Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 23 de Dezembro de 2009   #1
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Como afinar o Segundo Tom - Tom

Alo pessoal, tudo bem?
Tenho uma duvida. A minha Bateria e uma TAMA ROCKSTAR, com dois Tom-Tons 12" e 13", um Floor-Tom 16", um Bombo 22" e uma Tarola 14".
Gosto de afinar a minha Bateria, com a pele de baixo num tom mais alto que a de cima. A maior dificuldade esta na afinacao do segundo Tom-Tom 13" que nao chega a ter um som agradavel.
O que devo fazer para ultrapassar esta dificuldade?
Abraco.
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 23 de Dezembro de 2009   #2
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: Como afinar o Segundo Tom - Tom

Acho piada ao tópico por ser o segundo tom-tom! é que eu tamem sempre tive mais problemas com o segundo tom-tom, no entanto o meu segundo é de 12'!

Quanto ao problema de afinação, tudo isso depende do som que quiseres tirar!

No meu caso, quis um som quase limpo de harmónicos, seco com vivacidade.

O segundo deu-me mais problemas porque não consegui obter o som que queria com a mesma tensão em todos os parafusos! então limitei-me a tentar detectar quais os parafusos que poderia deixar sempre estáveis d forma a controlar a maioria dos harmonicos, deixando os outros para acertar no som que queria!

Os três parafusos que ficam mais à posterior, apertei quase ao máximo, dando a todos uns outros uma tensão ligeiramente alta, mas um pouco mais baixa que a dos outros três. Exige muita paciencia ate se obter o som que se quer.

Mas tens conhecer acima de tudo o som dos teus toms, para so assim saberes o que pretendes e a partir daí jogar com as tensões. Acho que de facto, e ja o tenho visto em muitos sitios, atribuir a mesma tensão a todos os parafusos. Nalguns casos pode funcionar! No meu caso não!

Quanto à pele de ressonancia, essa ta o maximo esticada (não sei se é relevante ou não, mas lá está, isto de acordo com o som que quero)!

Espero ter ajudado nalguma coisa!

Abraço
Eduardo Pereira
__________________
Shall we listen to the metal, like clever people?
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Dezembro de 2009   #3
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Re: Como afinar o Segundo Tom - Tom

Alo Dunga, tudo bem?
Obrigado pela dica, so nao percebi a parte dos tres parafusos que ficam a posterior. Quais sao esses parafusos? Podes clarificar melhor?
Abraco.
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Dezembro de 2009   #4
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Como afinar o Segundo Tom - Tom

Os parafusos estão bem oleados? É que ao não estarem podem estar a exercer tensoes diferentes, quando pensas que estão todas iguais. Um dia também empanquei com um timbalão, e acabei a desmontar os rings todos para por massa de oleo nos parafusos, e valeu a pena.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Dezembro de 2009   #5
David Rego
 
Membro desde: 4-Nov-2006
Local: Buçaco
Mensagens: 83
David Rego será famoso em breve
Re: Como afinar o Segundo Tom - Tom

Por acaso também tenho sempre problemas com a afinação do segundo tom (neste caso também de 12"). Alguém que arranje explicação para isto
David Rego não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como afinar a bateria para obter bom som? Como evitar ruído na esteira da tarola? lfrp1 Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 11 Dom, 9 de Janeiro de 2011 22:26
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Dúvida: Qual destas 7 baterias devo escolher? Toco um estilo 'mais' Rock. Diogo6 Aconselhamento para a compra de material 24 Qui, 24 de Julho de 2008 16:20
Como posso afinar a bateria como o Lars Urlich no concerto com a sinfonia de S. Francisco? paul luis Hardware, Acessórios e Equipamentos 20 Seg, 10 de Março de 2008 09:14
Afinação - Como afinar de forma eficiente a minha tarola? Como é que vocês fazem? Jorge Cardoso Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 22 Qui, 19 de Abril de 2007 21:46



São agora 10:31. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it