçam mesmo os pepinos aos putos!) e enquanto puto, não temos preocupações, não temos stresses de empregos, estudos, namoradas/os, relações..é só sentar na bateria e tocar..com a mente preparada para aprender cenas mais facilmente..
Mas estou também a falar da capacidade mental. Não será mais fácil e rápido aprender na fase adulta ou jovem do que na fase infantil?
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #14
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: A idade do começo...

Pois JP! Talvez, mas depende...um adulto pode nao ter tanto tempo como uma criança para praticar! Foi o que te disse logo, e muito complicado este tema! Tem muitas variantes! Nao da para resumir a um caso!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #15
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de David Calhau Ver Mensagem
Pois JP! Talvez, mas depende...um adulto pode nao ter tanto tempo como uma criança para praticar! Foi o que te disse logo, e muito complicado este tema! Tem muitas variantes! Nao da para resumir a um caso!
Arghh! Deixem-se de "imagina", ou "mas depende"...
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #16
Nevermore
 
Membro desde: 21-Set-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 549
Nevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixeNevermore é mesmo fixe
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Arghh! Deixem-se de "imagina", ou "mas depende"...
Mas há outra forma de encarar este tema???
Nevermore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #17
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Arghh! Deixem-se de "imagina", ou "mas depende"...
Eu ja me deixei disso em cima:
"Entao dois gajos, que estudem igualmente, que tenham a mesma facilidade de aprender, e que desde sempre tocaram na bateria toda! O que toca ha mais tempo e melhor claro, se toca a mais tempo!"

Mas tens de compreender que é complicado!
mas ja disse! Acho que duas pessoas "iguais" a que toca a mais tempo vai ter vantagem! Porque claro que o comeca mais velho vai entrar mais facilmente do que outro quando entrou em pequeno, mas nessa altura o outro ja esta bem avancado!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #18
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de David Calhau Ver Mensagem
Eu ja me deixei disso em cima:
"Entao dois gajos, que estudem igualmente, que tenham a mesma facilidade de aprender, e que desde sempre tocaram na bateria toda! O que toca ha mais tempo e melhor claro, se toca a mais tempo!"

Mas tens de compreender que é complicado!
mas ja disse! Acho que duas pessoas "iguais" a que toca a mais tempo vai ter vantagem! Porque claro que o comeca mais velho vai entrar mais facilmente do que outro quando entrou em pequeno, mas nessa altura o outro ja esta bem avancado!
Mas será que o tempo que ele esteve a aprender em criança valeu a pena?
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #19
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
há pessoas que já nascem com bastante facilidade em aprender, enquanto outras que até podem andar nas melhores escolas e mesmo assim não dar em nada. Também é preciso ter sentido rítmico senão também não se progride muito

É por aqui que começo: veja-se o exemplo dos bateristas/percussionistas latinos e africanos. Não tem a ver com idade nem estudo, tem a ver com groove e um 'bichinho' que está ca dentro (ou não). No caso de haver esse bichinho, nota-se uma evolução muito mais rápida.

Por exemplo, há uns tempos, nao sei se se lembram, mas andou por aqui pelo forum um video de um miudo brasileiro a tocar com plasticos, tachos e afins. Ele deve ter uns 10 anos, mas tem MUITO mais 'musicalidade' e groove que eu (tenho 16 e toco há 2)...

Basicamente, para mim a idade nao conta, porque ha gente mais nova que toca melhor que eu, mais velha que toca pior que eu, o que quiserem...

Abraço
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #20
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Re: A idade do começo...

Bom tema de discussão. Na minha opinião acho que começar a fazer alguma actividade, seja ela, tocar bateria, fazer uma modalidade desportiva, aprender seja o que for, quanto mais novo melhor porque nós quando somos crianças e até à adolescência assimilamos melhor as coisas que aprendemos. Não creio que haja idade padrão para se começar a tocar bateria,mas claro como em tudo quanto mais cedo mais margem de progressão se tem. Mas a idade em que se começa a tocar não está directamente ligada com a qualidade que se toca, existem mil e um factores que podem interferir na própria aptidão para abordar, neste caso, a bateria. Existem inúmeros casos de pessoas que começam a tocar já na idade adulta e que são mto bons bateristas e também há pessoas que começam a tocar cedo mas que nunca levam a sério a bateria e não fazem da mesma uma prioridade na sua vida.

Esta foi apenas a minha opinião.

Um Abraço!
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #21
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de M4rkit0s Ver Mensagem
Bom tema de discussão. Na minha opinião acho que começar a fazer alguma actividade, seja ela, tocar bateria, fazer uma modalidade desportiva, aprender seja o que for, quanto mais novo melhor porque nós quando somos crianças e até à adolescência assimilamos melhor as coisas que aprendemos. Não creio que haja idade padrão para se começar a tocar bateria,mas claro como em tudo quanto mais cedo mais margem de progressão se tem. Mas a idade em que se começa a tocar não está directamente ligada com a qualidade que se toca, existem mil e um factores que podem interferir na própria aptidão para abordar, neste caso, a bateria. Existem inúmeros casos de pessoas que começam a tocar já na idade adulta e que são mto bons bateristas e também há pessoas que começam a tocar cedo mas que nunca levam a sério a bateria e não fazem da mesma uma prioridade na sua vida.

Esta foi apenas a minha opinião.

Um Abraço!
Eis a cena acertada.

Shorebrak, não sei qual é o teu espanto, há pessoas com mais "ritmo" e outras com menos ritmo, sabes o q eu quero dizer
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #22
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Mas estou também a falar da capacidade mental. Não será mais fácil e rápido aprender na fase adulta ou jovem do que na fase infantil?
Hm, penso que seja mais ao contrário. Quando mais jovem for (pode não ter tanta capacidade de raciocinio, mas tem menos coisas na memória, tem menos coisas com que se preocupar) mais capacidade tem para assimilar, aprendendo assim a tocar bateria
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #23
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de Campos Ver Mensagem
Hm, penso que seja mais ao contrário. Quando mais jovem for (pode não ter tanta capacidade de raciocinio, mas tem menos coisas na memória, tem menos coisas com que se preocupar) mais capacidade tem para assimilar, aprendendo assim a tocar bateria
Por um lado sim, pois habitua-se logo ao ritmo, ao beat, ao groove. Por outro lado, para se ler por pautas, por exemplo, convem ser mais velho..
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #24
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: A idade do começo...

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Por um lado sim, pois habitua-se logo ao ritmo, ao beat, ao groove. Por outro lado, para se ler por pautas, por exemplo, convem ser mais velho..

Mas repara, se começares de pequeno, começares a aprender logo bateria, dizerem-te que deves tocar o bombo quando aparecer uma bola com uma bandeira naquela linha, a tarola naquela e os choques na outra, passado um mês já sabes ler pautas, mas claro, nem precisas de saber os nomes..porque uma coisa é musica, outra é bateria .
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #25
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: A idade do começo...

Excelente debate! (Pessoal, façam a respectiva avaliação do assunto! Isto merece! -> vão ao topo e avaliem o Assunto!)


A minha opinião não poderia estar mais próxima da do M4rkit0s:
Citação:
Mensagem Original de M4rkit0s Ver Mensagem
Não creio que haja idade padrão para se começar a tocar bateria,mas claro como em tudo quanto mais cedo mais margem de progressão se tem. Mas a idade em que se começa a tocar não está directamente ligada com a qualidade que se toca, existem mil e um factores que podem interferir na própria aptidão para abordar, neste caso, a bateria. Existem inúmeros casos de pessoas que começam a tocar já na idade adulta e que são mto bons bateristas e também há pessoas que começam a tocar cedo mas que nunca levam a sério a bateria e não fazem da mesma uma prioridade na sua vida.



Mas mesmo assim, e para além de ser da ideia de que quanto mais novo, melhor, também acho que, apenas a partir de uma certa e determinada altura (não directamente ligada à idade) é que se dá uma certa mudança na maturidade do músico de forma a que o verdadeiro talento consiga ser aprimorado.

Por exemplo, muitos miudos são autênticos virtuosos, mas em termos de criatividade ou até mesmo de socialização e de responsabilidade, são autênticos zeros à esquerda o que lhes faz perderem a vantagem que o 'virtuozismo' parecia à partida ter...
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #26
bazybeats
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: evora
Mensagens: 77
bazybeats será famoso em brevebazybeats será famoso em breve
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

na minha opinião acho que é praticamente igual começar aos 6 ou aos 13 mesmo que tenham a mesma dedicação e paixão por a bateria a meu ver um puto de 6 anos tem outra mentalidade e pode ter dificuldade a aprender mas esta mais abituado a drum em quanto um adolescente tem outra mentalidade.


por isso acho que a idade optima para começar seja entre os 8 e 11
__________________
old drummers, good drummers...
bazybeats não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #27
Mr. Maker
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Abr-2008
Local: Guarda
Mensagens: 76
Mr. Maker será famoso em breve
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Sinceramente penso que começar na bateria com 6/7 anos nao é muito saudavel. Primeiro pelo proprio barulho (se falarmos em baterias acusticas) depois pela necessidade de boas condiçoes fisicas, falo de trabalho de pulsos pernas etc. Depois falta claro o sentido musical, que dificilmente alguem tem nessa idade. Penso que o melhor seja mesmo por volta dos 12, a nivel fisico (e sim, isto conta bastante) uma pessoa ja esta mais desenvolvida, e penso que para tras têm que ficar uns aninhos de futebol depois é preciso encontrar o seu proprio gosto musical, sentir a musica, o groove etc Para isso ja e preciso ser mais consciente e mais critico
Mr. Maker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #28
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Bom debate, os meus parabéns pelo tema!

"A Relatividade"

-Acredito piamente que certas pessoas nascem com um "Dom" especial para certas actividades, tocar bateria não foge a esta regra.
Existem pessoas que mesmo começando mais tarde, se tiverem uma pré-apetência para essa actividade, desenvolvem proçessos de aprendizagem mais rápidos.

-Para quem começou mais cêdo, mesmo não tendo esse "Dom", teve sempre mais tempo para assimilação de conhecimentos teóricos e prácticos.
Álem disso, creio que com muita persistência e trabalho podem-se sempre colmatar algumas virtudes que a vida não nos deu.

A junção destes dois factores anteriormente descritos, seria o ideal para descrever um bom Baterista.

Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #29
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Boas respostas por aqui!

Então não se vêm tantos reultados num miudo de 6 anos que esteja aprendecomo num miudo de 12 que esteja a aprender, é isso?
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #30
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Boas respostas por aqui!

Então não se vêm tantos reultados num miudo de 6 anos que esteja aprendecomo num miudo de 12 que esteja a aprender, é isso?
É isso mesmo (se virmos as coisas de uma maneira simples)
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #31
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Boas respostas por aqui!

Então não se vêm tantos reultados num miudo de 6 anos que esteja aprendecomo num miudo de 12 que esteja a aprender, é isso?
Exacto, porque a própria mente não deixa, nem de facto o corpo..mas agora pensa no quão evoluido ele já está aos 12 anos! Porque nessa altura aprendemos muito mais facilmente
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #32
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Citação:
Mensagem Original de Campos Ver Mensagem
Exacto, porque a própria mente não deixa
Também sou muito desta opinião! Mas por outro lado, sempre que aparece um miudo com menos de 12-13 anos e que consegue fazer coisas extraordinariamente fora do normal, julgo bem que esteja ali um exemplo de capacidades e/ou talento (ou até mesmo vocação?!?) de destaque...
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #33
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Também sou muito desta opinião! Mas por outro lado, sempre que aparece um miudo com menos de 12-13 anos e que consegue fazer coisas extraordinariamente fora do normal, julgo bem que esteja ali um exemplo de capacidades e/ou talento (ou até mesmo vocação?!?) de destaque...
É uma das coisas que me deixam parvo..como é que um puto de 10 anos consegue tocar tanto?
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #34
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Mas será que o tempo que ele esteve a aprender em criança valeu a pena?
Influencia sempre!
Tal como o Markitos referiu! O desporto pode ajudar a codernacao! E essas coisaas...
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #35
drummingmassiveattack
 
Membro desde: 23-Mai-2008
Local: Cabeçais
Mensagens: 38
drummingmassiveattack está no bom caminho
Re: Debate: A idade do começo (ou o progresso de 2 bateristas que iniciam em idades distin

a questão não é a melhor idade, mas sim se se tem queda pra coisa e o tempo de estudo. O melhor violoncelista do mundo (ou um dos melhores) começou a tocar com 35 anos, aos 45 já era um Master Absoluto. Quanto ao tamanho das baterias para as crianças tocarem confortavelmente, o RFdrums já resolveu o problema há anos.
o mozart começou a tocar piano prai com 3 anos, caso para questionar se lhe fizeram um mini-piano....
__________________
AS HARD AS METAL!
drummingmassiveattack não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 20 Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40



São agora 09:09. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it