Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Sex, 1 de Abril de 2011   #1
curioso
 
Membro desde: 13-Jul-2010
Local: santa iria de azoia
Mensagens: 27
curioso está no bom caminho
Melhorar a tarola

Boas.
Tenho uma tarola em madeira Yamaha que pertence ao modelo Rydeen.
Está com as peles de origem.
Há forma de melhorar o som da tarola?
Que peles me aconselham a usar?
O "snare" até que ponto deve ser "esticado?
Agradeço a vossa ajuda.
curioso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Abril de 2011   #2
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Melhorar a tarola

Boas, ora esse é um assunto que já me tocou e posso-te dar algumas dicas.
1º Essa tarola é de media gama penso eu, portanto não fiques a espera de um som brutal, mas provavelmente consegues tirar um som muito bacano.

2º Tens peles de origem? Ora isso convém mudar se já estão gastas, se queres tirar de facto um bom som tens que mudar as 2, a de ressonancia gasta-se tão rapido ou mais rápido que a de ataque, há quem pense que não, mas a pele de resso. é uma pele muito muito fina e o snare desgasta muito a pele. Portanto aconselho-te a comprar novas, agora quais já não é tão fácil, depende do som que queres, com harmonicos, com menos harmonicos,misto... Etc

3º Outra coisa que aconselho é pores um snare de melhor qualidade, o snare é bastante importante na tarola, é o que lhe dá o som especial da tarola, eu pus na minha um snare wire Canopus e mudou drasticamente.

4ºTer o snare mais ou menos apertado é contigo, depende do som que queres ter na tarola, há quem goste bem seco há quem goste mais solto.

5º A afinação da tarola para mim é mais complicada e exige mais paciência, afinar uma tarola não é algo fácil, não se baseia em pôr os "parafusos" todos na mesma nota.
Deixo-te aqui um video do nosso amigo Pipó sobre afinação da tarola.




Espero ter ajudado!
__________________
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Abril de 2011   #3
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Melhorar a tarola

Sem gastares dinheiro, ou a gastar pouco, consegues algumas evoluções no som da tua tarola. É óbvio que as peles de origem são só peles de origem, e não vão ser melhores do que peles indicadas para um determinado efeito. Tal como o bordão, é de origem mas não se agarra à pele de resposta como um comprado à parte, de gama superior.

Consegues tirar melhor proveito da tua tarola se conseguires uma afinação apertada na pele de ataque e mais solta na pele de resposta. A diferença será pouca, de 1 volta ou 1 volta 1/2 na chave de aperto, mas vais notar mudanças. Há quem diga que tiras mais proveito da tarola com a pele de ataque esticada ao máximo. Eu acho que deves esticar a pele mas acima de tudo, tenta deixar todos os parafusos na mesma tensão. Ganhas prática ao apertares e desapertares muitas vezes, e veres como está o som ao bateres na pele, próximo do aro, do lado do aperto (tenta deixar tudo no mesmo tom = tensão igual).

Existem formas de minimizar harmónicos, aqueles sons que tornam o som mais descontrolado, com notas que «não fazem ali falta» (fazem falta sim, para uma melhor projecção). Há quem não goste desses sons e tente remediar com o conhecido moongel (uma espécie de pega-monstro para as peles, que controla o seu som, abafando-o ligeiramente) e também podes usar fita-cola. Existem inclusivé uns auto-colantes chamados Power Dots que se usam no centro das peles, para permitir mais poder de ataque, tal como muffles que se montam na parte interna da tarola. Tanto na pele de cima como na pele de baixo, podem ser aplicados moongel, fita-cola, ou outro material que consiga abafar (não muito) certas zonas da tarola (onde a afinação parece estar mais 'descontrolada'). A regulação dos snares com a pele de baixo (mais apertados ou mais soltos) é conseguida a partir de um parafuso onde liga a manivela do bordão. Se apertares, vais tirar um som de caixa mais homogéneo, se deixares solto tiras um som com mais ressonância, se baixares a manivela ficas com o som seco/cru da tarola, e deve ser neste modo que a deves afinar.

Podes fazer estas experiências ou outras, desde que sigam a mesma linha de raciocínio: boa afinação e pequenos abafadores na pele de cima ou na de baixo.

Boas experiências!

Abraço

PS: Usei uma esponja aderente (esponja com uma cola para os rodapés das portas) no lado interno dos timbalões e também resultou. Lembrem-se que quanto mais abafarem as peles, menos projecção irão ter os vossos timbalões/tarolas/bombos.

Última edição de warlike : Sáb, 2 de Abril de 2011 às 14:16. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Abril de 2011   #4
curioso
 
Membro desde: 13-Jul-2010
Local: santa iria de azoia
Mensagens: 27
curioso está no bom caminho
Re: Melhorar a tarola

Obrigado pelas dicas.
Pessoalmente gosto do som da tarola seco, sem armónicos. Que peles me aconselham a comprar?
curioso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Abril de 2011   #5
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Melhorar a tarola

Para um som mais seco, compra peles coated, que pelo seu acabamento 'areado' tornam o som mais abafado/seco não fazendo perder, no entanto, a projecção da tarola.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Abril de 2011   #6
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Melhorar a tarola

http://www.freedrumlessons.com/drum-...rum-tuning.php

ve esse video,
explica bem como retirar um bom som, com várias alternativas.


Espero que ajude

Tiago B adicionou o seguinte texto, 13 minutos e 39 segundos depois:

bom video do pipó ; )

Última edição de Tiago B : Dom, 3 de Abril de 2011 às 16:13. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Tarola Pearl "IAN PAICE" locust Baterias Acústicas 4 Qui, 28 de Fevereiro de 2013 13:09
Tarola: a sua evolução Tinoco Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 7 Ter, 28 de Setembro de 2010 08:45
Tarola em Popular (artesanal) com som 'confuso' - Como melhorar os fios da pele inferior? andre_vg Percussão 7 Dom, 24 de Fevereiro de 2008 13:32
HELP: tarola, bordão Ângelo Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 23 Qua, 31 de Outubro de 2007 13:54
Aconselhamento para compra de Tarola jmgmad Aconselhamento para a compra de material 4 Dom, 21 de Maio de 2006 21:10



São agora 08:42. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it