Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 14 de Agosto de 2013   #1
suparfly
 
Membro desde: 10-Set-2009
Local: cascais
Mensagens: 23
suparfly está no bom caminho
Micar uma bateria

Boas, antes de mais peço desculpa pela falta de termos técnicos mas ainda sou muito ignorante em relação à parte "electrónica" disto, estou agora a tentar aprender.

O meu objectivo é micar a minha bateria, tenho aqui uma foto antiga mas apesar de algumas mudanças na bateria a disposição de tudo é a mesma.

http://img143.imageshack.us/img143/9171/l1010671.jpg

O espaço duma ponta à outra será de +- 2.5 metros de comprimento e 1.5 metros de largura, em termos de altura está mais baixo do que o mostrado na foto, mas isso penso ser irrelevante visto que os overheads podem estar mais altos.


Eu gostaria de mixar a bateria decentemente, nada profissional, mas com alguma qualidade.

Devo ter cerca de 500 euros de orçamento para mesa de mistura + microfones, talvez mais pois isto é um projecto que não me importo de ir investindo a longo prazo também. Isto é um valor viável para começar?


Como sei não tenho orçamento para meter 1 micro em cada timbalão + tarola + bombo + prato choque etc... por isso a ideia inicial foi de 1 micro para o bombo, 1 para a tarola, 1 micro para prato de choque e 2 overheads. Ou seja, 5 microfones no total.



A primeira dúvida é:

Será que o micro na tarola é necessário? E pergunto-me se até o do prato de choque, isto com base numa coisa.

Tal como disse não tenciono atingir uma micagem profissional, por isso será que se micar a tarola e o prato de choque, não se vai notar uma grande diferença de qualidade duns sitios para os outros, em comparação a ter 2 bons overheads + 1 micro no bombo ?




A segunda dúvida, depois de resolvido o problema na primeira questão, é mesmo quais os microfones e mesa de mistura a comprar?



Obrigado desde já pela ajuda.


Cumps.
suparfly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Micar uma bateria

Começa por aqui: http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #3
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: Micar uma bateria

Com esse orçamento já consegues algo bastante razoável, então se procurares usado podes conseguir material algo melhor. Para te ajudar vou-te dizer o que fazia no teu caso, com esse orçamento:
Dividia aproximadamente o valor a meio, metade para os micros e metade para a mesa de mistura. Ficarias bem servido com uma Soundcraft EPM 8 (http://www.thomann.de/pt/soundcraft_epm_8.htm !!Não tem efeitos, atenção!! - 244€) ou, se não prescindires dos efeitos, por 239€ tens uma Behringer X2222 (http://www.thomann.de/pt/behringer_xenyx_x2222_usb.htm), com um pouco menos de qualidade como será de esperar.

Sendo assim sobram cerca de 250€ para os microfones, e pelo preço duvido que arranjes melhor do que estes (245€): http://www.thomann.de/pt/samson_7kit_drumset.htm
Já experimentei e são bastante bons para o preço. Tenho os Sennheiser e604 e olha que a diferença não é assim tanta (claro que é alguma, dois micros custam tanto como este set todo, mas para o que me parece que tu precisas devem chegar bem). Há por aí muitas review pela net, podes ler algumas para ficares mais esclarecido.

Ainda te sobram cerca de 15 euros, visto que ainda te falta 1 micro (esses Samson separados custam cerca de 20/25€), suportes para os overheads e cabos para isso tudo, passa um pouco o orçamento mas penso que será um bom investimento.

Espero ter ajudado e força nisso, tens aí uns K's a brilhar, que espetáculo

Abraço,
Qualquer dúvida dispõe.
João Ramos
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #4
suparfly
 
Membro desde: 10-Set-2009
Local: cascais
Mensagens: 23
suparfly está no bom caminho
Re: Micar uma bateria

Citação:
Mensagem Original de João Ramos Ver Mensagem
Com esse orçamento já consegues algo bastante razoável, então se procurares usado podes conseguir material algo melhor. Para te ajudar vou-te dizer o que fazia no teu caso, com esse orçamento:
Dividia aproximadamente o valor a meio, metade para os micros e metade para a mesa de mistura. Ficarias bem servido com uma Soundcraft EPM 8 (http://www.thomann.de/pt/soundcraft_epm_8.htm !!Não tem efeitos, atenção!! - 244€) ou, se não prescindires dos efeitos, por 239€ tens uma Behringer X2222 (http://www.thomann.de/pt/behringer_xenyx_x2222_usb.htm), com um pouco menos de qualidade como será de esperar.

Sendo assim sobram cerca de 250€ para os microfones, e pelo preço duvido que arranjes melhor do que estes (245€): http://www.thomann.de/pt/samson_7kit_drumset.htm
Já experimentei e são bastante bons para o preço. Tenho os Sennheiser e604 e olha que a diferença não é assim tanta (claro que é alguma, dois micros custam tanto como este set todo, mas para o que me parece que tu precisas devem chegar bem). Há por aí muitas review pela net, podes ler algumas para ficares mais esclarecido.

Ainda te sobram cerca de 15 euros, visto que ainda te falta 1 micro (esses Samson separados custam cerca de 20/25€), suportes para os overheads e cabos para isso tudo, passa um pouco o orçamento mas penso que será um bom investimento.

Espero ter ajudado e força nisso, tens aí uns K's a brilhar, que espetáculo

Abraço,
Qualquer dúvida dispõe.
João Ramos



Boas João, muito obrigado desde já pela ajuda, 5 estrelas. Mas tenho uma dúvida, será que não compensa comprar micros de mais qualidade mas menos? Por exemplo micar apenas o bombo + tarola e 2 overheads? O guitarrista com que toco tem um micro SM57 da sure, que se não nos enganamos pode servir para por exemplo micar a tarola.

Pergunto isto mesmo na ignorância, não tenho conhecimento nenhum na matéria, não sei se depois os overheads apenas conseguem apanhar bem os pratos + timbaloes. Mas fiquei na dúvida entre os micros de boa qualidade mas menos, ou menor qualidade mas mais.

Mais uma vez, muito obrigado.
Abraço
suparfly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #5
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Micar uma bateria

Citação:
Mensagem Original de suparfly Ver Mensagem
Mas tenho uma dúvida, será que não compensa comprar micros de mais qualidade mas menos? Por exemplo micar apenas o bombo + tarola e 2 overheads? O guitarrista com que toco tem um micro SM57 da sure, que se não nos enganamos pode servir para por exemplo micar a tarola.
Eu comprava um set de micros. Penso que é preferível. Se tiveres um micro para cada peça da bateria, vai soar bastante melhor, mesmo que os micros sejam de menor qualidade que 2 ou 3 de alta gama a micar tudo.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #6
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: Micar uma bateria

Concordo com o SilverDrummer.

Sim, o Shure SM57 é um dos microfones mais famosos, principalmente na estrada, e serve para micar amplificadores, tarolas, timbalões. Até há que use para captar o kick do bombo (o som mais estalado), apesar de não achar que dê saúde nenhuma ao microfone, que tem um SPL baixo comparando com os próprios para bombo (D112, Beta 52, D6..). Não vás é na conversa de alguns "técnicos de som" que andam por aí como já cheguei a ouvir: "Epá aqueles Shure 57 são muita bons, aquilo por cima dos pratos apanha tudo que é uma maravilha!". Ora bem, um micro direccional para apanhar pratos? Então não percebo o porquê de normalmente se usarem condensadores para este fim

A vantagem de comprares menos agora mais com mais qualidade é daqui a uns tempos poderes ampliar o set e ficares já com microfones para a vida, mas sinceramente eu não ia por aí. Pessoalmente, e ao contrário da opinião de muitas outras pessoas (atenção, é mesmo opinião pessoal) não gosto assim tanto do som que os overheads captam dos timbalões. É óbvio que não tem a definição de um micro que está exclusivamente para essa peça. O ideal e o que se faz normalmente é equilibrar o som desses micros com o dos overheads de modo a dar um pouco de brilho ao som, até porque normalmente não faço SOLO aos overheads quando estou a fazer som à bateria (solo é ouvir apenas esses microfones/canais). Tenho a mistura dos micros dedicados e vou subindo os faders dos overheads até ter o som que procuro, natural e equilibrado.

Mas como já me estou a alargar, deixo-te a minha opinião resumida: eu apostava na SoundCraft, tem bastante qualidade para o preço, não te vai deixar mal certamente, e comprava o kit de microfones que te mostrei. Se vires que com o tempo precisas de mais podes começar por comprar por exemplo um Shure SM57 (eu ia para o Audix i5, que como o Gavin Harrison diz, soa semelhante ao 57 mas não tem o problema da ponta estar "solta" e de vez em quando fazer ruído). A qualquer momento também podes vender esse set, ou ficar com ele para uso em sítios mais pequenos onde não compense andar com material muito caro.

A seguir aos meus e604 adorava que viessem os MD421, não sei se conheces. Esses são umas valentes bombas, mas também não tenho orçamento isso agora eheh

Abraço, qualquer coisa já sabes!
João Ramos
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #7
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Micar uma bateria

Esquece a mesa de mistura. Compra 2 overheads e 1 d bombo. O resto do guito compra um interface de audio. Deixo um video gravado so com 2 overheads e 1 micro em cada bombo. Abraco.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #8
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: Micar uma bateria

Carlos Ramos, na minha opinião se vai comprar uma interface áudio, para além de gastar um pouco mais do que uma mesa de mistura, vai ficar mais limitado futuramente. Se quiser utilizar ao vivo não servirá tão bem, e com os microfones que lhe indiquei terá boa qualidade.

Deixo-vos um vídeo que gravei há quase 1 ano, com micros de gama baixa (só o da tarola é que é um Shure SM58, semelhante ao SM57), em que a qualidade, para os microfones que são, está bastante razoável. Com os Samson certamente terás melhor qualidade. No vídeo só estou a usar microfones na tarola, nos toms e no bombo (o overhead estava desligado), mixado numa mesa de 4 canais.

Abraços
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #9
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Micar uma bateria

Peco desculpa mas continuo a discordar. Comprar uma mesa fraca é estar a jogar dinheiro fora. Desenrrasca nas 2 situacoes mas nao serve bem nenhuma das duas.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #10
suparfly
 
Membro desde: 10-Set-2009
Local: cascais
Mensagens: 23
suparfly está no bom caminho
Re: Micar uma bateria

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
Esquece a mesa de mistura. Compra 2 overheads e 1 d bombo. O resto do guito compra um interface de audio. Deixo um video gravado so com 2 overheads e 1 micro em cada bombo. Abraco. http://m.youtube.com/watch?v=LDOtHxvdcgg

Era mesmo essa a ideia que eu e o meu amigo tinhamos e estamos mais inclinados para isso. O interface na minha opinião é uma melhor escolha que uma mesa de mistura, visto que queremos usar o PC para "tratar" a música.

Já subi o orçamento um pouco para comprar um TASCAM US-1800 (interface) que consigo que venha da america 100 euros mais barato e tamos a pensar em 2 overheads (AT2020) e o micro para o bombo (D 112)

Última edição de suparfly : Qui, 15 de Agosto de 2013 às 23:30.
suparfly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #11
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Micar uma bateria

E uma excelente opcao. Dessa forma podes gravar em multipistas. Devqualquer forma aconselho-te a ver os equipamentos da focusrite, que na minha opiniao, sao os melhores - qualidade preco.
Grande abraço.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Agosto de 2013   #12
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: Micar uma bateria

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
Peco desculpa mas continuo a discordar. Comprar uma mesa fraca é estar a jogar dinheiro fora. Desenrrasca nas 2 situacoes mas nao serve bem nenhuma das duas.
Sim, nisso concordo. Claro que não será uma grande mesa de mistura, mas servia para o que queria. E ainda assim, se vai comprar uma interface com 8 canais e gastando 300€ ou 400€ não sei se consegue algo de muito bom, mas não estou tão dentro disso..

Mas sem dúvida que será uma boa aquisição a longo prazo. Quando tiveres microfones para tudo tirarás mais partido da gravação multi-pistas que é sem dúvida muito útil.

Quanto ao D112, eu tenho e um e gosto, mas sinceramente se queres um som mais fácil de tirar de um bombo aconselhava-te a ires para o 52. É praticamente pôr à frente do bombo, dar-lhe um pouco de EQ e está feito, enquanto que com o D112 tens de ter mais alguma preocupação com a posição dele (a minha opinião atenção) e abrir um pouco mais a equalização. Ao vivo normalmente ponho-lhe gate e compressor e também se torna fácil ter um bom som, mas ao início quase me arrependi da compra

Boa sorte com as compras
Abraço
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Agosto de 2013   #13
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: Micar uma bateria

Boas

Penso que a melhor ideia é juntares as ideias dos dois Ramos tanto o João como o Carlos tem alguma razão no que dizem.

Se o que procuras é exclusivamente para gravações, na minha opinião, deves arranjar um interface multipistas de 8 canais e micros para a bateria toda.

Uma gravação só com 2 overheads e micro do bombo é muito limitativa para aquilo que podes conseguir ao trabalhar o som posteriormente no teu PC. Com a devida excepção dos 2 overheads, que devem ter um som abrangente tanto a captar os pratos como a dar algum corpo ao som geral da bateria, todos os outros devem captar uma peça especifica para depois conseguires trabalhar com isso. Só assim vais conseguir trabalhar um som stereo da bateria que faz uma grande diferença no produto final.

Esse kit de micros que João Ramos te aconselhou parece-me bastante razoavel, embora para o teu kit precises de mais alguns micros (tens 4 toms em vez dos 3 normalmente usados). Podes sempre passar um dos 4 micros tarola/tom que ias usar na tarola para o teu 4º tom e usar o SM57 que falaste na tua tarola. Ficas assim com 8 vias ocupadas e ficas sem via para o hi-hat. É decidires o que é mais importante, um 4º tom ou um hi-hat bem micado.

Fico a aguardar para saber o que fizeste.

Nota: não te esqueças que esse teu investimento pode até servir para captares som de outras baterias que precisem desse equipamento, podes sempre vir a lucrar com isso. Se eu tivesse um espaço para tal, era o que fazia.
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Agosto de 2013   #14
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Micar uma bateria

Vou-vos ser sincero. Nunca precisei de usar o som do mic de hihat. Por norma tenho montado. Mas raramente o utilizo. Boa captacao d overheads tens tudo o q quiseres. Depois tens os mics das peças para focar.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Agosto de 2013   #15
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: Micar uma bateria

Sim, nesse aspeto concordo com o Carlos, não é algo absolutamente necessário. O que poderás fazer é colocar um mais perto dos pratos de choque e apenas um por cima, mas geralmente não é preciso.. Basta dois overheads por cima, um na posição das 9 e outro na das 3 (Left/Right), para teres uma imagem stereo da bateria e depois os microfones para os timbalões a focar. Consegues excelentes resultados assim
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Agosto de 2013   #16
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Micar uma bateria

Citação:
Mensagem Original de João Ramos Ver Mensagem
Quanto ao D112, eu tenho e um e gosto, mas sinceramente se queres um som mais fácil de tirar de um bombo aconselhava-te a ires para o 52. É praticamente pôr à frente do bombo, dar-lhe um pouco de EQ e está feito, enquanto que com o D112 tens de ter mais alguma preocupação com a posição dele

isso é verdade eu uso um D112, e se ele desviar um bocadinho do sitio muda logo o Som , mas se tiver no sitio certo
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Agosto de 2013   #17
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Micar uma bateria

sinceramente nao acho que seja preciso sequer nenhum micro mais perto dos choques. a maioria das vezes a pergunta é... como é q eu me livro deles... principalmente dos micros d tarola.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Bem podia ser uma conversa de explanada.. :) Sixxen Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 3 Qui, 1 de Dezembro de 2011 04:50
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
Compro uma bateria em segunda mão ou uma bateria electrónica? hagaroterrivel Aconselhamento para a compra de material 7 Qua, 10 de Agosto de 2011 13:00
Cometi uma loucura... Actualizado! [Pearl Demon Drive] AlexXx Hardware, Acessórios e Equipamentos 38 Qua, 13 de Janeiro de 2010 22:30



São agora 08:58. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it