Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Qui, 13 de Outubro de 2011   #1
ghugaman
 
Membro desde: 25-Set-2011
Local: Marinhais
Mensagens: 11
ghugaman está no bom caminho
Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Camaradas!
Qual a vossa opinião em relação aos bombos de 18"?
A profundidade do som (graves) é satisfatória? Há como "kitar" um bombo destes?

Muito obrigado pela vossa ajuda.

Um abraço!
ghugaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Outubro de 2011   #2
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Bombo de 18" - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de ghugaman Ver Mensagem
Camaradas!
Qual a vossa opinião em relação aos bombos de 18"?
A profundidade do som (graves) é satisfatória? Há como "kitar" um bombo destes?

Muito obrigado pela vossa ajuda.

Um abraço!

Depende do fim para que o queres. Eu tenho um de dezoito para ter em casa e faz barulho mais do que suficiente e, bem afinado, é um canhão (dentro de casa, claro!).
Agora se pretenderes um 18'' para tocar ao vivo também depende do local e do tipo de música. Há músicos de jazz que utilizam bombos de 18" e outros que utilizam bombos de 24'', em ambos os casos para tocar ao vivo. Há quem use o Kickport também, o que projecta os graves.
Há músicos profissionais que utilizam bombos de 18" para tocar em casamentos e baptizados, pois chega e sobra. Também tens que ter em conta que um bombo de 18'' da Canopus, ou um de 18'' duma Sonor SQ2 é bem capaz de ter um som mais forte e com muito maior qualidade que um bombo de 22'' duma marca mais "corriqueira".

Como vês é muito subjectivo! Só experimentando é que poderás decidir em consciência. Agora, na minha opinião pessoal, uma bateria com bombo de 18" é bem mais "maneirinha" que qualquer outra, já para não falar em questões de espaço e/ou de transporte. Mas, mesmo aqui, também é muito subjectivo.
Agora se queres tocar metal em concertos ao vivo ( refiro-me a concertos de palco para centenas ou milhares de pessoas e não concertos em bares), não estou ver um bombo de 18" a dar conta do recado...

Mas o Pipó (grooveitup) será uma pessoa qualificada para te orientar neste aspecto.

Mário Esteves
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Outubro de 2011   #3
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Tenho um bombo Tama Stagestar com 18'' e resulta muito bem numa sala com boa acústica, contudo, fica claramente atrás do bombo 22'', por exemplo, de uma Tama Rockstar... (ganha-se no tamanho, mas compromete-se um pouco o som...)

Já o bombo de 20'' de uma yamaha Stage Custom Advantage (a meu ver) tem graves menos satisfatórios que o bombo 18'' da Tama Stage Star...!

Tenho também um pequeno bombo de 16''x14'' (na verdade é um timbalão de chão da PDP) que me assombra sempre que lhe dou valente pancada naquela pele... Eu diria que está quase a par do bombo de 18'' da Tama Stage Star

Mas para baralhar tudo, conheço um amigo que possui uma bateria Pearl Session Series (Maple) com bombo de 18'' que coloca tudo o que já ouvi falar acerca de bombos pequenos atrás das grades! Aquilo dá um som FANTABULÁSTICO!

A pele de resposta e a forma como se abafam ambas as peles, têm também grande influência sobre o som, disso podes ter a certeza!


P.S. - Já o Leonel Rodrigues tem esta regra: "bombo, só de for de 22''"
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Outubro de 2011   #4
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem

P.S. - Já o Leonel Rodrigues tem esta regra: "bombo, só de for de 22''"
Acho que o Leonel já reviu este conceito...

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Outubro de 2011   #5
ghugaman
 
Membro desde: 25-Set-2011
Local: Marinhais
Mensagens: 11
ghugaman está no bom caminho
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Muito obrigado a todos!

O bombo em causa é de uma SONOR F507 que estou prestes a comprar (só para tocar em casa, na garagem). Bem sei que não é um portento de bateria mas penso que para começar chega.

Em relação ao "abafar", vocês falam da velha táctica de colocar um cobertor dentro do bombo que toque internamente nas 2 peles? É isso?

Obrigado mais uma vez.
Um abraço.
ghugaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Outubro de 2011   #6
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de ghugaman Ver Mensagem
Muito obrigado a todos!

Em relação ao "abafar", vocês falam da velha táctica de colocar um cobertor dentro do bombo que toque internamente nas 2 peles? É isso?
A regra, tanto quanto sei, é que um bombo que precisa duma almofada/cobertor ou que quer que seja dentro, para bafar o som, das duas uma : ou não está bem afinado, ou então o casco não presta mesmo. O meu BD não é nada de especial e consigo tirar dele bom som numa sala de 20m2 com boa acústica, sem precisar de quaisquer "manobras de diversão".

Mário Esteves
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Outubro de 2011   #7
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de ghugaman Ver Mensagem
Camaradas!
Qual a vossa opinião em relação aos bombos de 18"?
A profundidade do som (graves) é satisfatória? Há como "kitar" um bombo destes?

Muito obrigado pela vossa ajuda.

Um abraço!
Meu caro, hoje em dia já não se coloca o problema do tamanho do bombo, tanto dá para teres em casa como para concertos com milhares de pessoas.
Temos o exemplo do Vicky Marques - baterista da Mariza - que só toca com bombos 18. Estão já a imaginar ele a tocar no Rock in Rio? Pois é! Desde que tenhas um bom Micro e um bom técnico de som, ao vivo não terás problemas!

Abraço,

Pepito
__________________
Sou baterista, não sou malabarista!!!
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Outubro de 2011   #8
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
E diz muito bem Senhor Madeira.
De 22" para cima!!!


Relvi?
Quando?
Não dei por nada!!

Bem, se calha, deduzi mal ao interpretar as tuas palavras neste tópico:
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=25084

Peço desculpa se assim foi!

Abc,

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Outubro de 2011   #9
ghugaman
 
Membro desde: 25-Set-2011
Local: Marinhais
Mensagens: 11
ghugaman está no bom caminho
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Peeps! Boas tardes.

Gostaria só de deixar o meu testemunho.

Fui buscar a minha "bruta" no Sábado através de um negócio do Custo Justo.

É uma SONOR F507 combo com bombo de 18" daí eu ter pedido as vossas opiniões a respeito dos bombos de 18".

Tenho a dizer-vos que foi uma agradável surpresa (à excepção dos pratos e da tarola) a bateria é robusta e bem construída e o som do bombo é bem grave e envolvente! Tem alguma ressonância mas nada que não se resolva.

Agora, com o tempo, é só investir num set de pratos e uma tarola como deve ser!

Um abraço!
ghugaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Outubro de 2011   #10
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Na boa
Naquilo que ouvi aqui no meu Hi-fi do Pc (eu tenho um amplificador e umas colunas) pareceu-me e esta a parecerme neste momento um grande som e grave mas...
É uma Canopus, e sem uerer ter sido hipócrita, fui simpático com o Canas, e ademais aqui tem um som do caraças...

Mas, nunca compraria um bombo abaixo de 22"

Ainda no sábado estive a afinar a bateria do nosso ciclista Diogo (OGRE), e ele tem um drumcraft com bombo 22".

Toca muito bem e aproveito para dizer já que a tarola da serie 8 (eu tenho uma),
tem um som que mete para canto muitas de vlor a dobrar.

Mas o bombo cumpre e com os microfones desce-se as frequência e os bombos de 16 também ficam a parecer.....

Mas não passa disso Mário...


Abraço
Correcção: D-Ogre tem bombo 20" DrumCraft!

Abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Outubro de 2011   #11
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Correcção: D-Ogre tem bombo 20" DrumCraft!

Abraço!

Claro, eara o que queria diz, até no seguimento do sentido!!
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Outubro de 2011   #12
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Salvaguardando factos como a construção, madeira e qualidade de hardware,

Aquilo que eu tenho verificado:

Profundidade 16. O meu bombo da maple custom é 20x16 e eu posso garantir que nunca tive um som de bombo como tenho agora. Já à uns anos tinha reparado que na Masters de um amigo a profundidade 16... parecia que dava mais grave, mais ataque (estou a comparar maple com maple).
Acabei por abandonar aquilo que defendia à uns dois anos atrás: abandono os 20x20, 22x20, os 20x18. nunca tive um som de bombo como o que tenho agora. Penso que como se desloca menos massa de ar (ou há menos caminho a percorrer ) consigo um som bem mais preciso e gravão (penso que é isso que se pretende num bombo... pouco respiro, grave, definição).

O máximo de que posso falar acima de 20 é um 22x20 que era super descontrolado. Nunca tive oportunidade de experimentar 22x18 (mantendo a proporção que defendo agora).
E atenção, não quero com isto dizer o que é bom ou mau, que as novas maple custom por exemplo vêm com configuração 20x18 e o Pipó do que me recordo usa 20x20. Acredito que funcione, daí se usar!

Mas também tenho vindo a acreditar que tem havido uma modernização a nível de medidas (quem não se recorda dos power toms?), mas se em timbolões acho que resulta bem a profundidade 10x8, 12x8/9 (timbolões muito profundos sinto que "comem" muito som, pouco respirado e reverberante) nos bombos é como referi acima, pelo que tenho experimentado nos kits por onde passo prefiro este "antigamente" de redução de profundidade.

abraço!
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Outubro de 2011   #13
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de JoãoCampos Ver Mensagem
Salvaguardando factos como a construção, madeira e qualidade de hardware,

Aquilo que eu tenho verificado:

Profundidade 16. O meu bombo da maple custom é 20x16 e eu posso garantir que nunca tive um som de bombo como tenho agora. Já à uns anos tinha reparado que na Masters de um amigo a profundidade 16... parecia que dava mais grave, mais ataque (estou a comparar maple com maple).
Acabei por abandonar aquilo que defendia à uns dois anos atrás: abandono os 20x20, 22x20, os 20x18. nunca tive um som de bombo como o que tenho agora. Penso que como se desloca menos massa de ar (ou há menos caminho a percorrer ) consigo um som bem mais preciso e gravão (penso que é isso que se pretende num bombo... pouco respiro, grave, definição).

O máximo de que posso falar acima de 20 é um 22x20 que era super descontrolado. Nunca tive oportunidade de experimentar 22x18 (mantendo a proporção que defendo agora).
E atenção, não quero com isto dizer o que é bom ou mau, que as novas maple custom por exemplo vêm com configuração 20x18 e o Pipó do que me recordo usa 20x20. Acredito que funcione, daí se usar!

Mas também tenho vindo a acreditar que tem havido uma modernização a nível de medidas (quem não se recorda dos power toms?), mas se em timbolões acho que resulta bem a profundidade 10x8, 12x8/9 (timbolões muito profundos sinto que "comem" muito som, pouco respirado e reverberante) nos bombos é como referi acima, pelo que tenho experimentado nos kits por onde passo prefiro este "antigamente" de redução de profundidade.

abraço!
Viva João,

Olha aqui umas notas que deixei noutro tópico sobre uma "experiência", pelos vistos não estas sozinho:

Citação:
Mensagem Original de Alex Soares Ver Mensagem
Prometi a mim mesmo que iria tentar restringir nos comentários quando o assunto fosse bombos e as suas medidas, já que da ultima vez foi a barraca que foi em relação aos diâmetros...


Mas vou contar-vos uma história:

Faz algum tempo (talvez uns meses) que num momento de loucura tomei a decisão de contactar os luthier's de elite no segmento custom do nosso instrumento e respectivos mestres na sua construção... foi um pouco má onda porque à partida sabia que dificilmente teria disponibilidade financeira ou mesmo interesse em gastar tais valores pedidos por essas marcas por uma bateria, mas ainda contactei uma dezena delas lol.
Não comprei uma bateria (como já era esperado) mas foi um estudo de mercado interessante e também ganhei bastante conhecimentos a nível de "construção" de baterias, pois pedia conselhos até ao mais ínfimo pormenor.
Cada um destes mestres apresentava ideais diferentes sobre a construção de baterias e como tirar melhor partido do seu leque de opções para assim construir uma bateria de elite... isso é normal pois é uma forma de se destacar no mercado, mas o que me chamou a atenção desde logo foi que invariavelmente todos tinham ideias semelhantes quando chegava a altura de trocar impressões sobre os bombos e suas medidas, principalmente no comprimento. Todos referiam que o ponto de partida para um bom bombo (som) em termos de profundidade é a medida 16, depois dependendo do tipo de som que se procura, poderá variar entre a medida 14 a 17 (menos em bombos com diâmetros acima dos 22 em que recomendavam no máximo 15/16), sendo que 18 já era puxar um bocadinho mas que ainda apresentava características próprias...
Achei curioso a opinião destes mestres, pois o mercado actual diz-nos precisamente o contrario já que a moda é os bombos "quadrados" (20x20, 22x22, etc) ou bombos com diâmetros menores que o comprimento (20x22, etc) e perguntei o porquê da incoerência. Todos diziam que profundidade acima dos 18 é hype e que o único ponto positivo era a presença em palco pois eles próprios experimentaram com estas medidas e não existia nenhum beneficio em termos de som, muito pelo contrario, ja que piorava... em suma, poderiam construir bombos com essas medidas caso esse fosse o meu desejo, mas não recomendavam caso o que procurasse fosse uma bateria com o melhor som possível ( o que é normal quando se contacta marcas em que o valor mínimo para uma bateria anda a volta dos 3000€).

De cabeça lembro-me que contactei:

Kumu drums
Craviotto
Brady
Odery
Lignum drum
Ayotte
Fidock
Antonio drum
Unix
Contactei mais mas agora não me lembro...
Bombos de 18 são os meus preferidos, tanto com profundidade de 14 ou 16 (dependendo do som que procuro).

São os meus preferidos primeiramente pelo som, desde afinações baixas a altas, e pela portabilidade...
Mas cada um tem o seu gosto e o que me satisfaz a mim, poderá não ser o indicado para ti...

Depois depende do método de construção, dos bearing edges e tipos de madeira...
Existe "bombos e bombos", o resultado final em termos de características sonoras dependerá dos factores que falei acima.

Vídeo de bateria construída com uma madeira densa proveniente da Austrália.

Vídeo de baterias construída em Maple.

Vídeo de bateria construída em Birch.

Vídeo de bateria construída em Bubinga.

Vídeo de baterias construída em Stave.

Vídeo de bateria construída em Steambent.

Apenas para se ter uma ideia (vídeos do Youtube vale o que vale), e isto é tudo material de topo que custa o mesmo que um carro!
__________________
[ex-Alex10]

Última edição de Alex Soares : Ter, 18 de Outubro de 2011 às 06:48.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Outubro de 2011   #14
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Olá Alex!

Foi com muito gosto que li esse texto, de facto desconhecia essa tua busca.
Como referi foi algo que reparei e que muito sinceramente adapto para mim. No entanto, o próprio ideal de som de bateria tem-se "mutado" ao longo dos anos. Eu pelo menos não gosto de ouvir o som anos 70 e 80 de kits. Se calhar as novas profundidades são uma nova geração de sonoridade, no entanto ... nunca tive um bombo com tão bom som como tenho agora.

Acho que isto daria um bom assunto para discussão

Citação:
Mensagem Original de Alex Soares Ver Mensagem
Viva João,
Olha aqui umas notas que deixei noutro tópico sobre uma "experiência", pelos vistos não estas sozinho:
Bombos de 18 são os meus preferidos, tanto com profundidade de 14 ou 16 (dependendo do som que procuro).
São os meus preferidos primeiramente pelo som, desde afinações baixas a altas, e pela portabilidade...
Mas cada um tem o seu gosto e o que me satisfaz a mim, poderá não ser o indicado para ti...
Depois depende do método de construção, dos bearing edges e tipos de madeira...
Existe "bombos e bombos", o resultado final em termos de características sonoras dependerá dos factores que falei acima.

Apenas para se ter uma ideia (vídeos do Youtube vale o que vale), e isto é tudo material de topo que custa o mesmo que um carro!
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 20 de Outubro de 2011   #15
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Boas, eu dava a minha opiniao, mas actualmente estou proibido de neste forum exercer educadamente a minha opiniao sobre algum tema que nao agrade aos interesses do forum.
Peço desculpa por nao te poder dar a minha opiniao.

abraço
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 20 de Outubro de 2011   #16
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de bada Ver Mensagem
Boas, eu dava a minha opiniao, mas actualmente estou proibido de neste forum exercer educadamente a minha opiniao sobre algum tema que nao agrade aos interesses do forum.
Peço desculpa por nao te poder dar a minha opiniao.
Podes opinar, podes crer que sim, não deverias era ter esta atitude manifestamente infantil que estás a demonstrar...

Desculpa ser tão directo, mas pedir para respeitares o concurso da Roland ENQUANTO ESTE AINDA ESTÁ A DECORRER não é proibir-te de nada, é pedir-te educadamente que respeites e aceites que existe um tempo para cada um!

E não estás proibido de exercer educadamente a tua opinião sobre algum tema que não agrade ao interesse do fórum, que eu saiba! Apenas te pedi para respeitares o que ainda ESTÁ EM CURSO!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 20 de Outubro de 2011   #17
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de JoãoCampos Ver Mensagem
Salvaguardando factos como a construção, madeira e qualidade de hardware,

Aquilo que eu tenho verificado:

Profundidade 16. O meu bombo da maple custom é 20x16 e eu posso garantir que nunca tive um som de bombo como tenho agora. Já à uns anos tinha reparado que na Masters de um amigo a profundidade 16... parecia que dava mais grave, mais ataque (estou a comparar maple com maple).
Acabei por abandonar aquilo que defendia à uns dois anos atrás: abandono os 20x20, 22x20, os 20x18. nunca tive um som de bombo como o que tenho agora. Penso que como se desloca menos massa de ar (ou há menos caminho a percorrer ) consigo um som bem mais preciso e gravão (penso que é isso que se pretende num bombo... pouco respiro, grave, definição).

O máximo de que posso falar acima de 20 é um 22x20 que era super descontrolado. Nunca tive oportunidade de experimentar 22x18 (mantendo a proporção que defendo agora).
E atenção, não quero com isto dizer o que é bom ou mau, que as novas maple custom por exemplo vêm com configuração 20x18 e o Pipó do que me recordo usa 20x20. Acredito que funcione, daí se usar!

Mas também tenho vindo a acreditar que tem havido uma modernização a nível de medidas (quem não se recorda dos power toms?), mas se em timbolões acho que resulta bem a profundidade 10x8, 12x8/9 (timbolões muito profundos sinto que "comem" muito som, pouco respirado e reverberante) nos bombos é como referi acima, pelo que tenho experimentado nos kits por onde passo prefiro este "antigamente" de redução de profundidade.

abraço!
Grande mano,

Exacto a explicação em termos de profundidade e aquilo que afecta em termos sonoros é a seguinte:

A profundidade irá dar o TEMPO DA NOTA. O tempo da nota é o tempo que ar demora a deslocar-se da pele de ataque ( após a kickada claro ) até à pele de ressonância e na maioria dos casos ( salvo os casos em que a pele não tem buraco ) depois sair para fora pelo buraco.

Este tempo da nota influencia o som claro. Agora em termos de grave, punch e ataque é exactamente igual termos um 20x16" ou 20x20". Não é por ser 20x20" que vai ter mais grave ou ser mais "bruto" em termos de som.
Explicando isto rapidamente num 20x16" tens um som com grave, punch e ataque mas tens um tempo de nota mais curto ( TUM ) Num 20x20" tens igualmente grave, punch, ataque mas tens um tempo de nota maior ( TUMMM ).

Agora ter um 20x20" de uma marca mais ranhosa ou ter um 20x20" da Canopus ou DW não dá para comparar em termos de qualidade sonora.. é que é algo inexplicável a diferença do som.

Eu vou receber aqui na loja um kit 100% Steam Bent em Maple, estilo craviotto, com bombo 20x16" que tem um som inacreditável.. só ouvindo mesmo.. A ressonância, projecção, nota é algo diferente de uma construção em plys de madeira porque simplesmente o steam bent não tem cola a tapar o som, então é um som incrivel, natural e ressonante.

Abraços!!!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Garantia sobre venda de pratos novos - Acham que é possível existir semelhante garantia? Madeira Pratos (Cymbals) 54 Qua, 11 de Maio de 2011 16:09
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53



São agora 14:26. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it