Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #1
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

boas pessoal....a minha duvida é a seguinte....
A pele da frente do bombo deve ter uma abertura ou n???
a minha pele é toda tapada e nao sei s seria melhor aberta ou nao....
O que acham e quais usam???
abraços!
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #2
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: bombo

Se precisares de micar o bombo, vais ter sempre mais ataque com a pele da frente furada. Mas é possível micar o bombo com a pele furada ou com a pele não furada. Depende sobretudo do que procuras no som do teu bombo e do técnico que te estiver a fazer som. Se não for para micar não tens vantagens em ter a pele da frente furada.
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #3
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: bombo

ok obrigado entao....desculpa a minha ignurancia mas o k é micar????abraços
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #4
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: bombo

Micar é captar o som da bateria através de micros.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #5
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: bombo

Não desfazendo o que foi dito acima, A questão mais importante nem é a situação de microfones.

Com pele de ressonancia (frente) sem ter furo, o som do bombo terá um grave mais 'cheio' e 'redondo', mas tem o incoveniente de fazer ressaltar mais o batedor do pedal ao tocar na pele de ataque, pois a saída de ar é muito menor e a pressão dentro do bombo é bem maior. Bateristas de jazz usam muito a pele sem furo.

Ao usar pele de ressonancia furada, o som do bombo torna-se um pouco mais seco, mais definido e com um ataque mais percetivel. Neste caso o ar sai em maior quantidade, diminuindo a pressão dentro do bombo, tornando a pele de ataque com uma sensação de maior suavidade, e diminuindo o ressalto do batedor do pedal. (melhor para funk, roch, heavy)

O furo deve ser feito consoante a sonoridade que se pretende:

- Para um som mais seco e menos grave (old shcool): furo maior ao meio da pele
- Para um som menos seco e com bom punch de grave: furo pequeno perto do aro (o mais aconselhável)



NB
--

Última edição de nunobaiao : Sáb, 21 de Fevereiro de 2009 às 19:52.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #6
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: bombo

Bom testemunho Nuno!

Concordo com o que disseste.
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #7
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: bombo

e como é que eu faço esse furo??ou tho de comprar ja furada a pele???a verdade é k me acontece isso mesmo o batedor do pedal ressalta mais e nao da akela pancada certa!bem......devo dizer que aki o pessoal do forum é um espectaculo mesmo...sempre dispostos a ajudar...muito obrigado mesmo! abraços!
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #8
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: bombo

Citação:
Mensagem Original de drummerkalu Ver Mensagem
e como é que eu faço esse furo??ou tho de comprar ja furada a pele???!

Podes fazer. Há uns post aqui no forum acerca de fazer furo na pele do bombo. com videos e tudo.
Podes usar uma lata quente e fazer o furo derretendo a pele pelo perimetro da lata. Mas o melhor é veres mesmo o tal post.

Vê aqui: http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=6465
Aconselho-te a fazer com a pele fora, como mostra o 2º video.

Mas... Eu pessoalmente, aconcelho-te a comprar uma já furada.
Baseado na minha experiencia pessoal, aconselho-te uma Aquarian Regulator com furo pequeno na periferia (é a que está mais acima na foto, é a da direita). É o que eu uso nos meus bombos desde 2003, e são excelentes.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Dom, 22 de Fevereiro de 2009 às 04:12.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #9
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: bombo

Procura ai pelo fórum como fazeres isso, mas não te aconselho o uso de x-acto. Quanto a mim a melhor maneira é meteres a pele numa superfície lisa, depois com o uso de uma fonte de calor (fogão por exemplo), aqueceres a borda de uma lata de conserva (redonda para que se note) e depois encostares essa lata na pele fazendo o furo e fazendo com que a borda fique regular, sem pontos fracos que futuramente poderiam fazer a pele rasgar. Procura aqui pelo forum e pelo youtube que há demonstrações disso.

A velha tecnica do pires + x-acto, nunca!
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #10
Pearl_addicted
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 1.254
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto
Re: bombo

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Podes fazer. Há uns post aqui no forum acerca de fazer furo na pele do bombo. com videos e tudo.
Podes usar uma lata quente e fazer o furo derretendo a pele pelo perimetro da lata. Mas o melhor é veres mesmo o tal post.

Vê aqui: http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=6465
Aconselho-te a fazer com a pele fora, como mostra o 2º video.

Mas... Eu pessoalmente, aconcelho-te a comprar uma já furada.
Baseado na minha experiencia pessoal, aconselho-te uma Aquarian Regulator com furo pequeno na periferia (é a que está mais acima na foto, é a da direita). É o que eu uso nos meus bombos desde 2003, e são excelentes.

NB
--

Não é aconselhável!

Se cortares a pele sem estar apertada, ao meteres no bombo, irá rasgar !
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #11
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

ok...muito obrigado pessoal....pelas informaçoes dadas....
Aprende -se muito por aqui!
Abraços!
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #12
ivosilva11
 
Membro desde: 24-Mar-2008
Local: Barcelos
Mensagens: 50
ivosilva11 está no bom caminho
Re: bombo

Citação:
Mensagem Original de Pearl_addicted Ver Mensagem
Não é aconselhável!

Se cortares a pele sem estar apertada, ao meteres no bombo, irá rasgar !
Boas,

Eu ja o fiz sem a pele estar apertada, e meti ao bombo e não tive problemas...
ivosilva11 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #13
Pearl_addicted
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 1.254
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

Epá, eu nunca experimentei, porque a minha já veio com buraco feito.

Mas se fizer, é já montada.
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #14
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: bombo

Citação:
Mensagem Original de Pearl_addicted Ver Mensagem
Não é aconselhável!

Se cortares a pele sem estar apertada, ao meteres no bombo, irá rasgar !
Wrong answer

Tb já o fiz e não rasgou....

Citação:
Mensagem Original de Pearl_addicted Ver Mensagem
Epá, eu nunca experimentei, porque a minha já veio com buraco feito.

Mas se fizer, é já montada.
Evita dar respostas sobre as quais não tenhas experiência pois podes induzir os outros users em erro só porque.....sim....
__________________
http://sadrums.mybrute.com

Última edição de sadrums : Dom, 22 de Fevereiro de 2009 às 20:23.
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #15
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

Tás engandado Pearl_addicted!

Corres muito mais risco de rasgares s fizeres com a pele colocada e apertada! Pensa que vais fazer um furo com o x-acto na pele...tando esta apertada no bombo! Certamente que no primeiro toque que desses de x-acto ela rasgaria dum lado ao outro complectamente!

Agora vais fazer o furo com a lata a ferver, e tens a pele apertada no bombo! tu nem ninguem conseguem ir com a lata de forma perfeitamente perpendicular a pele, logo à sempre uma pequena parte da circunferencia da lata que vai tocar primeiro na pele que todo o resto dos bordos da lata...logo...esse primeiro toque pode ser como o x-acto...um grande ponto fraco...e ao tar em tensão vai fazer com que rasgue!

Eu fiz o furo na minha pele...com uma lata nesquik ( 4'' certas ) e fiz fora, sem tar apertada...tá um buraco perfeito! Recomendo que seja feito assim!

Última edição de Dunga : Dom, 22 de Fevereiro de 2009 às 16:48.
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #16
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

Para não me estar a repetir, vejam o que escrevi no post relacionado com o assunto.
Expliquei lá tudinho.

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=6465


NB
--

Última edição de nunobaiao : Dom, 22 de Fevereiro de 2009 às 19:57.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 22 de Fevereiro de 2009   #17
Pearl_addicted
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 1.254
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

Não tinha visto o teu post Nuno, sorry.


Para o iniciador do tópico:


Faz o furo com a pele desmontada
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Fevereiro de 2009   #18
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

ja fiz o furo.... acho que ficou, como se diz aqui em santo tirso "ficou como oh aço"....desmontei a pele e fiz...depois com uma lixa muito fininha passei de levezinho nas "rebarbas" do furo para ficar mais lizinho e ta novo!
Para ja vai ficar esta pele ate porque o dinheiro nao chega pra tudo, e senti necessidade de furar mas daqui a uns tempos compro uma ja furada!
Notei logo a diferença a tocar...brigadao ao pessoal que me ajudou...5*
Abraços!

Última edição de drummerkalu : Seg, 23 de Fevereiro de 2009 às 00:16.
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Fevereiro de 2009   #19
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

Não uso furo na minha pele da frente e já fiz concertos de rock. É tudo uma questão de afinação e, se necessário, de indicar ao técnico para se micar a bombo na pele de ataque.
Nota que o meu bombo tem medidas um tanto particulares (16 x 16).
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Fevereiro de 2009   #20
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

pois, o meu é um pouco maior 18x22....mas é outra coisa assim da um som mais definido e notei mais diferença no batedor nao saltar....
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Fevereiro de 2009   #21
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

Como costumo micar o bombo faço sempre pequenos furos na pele desmontada e uso aqueles aros de plástico para proteger a pele: www.holzinyourhead.com
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Fevereiro de 2009   #22
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Não uso furo na minha pele da frente e já fiz concertos de rock. É tudo uma questão de afinação e, se necessário, de indicar ao técnico para se micar a bombo na pele de ataque.
Nota que o meu bombo tem medidas um tanto particulares (16 x 16).
Mesmo assim não tem nada a ver.
Eu também trabalho como técnico de som há muitos anos, e acredita que sei do que estou a falar. Principalmente para rock e heavy o furo na pele melhora e muito a sonoridade final, principalmente na utilização de micro. Micar o Bombo na pele de ataque não tá com nada, muito penos 'punch', e poderá ouvir-se alguns ruídos do pedal e do registo da tarola que estará ali mesmo por cima.

Se tens um bombo 16x16 (medidas que tb eu já usei) aconselho-te a investir num bom microfone e a fixá-lo no interior do bombo (o cabo pode sair pelo furo da saida de ar, sem problema). Faz isto e vais ver que sacas bom som na amplificação.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Fevereiro de 2009   #23
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A pele do bombo deverá ter uma abertura (buraco) ou não? - A minha não tem...

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Mesmo assim não tem nada a ver.
Eu também trabalho como técnico de som há muitos anos, e acredita que sei do que estou a falar. Principalmente para rock e heavy o furo na pele melhora e muito a sonoridade final, principalmente na utilização de micro. Micar o Bombo na pele de ataque não tá com nada, muito penos 'punch', e poderá ouvir-se alguns ruídos do pedal e do registo da tarola que estará ali mesmo por cima.

Se tens um bombo 16x16 (medidas que tb eu já usei) aconselho-te a investir num bom microfone e a fixá-lo no interior do bombo (o cabo pode sair pelo furo da saida de ar, sem problema). Faz isto e vais ver que sacas bom som na amplificação.

NB
--
Como gosto dos leaks do registo da tarola, bem como de algum chiar do pedal, se houver, não me incomoda nada micar a pele de ataque. Brevemente ponho aqui uma gravação em estúdio do bombo micado assim. Não quis que soasse a nenhum bombo maior que o meu, mas duvido que alguém indique que aquilo soa mal.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Derek Roddy ShallNotFall Bateristas e Percussionistas 63 Dom, 12 de Outubro de 2008 23:53
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04



São agora 00:54. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it