Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bandas e Música em geral
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria).


Ver Resultados da Sondagem: achas necessário /útil um líder numa banda?
sim 23 37,10%
nao 21 33,87%
depende da situaçõ 18 29,03%
Votantes: 62. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Ter, 13 de Dezembro de 2011   #1
LIONEL VIEIRA
 
Membro desde: 26-Dez-2010
Local: BRAGA
Mensagens: 346
LIONEL VIEIRA será famoso em breve
Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Boas pessoal , eu gostaria de saber a vossa opinião sobre a existência de "um líder" numa banda ... Acham relevante alguém que diga " fazê-mos isto..." ou algo do género ?
Agradecia a vossa opinião visto que muitas bandas encontram um "líder" como solução , será que isso virá a influenciar o ambiente de uma banda ?
abraço
__________________
There's a time for living
http://www.facebook.com/pages/The-Jo...80560045315507

Última edição de LIONEL VIEIRA : Ter, 13 de Dezembro de 2011 às 22:07.
LIONEL VIEIRA não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Dezembro de 2011   #2
Paulo S.
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Seixal
Mensagens: 375
Paulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à volta
Re: um líder , concordas ?

Eu acho que nao. A nao ser que os elementos nao saibam comunicar entre si e seja necessario alguem tomar decisões para nao haver conflitos lol mas isso so por si ja nao é grande sinal. Acho que numa banda todos devem ter igual poder de decisão sobre o que fazer, e que caminho tomar. Se alguem nao estiver de acordo com a maior parte das decisões significa que esse lugar nao será o melhor para si, e deve procurar outra coisa.

Eu ja passei por isso. Na minha antiga banda a minha opinião contava pouco, nem sempre estava de acordo com o resto dos elementos. Resultado, dava chatisse. Solução, sai e formei outra banda
Paulo S. não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Dezembro de 2011   #3
vpsb
 
Membro desde: 24-Mai-2010
Local: lagos
Mensagens: 222
vpsb está no bom caminho
Re: um líder , concordas ?

Depende do feitio dos membros da banda. a minha banda, tinha um baterista com a mania qe era o lider, chefe, boss, o qe qiserem... da banda. Houve varias discuçoes ate arranjarem soluçao, e essa soluçao fui eu Desde entao nunca mais houve discuçoes ou probelemas
__________________

live to drum
drum to live
vpsb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Dezembro de 2011   #4
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: um líder , concordas ?

Há sempre os seus prós e contras.

Contras: Um líder com a mania que é rei e a sua opinião e vontade vale mais que a dos outros e é assim e ponto final, torna-se sempre num factor desconfortável para toda a banda. Leva a que os restantes membros sintam-se pouco à vontade para produzir e estar dentro da equipa.

Prós: Contudo, caso haja um "líder" (ou dois) que se sintam mais à vontade e aptos para interferirem com maior intensidade no processo criativo, só poderá ser benéfico.
Se os restantes membros concordarem com esse facto e se essa situação se torna estimulante para eles, é algo saudável. O importante, depois, é que não se criem invejas e problemas de inferioridade. Isso é mau sinal e meio caminho andado para abandonarem o grupo.

Mas o mais IMPORTANTE: É necessário uma boa comunicação e relação de amizade dentro do grupo!
Acima de qualquer situação, primeiro, tem de haver esta chamada 'química' para se conseguirem ultrapassar os problemas e se falar abertamente, sem retaliações.
Quando se é mais novato (ainda é o meu caso, quer queira quer não ainda me considero - com quase 4 anos de banda/bateria), há sempre aquele sentimento de insegurança em falar sobre algum pensamento que tivemos e que achemos que não está correcto dentro da banda. Antes de um ensaio quando a malta só quer é ligar os instrumentos e tocar, por exemplo, se temos algo a dizer temos de o fazer.
Felizmente, já melhorei este aspecto. E o que tenho dizer lá digo... até pode ser que um membro partilhe do mesmo pensamento.
Isto ganha-se com a evolução da relação, do conhecimento e da amizade entre todos.
Para mim, é a base e o sustento de um GRUPO.
Isto se pretendem manter e acreditam num projecto. Senão, podemos somente ser 2ª figura numa outra banda, cumprir a nossa parte e saltar mais frequentemente de equipa em equipa.

Abraço!
__________________
[ex-Punksongsdrummer]

Última edição de Bernardo : Ter, 13 de Dezembro de 2011 às 23:14.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Dezembro de 2011   #5
capanegra
 
Membro desde: 23-Nov-2011
Local: coimbra
Mensagens: 49
capanegra é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: um líder , concordas ?

uma banda ou grupo, implica que sao todos iguais e ouvir tanto como ser ouvido. nao acho necessario haver um lider, pode criar conflitos desnecessarios :s
capanegra não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Dezembro de 2011   #6
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: um líder , concordas ?

Se a banda for daquelas que cada um toca para o seu lado, tem que ter um lider para o pessoal seguir uma linha..., agora se todos estiverem sincronizados e dentro do mesmo estilo, um lider só ia atrapalhar o desempenho da banda.
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Dezembro de 2011   #7
LIONEL VIEIRA
 
Membro desde: 26-Dez-2010
Local: BRAGA
Mensagens: 346
LIONEL VIEIRA será famoso em breve
Ideia Re: um líder , concordas ?

agradeço pela vossa participação pessoal.
existem casos e casos , por exemplo eu tive uma banda em que não andava para a frente , não existia aquele espírito de prioridade/responsabilidade. Decidi que eu mesmo tentaria levar as coisas para a frente ,de algum modo estava a tornar-me "líder".. NÃO resultou .
Um dos grandes problemas da banda também sempre foi o facto de haver gostos musicais diferentes, contudo conseguimos dar utilidade ás nossas divergências musicais ,e agora a banda vai mostrando frutos.. Não sou eu o "líder" uma vez que temos uma pessoa que se propôs para nos ajudar(é cá do forum e eu agradeço muito) , e nós sentimos o dever de responsabilidade para as coisas correrem bem..
dentro do assunto : acho que é relevante haver alguém que não tenha mais "poderes" dentro da banda mas sim alguém que leve a banda a um bom rumo.

obrigado por participarem
abraço
__________________
There's a time for living
http://www.facebook.com/pages/The-Jo...80560045315507
LIONEL VIEIRA não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #8
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: um líder , concordas ?

Sim e Não...depende do líder!

Na minha opinião, em tarefas colectivas, deveria sempre haver um líder...sendo que normalmente há (treinador a liderar jogadores, chefs a liderar cozinheiros, gestores de comerciais a liderar uma equipa de vendedores, por ex.) ...obviamente que não é um líder ditador nem que se queira impor à força...tem de ser inato...e desses à poucos.... numa banda acho que pode ser idêntico.

E mesmo para os outros, se o líder for correcto e, reforço, não se imponha à lei da força e da rigidez, fica muito mais fácil fazer o seu trabalho...porque têm uma guia, um exemplo a quem seguir.

Um bom líder permite na maioria das vezes, na minha opinião, atingir patamares mais elevados....já o mau líder consegue arrastar os outros por muito bons que eles sejam (sendo que neste caso obviamente a existência de um mau líder só vai prejudicar)...já dizia o outro...o fraco rei faz fraca a forte gente...

Resumindo...líder sim...mas que surja naturalmente e se imponha pela assertividade, competência e sem a mania que é rei mas que conduza o "rebanho" pelo trilho correcto! e onde todos sejam responsabilizados pelos seus actos....
__________________
http://sadrums.mybrute.com

Última edição de sadrums : Qua, 14 de Dezembro de 2011 às 03:45.
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #9
Arised
 
Membro desde: 6-Out-2011
Local: Seixal
Mensagens: 67
Arised está no bom caminho
Re: um líder , concordas ?

Depende da situação.
Se entre a banda não for muito dinâmica a nível de comunicação então sim... Um bom líder (não gosto muito dessa palavra) faz toda a diferença, mais, o "líder" é que dava a cara, nos bons, e nos maus momentos... Se as coisas correm bem, tem de ser recompensado, caso contrário também será punido.
Se for uma banda em que todos trabalham por igual e as tarefas são distribuídas e todos fazem o melhor que podem, então não será necessário um responsável por essa mesma banda a não ser em casos excepcionais... Mas teria de ser alguém exterior à banda para não haver injustiças.
Arised não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #10
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: um líder , concordas ?

Acho que tem que têr sempre um lider.

Não tem forçosamente que ser o vocalista ou o guitarrista. Pode ser o baterista ou o baixista.

Tem que ser o mais criativo no seio da banda. O que normalmente diz: parem!!!! nesta parte ficava bem era: assim ou assado...

Isso não tem forçosamente que transparecer para o exterior.

Abraço
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #11
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

eu concordo num lider como sendo um naipe... ja ouviram falar ? existe muitos em bandas filarmonicas...

naipe dos saxos, naipe das flautas, naipe violinos ect..

se temos 2 guitarristas, acho que sim... deveria haver um naipe...porque normalmente um guitarrista é designado como solo e outro como ritmo, nao quero dizer que um saiba mais de que outro ou esteja mais evoluido, mas basicamente é isso.

todos nós , dentro de um grupo ou banda temos uma funçao ( senao nao estariamos na banda/grupo ), todos nos temos que assumir responsabilidades, todos nós temos direito a opiniao ou mais principalmente CONCELHO... um baterista aconselhar um guitarrista como poderia fazer " aquela cena " nao é crime ! os conselhos sao feitos para serem ouvidos, analisados pela restante banda e guitarrista e entrarem em acordo... se o guitarrista dizer que até era fixe mas nao sabe se consegue fazer... tem uma soluçao.... treino mais treino.... MAS NAO É NO ENSAIO !!! É EM CASA !!!
OS ENSAIOS SAO FEITOS PARA ENSAIAR , OS TREINOS SAO FEITOS PARA TREINAR !!!

se algum musico vier para o ensaio treinar.... para que vieram os outros ? para ouvirem sucessoes de erros até chegar ao enfartamento ?

todos nós musicos , temos que respeitar a vontade/concelho dos outros.
todos nós musicos , temos que nos esforçar para que as coisas corram dentro do estabelecido.


só assim teremos gosto em treinar, imaginem... que depois do dito o guitarrista/baterista/vocalista/baixista vem para o ensaio com uma coisa altamente TREINADA EM CASA ???


EXPECTACULO !!!! todo o ensaio corre lindamente, se ninguem vier treinado.... um ambiente pesado....

todos nós somos naipes e podemos levar nas orelhas...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #12
herdersonfile
 
Membro desde: 10-Out-2011
Local: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagens: 207
herdersonfile está no bom caminho
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Depende muito da banda. Já toquei em bandas que tinha um lider é a maior dificuldade nesta modalidade é que fica burocratico todo o processo, já que dependia da aprovação dele, assim como, também. ja toquei em bandas onde tudo era decidido em conjunto em prol da banda é a dificuldade neste caso era que alguns membros se sentiam sem referencia em decisões.
Pessoalmente prefiro que seja um conjunto no amplo sentido da palavra, assim todos podem expor suas ideias sem ter que centralizar em uma determindada pessoal.

Abraços
__________________
Herderson Filé - Baterista desde 1992
Baterista da Banda VX e da Banda SonambuloS
herdersonfile não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #13
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
eu concordo num lider como sendo um naipe... ja ouviram falar ? existe muitos em bandas filarmonicas...

naipe dos saxos, naipe das flautas, naipe violinos ect..

se temos 2 guitarristas, acho que sim... deveria haver um naipe...porque normalmente um guitarrista é designado como solo e outro como ritmo, nao quero dizer que um saiba mais de que outro ou esteja mais evoluido, mas basicamente é isso.

todos nós , dentro de um grupo ou banda temos uma funçao ( senao nao estariamos na banda/grupo ), todos nos temos que assumir responsabilidades, todos nós temos direito a opiniao ou mais principalmente CONCELHO... um baterista aconselhar um guitarrista como poderia fazer " aquela cena " nao é crime ! os conselhos sao feitos para serem ouvidos, analisados pela restante banda e guitarrista e entrarem em acordo... se o guitarrista dizer que até era fixe mas nao sabe se consegue fazer... tem uma soluçao.... treino mais treino.... MAS NAO É NO ENSAIO !!! É EM CASA !!!
OS ENSAIOS SAO FEITOS PARA ENSAIAR , OS TREINOS SAO FEITOS PARA TREINAR !!!

se algum musico vier para o ensaio treinar.... para que vieram os outros ? para ouvirem sucessoes de erros até chegar ao enfartamento ?

todos nós musicos , temos que respeitar a vontade/concelho dos outros.
todos nós musicos , temos que nos esforçar para que as coisas corram dentro do estabelecido.


só assim teremos gosto em treinar, imaginem... que depois do dito o guitarrista/baterista/vocalista/baixista vem para o ensaio com uma coisa altamente TREINADA EM CASA ???


EXPECTACULO !!!! todo o ensaio corre lindamente, se ninguem vier treinado.... um ambiente pesado....

todos nós somos naipes e podemos levar nas orelhas...
Enes, tocaste num ponto bastante importante que penso que me esqueci de mencionar.
Totalmente verdade
__________________
[ex-Punksongsdrummer]
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #14
Zeus
 
Membro desde: 6-Jun-2006
Local: Barcelos
Mensagens: 251
Zeus tem uma aura espectacular à voltaZeus tem uma aura espectacular à volta
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Viva,

Na minha opinião as bandas têm sempre pelo menos um elemento que se destaca, chamar-lhe "líder" poderá ser falácia. É normal, mesmo nas crianças há sempre uma que convence os outros a jogar o seu jogo favorito, é uma caracteristica natural que algumas pessoas possuem. Numa banda penso que é importante haver líder, e com isto quero dizer, não a pessoa que "castra" os restantes elementos a nível composição, mas que melhora e traz ao de cima o que de melhor neles há. Ser bom líder não é aquele que dita e rege pelo "chicote" a restante "manada", é saber o que é melhor para a banda e saber dar espaço aos restantes elementos.

Se for um bom líder, claro que sim sou a favor, quando tens um "mau" líder como é óbvio eu seria contra, mas como diz o "outro" - "quem não está bem, muda-se".


Ah e há algo diferente, há bandas que têm líder, tipo patrão, contrata os restantes musicos para tocar consoante as suas especificações, nesses casos, ou aceitas o trabalho ou não.


Em bandas amadoras em inicio de carreira, há sempre atritos entre elementos porque um quer "assim" outro quer "assado" no fundo isso é triagem, são poucos os casos das bandas de garagem que sem mantêm com a mesma formação ao longo de muitos anos. Mais cedo ou mais tarde alguém chega á conclusão que não quer mais e segue a sua vida. Eu já passei por algumas bandas, alguns projectos, acima de tudo, deves senntir-te bem contigo mesmo e encarar as coisas como elas são, sem dramatismos e com calma. Sair de uma banda não é o fim do mundo, pode ser a abertura de muitas outras portas.

[ ] boa sorte, desculpem o "sermão".
__________________
"thou shall know nothing, if you have not known everything."
Zeus não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Obviamente que sim. Um grupo de pessoas sem um líder dispersa-se.
Todos os grupos de animais têm um líder por isso mesmo, para manter o grupo coeso.

Um líder não é alguém que manda! Sei que muita gente confunde as coisas e pensa que ser líder é ser chefe. Não é nada disso.
Líder é alguém que consegue manter um grupo coeso, com objectivos comuns, consegue equilibrar a balança e puxar pelos mais fracos, etc.
É o que dá a cara, que é responsável, que assume os erros da banda, etc.


O Mourinho é chefe, mas é acima de tudo um Líder, e por isso é que os grupos que ele lidera têm sucesso e o respeitam.


EDIT:
Um bom líder não manda fazer, um bom líder motiva a fazer.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qua, 14 de Dezembro de 2011 às 17:17.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #16
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

EDIT:
Um bom líder não manda fazer, um bom líder motiva a fazer.[/quote]

Nem mais, sem duvida nenhuma que faz falta, desde que não estejamos com a ideia que um líder é quem manda.

P.S. bom topico leonel toma la uma verdinha.

abraços

Tiago
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #17
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Obviamente que sim. Um grupo de pessoas sem um líder dispersa-se.
Todos os grupos de animais têm um líder por isso mesmo, para manter o grupo coeso.

Um líder não é alguém que manda! Sei que muita gente confunde as coisas e pensa que ser líder é ser chefe. Não é nada disso.
Líder é alguém que consegue manter um grupo coeso, com objectivos comuns, consegue equilibrar a balança e puxar pelos mais fracos, etc.
É o que dá a cara, que é responsável, que assume os erros da banda, etc.


O Mourinho é chefe, mas é acima de tudo um Líder, e por isso é que os grupos que ele lidera têm sucesso e o respeitam.
EDIT:
Um bom líder não manda fazer, um bom líder motiva a fazer.
Nem mais nem menos!!

Qualquer coisa que se faça em grupo sem ter um que seje o mais "lider" nao da resultado!


É a mesma coisa que governar portugal, se nao houver um presidente ou primeiro ministro as coisas nao correm bem!! BRINCADEIRA!!

Última edição de joaocadete : Qua, 14 de Dezembro de 2011 às 17:58. Razão: engano
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Dezembro de 2011   #18
LIONEL VIEIRA
 
Membro desde: 26-Dez-2010
Local: BRAGA
Mensagens: 346
LIONEL VIEIRA será famoso em breve
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

obrigado pelos comentários ...
Eu acho que ja faz parte da nossa especie esse espirito de "lider" nem toda a gente nasce com ele..


abraço
__________________
There's a time for living
http://www.facebook.com/pages/The-Jo...80560045315507
LIONEL VIEIRA não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Dezembro de 2011   #19
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

O líder da banda acaba por se destacar naturalmente. Não precisa ser declarado como tal.
Vai ser o membro mais criativo, mais incentivador, que os outros naturalmente vão adoptar.
Isto, numa banda de músicos maduros, acontece sem nenhum stress.

Abraços
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Dezembro de 2011   #20
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Ser líder é uma capacidade das pessoas, não se impõe a ninguém que seja líder porque nem todos são líderes por natureza.
Ser líder forçado não resulta porque é, para essa pessoa, contra-natura.

Ser líder é uma característica, tal como ter a capacidade de ser liderado o é.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Dezembro de 2011   #21
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

votaçao mesmo apertada...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Dezembro de 2011   #22
Safrin
 
Membro desde: 5-Ago-2011
Local: Almada
Mensagens: 76
Safrin está no bom caminho
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Para mim também tem que haver um líder, talvez não no sentido de ser alguém que toma todas as decisões sozinho e que a sua palavra é a palavra de Deus, mas num sentido de orientação do grupo.

Eu tenho uma banda, e nela, quem 'lidera' é a pessoa que mais sabe do assunto, aquela que vê erros onde mais ninguém vê, a que tem mais experiência na matéria e que, por força disso, se tornou líder por ter sempre a última palavra no que diz respeito às músicas.

Em relação as decisões do grupo, todas são tomadas em conjunto. É claro que muitas dessas decisões provêm de novas ideias ou estratégias de orientação propostas pelo tal 'líder', mas fazemos sempre com que todos estejam incluídos. Por exemplo, quando chegou a altura em que decidimos procurar alugar um espaço que pudesse ser só nosso, como uma garagem, coube a mim e a essa pessoa 'pegar' no pessoal e dizer que aquilo era o melhor para nós, coube-nos a nós também procurar, encontrar e tratar de contratos, assim como quando decidimos tratar do registo da banda também me coube a mim tratar de toda a papelada necessária, mas nunca sem antes perguntar e chegar a um consenso.

Ou seja, o líder a meu ver é a pessoa que mais responsabilidade irá ter. Quer seja para orientar os ensaios e ser o chato que está sempre a mandar parar e repetir porque isto ou aquilo está a soar mal, ou porque estamos a perder o tempo, etc, quer seja para tratar de papeladas e contratos e dar sempre o nome para tudo, ficando assim como o principal responsável pelo grupo. Resumindo, um líder é o que mais se preocupa e mais se chateia na banda lol.

Bom, isto tudo para dizer que, no nosso caso, o líder não foi escolhido a dedo, nunca sentimos a necessidade de escolher um líder porque foi algo que surgiu naturalmente por força da experiência. Se acho que tem que haver um, sim, acho até mesmo crucial que o haja porque acredito que um grupo precisa sempre de orientação senão cada um puxaria para seu lado e talvez as coisas não funcionassem tão bem.
Safrin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Dezembro de 2011   #23
Paulo S.
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Seixal
Mensagens: 375
Paulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à volta
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
[color=black][font=Verdana]Boas
Como foi aqui exemplificado pelo Enes, do gajo que estudou bem o tema para depois ser o maior no ensaio...
Isso não é ser líder...É complexo de inferioridade.
São carências de afirmação pessoal!
Neste ponto não concordo contigo. Eu sou da opinião que se deve ensaiar as coisas em casa, ate porque algumas pessoas precisam de mais tempo que outras para "apanharem" e tocarem bem certas coisas, e é bastante chato um gajo saber tocar as coisas, ir para o ensaio e haver alguém sempre a mandar pregos porque não estudou as cenas. A certa altura a banda anda a ensaiar porque o elemento x não está a acompanhar o ritmo dos restantes, e acaba por ser uma perda de tempo para os outros. E acho que isto nem sequer tem nada a ver com liderança ou não. Foi a meu ver um péssimo exemplo.
Paulo S. não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Dezembro de 2011   #24
hyuugaphilipee
 
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
Mensagens: 166
hyuugaphilipee está no bom caminho
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

É assim, tenho 2 pontos de vistas.

1 - Todos deveriam ser líderes, ou seja, puxar uns pelos outros, ajudar a banda a subir, melhorar e cooperarem-se entre si.

2 - Sem dúvida, que nem sempre é possível o primeiro ponto. Ou por timidez, ou o tal complexo de inferioridade de um ou mais elementos da banda. E aí sim, deverá haver um líder da banda. Uma pessoa que seja capaz de "puxar" por outros, criticar-se a si mesmo e à banda para a evolução da mesma.
Líder de uma banda para mim também tem como função de "manager", ou seja, encarregue de tratar de concertos, material, e dar a cara pela banda ( claro que isto também deverá ser feito pelos outros elementos.

Concluindo, isto de haver um líder não deve ser transmitido para fora de palco. Numa banda são todos iguais, independente da qualidade instrumental que pratica e todos devem de estar em sintonia e não cada um mostrar o que sabe em detrimento do outro.

Mas isto, é a minha opinião !
hyuugaphilipee não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Dezembro de 2011   #25
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Um líder como patrão, só no mercado profissional (freelancer) ou numa orquestra (entre outros)... existem e têm razão de existir...

Numa banda de garagem (não é bem o termo mas ok), não existe patrões mas existe sempre algum membro com espírito de liderança, e é benéfico que tal aconteça desde que não se confunda espírito de liderança com patrão!
Como disse, o primeiro é benéfico o segundo nem por isso e pode destruir uma banda...
__________________
[ex-Alex10]

Última edição de Alex Soares : Qui, 15 de Dezembro de 2011 às 20:24.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Dezembro de 2011   #26
bassdrum
 
Membro desde: 6-Jul-2010
Local: Perto de évora
Mensagens: 86
bassdrum é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

se houver alguém com experiência de banda, na nossa banda, sou a favor de haver um líder; só por uma simples razão, é que no principio custa muito menos a todos se houver alguém que minimamente saiba orientar as coisas.

assinalei depende da situação só mesmo por causa disto... no final de contas esse líder não consegue liderar se não tiver ninguém para liderar.

o ideal é todos serem líderes!

a meu ver estar numa banda, exige mais de nós enquanto pessoa do que enquanto profissionais! acho que não deve de existir nenhuma banda com relações estritamente profissional!
bassdrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Dezembro de 2011   #27
Paulo S.
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Seixal
Mensagens: 375
Paulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à volta
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Ò Paulo.
Cuidado com o contexto das coisas.
Não foi isso que foi dito.
Não se estava a falar dos "baldas" que não ensaiam.
Esáva a falar dos gajos que tiram as músicas a seu bel-prazer, para depois nos ensaios darem uma de Beethoven nº55487221.

Paulo, tens de ler com atenção todos os textos e contextos.

Abraço
Ok.. ainda nao assim nao consigo compreender, o que tem a ver, um gajo estudar muito bem uma musica para ser o melhor, com o ser-se lider.

O ser-se lider na minha opinião é o guiar a banda. Ha quem o faça bem e ha quem o faça mal.

Agora falas em alguem que estudar bem uma cena para ser o melhor e referes-te a isso como complexo de inferioridade. Nao entendo ate porque saber-se ser lider (ou nao) nao implica saber tocar melhor.

Que mal tem alguem (lider ou nao) dar o seu melhor por fazer bem as coisas?

A serio que nao estou a endender a ligação entre uma coisa e outra.

Paulo S. adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 47 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de bassdrum Ver Mensagem
o ideal é todos serem líderes!
Exacto! o ideal é se todos puxarem pela banda. convem é que puxem todos para o mesmo lado. Mas ai é como quem ja alguem aqui disse. quem esta mal muda-se.

Última edição de Paulo S. : Sex, 16 de Dezembro de 2011 às 13:54. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Paulo S. não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 17 de Dezembro de 2011   #28
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Tal como em todos os grupos de pessoas, o líder acaba por surgir naturalmente, mesmo que não seja de maneira formal e consciente. Pode acontecer é que em diversas situações, diversos são líderes. Por exemplo, na gestão dos dinheiros da banda, há um que é o líder, e na gestão dos ensaios, há outro que sobressai. Não é um papel fixo nem estático.
Assim, não respondo ao inquérito, pois entendo que a pergunta não está correcta, mas espero que tenha sido claro o que quis dizer.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Dezembro de 2011   #29
Francisco Dias
 
Membro desde: 8-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 99
Francisco Dias está no bom caminho
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Penso que a palavra líder por vezes pode ser mal interpretada...

É sempre preciso um, mas as suas funções variam consoante o tipo de banda.

Se for uma banda em que todos se dão bem, respeitam a opinião um dos outros e têm todos iniciativa penso que o líder não vai além do porta-voz, aquele que compreende a opinião dos outros ao ponto de ser capaz de falar por eles.

Numa banda em que o choque de personalidades tão famoso em muitas bandas, então aí o líder tem que ser o gajo que estabelece alguma harmonia no seio da banda, para além de ser o tal porta-voz obviamente
Francisco Dias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Dezembro de 2011   #30
Paulo S.
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Seixal
Mensagens: 375
Paulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à volta
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
se algum musico vier para o ensaio treinar.... para que vieram os outros ? para ouvirem sucessoes de erros até chegar ao enfartamento ?

todos nós musicos , temos que respeitar a vontade/concelho dos outros.
todos nós musicos , temos que nos esforçar para que as coisas corram dentro do estabelecido.


só assim teremos gosto em treinar, imaginem... que depois do dito o guitarrista/baterista/vocalista/baixista vem para o ensaio com uma coisa altamente TREINADA EM CASA ???


EXPECTACULO !!!! todo o ensaio corre lindamente, se ninguem vier treinado.... um ambiente pesado....

Sr. LEONEL RODRIGUES.... nao entedi a sua resposta, e o porque de questionar o enes. O que ele disse, como pode ver acima foi isto, e vai de acordo com o que eu disse. Parece-me que o sr. é que interpretou mal o enes, e usou essa interpretação incorrecta para fundamentar uma outra teoria sobre "complexo de inferioridade". Mas tudo bem. Tambem nao vou insistir mais no assunto. Abraço!
Paulo S. não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #31
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Ora bem, depois de ver a definição de lider que o miguel deu, quero mudar a minha resposta...


Sim, se o lider não tiver a mania que manda em tudo e todos!

mas isto já era assunto para um novo tópico "Que tipo de pessoas não suportas numa banda?"
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #32
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Tal como em todos os grupos de pessoas, o líder acaba por surgir naturalmente, mesmo que não seja de maneira formal e consciente. Pode acontecer é que em diversas situações, diversos são líderes. Por exemplo, na gestão dos dinheiros da banda, há um que é o líder, e na gestão dos ensaios, há outro que sobressai. Não é um papel fixo nem estático.
Assim, não respondo ao inquérito, pois entendo que a pergunta não está correcta, mas espero que tenha sido claro o que quis dizer.
Lu, gostei bastante da tua opinião, pois vens acrescentar as questões que geralmente têm menos a ver directamente com a música, propriamente dita, e creio por isso que provavelmente se enquadra na terceira opção da votação...


De qualquer das maneiras, creio também que a ideia principal do Lionel Vieira ao colocar esta dúvida, terá sido mais numa vertente musical (artística), certo Lionel?
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 1 de Janeiro de 2012   #33
LIONEL VIEIRA
 
Membro desde: 26-Dez-2010
Local: BRAGA
Mensagens: 346
LIONEL VIEIRA será famoso em breve
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Lu, gostei bastante da tua opinião, pois vens acrescentar as questões que geralmente têm menos a ver directamente com a música, propriamente dita, e creio por isso que provavelmente se enquadra na terceira opção da votação...


De qualquer das maneiras, creio também que a ideia principal do Lionel Vieira ao colocar esta dúvida, terá sido mais numa vertente musical (artística), certo Lionel?
boas pessoal . peço desculpa pela demora , é isso mesmo madeira


bom ano pessoal
__________________
There's a time for living
http://www.facebook.com/pages/The-Jo...80560045315507
LIONEL VIEIRA não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #34
TomasDrummer
 
Membro desde: 27-Dez-2011
Local: Faro
Mensagens: 25
TomasDrummer é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

Se não for uma banda muito grande, basta saberem organizar-se, serem humildes e amigos.

Sem isto, há conflitos, e a banda acabará por ir abaixo!

Abraço
TomasDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Janeiro de 2012   #35
LIONEL VIEIRA
 
Membro desde: 26-Dez-2010
Local: BRAGA
Mensagens: 346
LIONEL VIEIRA será famoso em breve
Re: Sondagem - Será necessário existir um líder numa banda? Concordas ?

boas pessoal ... uma vez fechada a sondagem é preciso um lider


abraço
__________________
There's a time for living
http://www.facebook.com/pages/The-Jo...80560045315507
LIONEL VIEIRA não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Um prato Ride Zildjian ZBT 20" por 108 Euros será uma boa compra? Preciso de prato barato. LyncH Aconselhamento para a compra de material 18 Ter, 12 de Julho de 2011 13:39
Um conjunto de microfones T.Bone DC1500 por 100 euros será uma boa compra? Spl4SH Aconselhamento para a compra de material 30 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 17:48
Fui convidado para tocar numa banda mas não tenho bateria. Que faço? Como me desenrascar? BaM MarGera Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 16 Ter, 27 de Julho de 2010 19:59
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 06:05. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it