Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Ver Resultados da Sondagem: Madeira/Alternativas
Só de madeira 17 54,84%
Kevlar, Carbono; Compósitos, Acrilico 8 25,81%
Electónicas 6 19,35%
Só para algumas baterias 5 16,13%
Sondagem de Escolha Múltipla Votantes: 31. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Sex, 29 de Janeiro de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Baterias e o meio ambiente

xxxxxxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 29 de Maio de 2012 às 16:19. Razão: Votação
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #2
luanfmarques
 
Membro desde: 20-Ago-2009
Local: Abrantes
Mensagens: 318
luanfmarques está no bom caminho
Re: Baterias e o meio ambiente

Eu apoio a ideia, até porque esteticamente elas são atraentes
luanfmarques não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #3
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Re: Baterias e o meio ambiente

Aqui está um post, muito interessante. É que infelizmente é uma realidade.

Bem ao meu ver isso vai dar pano para mangas

Sim as baterias de acrilico tem muito bom som.

Agora digo sinceramente adoro uma boa bateria em madeira.

É por isso que todos os anos vou plantar 1 ou 2 árvores.

Última edição de Brasas : Sáb, 30 de Janeiro de 2010 às 00:34.
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #4
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Baterias e o meio ambiente

Não sou a favor de todas as baterias em vistalite. O acrilico é um material que é usado nas baterias para elas terem muita projecção, para além do aspecto estético.

Acho que a Odery fez aí umas modificações porque tornou-se proibido o uso de uma madeira usada nas baterias Odery. Li isso por aí.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #5
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Baterias e o meio ambiente

Felizmente, algumas marcas começam a ter alguma preocupação ambiental, impulsionada pela crescente sensibilidade que o público em geral e em particular os consumidores directos vêm nutrindo.

Por exemplo, a Odery deixou de usar Imbuía na construção de baterias, por se tratar de uma espécie ameaçada, substituindo-a por outras madeiras mais abundantes e com crescimento mais rápido. A DW tem o projecto Eco-X, que optou pela adopção de bambu na construção de cascos, que como se sabe é um recurso de crescimento muito rápido. Outras marcas vão também tendo projectos de sustentabilidade, garantindo o reflorestamento das espécies abatidas.

Acho que não há mal nenhum em usar madeira na construção de baterias, porque acima de tudo se trata de um recurso renovável. As árvores têm um ciclo de vida, nascem e morrem, e por isso, o abate de uma árvore próximo do final do seu ciclo de vida não é nenhum atentado ambiental propriamente dito, desde que se garanta que novas árvores assumam o seu lugar... É a lei da vida. O problema nasce da exploração massiva e selvagem, que estava a acontecer por exemplo com os monitores de estúdio da Yamaha que referes.

Por esse motivo, a utilização de madeira não me parece prejudicial, desde que se tenham cuidados ambientais básicos, para tornar o recurso sustentável. Isto consegue-se reflorestando, e usando preferencialmente espécies de crescimento e maturação não muito demorados, para que a sustentabilidade de todo esse processo se torne mais fácil.

Em relação aos materias sintéticos que referes, podem ser bem mais prejudiciais ao ambiente do que a utilização sensata da madeira. Esses materiais não caem do ceú, e requerem muitas vezes uma quantidade muito significativa de energia para a sua produção e moldagem, e por vezes a sua produção origina resíduos secundários bastante prejudiciais ao ambiente. O final do seu ciclo de vida também é normalmente um problema grave, porque enquanto a madeira é biodegradável, esses materiais normalmente não o são. Pode ser necessário dispender novamente uma quantidade significativa de energia a destruir ou reciclar, se tal opção for possível.

Por tudo isto, não sinto nenhum problema de consciência em utilizar baterias de madeira, mas idealmente, espero que haja legislação e bom senso para uma exploração de baixo impacto ambiental deste recurso.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #6
luanfmarques
 
Membro desde: 20-Ago-2009
Local: Abrantes
Mensagens: 318
luanfmarques está no bom caminho
Re: Baterias e o ambiente

Alternativos. Se calhar por consiência e curiosidade de outros materiais.
luanfmarques não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #7
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Baterias e o ambiente

Eu o que digo é que não me importa do que a bateria é feita, seja de madeira, de plástico, de ferro velho, o que me interessa é o som que "bota" cá pra fora!

Ainda mais digo, que cada vez mais existem novas e melhores formas de fabricação e de manipulação de diversos materiais, acho que deviam de deixar as arvores em paz, pelo menos grande parte delas, principalmente as menos abundantes!!

Ia dizer mais qualquer coisa mas sinceramente já não me lembro, depois digo.


Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #8
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Baterias e o meio ambiente

Acho que um dado interessante de se saber é qual a % de madeira proveniente de paises em que as florestas estão ameaçadas que se destina ao fabrico de baterias. Esse número deve ser muito baixo provavelmente menor que 1%.

Tenho ideia que a maior parte é para produção de energia (considerada renovável), papel e de painéis para a maioria das casas na América do norte/Canadá.

E tem a vantagem de gastar muito menos energia que o processo de outros materiais:

"The fact is, untreated wood has huge environmental benefits over other building materials. It is completely biodegradable, serves as a great insulator, uses less energy to process than steel, concrete, aluminum, or plastic, and is 100% renewable."

"Wood has been used for thousands of years as a building material for homes, bridges, fences, barns, and furniture. Building with wood is cost effective, aesthetically pleasing, and environmentally responsible ."

Não quero com isto dizer que se deva abusar da madeira, apenas que é um excelente material e que no fundo ajuda a poupar energia e água. Se as empresas fossem plantando novas árvores á medida que abatessem estava tudo resolvido.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #9
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Baterias e o meio ambiente

quanto mais rapido as empresas se virarem para os materiais " alternativos " mais depressa se baixará os preços desses.
agora tenhamos em conta o Sr. petroleo ...
pois...
acrilico = derivados de petroleo.
em que é que ficamos ?
produtos naturais ?
produtos reciclaveis ?
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Janeiro de 2010   #10
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Re: Baterias e o meio ambiente

Olá pessoal

Visualmente falando nada chega á madeira (para o meu gosto pessoal).

A nível de som não posso opinar pois não possuo conhecimento para falar dos outros materiais.

Fica este tópico para "aprofundar" e fundamentar as vossas opiniões.

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...+meio+ambiente

Quanto ao meio ambiente é claro que prejudica,mas se formos a ver bem as coisas qualquer um dos outros materiais no seu processo de fabrico pode prejudicar mais o ambiente que o corte de árvores para as baterias que não sei que cota terão a nível de impacto ambiental!

Grande Abraço.

P.S- Deixo aqui uma saudação especial ao Leonel que está a dar muita vida ao fórum com excelentes tópicos. Bem Hajas Leonel Turbo(a respeito da Sonor)

DON
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #11
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Baterias e o meio ambiente

eu nao vou votar porque acho que nao tenho voto na materia....
uma coisa... nao percebo puto de madeiras...
duas coisas... nao percebo puto de acrilicos...
tres coisas... nao percebo puto de puto...
podem todas serem em aço???
ja que se está a tornar moda..
fora de brincadeiras...
o ser humano é como um parasita...
acaba de gastar o que está em seu redor, muda para outro lado para gastar o resto...
quero dizer com isso que ha sempre " alternativas "
acabamos com a madeira , vamos para o petroleo...
acabamos com o petroleo, vamos para outros recursos tipo aluminio, ferro, aço, ect.
e será sempre o ultimo grito que é o melhor e que está na moda ect.
acho que ja comentei isto:
o yogurte no principio é com açucar e sem pedaços, depois passou a ser com pedaços, entretanto a moda virou e veio o yogurte sem açucar, passando algum tempo era sem açucar e com pedaços , agora ja vêm sem pedaços.... d´aqui a pouco será outra vez com açucar... então ? isto nao era o que tinhamos no principio ???

realmente nao percebo nada de politicas filosoficas !
eu cada vez mais burro !
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #12
luanfmarques
 
Membro desde: 20-Ago-2009
Local: Abrantes
Mensagens: 318
luanfmarques está no bom caminho
Re: Baterias e o meio ambiente

Ó Enes, vota lá...
luanfmarques não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #13
antoniofe
 
Membro desde: 7-Dez-2009
Local: coimbra
Mensagens: 28
antoniofe está no bom caminho
Re: Baterias e o meio ambiente

acho que é um exagero estar-nos a preocupar com a madeira das baterias.

durante a vida estragamos bem mais o ambiente com a quantidade de energia que consumimos e desperdiçamos. já pensaram em desligar as luzes quando não estao numa divisao da casa? já pensaram vestirem-se mais em casa em vez de ter o aquecimento ou aquecedores ligados o dia todo?

isso é bem mais importante que uma mera bateria
antoniofe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #14
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Baterias e o meio ambiente

Eu estou de acordo com o kevlar, carbono; compósitos, acrilico etc... porque acho que se explorasem melhor estes compostostos por assim dizer iamos secalhar descobrir coisas formidaveis a nivel de projecçao e controlo...
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #15
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Baterias e o meio ambiente

LMR60, vejo as respostas, mas fico um pouco na dúvida sobre qual é a pergunta...!
(acho só que deverias clarificar um pouco melhor e colocar logo a pergunta no início da primeira mensagem do Assunto.)


Bem, entretanto, nunca te esqueças de fazer uma pesquisa prévia, pois este tema já foi abordado no seguinte Assunto:
Uma questão ambiental: Poderão os fabricantes de baterias contribuir para desflorestação?
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?p=98677





Agora a minha resposta:
Se os fabricantes de baterias (e/ou de qualquer outro instrumento musical produzido com base na madeira) forem obrigados a reflorestar o planeta em proporção directa ou até mesmo superior ao seu consumo, acho que não estará em risco qualquer tipo de questão ambiental.

Esta obrigação deveria ser regra para todas as indústrias que usam a madeira como sua matéria-prima, mas claro está que, no caso das madeiras exóticas (ou raras), as coisas talvez precisem de um pouco mais de regulação/fiscalização.

E mais: a floresta precisa de constante renovação!

Não tenho a certeza sobre se o que vou dizer é verdade ou não, mas se não for o homem a renovar a floresta, a própria natureza se encarrega de o fazer principalmente através de incêndios sazonais, cheias, etc.

(claro que não é de forma igual em todas as zonas do planeta, mas que as florestas precisarão sempre de manutenções mais ou menos periódicas, isso é indiscutível!)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #16
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Baterias e o meio ambiente

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
LMR60, vejo as respostas, mas fico um pouco na dúvida sobre qual é a pergunta...!
(acho só que deverias clarificar um pouco melhor e colocar logo a pergunta no início da primeira mensagem do Assunto.)
Como consumidor não tenho que me sentir responsável pela má gestão dos recursos naturais. Compete aos governos zelar pela boa gestão dos recursos naturais de um país.
Muitas vezes nas questões ambientais, os verdadeiros responsáveis servem-se de bodes expiatórios para "sacudir a água do capote".

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Se os fabricantes de baterias (e/ou de qualquer outro instrumento musical produzido com base na madeira) forem obrigados a reflorestar o planeta em proporção directa ou até mesmo superior ao seu consumo, acho que não estará em risco qualquer tipo de questão ambiental.

Esta obrigação deveria ser regra para todas as indústrias que usam a madeira como sua matéria-prima, mas claro está que, no caso das madeiras exóticas (ou raras), as coisas talvez precisem de um pouco mais de regulação/fiscalização.

E mais: a floresta precisa de constante renovação!

Não tenho a certeza sobre se o que vou dizer é verdade ou não, mas se não for o homem a renovar a floresta, a própria natureza se encarrega de o fazer principalmente através de incêndios sazonais, cheias, etc.

(claro que não é de forma igual em todas as zonas do planeta, mas que as florestas precisarão sempre de manutenções mais ou menos periódicas, isso é indiscutível!)
É claro que os fabricantes de baterias consomem madeiras (algumas delas raras), e como tal contribuem para a desflorestação, mas se formos comparar com outras indústrias como a dos móveis, acaba por ser quase irrelevante.
Acho que a questão não é o abate das árvores, mas sim a falta de entidades reguladoras (eficientes) que obriguem à repovoação das florestas.

Claro que como consumidores responsáveis, e sabendo que essas entidades muitas vezes não funcionam, devemos pressionar as marcas e premiar com a nossa escolha as que são ambientalmente responsáveis.

Vou ali plantar meia duzia de tílias...só "por bia das cócegas"...
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Fevereiro de 2010   #17
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Baterias e o meio ambiente

Também acho que o volume de abate de árvores para construir baterias não será suficiente para causar a extinção a alguma espécie.

Mesmo assim, acho que existem muito boas alternativas à madeira. E espero que venham a desenvolver um material parecido ou melhor ainda que a madeira para instrumentos musicais.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Os módulos das baterias electrónicas são compativeis com todas as baterias electrónicas? blaze22 Baterias Electrónicas 1 Sex, 12 de Fevereiro de 2010 10:08
Vergonha... - Mais problemas com as baterias RF Drums (do membro Maneiro) Over_drummer Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 79 Ter, 15 de Dezembro de 2009 22:34
Dúvidas: Com os timbalões ao meio da tarola, devo usar dois bombos ou pedal duplo? chipi Aconselhamento para a compra de material 11 Qua, 6 de Fevereiro de 2008 20:19
Baterias Custom em Portugal...? pintado Baterias Acústicas 19 Sex, 30 de Novembro de 2007 20:02
Como rodar baquetas no meio dos dedos ou no meio da mão? Quais as técnicas a aprender? Ytsephill Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 22 Qui, 31 de Agosto de 2006 22:42



São agora 14:55. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it