Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #1
antoniofe
 
Membro desde: 7-Dez-2009
Local: coimbra
Mensagens: 28
antoniofe está no bom caminho
Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez?)

Boas a todos.

estava a pensar em comprar o drumdial, mas aquilo custa 90euros:(

é muito dinheiro e não percebo porquê

há engenheiros mecãnicos ou alguém que esteja nesse curso cá no forum?
é que acho que aquilo não seria uma coisa muito complicada de se fazer.
se alguem conseguisse fazer podia partilhar aqui com a malta e poupava-se muitos euros

abraço
antónio
antoniofe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #2
luanfmarques
 
Membro desde: 20-Ago-2009
Local: Abrantes
Mensagens: 318
luanfmarques está no bom caminho
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Mas aquilo é um instrumento de precisão, não é na garagem que se vai conseguir fazer aquilo.
luanfmarques não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #3
antoniofe
 
Membro desde: 7-Dez-2009
Local: coimbra
Mensagens: 28
antoniofe está no bom caminho
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Claro que sim.

por isso é que perguntei se há alguem engenheiro mecanico aqui no forum.
antoniofe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #4
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Citação:
Mensagem Original de antoniofe Ver Mensagem
Boas a todos.

estava a pensar em comprar o drumdial, mas aquilo custa 90euros:(

é muito dinheiro e não percebo porquê

há engenheiros mecãnicos ou alguém que esteja nesse curso cá no forum?
é que acho que aquilo não seria uma coisa muito complicada de se fazer.
se alguem conseguisse fazer podia partilhar aqui com a malta e poupava-se muitos euros

abraço
antónio

Já estou a ver para onde vão as próximas mesadas
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #5
Goma
 
Membro desde: 28-Jan-2010
Local: Cascais\Lisboa
Mensagens: 957
Goma tem uma aura espectacular à voltaGoma tem uma aura espectacular à voltaGoma tem uma aura espectacular à volta
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

duvido que alguém consiga não sejas forreta e dá o dinheiro...mas compra um bom...

aquilo não sefazz facilmente...


aquilo server mesmo para aquilo e mais nada
mas olha que vale a pena comprar um

(mesmo sendo caro)

cumprimentos,...
__________________
ANTIGO Black Skin
O segredo está na cabeça... (obrigado manu Enes)
Goma não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #6
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Por acaso tambem sou da opiniao que aquilo nao tem assim muito que saber.

Aquilo é tipo um dinamometro, fazer algo parecido é facil, ter aquelas escalas e nao sei que mais é que da trabalho.

Porque o conceito é muito simples.

- 1 espigao
- 1 mola
- 1 sistema mecanico minimamente fiavel

e ja esta.

Acho que se pegarem numa balança de cozinha daquelas mais pequenitas e a alterarem tem o vosso drumdial caseiro ja feito. Nem é preciso andar a inventer muito, simplesmente criar uma base,suporte para que o espigao que sai da balança tenho um sistema de apoio onde so saia mesmo um pequeno espigao que vai detectar a pressao.

O grande problema é que a precisao de uma balança de cozinha é muito baixa. As forças que uma balanca de cozinha medem sao bastante superiores a da pressao de uma pele, mas que é bem possivel fazer um e medir isso sem duvida alguma que é.


Um bom artista mecanico com noçoes teoricas acho que se se desse ao trabalho conseguia fazer aquela porcaria a brincar, agora dava-lhe mais trabalho que sei la o que e nao justificava as horas e material gasto.

Malta metam uma coisa na cabeça, nada neste nosso mundo das baterias é tecnologia espacial, é tudo mecanica muito rudimentar,tudo pode ser recriado ate com grande facilidade.

Se até existe uma serie de nerds e foruns de malta que fez de origem modulos de baterias digitais nao é o raio de umas peças mecanicas que vao ser dificeis de fazer.
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #7
antoniofe
 
Membro desde: 7-Dez-2009
Local: coimbra
Mensagens: 28
antoniofe está no bom caminho
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Pois, concordo com tudo o que disseste bada.

acho que alguem com conhecimento na matéria consiguia fazer aquilo.

mas claro, dá o seu trabalho inventar e adaptar uma coisa daquelas...

eu estava a pensar, como grande das pessoas aqui registadas têm 20 e tal anos, deve haver aqui allguem a frequentar o curso de engenharia mecanica, e quem sabe se fazer um drumdial não poderia ser um projecto para um trabalho da faculdade...


como tu disseste, aquilo tem um funcionamento parecido com uma balança. só que para pesos muito mais pequenos.
antoniofe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Fevereiro de 2010   #8
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Citação:
Mensagem Original de antoniofe Ver Mensagem
Pois, concordo com tudo o que disseste bada.

acho que alguem com conhecimento na matéria consiguia fazer aquilo.

mas claro, dá o seu trabalho inventar e adaptar uma coisa daquelas...

eu estava a pensar, como grande das pessoas aqui registadas têm 20 e tal anos, deve haver aqui allguem a frequentar o curso de engenharia mecanica, e quem sabe se fazer um drumdial não poderia ser um projecto para um trabalho da faculdade...


como tu disseste, aquilo tem um funcionamento parecido com uma balança. só que para pesos muito mais pequenos.
hehehe
Boas
E fazê-lo?
Se calhar iria ficar impreciso ( quase de certeza ) entre material estragado+aprovado+despesas+tempo perdido .............................
mais vale comprar 1............ou nenhum.........................apurar o ouvido e tentar afinar o melhor possivel, e se perdermos o mais tempo possivel, conseguiremos fazer o que achávamos impossivel. Afinar uma bateria sem a ajuda de ferramenta. Mas eu declaro-me culpado, uso o drumdial para não perder tempo.:icon_c ry:
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #9
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Eu pessoalmente acho que conseguiria fazer um, ora precisas de uma balanca, depois metes cumbo na ponta e depois é do genero pegas numa bateria que tenha sido verificada pelo drumdial e ves quanto marca na tua e fazes a tua escala simples nao ?
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Fevereiro de 2010   #10
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Andar com uma balança de cozinha alterada atrás dava um jeito do caneco...

Eu sou muito pelo DIY mas há coisas que são inviáveis e claramente não justificam.
E é como diz o LMR60...nascemos com 2 drumdials, um de cada lado da cabeça, se os afinarmos e treinarmos não precisamos de alterar balanças de cozinha nem de gastar 90euros!

"A preguiça é o motor da evolução tecnológica."
__________________
nevermind me...

Última edição de paRkiNson : Sex, 5 de Fevereiro de 2010 às 01:46.
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Fevereiro de 2010   #11
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Citação:
Mensagem Original de paRkiNson Ver Mensagem
Andar com uma balança de cozinha alterada atrás dava um jeito do caneco...

Eu sou muito pelo DIY mas há coisas que são inviáveis e claramente não justificam.
E é como diz o LMR60...nascemos com 2 drumdials, um de cada lado da cabeça, se os afinarmos e treinarmos não precisamos de alterar balanças de cozinha nem de gastar 90euros!

"É a preguiça é o motor da evolução a tecnológica."
~


Veija la o menino nao morra, quer dizer pode levar uma bateriam, ferragens, pedais duplos e pratos e nao pode levar uma balanca com chumbo na ponta, nao morras por causa da balanca deve se mesmo notar fonix....

"Tao como o outro bebeu duas grades de minis depois comeu um camarao e a a culpa de se sentir mal era do camarao"
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Fevereiro de 2010   #12
r0cks7ar
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Braga
Mensagens: 226
r0cks7ar tem uma aura espectacular à voltar0cks7ar tem uma aura espectacular à voltar0cks7ar tem uma aura espectacular à volta
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...=tension+watch

se derem uma vista de olhos nesta thread vão ver que o moura já conseguiu fazer um Drum Dial DIY.

abraço!
r0cks7ar não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Fevereiro de 2010   #13
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Boas
Agradeço ao Antoniofe a rep negativa que me deu. Pelo menos deu a cara assinando e eu fico satisfeito por isso.
Agora eu pregunto se o drum dial que ele acha que outros lhe disseram que fizeram funciona? Se tem a precisão certa? Se está calibrado?
Pelos vistos o Antoniofe já experimentou e tem a certeza do que fala......
Se assim for vou ser o 1º comprador....

Normalmente eu guio-me por quem sabe mais do que eu, por isso investi nessa ferramenta, homologada pelo Dom Famularo, Steve Gadd e Dave Weckle.

Se por ter a certeza e de estar satisfeito com o material que comprei há 11anos, peço imensa desculpa...

Mas louvo a atitude do Antoniofe de assinar com o seu Nome


Louvável
Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Sex, 5 de Fevereiro de 2010 às 00:55.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Fevereiro de 2010   #14
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Citação:
Mensagem Original de tareco Ver Mensagem
~


Veija la o menino nao morra, quer dizer pode levar uma bateriam, ferragens, pedais duplos e pratos e nao pode levar uma balanca com chumbo na ponta, nao morras por causa da balanca deve se mesmo notar fonix....

"Tao como o outro bebeu duas grades de minis depois comeu um camarao e a a culpa de se sentir mal era do camarao"
Para dizeres isso não deves ter andado com a tralha toda ás costas e a carregar e a descarregar muitas vezes, senão já devias saber o que custa arrumar as pequenas tralhas, e tê-las aos tombos na carrinha dum lado po outro e o quanto estorvam. Quando começamos, cheios de sangue na guelra não custa nada, mas passado algum tempo, começamos a tirar um timbalão, depois aquele prato que não é assim tão essencial...
Às vezes dá vontade de levar só os choques, a tarola e o bombo...isto sou eu, claro, mas acho que com o tempo vais acabar por me dar razão. Ou arranjar um roadie.

Como disse, não me parece prático nem viável...mas até agora ainda não vi nenhuma balança alterada para o efeito, trata lá disso, pode ser que me consigas converter.
Até prova em contrário, mantenho a minha opinião.

Até porque se fosse um aparelho assim tão rudimentar, os chineses com certeza já tinham inundado o mercado de coisas dessas aos preço da chuva, digo eu.

Na minha terra são 2 garrafões de vinho e uma azeitona.
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Fevereiro de 2010   #15
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Drumdial feito em casa (alguem consegue?)

Citação:
Mensagem Original de paRkiNson Ver Mensagem
Para dizeres isso não deves ter andado com a tralha toda ás costas e a carregar e a descarregar muitas vezes, senão já devias saber o que custa arrumar as pequenas tralhas, e tê-las aos tombos na carrinha dum lado po outro e o quanto estorvam. Quando começamos, cheios de sangue na guelra não custa nada, mas passado algum tempo, começamos a tirar um timbalão, depois aquele prato que não é assim tão essencial...
Às vezes dá vontade de levar só os choques, a tarola e o bombo...isto sou eu, claro, mas acho que com o tempo vais acabar por me dar razão. Ou arranjar um roadie.

Como disse, não me parece prático nem viável...mas até agora ainda não vi nenhuma balança alterada para o efeito, trata lá disso, pode ser que me consigas converter.
Até prova em contrário, mantenho a minha opinião.

Até porque se fosse um aparelho assim tão rudimentar, os chineses com certeza já tinham inundado o mercado de coisas dessas aos preço da chuva, digo eu.

Na minha terra são 2 garrafões de vinho e uma azeitona.
1º Já fizeram parece me 2 neste forum, o do moura e doutro membro que nao sei ta ali no link acima da uma olhadela...

2º Provavelmente nao es esperto o suficiente pra levares as coisas todas organizadas, tenhos cases pra tudo, desde cascos ate pedais e pratos. (roubaram me a dos pratos ha pouco tempo)
Quanto vou pra montar tenho o tapete marcado é rapidissimo, depois testo o som e arrumo as cases na carrinha. (tem rodinhas é facil)
Toco espero que a festa acabe vou buscar as cases e arrumo tudo...
Facil, rapido e organizado...

É certo que por vezes apetece tocar com o minimo mas provavelmente nao tocas pra muita gente, aqui na minha cidade (Beja) quando ha concertos a casa da cultura ou o nerbe enchem, e nao vou tar a tocar com uma bateria minima até nao gosto muito do visual.
Mas por exemplo fui a um concerto num bar e o baterista tinha um bombo de 16, um tom de 10 e uma tarola e pratos de choque e crash, pra esses sitios adecuasse esses set, mas pra um palco grande nao ...

O pessoal cá dos alentejos que conhecem o nerbe e a casa da cultura que o digam (alguns ja devem ter tocado la, pra lem de mim )...
__________________
Cumps,
Rui Tareco

Última edição de tareco : Sex, 5 de Fevereiro de 2010 às 00:16.
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Fevereiro de 2010   #16
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Ando com falta de inteligência (€€) para comprar cases, ando. Ainda bem que há gajos iluminados como tu para me esclarecer.
Estás a tentar provocar-me, não sei porquê, mas não te vou fazer a vontade.

Já vi os tópicos, aquilo É um drum dial. É igualzinho.
E não tem nada a ver com uma balança.
__________________
nevermind me...

Última edição de paRkiNson : Sex, 5 de Fevereiro de 2010 às 02:49.
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Fevereiro de 2010   #17
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

E obvio que quando se fala em balança, fala-se no mecanismo interno, ninguem de perfeito juizo vai andar com uma balança da cozinha da mae atras.

So quem nao percebe mesmo nada de mecanica é que pode afirmar que aquilo é extremamente complicado e que se fosse facil fazer os chineses faziam, é por estas e por outras que voces pagam o balurdio pelo material de bateria, a maior parte das coisas nao tem dificuldade nenhuma, nao é tecnologia da NASA.

É quase como irem comprar um pack de roscas borbuletas para os tripes dos pratos naqueles packs que a Gibraltar e outras marcas vendem e pagerem uma pequena fortuna, ou irem a uma drogaria em modos e trazerem de la nao sei quantas por 1 ou 2€ exactamente iguais.

Outro exemplo que ainda na 4a estive a falar com outro membro aqui do forum, eu ja fiz optimos negocios de pessoal que parte algo no seu pedal em aluminio e o deita quase fora, vendendo a preços super baixos so porque tem alguma peça partida e nao arranjam suplente para isso, ou nao conseguem arranjar. Metam uma coisa na cabeça o aluminio tambem da para soldar, e fica bastante bem, eficaz, ou seja como novo, ja comprei e arranjei pedais de aluminio que nem da para perceber onde e que foi soldado, depois de soldar, se rebarbarmos e polirmos aquilo, fica exactamente igual, para quem possa duvidar da resistencia de uma boa solda, uma solda bem dada um simples ponto pode aguentar mais ou menos 1000KG de pressao. Um dos pedais que soldei ja o tenho depois de soldado a sensivelmente 11 anos e esta la para as curvas, ja parece um martelo pneumatico de partir pedra de tao velho que esta, mas a solda resistiu estes anos todos, e foi ainda por cima numa cam.

Eu por acaso tambem sou dos bateristas desorganizados e preguicosos, actualmente levo o menos possivel, mas confesso que ate acho isso falta de profissionalismo, acredito que se tem que levar o material necessario para o bom desempenho da musica, mas neste aspecto faço meia-culpa sou desleixado.
Amanha vou tocar e so vou levar um bombo de 16, tarola de 14, e 1 ride e 1 choques. Mas nao estou a ser bom profissional porque as musicas que vou tocar na realidade tem mais peças, eu é que para a situaçao que é nao estou com paciencia para levar mais tralha atras.

Mas aqui temos que na minha opiniao ter atençao ao contexto onde tocamos, eu neste caso é uma promoçao de um album onde so vou tocar 3 temas, por isso para mim vai chegar perfeitamente estas peças, se bem que estou mesmo a ver hoje a noite a lixarem-me a cabeça por so querer levar isso e obrigarem-me a levar a bateria "normal".

Mas voltando ao drum dial, aquilo nao é tecnologia da NASA. Agora tal como referi, vale a pena o tempo e o dinheiro gasto para fazer uma coisa daquelas???

PAra mim nao, nem vale o tempo nem dinheiro, mas ja um drum dial normal para mim tambem nao vale o dinheiro por isso e que nunca comprei nenhum. Reconheço que é pratico, mas se tivermos treino para por uma bateria a soar relativamente bem afinada quaisquer 5 a 10 minutos chegam, o mesmo tempo que gastam com o drumdial, porque mesmo com o drumdial so aproximam as pressoes da peles, depois os outros item da afinaçao para ficar mesmo bem tem que ser novamente de ouvido, por isso gastam o mesmo tempo na minha opiniao. Certamente existe pessoal com outro tipo de experiencias que acham que é muito mais eficaz, e nao duvido, sao apenas gostos e experiencias diferentes.


Abraços
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Fevereiro de 2010   #18
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Citação:
Mensagem Original de bada Ver Mensagem
E obvio que quando se fala em balança, fala-se no mecanismo interno, ninguem de perfeito juizo vai andar com uma balança da cozinha da mae atras.

So quem nao percebe mesmo nada de mecanica é que pode afirmar que aquilo é extremamente complicado e que se fosse facil fazer os chineses faziam, é por estas e por outras que voces pagam o balurdio pelo material de bateria, a maior parte das coisas nao tem dificuldade nenhuma, nao é tecnologia da NASA.

É quase como irem comprar um pack de roscas borbuletas para os tripes dos pratos naqueles packs que a Gibraltar e outras marcas vendem e pagerem uma pequena fortuna, ou irem a uma drogaria em modos e trazerem de la nao sei quantas por 1 ou 2€ exactamente iguais.

Outro exemplo que ainda na 4a estive a falar com outro membro aqui do forum, eu ja fiz optimos negocios de pessoal que parte algo no seu pedal em aluminio e o deita quase fora, vendendo a preços super baixos so porque tem alguma peça partida e nao arranjam suplente para isso, ou nao conseguem arranjar. Metam uma coisa na cabeça o aluminio tambem da para soldar, e fica bastante bem, eficaz, ou seja como novo, ja comprei e arranjei pedais de aluminio que nem da para perceber onde e que foi soldado, depois de soldar, se rebarbarmos e polirmos aquilo, fica exactamente igual, para quem possa duvidar da resistencia de uma boa solda, uma solda bem dada um simples ponto pode aguentar mais ou menos 1000KG de pressao. Um dos pedais que soldei ja o tenho depois de soldado a sensivelmente 11 anos e esta la para as curvas, ja parece um martelo pneumatico de partir pedra de tao velho que esta, mas a solda resistiu estes anos todos, e foi ainda por cima numa cam.

Eu por acaso tambem sou dos bateristas desorganizados e preguicosos, actualmente levo o menos possivel, mas confesso que ate acho isso falta de profissionalismo, acredito que se tem que levar o material necessario para o bom desempenho da musica, mas neste aspecto faço meia-culpa sou desleixado.
Amanha vou tocar e so vou levar um bombo de 16, tarola de 14, e 1 ride e 1 choques. Mas nao estou a ser bom profissional porque as musicas que vou tocar na realidade tem mais peças, eu é que para a situaçao que é nao estou com paciencia para levar mais tralha atras.

Mas aqui temos que na minha opiniao ter atençao ao contexto onde tocamos, eu neste caso é uma promoçao de um album onde so vou tocar 3 temas, por isso para mim vai chegar perfeitamente estas peças, se bem que estou mesmo a ver hoje a noite a lixarem-me a cabeça por so querer levar isso e obrigarem-me a levar a bateria "normal".

Mas voltando ao drum dial, aquilo nao é tecnologia da NASA. Agora tal como referi, vale a pena o tempo e o dinheiro gasto para fazer uma coisa daquelas???

PAra mim nao, nem vale o tempo nem dinheiro, mas ja um drum dial normal para mim tambem nao vale o dinheiro por isso e que nunca comprei nenhum. Reconheço que é pratico, mas se tivermos treino para por uma bateria a soar relativamente bem afinada quaisquer 5 a 10 minutos chegam, o mesmo tempo que gastam com o drumdial, porque mesmo com o drumdial so aproximam as pressoes da peles, depois os outros item da afinaçao para ficar mesmo bem tem que ser novamente de ouvido, por isso gastam o mesmo tempo na minha opiniao. Certamente existe pessoal com outro tipo de experiencias que acham que é muito mais eficaz, e nao duvido, sao apenas gostos e experiencias diferentes.


Abraços
Concordo com o que disseste, quando referi uma balanca nao era uma balanca normal, vou tentar fazer um e por aqui pro para mostrar que aquilo nao é tecnologia da Nasa como tu disses xD
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Fevereiro de 2010   #19
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

A meu ver, um drumdial até acho perda de dinheiro mesmo! Não há como conhecer a sua bateria e as suas peles, até porque o drumdial serve para deixar a pele com tensoes iguais em todo o lado...e eu por exemplo obtenho o som perfeito com diferentes tensoes em determinados parafusos!

Eduquem os ouvidinhos! =P

Abraço
__________________
Shall we listen to the metal, like clever people?
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 25 de Fevereiro de 2011   #20
luisferreira
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 44
luisferreira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Boas Malta, eu estou a tentar fazer um afinador. O principio de funcionamento é básico, são usados comparadores (sou engenheiro mecânico e o meu pai tem uma empresa onde se usam IMENSOS comparadores), daí estar a tentar fazer um.

Pode até nem dar nada e não prestar nem ser fiável, mas e se der ??!

A mim não me custa experimentar, no entanto preciso de um favor da malta que tem um afinador se possível

Precisava de saber qual é cota que vai desde da ponta do comparador (sem estar em esforço ) até á base do comparador!

Alguém me pode dizer essa cota?!


Agradeço!

Um abraço
Luís Ferreira
P.S. caso corra bem ponho aqui no forúm como fiz....
luisferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 25 de Fevereiro de 2011   #21
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Não percebo nada destas coisas, mas tenho uma dúvida:

- A balança é simples, basta ver aquela de braços que se mete um peso de um lado e que se quer pesar no outro.
A balança de molas também tem pouca ciência.

Mas... então e a calibragem?!
P.ex., uma balança que tenha gramas precisa de uma boa precisão, logo, a calibração é essencial e importante (acho que não se calibra uma balança com um pacote de kg de arroz )

Num afinador de bateria a mesma coisa. Basta rodar um pouco a chave para que um afinador note alteração da pele.

Num afinador DIY como é que vão calibrar isso?! Ao calhas?!
Os instrumentos de precisão são caros essencialmente por causa da precisão/calibragem que têm. A diferença de um artigo de precisão do chinoca para um de marca reconhecida está na precisão do medidor. Ou um paquimetro do chinoca que custa 10 euros consegue ser tão exacto como um de 70 ou 80 euros de uma marca reconhecida?


Ainda há dias li um artigo sobre a calibração da unidade de medida do peso. Sabiam que o peso oficial de calibração do quilo está a perder peso?! Ou seja, está a começar a haver problemas na calibragem de balanças de alta precisão. Daí os matemáticos terão em breve de mudar o peso de calibragem para medidas matemáticas uma vez que o peso físico perdeu com o tempo umas quantas "milésimas" gramas.

A unidade de medida de distância hoje em dia acho que se calibra pela luz e não por um objecto físico porque este perdeu tamanho com o tempo. Hoje em dia a distância calibra-se pela medição da velocidade da luz.


Ora,,, como é que calibram um afinador de bateria caseiro?
Bem, há empresas de calibração de equipamentos de precisão... mas não sei quanto levam por calibrarem um "drum-dial".



(nem sei se o que disse faz grande sentido na prática... mas é a minha dúvida de ignorante na matéria).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 25 de Fevereiro de 2011   #22
luisferreira
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 44
luisferreira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Boas, também não sou um entendido na matéria, mas tal como disse não me custa nada experimentar.

O nome do aparelho usado é comparador, pelo nome dá para depreender que ele compara os valores, ou seja, se medirmos no primeiro parafuso 10 no segundo a nossa intenção é medir 10 também. E assim conseguimos que os 6 ou mais pontos estejam com a mesma tensão (salvo alguns erros que sempre ocorrem).

Quanto á calibração não percebi bem a dúvida, porque aqueles aparelhos não se descalibram de um dia para o outro, de 5 em 5 anos os da empresa tem que ir para uma empresa especializada de onde saem com um certificado, mas tal como acontece nos de 25 euros também acontece com os de 90.

depois de andar a medir, medir e medir o comparador descalibra-se.

Miguel provavelmente não entendi bem a tua pergunta peço desculpa se só pus texto neste tópico que todas as pessoas sabem.


Obrigado a todos
um abraço
Luís Ferreira
luisferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 25 de Fevereiro de 2011   #23
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

A minha dúvida/pergunta nem era bem uma pergunta directa... era mais um género de pensamento.

Mas o que respondeste já percebi. Aliás, percebi logo quando frisaste que o nome é comparador.


Mas para tentar clarificar o que andei a divagar em cima, a minha dúvida estava na calibração, mas acho que a minha dúvida acaba por encaixar mais nos aparelhos de medição e não de comparação.
Os aparelhos de medição de precisão penso que tenham de ser calibrados/verificados frequentemente para não haver erros de medição.
Nos comparadores penso que isto não se aplica porque, é como dizes, apenas comparam duas medições.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 25 de Fevereiro de 2011   #24
luisferreira
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 44
luisferreira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Boas!

Sim todos os aparelhos de medição usados (tridimensional, coluna, banco universal, etc,) são calibrados de 2 em 2 anos, já os comparadores, paquímetros, micrometros etc creio que é de 5 em 5.

Quanto ao tema do tópico, vou tentar fazer se não der nada entretive-me um bocado e os gastos são nulos lol.

Estou a pensar optar por colocar um comparador digital, penso que será mais fácil, pois posso ser vesgo LOOL!

P.S. Quem tiver o afinador por favor dê me as cotas

Obrigado
Um abraço
Luís Ferreira
luisferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 25 de Fevereiro de 2011   #25
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Olha, e por acaso não queres colocar aí umas fotos da evolução do projecto?
Até para a malta perceber melhor afinal como é essas "geringonças" funcionam por dentro!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 25 de Fevereiro de 2011   #26
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

eu nao sei se vou dizer babuzeira(LOL) mas tenho um amigo que é mecanico e ele usa um aparelho "igual" ao drum dial para medir valores do tamanho do motor, sei que tem uma agulheta e é muito preciso e tem o mesmo aspecto do drum dial.

É assim não me lixem mas nao acredito que inventaram o drum dial de proposito para as baterias.

Eu sou pasteleiro e pinto bolos com aerografo de pintura de bonecos miniatura, a diferença é que o de pastelaria custa cerca de 500 euros o que comprei custou 150 euros e o mais engraçado é que é igualzinho sem tirar nem por!
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 26 de Fevereiro de 2011   #27
luisferreira
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 44
luisferreira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Boas!

Bem quero começar para a semana o projecto a principio será fácil e farei depois aqui um post com fotos e procedimentos que fiz....

Nos dias de hoje e desde há uns anos que se comprares algo especialmente para uma coisa é caríssimo no entanto se comprares numa loja dos 300 ou algo parecido pode não ser igual mas se fizer o mesmo efeito fica a a um décimo do preço.

Para além do preço da marca que em 90 euros se calhar para a marca estar estampada devem ser uns 30 euros... LOL!.


Um abraço
Luís Ferreira
luisferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 26 de Fevereiro de 2011   #28
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Citação:
Mensagem Original de luisferreira Ver Mensagem
Boas!

Bem quero começar para a semana o projecto a principio será fácil e farei depois aqui um post com fotos e procedimentos que fiz....

Nos dias de hoje e desde há uns anos que se comprares algo especialmente para uma coisa é caríssimo no entanto se comprares numa loja dos 300 ou algo parecido pode não ser igual mas se fizer o mesmo efeito fica a a um décimo do preço.

Para além do preço da marca que em 90 euros se calhar para a marca estar estampada devem ser uns 30 euros... LOL!.


Um abraço
Luís Ferreira

Claro que para uso caseiro e de curioso um equipamento "chinoca" faz o seu trabalho. Mas a nível de trabalhos profissionais, sem margens de erros, se calhar compensa pagar a marca (mais não seja porque temos assistência técnica).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Fevereiro de 2011   #29
luisferreira
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 44
luisferreira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Boas

Realizei um teste com uma base experimental e parece me estar a funcionar.

Desafinei a tarola e depois afinei com a maquineta e no fim bati em cada parafuso com o dedo e ouvi o som em todos os parafusos pareceu me bastante similar....

Alguém tem mais algum método para verificar se a maquina funciona ou nao?!

Estou só á espera de uma outra medida e depois tenta fazer aquilo...

Sinceramente até estou contente com aquilo LOOOOL!

Um abraço
Luís Ferreira
luisferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Fevereiro de 2011   #30
Ryuzaky
 
Membro desde: 22-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 84
Ryuzaky será famoso em breve
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Bem eu não quero parecer desagradável Luís, o único método fiável de afinação de uma bateria é o ouvido. O Drum Dial mesmo que consiga medir precisamente a tensão das peles perto dos afinadores, não mede harmónicos nem sonoridade.

Mas sim ter uma coisa dessas, se baratinha, pode até ser engraçado.

Cumprimentos.
Ryuzaky não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Fevereiro de 2011   #31
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Citação:
Mensagem Original de luisferreira Ver Mensagem
Boas

Realizei um teste com uma base experimental e parece me estar a funcionar.

Desafinei a tarola e depois afinei com a maquineta e no fim bati em cada parafuso com o dedo e ouvi o som em todos os parafusos pareceu me bastante similar....

Alguém tem mais algum método para verificar se a maquina funciona ou nao?!

Estou só á espera de uma outra medida e depois tenta fazer aquilo...

Sinceramente até estou contente com aquilo LOOOOL!

Um abraço
Luís Ferreira
O ideal seria arranjares um afinador de alguma marca emprestado e assim poderes comparar com o teu, só para verificares se está realmente calibrado.


Ryuzaky
Os afinadores são bastante fiáveis, bem mais que o ouvido. O ouvido serve como analisador final como forma de verificarmos se gostamos ou não do som depois do uso do afinador.
O afinador é uma ferramenta muito usada pelos bateristas, da mesma forma que existem afinadores para piano, para guitarra, etc., etc.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Março de 2011   #32
Ryuzaky
 
Membro desde: 22-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 84
Ryuzaky será famoso em breve
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O ideal seria arranjares um afinador de alguma marca emprestado e assim poderes comparar com o teu, só para verificares se está realmente calibrado.


Ryuzaky
Os afinadores são bastante fiáveis, bem mais que o ouvido. O ouvido serve como analisador final como forma de verificarmos se gostamos ou não do som depois do uso do afinador.
O afinador é uma ferramenta muito usada pelos bateristas, da mesma forma que existem afinadores para piano, para guitarra, etc., etc.
Eu referia-me principalmente à questão dos harmónicos, nem sempre temos de ter as mesmas tensões em todas as regiões de afinação por causa dos harmónicos. Essa é a parte essencial da afinação, pode facilitar o trabalho ou ajudar a uma aproximação da afinação, mas lá está essa parte final acaba por ser a essencial.

Quando tinha aulas de bateria, lembro-me de um dos meus professores em particular menosprezar o uso de afinadores nesse sentido. Talvez o tenha entendido mal, mas faz algum sentido.

Os outros instrumentos parecem-me particularmente diferentes, para além de usualmente serem ferramentas digitais, que medem a frequência(que constitui o som) e não a tensão. A tensão está relacionada com o som, mas não é o som.

Sempre tive tendência a subvalorizar os afinadores, já experimentei um Tama qualquer e não me deu 90 euros de ajuda. ehehe
Ryuzaky não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Março de 2011   #33
Bruno.b
 
Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
Mensagens: 140
Bruno.b será famoso em breve
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Boas,


Vejam aqui:
http://www.forumbaile.com/vb/showthread.php?t=1141





Abraço
Bruno.b
Bruno.b não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Março de 2011   #34
luisferreira
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 44
luisferreira é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Boas malta, não tenciono utilizar o afinador a 100% mas penso ser uma grande ajuda quando não podemos usar o ouvido.....

Miguel pois se tivesse alguém aqui de perto com um desses afinadores.. LOL!


As cotas e a força do comparador é igual a um comprado por 90 euros lol...


Abraço assim que tiver novidades ponho aqui
luisferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Taylor Hawkins drummer-maniac Bateristas e Percussionistas 20 Dom, 16 de Maio de 2010 22:22
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53



São agora 19:32. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it