Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Jazz e Música Clássica

Boas pessoal
Quero partilhar uma coisa..........

Só no Jazz e na Música Clássica é que existe Bacharelato/licenciatura/Mestrado/Doutoramento e catedracia

Só nestes dois estilos musicais é que existem Universidades. Nos EUA

Em Portugal só de Música Clássica que eu saiba........

Isto para quê? Os outros estilos, vivem gratuitamente destes dois .....

Senão vejamos...
Qual é o Maestro de Topo que tem uma riqueza pessoal, ganha na Música equivalente a um qualquer arranhador de guitarras ou rebentadores de peles de uma qualquer banda famosa.

Dou como exemplo os Stones: Quase todos os membros dos Stones a nivel técnico/execução, roçam o ridiculo e o primário.
De acordo?

No entanto figuram na História do Rock

Ps: Dei o ex: dos Stones, mas posso dar mais: Ramones, Milli Vannilli, etc

Existem Universidades para o Rock/Pimba/ligeiro/ Pop etc?
Quantas horas de estudo diário fizeram esses músicos?
Não falo dos dissidentes.

Em Cuba, País criticável por outras razões, têm uma Universidade fantástica de Música que previligia a Salsa, Songo, Son, Rumba e apesar de Anti-EUA tem disciplinas do Jazz, veja-se a categoria dos mÚsicos cubanos. Todos

PS: Falo contra mim também, que apesar de não ter grande formação musical ( sou auto-didacta ) já estive nos dois lados, e ganhei muito mais no ligeiro/pimba que nos outros, mas era uma coisa que não sabia e acho que alguns de nós também não.

Há professores catedréticos no Jazz e na Música Clássica.
Ex: português, Maestrina Joana Carneiro e Victorino de Almeida, na Música Clássica, ( se houver outros tanto melhor).
E no Jazz: Parece que o O Antigo Reitos da Universidade de Música de Barcelona , o baixista José Eduardo, que em Portugal não presta mas os estrangeiros felizmente têm bom gosto.

Não sendo eu jazzista, cito o falecido Vilas-Boas do Hot Club:
" Jazz toca-se com os Vivos para os Vivos".

Um abraço a todos e os amantes/fãs dos Stones que não me levem a mal, foi só um Ex.

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 2 de Fevereiro de 2010 às 20:00.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #2
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Jazz e Música Clássica

Em cuba apessar daquela miseria as pessoas apostam muito nas artes, e em parte ate sao obrigadas a fazer...
A arte la é muito importante tanto a nivel musical como de danca, pintura etc
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #3
aCIDwAR
 
Membro desde: 14-Jan-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 139
aCIDwAR será famoso em breve
Re: Jazz e Música Clássica

Mas achas quem alguem tem sucesso porque é bom? Só têm sucesso porque é o que o publico precisa/quer ouvir no momento e depois há quem pegue ou quem se deixem morrer. Acho que hoje em dia as musicas não sao feitas por musicos, mas por produtores. O verdadeiro "artista" (ou o influenciador) não é o que faz o quadro, é o que vende. Eu gosto de grunge e rock, metal, que são coisas simples e um pouco básicas (relativamente), mas também a musica é preciso só ser erudita.
Acho que estamos a assistir uma revolução na musica, devido à venda de musica "caseira", mas vai demorar aos grandes produtores acabarem por completo (se acabarem). Só é precisoa alguem que toque minimamente para ser um artista, porque agora os musicos são um produto e o que vende é o que tem sucesso.
Temos um caso da bad girl Pink que faz um video a gozar com a Jessica Simpson e na entrevista que deu sobre esse video e musica (a dizer mal daquele do tipo de musica e artista que a Jessica é) assumiu que ela era apenas o contrário, porque havia público para o anti-jessica e que ela teria a mesma futilidade mas apenas fazia o ar de bad-girl e a outra de angel-girl.
aCIDwAR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #4
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Em certas vertentes da musica actual um musico para ter sucesso tem de facto que ser bom naquilo que faz...

Eu não sei muito bem o que pensar sobre este assunto! se por um lado concordo que o jazz é um estilo de musica capaz de incutir excelentes bases a um baterista e como tal compreender a escolha para se formar curricular mente músicos...por outro lado também é verdade que neste assunto esta sempre envolto um certo desprezo/descrédito perante outros estilos de musica.
Mas penso que apesar na actualidade ainda ser na maioria como descreves. já não é só e somente jazz presente nestes tipos de formações.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #5
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Jazz e Música Clássica

existem curso superior de jazz na esmae - porto, que é onde estudo...

e tem profs portugueses muito bons, por ex o guitarrista nuno ferreira, o jeffery (embora nao tenha nascido ca, passou a vida ca o que o torna tao portugues como nos), togu... etc

é possivel fazer uma licenciatura e ate doutoramento em portugal.


andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #6
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Em Portugal há faculdades tanto de Jazz como de Clássica. De Rock, não tenho conhecimento de nenhuma.

Escola Superior Musica e Artes do Espectáculo
Universidade de Évora
Escola Superior de Música de Lisboa
Acadamia Nacional Superior de Orquestra (apenas clássico)

E alex, os musicos de jazz desprezam os outros estilos?
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #7
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

hà um sentimento de superioridade dos estilos Clássico e jazz em relação ao resto da música que eu acho negativo.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #8
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de aCIDwAR Ver Mensagem
Mas achas quem alguem tem sucesso porque é bom? Só têm sucesso porque é o que o publico precisa/quer ouvir no momento e depois há quem pegue ou quem se deixem morrer. Acho que hoje em dia as musicas não sao feitas por musicos, mas por produtores. O verdadeiro "artista" (ou o influenciador) não é o que faz o quadro, é o que vende. Eu gosto de grunge e rock, metal, que são coisas simples e um pouco básicas (relativamente), mas também a musica é preciso só ser erudita.
Acho que estamos a assistir uma revolução na musica, devido à venda de musica "caseira", mas vai demorar aos grandes produtores acabarem por completo (se acabarem). Só é precisoa alguem que toque minimamente para ser um artista, porque agora os musicos são um produto e o que vende é o que tem sucesso.
Temos um caso da bad girl Pink que faz um video a gozar com a Jessica Simpson e na entrevista que deu sobre esse video e musica (a dizer mal daquele do tipo de musica e artista que a Jessica é) assumiu que ela era apenas o contrário, porque havia público para o anti-jessica e que ela teria a mesma futilidade mas apenas fazia o ar de bad-girl e a outra de angel-girl.
Olá Acid
Isso dos produrores tanto são maus como bons
Não esqueças de que existentem musicos e editoras de Jazz completamentes independentes
Abraço

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
Em certas vertentes da musica actual um musico para ter sucesso tem de facto que ser bom naquilo que faz...

Eu não sei muito bem o que pensar sobre este assunto! se por um lado concordo que o jazz é um estilo de musica capaz de incutir excelentes bases a um baterista e como tal compreender a escolha para se formar curricular mente músicos...por outro lado também é verdade que neste assunto esta sempre envolto um certo desprezo/descrédito perante outros estilos de musica.
Mas penso que apesar na actualidade ainda ser na maioria como descreves. já não é só e somente jazz presente nestes tipos de formações.
Isó é um bocado verdade, mas se calhar por aquilo que referi, uns trabalham outros ganham dinheiro. Mas não devem de ser todos.
Abraço


Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Em Portugal há faculdades tanto de Jazz como de Clássica. De Rock, não tenho conhecimento de nenhuma.

Escola Superior Musica e Artes do Espectáculo
Universidade de Évora
Escola Superior de Música de Lisboa
Acadamia Nacional Superior de Orquestra (apenas clássico)

E alex, os musicos de jazz desprezam os outros estilos?
Olá JP
E proporcionam Doutoramento? Aplicável onde?
Há algum professor catedrático em Portugal sem sem aqueles que referi?
Honoris causa deve de haver muitos como convém no 10 de Junho.
Concordo contigo, dos musicos de Jazz que conheço, nunca vi nenhum "gozar" ou depreciar outros estilos a não ser o estilo "emanuel".....


Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 2 de Fevereiro de 2010 às 23:54.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #9
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Em Portugal há faculdades tanto de Jazz como de Clássica. De Rock, não tenho conhecimento de nenhuma.

Escola Superior Musica e Artes do Espectáculo
Universidade de Évora
Escola Superior de Música de Lisboa
Acadamia Nacional Superior de Orquestra (apenas clássico)

E alex, os musicos de jazz desprezam os outros estilos?
Realmente não foi uma escolha feliz da minha parte a palavra desprezo...talvez a palavra correcta seja um certo preconceito,
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Eu tenho uma opinião muito pessoal e algo controversa a respeito das escolas de música, do rock, do jazz e da música em geral.

Antes de mais, a música é uma arte e qualquer pessoa pode construir a sua peça de arte. Uns saem-se bem, outros nem por isso. Mas é arte. Arte faz parte da expressão pessoal.
A música é de todos, como tal, ninguém tem de apresentar um canudo para tocar ou compor música.
Se por um lado percebo o porquê de haver uma quase institucionalização em redor da música clássica-erudita, já não percebo tanto como se criou tal conceito em redor do jazz.
A música clássica-erudita tem centenas de anos, é a génese de toda a música, ainda o jazz não existia e já havia toneladas de músicas clássicas composta e que muitas são verdadeiras peças de arte. Neste contexto, percebe-se o porquê dos 8 anos do Conservatório de Música.
O jazz tem 70 ou 80 anos... é uma criancita!! No entanto, algures no percurso alguém se lembrou de o tornar elitista e vai daí, colocou o jazz como sendo uma arte que para se tocar e ouvir é preciso ter-se formação (sim, há quem defenda que para se perceber jazz é preciso ter formação musica, coisa que nem os eruditos "exigem").
A partir daí o jazz é visto como um estilo que está acima dos outros estilos musicais todos! Para mim, isto é completamente errado e sim, o jazz tem o seu lado da mania da superioridade e muitos músicos de jazz não dão qualquer valor a músicos de rock.

Rock é tanto uma arte como o jazz. O rock é riquíssimo porque absorve todo o tipo de estilos musicais (desde o clássico ao jazz), e é por isso que respeito imenso o rock e é por isso que me dá prazer tocá-lo. O rock tem a liberdade de expressão que o jazz não tem. No rock qualquer gajo pega numa guitarra e faz música, não quer dizer que faça uma peça de arte, mas também nem tudo o que se faz no jazz é uma peça de arte.
Rolling Stones, Ramones e afins, marcaram uma época, inventaram uma abordagem nova à música e só nisso já são génios. Ambas as bandas têm algumas peças de arte, simplista ou não é irrelevante, nem todas as peças de arte têm de ser altamente complexas.

Escolas ou universidades são importantes, tal como escolas de fotografia, de teatro, etc., mas não é obrigatório a sua frequência para se ser artista.



Acerca do tema, cursos de música, professores, etc., etc.:
Um gestor de topo de uma empresa também ganha mais que qualquer professor-doutor- mestre-catedrático das ciências de gestão que esteja a dar aulas. O Bill Gates ganha mais que qualquer catedrático de topo do topo de Harvard ou de qualquer Universidade de gestão, aliás, ele ganha mais que qualquer faculdade ganha ao todo por ano. O Bill Gates nem acabou a faculdade, ora... nas artes é a mesma coisa, o que conta é o que cada artista faz na prática e não o que sabe na teoria. Os músicos são contratados por uma orquestra, por uma banda, por uma editora ou produtora de acordo com o que mostram na prática. O facto de saberem ler pautas ao contrário, saberem as escalas todas das diversas linguagens musicais, etc., mas se depois a usarem os dedos forem medianos não adianta de grande coisa.
Portanto, Rolling Stones souberam usar os dedos ma altura certa. Isso é que importa e não o outro tipo que sabe milhentas escalas mas não sabe usar os dedos quando deve.


Nota:
Peço desculpa, mas dispersei-me um bocado no assunto
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qua, 3 de Fevereiro de 2010 às 10:36.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #11
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Jazz e Música Clássica

Existem universidades com cursos de Jazz em Portugal e em Espanha, só para citar dois exemplos. Aliás, em Barcelona, acho que são 3 universidades diferentes.
LMR60, antes de dizeres essas coisas, de que só existe nos EUA, devias informar-te melhor.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Lista de escolas com disciplinas ligadas às artes (algumas com a variante de jazz):
http://multimedia.iol.pt/backoffice/...id/13149844//9
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #13
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Já aqui foi dita muita coisa, sim senhor...

Infelizmente, é verdade que só existem escolas de clássico e jazz (pelos vistos).

Quanto ao jazz, não me vou pronunciar porque é talvez o único estilo que não gosto, e também porque sinceramente desconhecia a existência de escolas de jazz...

Eu freqüentei um conservatório de música em Espanha, e uma das coisas que aprendi, é que o clássico aplicasse em tudo, tanto em música como em dança. Muitas das coisas que aprendi nesse conservatório estou constantemente a aplicá-las nas bandas musicais que toco, no grupo rock, e no grupo de música popular também!

Claro que é um bocado chato, para um roqueiro puro (por exemplo), ter de levar com um estilo que até nem gosta... Mas conheço bastantes caso de metaleiros que freqüentaram esse mesmo conservatório e não seguiram música clássica!


Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #14
Eduardo Ferreira
 
Membro desde: 3-Jan-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 141
Eduardo Ferreira será famoso em breve
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
existem curso superior de jazz na esmae - porto, que é onde estudo...

e tem profs portugueses muito bons, por ex o guitarrista nuno ferreira, o jeffery (embora nao tenha nascido ca, passou a vida ca o que o torna tao portugues como nos), togu... etc

é possivel fazer uma licenciatura e ate doutoramento em portugal.

Existe na esmae ponto Tanto em lisboa como no porto existe curso de jazz. Penso que os cursos até são os mesmos no porto e em lisboa ou estou errado?
Eduardo Ferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Já aqui foi dita muita coisa, sim senhor...

Infelizmente, é verdade que só existem escolas de clássico e jazz (pelos vistos).
Eu não diria infelizmente, p.ex., acho que o rock está bem como está.

O que não falta é pessoal com o curso total do conservatório e a tocar metal, p.ex., o baixista da minha banda de originais tem o curso do conservatório de Lisboa (em violoncelo), e está na minha banda de metal a tocar baixo.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #16
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O que não falta é pessoal com o curso total do conservatório e a tocar metal, p.ex., o baixista da minha banda de originais tem o curso do conservatório de Lisboa (em violoncelo), e está na minha banda de metal a tocar baixo.
Mais um exemplo do que eu disse!!


Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #17
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Mais um exemplo do que eu disse!!


Abraços
Sim, eu só quis reforçar a tua ideia!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #18
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Sim, eu só quis reforçar a tua ideia!
Eu percebi.

hehe

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #19
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Eu não diria infelizmente, p.ex., acho que o rock está bem como está.

O que não falta é pessoal com o curso total do conservatório e a tocar metal, p.ex., o baixista da minha banda de originais tem o curso do conservatório de Lisboa (em violoncelo), e está na minha banda de metal a tocar baixo.

Não acho tão dificil assim, aliás para quem gosta de techincal death, que é pra mim o melhor estilo musical de todos os tempos, não sao tao poucos assim os que tiveram instrução, uns por jazz outros por classico!

A meu ver, o classico e o jazz sao a base de tudo, e dominando estas áreas consegue-s ser muito bom em tudo!

Sou autodidacta na bateria...mas tive 5 anos no conservatorio de setubal em piano, e posso de facto adiantar que o conhecimento teórico com que fiquei, foi um tremendo impulso no inicio e desenvolvimento na bateria.

Pegando um pouco no que já se disse, ganha o comercial e não o bom! ganha o audivel e simples e não o profissional e complexo! se assim não fosse, todos seriamos capazes de reconhecer o grande mérito dos tremendos musicos, incognitos estes, que vivem do tech death, estilo este que vive altamente underground, porque, para leigos, não passa de "barulho"!

tenho muita pena que assim seja!

Abraço
__________________
Shall we listen to the metal, like clever people?
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #20
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Há aí uma parte que discordo do que dizes. Algo para ser bom não tem de ser necessariamente complexo. Há inúmeros exemplos de coisas simples mas que são boas no mundo da música.

Acerca do tech death, nunca um estilo como esse terá hipóteses de sair do underground. Eu apesar de gostar de algumas coisas de tech death, não tenho paciência para passar o dia a ouvir isso. Gosto de ouvir o complexo mas adoro a simplicidade de muita coisa.
Além do mais, há muito tech death que eu chamo "música feita para músicos", que pode ser boa, mas não é de consumo geral.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #21
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Jazz e Música Clássica

acho que um bom musico sabe ouvir de tudo, ou melhor, tem de saber ouvir te tudo porque se nao nao é bom musico!

sou grande amigo do actual baterista de oblique rain, e posso vos dizer q ele tá a fazer um curso de percussao em que passa a vida a tocar reportorio de orquestra e no entanto é dos melhores bateristas de metal que ja vi tocar...

eu estudei classico, estudo jazz e passei a vida a ouvir korn e ratm lol e de vez em quando volto a ouvir
nao tem necessariamente que haver um curso de rock, porque pra fazeres bom rock ou bom pop nao precisas disso. basta teres umas noçoes basicas de teoria que podes aprender no classico!
andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #22
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
acho que um bom musico sabe ouvir de tudo, ou melhor, tem de saber ouvir te tudo porque se nao nao é bom musico!

sou grande amigo do actual baterista de oblique rain, e posso vos dizer q ele tá a fazer um curso de percussao em que passa a vida a tocar reportorio de orquestra e no entanto é dos melhores bateristas de metal que ja vi tocar...

eu estudei classico, estudo jazz e passei a vida a ouvir korn e ratm lol e de vez em quando volto a ouvir
nao tem necessariamente que haver um curso de rock, porque pra fazeres bom rock ou bom pop nao precisas disso. basta teres umas noçoes basicas de teoria que podes aprender no classico!
Nem mais!!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #23
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Existem universidades com cursos de Jazz em Portugal e em Espanha, só para citar dois exemplos. Aliás, em Barcelona, acho que são 3 universidades diferentes.
LMR60, antes de dizeres essas coisas, de que só existe nos EUA, devias informar-te melhor.
Olá Lu
São palavras do José Eduardo, não minhas. Sabes quem ele é?
Foi Reitor da universidade de Barcelona.
Devias de ler tudo o que eu disse. Parece que ás vezes eu e tu temos um problema de comunicação.
E o doutoramento em Jazz? Há em Espanha?
Parece que não.
Catedracia? Parece que não também?
Ò Lu por favor, quando leres coisas minhas , por favor novamente, lê as coisas até ao fim.
Abraço LU

LMR60 adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 42 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
existem curso superior de jazz na esmae - porto, que é onde estudo...

e tem profs portugueses muito bons, por ex o guitarrista nuno ferreira, o jeffery (embora nao tenha nascido ca, passou a vida ca o que o torna tao portugues como nos), togu... etc

é possivel fazer uma licenciatura e ate doutoramento em portugal.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Eu tenho uma opinião muito pessoal e algo controversa a respeito das escolas de música, do rock, do jazz e da música em geral.

Antes de mais, a música é uma arte e qualquer pessoa pode construir a sua peça de arte. Uns saem-se bem, outros nem por isso. Mas é arte. Arte faz parte da expressão pessoal.
A música é de todos, como tal, ninguém tem de apresentar um canudo para tocar ou compor música.
Se por um lado percebo o porquê de haver uma quase institucionalização em redor da música clássica-erudita, já não percebo tanto como se criou tal conceito em redor do jazz.
A música clássica-erudita tem centenas de anos, é a génese de toda a música, ainda o jazz não existia e já havia toneladas de músicas clássicas composta e que muitas são verdadeiras peças de arte. Neste contexto, percebe-se o porquê dos 8 anos do Conservatório de Música.
O jazz tem 70 ou 80 anos... é uma criancita!! No entanto, algures no percurso alguém se lembrou de o tornar elitista e vai daí, colocou o jazz como sendo uma arte que para se tocar e ouvir é preciso ter-se formação (sim, há quem defenda que para se perceber jazz é preciso ter formação musica, coisa que nem os eruditos "exigem").
A partir daí o jazz é visto como um estilo que está acima dos outros estilos musicais todos! Para mim, isto é completamente errado e sim, o jazz tem o seu lado da mania da superioridade e muitos músicos de jazz não dão qualquer valor a músicos de rock.

Rock é tanto uma arte como o jazz. O rock é riquíssimo porque absorve todo o tipo de estilos musicais (desde o clássico ao jazz), e é por isso que respeito imenso o rock e é por isso que me dá prazer tocá-lo. O rock tem a liberdade de expressão que o jazz não tem. No rock qualquer gajo pega numa guitarra e faz música, não quer dizer que faça uma peça de arte, mas também nem tudo o que se faz no jazz é uma peça de arte.
Rolling Stones, Ramones e afins, marcaram uma época, inventaram uma abordagem nova à música e só nisso já são génios. Ambas as bandas têm algumas peças de arte, simplista ou não é irrelevante, nem todas as peças de arte têm de ser altamente complexas.

Escolas ou universidades são importantes, tal como escolas de fotografia, de teatro, etc., mas não é obrigatório a sua frequência para se ser artista.



Acerca do tema, cursos de música, professores, etc., etc.:
Um gestor de topo de uma empresa também ganha mais que qualquer professor-doutor- mestre-catedrático das ciências de gestão que esteja a dar aulas. O Bill Gates ganha mais que qualquer catedrático de topo do topo de Harvard ou de qualquer Universidade de gestão, aliás, ele ganha mais que qualquer faculdade ganha ao todo por ano. O Bill Gates nem acabou a faculdade, ora... nas artes é a mesma coisa, o que conta é o que cada artista faz na prática e não o que sabe na teoria. Os músicos são contratados por uma orquestra, por uma banda, por uma editora ou produtora de acordo com o que mostram na prática. O facto de saberem ler pautas ao contrário, saberem as escalas todas das diversas linguagens musicais, etc., mas se depois a usarem os dedos forem medianos não adianta de grande coisa.
Portanto, Rolling Stones souberam usar os dedos ma altura certa. Isso é que importa e não o outro tipo que sabe milhentas escalas mas não sabe usar os dedos quando deve.


Nota:
Peço desculpa, mas dispersei-me um bocado no assunto
Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Existem universidades com cursos de Jazz em Portugal e em Espanha, só para citar dois exemplos. Aliás, em Barcelona, acho que são 3 universidades diferentes.
LMR60, antes de dizeres essas coisas, de que só existe nos EUA, devias informar-te melhor.
Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Lista de escolas com disciplinas ligadas às artes (algumas com a variante de jazz):
http://multimedia.iol.pt/backoffice/...id/13149844//9
Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Já aqui foi dita muita coisa, sim senhor...

Infelizmente, é verdade que só existem escolas de clássico e jazz (pelos vistos).

Quanto ao jazz, não me vou pronunciar porque é talvez o único estilo que não gosto, e também porque sinceramente desconhecia a existência de escolas de jazz...

Eu freqüentei um conservatório de música em Espanha, e uma das coisas que aprendi, é que o clássico aplicasse em tudo, tanto em música como em dança. Muitas das coisas que aprendi nesse conservatório estou constantemente a aplicá-las nas bandas musicais que toco, no grupo rock, e no grupo de música popular também!

Claro que é um bocado chato, para um roqueiro puro (por exemplo), ter de levar com um estilo que até nem gosta... Mas conheço bastantes caso de metaleiros que freqüentaram esse mesmo conservatório e não seguiram música clássica!


Abraços
Citação:
Mensagem Original de Eduardo Ferreira Ver Mensagem
Existe na esmae ponto Tanto em lisboa como no porto existe curso de jazz. Penso que os cursos até são os mesmos no porto e em lisboa ou estou errado?
Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Eu não diria infelizmente, p.ex., acho que o rock está bem como está.

O que não falta é pessoal com o curso total do conservatório e a tocar metal, p.ex., o baixista da minha banda de originais tem o curso do conservatório de Lisboa (em violoncelo), e está na minha banda de metal a tocar baixo.
Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Mais um exemplo do que eu disse!!


Abraços
Citação:
Mensagem Original de Dunga Ver Mensagem
Não acho tão dificil assim, aliás para quem gosta de techincal death, que é pra mim o melhor estilo musical de todos os tempos, não sao tao poucos assim os que tiveram instrução, uns por jazz outros por classico!

A meu ver, o classico e o jazz sao a base de tudo, e dominando estas áreas consegue-s ser muito bom em tudo!

Sou autodidacta na bateria...mas tive 5 anos no conservatorio de setubal em piano, e posso de facto adiantar que o conhecimento teórico com que fiquei, foi um tremendo impulso no inicio e desenvolvimento na bateria.

Pegando um pouco no que já se disse, ganha o comercial e não o bom! ganha o audivel e simples e não o profissional e complexo! se assim não fosse, todos seriamos capazes de reconhecer o grande mérito dos tremendos musicos, incognitos estes, que vivem do tech death, estilo este que vive altamente underground, porque, para leigos, não passa de "barulho"!

tenho muita pena que assim seja!

Abraço
Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
acho que um bom musico sabe ouvir de tudo, ou melhor, tem de saber ouvir te tudo porque se nao nao é bom musico!

sou grande amigo do actual baterista de oblique rain, e posso vos dizer q ele tá a fazer um curso de percussao em que passa a vida a tocar reportorio de orquestra e no entanto é dos melhores bateristas de metal que ja vi tocar...

eu estudei classico, estudo jazz e passei a vida a ouvir korn e ratm lol e de vez em quando volto a ouvir
nao tem necessariamente que haver um curso de rock, porque pra fazeres bom rock ou bom pop nao precisas disso. basta teres umas noçoes basicas de teoria que podes aprender no classico!
Meus amigos

Estamos a desviarmo-nos do Tópico
Não se trata daquilo que queremos que seja mas do que está constituido, ou seja , AGORA.

Alguma Universidade de Jazz em Portugal? Dá catedracia?
Universidade de Clássica em Portugal? Dá catedracia?
Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 3 de Fevereiro de 2010 às 15:11. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #24
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Olá Lu
São palavras do José Eduardo, não minhas. Sabes quem ele é?
Foi Reitor da universidade de Barcelona.
Devias de ler tudo o que eu disse. Parece que ás vezes eu e tu temos um problema de comunicação.
E o doutoramento em Jazz? Há em Espanha?
Parece que não.
Catedracia? Parece que não também?
Ò Lu por favor, quando leres coisas minhas , por favor novamente, lê as coisas até ao fim.
Abraço LU

(...)
Sei perfeitamente quem ele é, costumava frequentar o bar onde vou tocar nas jams.
Lamento se fui um pouco ríspido e não interpretei bem o que disseste.

Não vou falar de todas as licenciaturas em Espanha, mas por exemplo na L'Aula, que é associada com a Berklee College of Music, há grau superior e pós-graduações. Não sei é se o plano de estudos difere do dos EUA. É que comparar cursos superiores entre a Europa e os EUA é um erro crasso. O tipo de ensino é totalmente diferente, pelo que não sei se um doutoramento nos EUA porventura não equivale a um curso superior daqui.

Abraço!
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #25
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Boas pessoal
O que eu quero concluir com este tópico é o seguinte

Sem existir catedracia.
Sem termos as universidades que os outros países têm.
Sem termos as facilidades económicas dos outros.
Lutarmos com a nossa pequenez económica e territorial.
Estarmos "atrasados 30 anos" em relação aos outros.
Sermos os coitadinhos da Europa.
O resultado!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Com todos estes defeitos e atrasoa, há gente em portugal que toca o que toca e é o que é, e quase se equpara a muitos dos que auferem dessas mesmos acessos,que se corressem num patamar de igualdade, então seriamos um caso sério tivessemos as mesmas facilidades dos outros.

Quero então dizer que somos aquilo que podemos e não aquilo que poderiamos ser.

E não somos porque não nos deixam


De acordo pessoal?


Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #26
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

LMR60,

Não me leves a mal, mas no final de contas qual a conclusão que procuras com as referencias sobre o Jazz neste tópico?
E atenção eu gosto muito de jazz...mas se com este tópico querem chegar a uma conclusão que para se formar músicos profissionais, esta formação tem que passar exclusivamente pelo Jazz, aí não concordo! Em Portugal sim, mas apenas porque as opções disponíveis apenas permitem esta via...
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #27
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas pessoal
O que eu quero concluir com este tópico é o seguinte

Sem existir catedracia.
Sem termos as universidades que os outros países têm.
Sem termos as facilidades económicas dos outros.
Lutarmos com a nossa pequenez económica e territorial.
Estarmos "atrasados 30 anos" em relação aos outros.
Sermos os coitadinhos da Europa.
O resultado!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Com todos estes defeitos e atrasoa, há gente em portugal que toca o que toca e é o que é, e quase se equpara a muitos dos que auferem dessas mesmos acessos,que se corressem num patamar de igualdade, então seriamos um caso sério tivessemos as mesmas facilidades dos outros.

Quero então dizer que somos aquilo que podemos e não aquilo que poderiamos ser.

E não somos porque não nos deixam


De acordo pessoal?


Abraço
Não concordo que Portugal seja o coitadinho da Europa. Tem coisas boas e más, melhores e piores, tal como todos os países.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #28
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
LMR60,

Não me leves a mal, mas no final de contas qual a conclusão que procuras com as referencias sobre o Jazz neste tópico?
E atenção eu gosto muito de jazz...mas se com este tópico querem chegar a uma conclusão que para se formar músicos profissionais, esta formação tem que passar exclusivamente pelo Jazz, aí não concordo! Em Portugal sim, mas apenas porque as opções disponíveis apenas permitem esta via...
Sem ser um jazzista, o que não sou, quero dizer apenas o que disse no principio. Para se ser um musico completo de jazz, tem de se estudar sempre, trabalhar sempre, para se ter um mestrado, doutoramento ou catedracia em em jazz. Mas vai ser quase sempre músico "pobre" em relação aos outros estilos.

No ultimo quis referir, que em Portugar termos "poucos acessos", a qualidade já sendo muito acima da média, em relação aos previlegiados de outros países, somos muito bons.

Mas continuo a dizer que um Maestro de Clássiço ou de Jazz, será sempre pobre

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #29
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Sem ser um jazzista, o que não sou, quero dizer apenas o que disse no principio. Para se ser um musico completo de jazz, tem de se estudar sempre, trabalhar sempre, para se ter um mestrado, doutoramento ou catedracia em em jazz. Mas vai ser quase sempre músico "pobre" em relação aos outros estilos.

No ultimo quis referir, que em Portugar termos "poucos acessos", a qualidade já sendo muito acima da média, em relação aos previlegiados de outros países, somos muito bons.

Mas continuo a dizer que um Maestro de Clássiço ou de Jazz, será sempre pobre

Abraço
De Jazz não sei, mas de clássico não é bem assim.
Aposto que o Maestro da Orquestras de NY, de Praga, e outras tantas não devem ganhar assim tão mal como isso.
Aliás, se não me engano, o Maestro da Orquestra da Gulbenkian não ganha assim tão mal como isso.
Claro que não ganha tanto como o que o Michael Jackson ganhava, mas também não vendeu tantas centenas de milhões de discos como ele.

Quanto ao jazz, bem, agora está na moda e na vertente de fusão já há muita banda a ganhar bem.
De qualquer maneira, um músico de jazz a tocar em casinos não ganha nada mal.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #30
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
De Jazz não sei, mas de clássico não é bem assim.
Aposto que o Maestro da Orquestras de NY, de Praga, e outras tantas não devem ganhar assim tão mal como isso.
Aliás, se não me engano, o Maestro da Orquestra da Gulbenkian não ganha assim tão mal como isso.
Claro que não ganha tanto como o que o Michael Jackson ganhava, mas também não vendeu tantas centenas de milhões de discos como ele.

Quanto ao jazz, bem, agora está na moda e na vertente de fusão já há muita banda a ganhar bem.
De qualquer maneira, um músico de jazz a tocar em casinos não ganha nada mal.
Miguel olá
Achas que esse Maestro ganhou tanto e pelos estudos que fez/faz como o Gene Simmons dos Kiss? Só um exemplo.

Do jazz não quero referir-me á fusão mas sim ao JAZZ. Só jazz. Na fusão até poderemos incluir o Michael Jackson. Tinha temas que estavam na fusão.

Compara as fortunas!

Músico só de Jazz e/ou só de Clássica e estou a referir-me aos "puros", são pobres.

Abraço Miguel
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #31
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Txi, tanta coisa que anda para aqui...

LMR, não sei se dão mais que licenciatura, creio que sim, mas não tenho a certeza, quando souber digo.

Miguel e Alex, essa coisa dos músicos jazz se acharem superiores não é bem assim. Simplesmente qualquer amante de música não se sente agradado ao ver que a música anda a ser usada mais como mercado do que como arte, e isso é o que qualquer pessoa pode pensar. E claro que há musicos de jazz que se podem achar superiores, assim como há pessoas que nem músicos são e dizem que o metal é só gritos. É subjectivo, não vamos estar a dividar as coisas por tão poucos sacos. Conheço muito malta que estuda jazz e que tem as suas bandas de metal e de rock, e de jazz. Iriam tocar um estilo que não gostassem? É um bocado triste ouvir este tipo de coisas, que não são fundamentadas, ou se forem são baseadas em experiencias pontuais. EM gosto muito de jazz, estudo jazz e clássico. No entanto, oiço algum rock (e quem diz rock diz hip-hop, diz rap, diz electrónica, diz house, diz reggae), porquê? Porque gosto e porque complementa qualquer músico ouvir música, seja o que for.

Quanto ao que se ganha, o jazz simplesmente não consegue competir com o rock para ver quantos discos vende. Tens o Kind of Blue ou o Blue Train que já venderam milhares de exemplares, e no rock tens centenas de discos que já venderam ainda mais exemplares. Isto porque o rock é um estilo mais geral, menos complexo, mais audível e com menos informação que o jazz, o que torna mais fácil de ser tocado (falo no geral: há temas de jazz bem mais faceis que temas de prog, por exemplo).

Quanto ao clássico, não imaginas quanto ganha por mês um timpaneiro de orquestra ou um concertino, quanto mais um maestro. Eles vivem bem, não te preocupes, mas talvez porque a música classica está associada ao quotidiano das altas classes sociais, e depois vêm os mecenas, e pronto. Mas também é verdade que tens que estudar muito tempo durante muitos anos, para chegares a esse nivel. Falo em 9 ou 10 horas por dia. Achas que o baterista dos Tokio Hotel estuda isso numa semana? Eu cá acho que não.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #32
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Jazz e música clássica não são estilos de música para o grande público.
Da mesma forma que o tech metal também não é.
Acho que não há nada a fazer, é mesmo assim. Quem vai para jazz ou para o clássico já deve saber como é.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #33
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Jazz e música clássica não são estilos de música para o grande público.
Da mesma forma que o tech metal também não é.
Acho que não há nada a fazer, é mesmo assim. Quem vai para jazz ou para o clássico já deve saber como é.
E o rock comercial serve para estar nos MP3 do grande público, que é o mais preconceituoso de todos. Quantas vezes já ouviste dizer que o metal é só gritos, o jazz é musica tocada à toa, o maestro está para lá so a abanar os braços e a cantora de opera dá guinchos? E pensas que quem diz isso se importa se é assim ou não? Estão-se bem a lixar. E é ou não verdade que as bandas de rock comercial levam as suas músicas até às orelhas das pessoas para que elas, que em grande maioria nada sabem de música, até simpatizem com aquilo? Essas são as pessoas pessoas a quem devias dar na cabeça, e não aos musicos de jazz. Não sabem música, é dispendioso, nem eu peço que saibam, mas ao menos que tenham mais consideração por aquilo, que secalhar, não sabem assim tanto: a música.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #34
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Não, não tenho nada que dar na cabeça das pessoas por ouvirem rock comercial em vez de jazz ou música mais complexa (não concordo nada com isto).
Acho que pelo motivo da música ser uma arte, cada um ouve a vertente que mais lhe agrada.
O que não me agrada nada é dizerem que para se ouvir certos estilos de música, temos de ter formação para tal.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #35
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Jazz e Música Clássica

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Não concordo que Portugal seja o coitadinho da Europa. Tem coisas boas e más, melhores e piores, tal como todos os países.
Ó Lu
Por favor não me interpretes mal!
Porque estás em Barcelona?
Se for por motivos pessoais nem respondas rapaz, não tenho/temos nada a ver com isso.
Mas se for por motivos musicais.........gostaria de saber
Abraço Lu

LMR60 adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 4 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Txi, tanta coisa que anda para aqui...

LMR, não sei se dão mais que licenciatura, creio que sim, mas não tenho a certeza, quando souber digo.

Miguel e Alex, essa coisa dos músicos jazz se acharem superiores não é bem assim. Simplesmente qualquer amante de música não se sente agradado ao ver que a música anda a ser usada mais como mercado do que como arte, e isso é o que qualquer pessoa pode pensar. E claro que há musicos de jazz que se podem achar superiores, assim como há pessoas que nem músicos são e dizem que o metal é só gritos. É subjectivo, não vamos estar a dividar as coisas por tão poucos sacos. Conheço muito malta que estuda jazz e que tem as suas bandas de metal e de rock, e de jazz. Iriam tocar um estilo que não gostassem? É um bocado triste ouvir este tipo de coisas, que não são fundamentadas, ou se forem são baseadas em experiencias pontuais. EM gosto muito de jazz, estudo jazz e clássico. No entanto, oiço algum rock (e quem diz rock diz hip-hop, diz rap, diz electrónica, diz house, diz reggae), porquê? Porque gosto e porque complementa qualquer músico ouvir música, seja o que for.

Quanto ao que se ganha, o jazz simplesmente não consegue competir com o rock para ver quantos discos vende. Tens o Kind of Blue ou o Blue Train que já venderam milhares de exemplares, e no rock tens centenas de discos que já venderam ainda mais exemplares. Isto porque o rock é um estilo mais geral, menos complexo, mais audível e com menos informação que o jazz, o que torna mais fácil de ser tocado (falo no geral: há temas de jazz bem mais faceis que temas de prog, por exemplo).

Quanto ao clássico, não imaginas quanto ganha por mês um timpaneiro de orquestra ou um concertino, quanto mais um maestro. Eles vivem bem, não te preocupes, mas talvez porque a música classica está associada ao quotidiano das altas classes sociais, e depois vêm os mecenas, e pronto. Mas também é verdade que tens que estudar muito tempo durante muitos anos, para chegares a esse nivel. Falo em 9 ou 10 horas por dia. Achas que o baterista dos Tokio Hotel estuda isso numa semana? Eu cá acho que não.
JP
Conheço alguns músicos que apesar de não terem grande formação ( Escola de Jazz do Porto - e incompleto por razões que se fossem para aqui apontadas........bem), só gostam e são amantes do Jazz, tocam ás vezes 2 a 3 vezes por semana nalguns hotéis do porto e arredores e agora Ouçam...................................35€ por dia +recibo verde, e é se querem.

Nem dá para o transporte.

PS: A letra grande não é sinal de falta de respeito é só para acentuar o ridiculo.

Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 3 de Fevereiro de 2010 às 18:15. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Musica Portuguessa TONY CARREIRA andre_vg Bandas e Música em geral 94 Seg, 17 de Janeiro de 2011 06:48
É possível ter uma profissão e/ou viver apenas da música e bateria em Portugal? siposi01 Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 30 Sex, 26 de Fevereiro de 2010 00:04
(Desabafo) A música que as grandes bandas fazem hoje em dia... Duarte Menezes Bandas e Música em geral 14 Qua, 12 de Dezembro de 2007 22:46
A história da bateria bo jazz - AJUDA! Amaro Machado Apreciação e Debate de Escolas e Professores 9 Sáb, 24 de Novembro de 2007 16:38



São agora 12:41. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it