Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 17 de Janeiro de 2009   #1
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Dúvida: Ao treinar um Paradiddle, acelero e encurso as bpm, e já não sei o que obenho...

Ora boas malta. Ultimamente ando cá com uma ideias, ou seja, quando exercito o paradiddle, (o mais simples, ou seja RL, RR, LR, LL), começo a acelerar e a encurtar o bpm, e chego a um ponto no qual já não sei se ainda se pode considerar paradiddle, ou apenas um arrufe com acentuações nas partes correspondentes atrás exemplificadas...
Comentem e peço aos mais iluminados que tirem esta dúvida... abrAÇOs!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Janeiro de 2009   #2
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Re: Paradiddle

Boas

A ver se consigo dar uma ajudita por aqui.

Nota introdutoria:
Lembrar que o paradiddle é um rudimento de bateria. Sao padroes geralmente, formados, por padroes que criam o vocabulario da bateria e que podem ser usados, combinados numa grande variedade de formas para criar a nossa musica.

Antes de mais quero alertar que esta é uma visao muito propria, resultante de vários estudos e conclusoes.

Quanto a mim é de referir que o paradidle sendo uma tecnica eu nao o aceito como tal. Sendo tomado apenas como uma tecnica recorremos nessa situaçao que referes.

Vejo o paradiddle da seguinte forma.

Vamos contar ate 8:

1---2---3---4---5---6---7---8---

Agora vamos assumir R como a mao esquerda e L como a mao direita (como ja todos devem ter conhecimento). Vamos tocar o R em 1,3,4 e 6 e nas restantes 4 batidas tocams com a L
Sendo assim temos:

1---2---3---4---5---6---7---8---
R---L---R---R---L---R---L---L---

Se o fizermos contando (usem o metronomo) vamos ver que nao ha aceleraçoes nem tentativas ou tentaçoes de acelerar ou adulterar o exercicio.

Por outro lado, podemos cair no tal erro, esse erro faz-se porque ou nao contamos, ou simplesmente queremos usar a tecnica do paradidle para fazer outra coisa que nos faça "sentir".

Vou tentar explicar erros que podem acontecer. Mas agora com contagem de 1 a 6.


1---2---3---4---5---6---
R---L---R-R-L---R-L-L---

E isto é um paradiddle? Bom, na realidade é um paradidle, porque usamos a tecnica de RLRR e LRLL mas nao estamos a fazer com "espaçamentos" de tempo iguais o que por vezes nos pode fazer soar a algo diferente... estranho!

Para iniciar aconselho que façam o exemplo de 1 a 8. Depois tudo surgirá com naturalidade!

Lembrem-se que, isto é o começo dos paradiddles... Depois ha muitas variaçoes com os paradiddles-diddles e com flams (nesta ou noutra nota)


Um abraço
DrumScores

DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Janeiro de 2009   #3
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Paradiddle

Citação:
Mensagem Original de DrumScores Ver Mensagem
Boas

A ver se consigo dar uma ajudita por aqui.

Nota introdutoria: Lembrar que o paradiddle é um rudimento de bateria. Sao padroes geralmente, formados, por padroes que criam o vocabulario da bateria e que podem ser usados, combinados numa grande variedade de formas para criar a nossa musica.

Antes de mais quero alertar que esta é uma visao muito propria, resultante de vários estudos e conclusoes.

Quanto a mim é de referir que o paradidle sendo uma tecnica eu nao o aceito como tal. Sendo tomado apenas como uma tecnica recorremos nessa situaçao que referes.

Vejo o paradiddle da seguinte forma.

Vamos contar ate 8:

1---2---3---4---5---6---7---8---


Agora vamos assumir R como a mao esquerda e L como a mao direita (como ja todos devem ter conhecimento). Vamos tocar o R em 1,3,4 e 6 e nas restantes 4 batidas tocams com a L
Sendo assim temos:

1---2---3---4---5---6---7---8---
R---L---R---R---L---R---L---L---


Se o fizermos contando (usem o metronomo) vamos ver que nao ha aceleraçoes nem tentativas ou tentaçoes de acelerar ou adulterar o exercicio.



Por outro lado, podemos cair no tal erro, esse erro faz-se porque ou nao contamos, ou simplesmente queremos usar a tecnica do paradidle para fazer outra coisa que nos faça "sentir".



Vou tentar explicar erros que podem acontecer. Mas agora com contagem de 1 a 6.




1---2---3---4---5---6---


R---L---R-R-L---R-L-L---



E isto é um paradiddle? Bom, na realidade é um paradidle, porque usamos a tecnica de RLRR e LRLL mas nao estamos a fazer com "espaçamentos" de tempo iguais o que por vezes nos pode fazer soar a algo diferente... estranho!




Para iniciar aconselho que façam o exemplo de 1 a 8. Depois tudo surgirá com naturalidade!



Lembrem-se que, isto é o começo dos paradiddles... Depois ha muitas variaçoes com os paradiddles-diddles e com flams (nesta ou noutra nota)




Um abraço


DrumScores






Obrigado e já estive a experimentar a bater com as mãos aqui na mesa e resulta como tu dizes. No entanto eu faço esse exercício acelerando-o ao máximo que consigo, ou seja subdividindo ao máximo os tempos entre cada nota... Resumindo, o que eu faço, ao início é um paradiddle, mas depois parece mais um double stroke/roll, com acentuações na esquerda, direita, direita, esquerda e por aí fora... Faço-me entender...? abrAÇO!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Janeiro de 2009   #4
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Re: Paradiddle

... Penso que sim...

Mas nao consigo ajudar mais... desculpa... tenta fazer lento, muito lento e depois ir acelerando...

Um abraço
DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Janeiro de 2009   #5
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Paradiddle

Faz um videozinho...
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Janeiro de 2009   #6
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Paradiddle

Citação:
Mensagem Original de DrumScores Ver Mensagem
... Penso que sim...

Mas nao consigo ajudar mais... desculpa... tenta fazer lento, muito lento e depois ir acelerando...

Um abraço
DrumScores
Ok. Vou continuar a praticar. abrAÇO!

Jorge Cardoso adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 46 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Faz um videozinho...
Ando a preparar um solo de bateria meu já há uns tempos, mas ando indeciso entre as ligações que cada parte do solo deve ter... Ou seja, já tenho diversas patterns feitas, mas falta-me as respectivas ligações para completar a "song".
Quando fizer o vídeo, executo também, à parte o tal paradiddle que eu falo, depois podem comentar melhor. abrAÇO!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."

Última edição de Jorge Cardoso : Seg, 19 de Janeiro de 2009 às 00:27. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Janeiro de 2009   #7
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Re: Paradiddle

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Faz um videozinho...

Posso tentar fazer... mas temo pela qualidade...

Vou tentar e depois logo vejo o que se consegue


drumscores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Janeiro de 2009   #8
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Dúvida: Ao treinar um Paradiddle, acelero e encurso as bpm, e já não sei o que obenho.

Estares a par do movimento rudimentar em tempos rápidos pode ser um problema, principalmente quando o rudimento te permite batidas consecutivas e lineares, sem flams.

Para tirares a dúvida, vais acelerando. E chegas à velocidade de ponta, por assim dizer, e já não sabes se são doubles ou diddle. Depois da velocidade de ponta tenta diminuir a velocidade outra vez sem mudar o mecanismo que estás a utilizar para a paradiddle.

Se o teu paradiddle soar a rufar no final, é muito bom. Rufar em paradiddle!

Motivação e inspiração!

Última edição de warlike : Qua, 21 de Janeiro de 2009 às 19:59.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
Divulgação: Festival Juvefest - Maio 2006 - Vila da Feira bada Concertos, Exposições e Eventos (geral) 13 Qua, 26 de Julho de 2006 10:03



São agora 06:17. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it