Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Percussão
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Percussão Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc dos restantes instrumentos de percussão


Resposta
Opções
Não lido Sex, 11 de Março de 2011   #1
DANR
 
Membro desde: 10-Mar-2011
Local: Leiria
Mensagens: 20
DANR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Instrumentos Handpan

Criei este post para que todos os membros pudessem falar sobre este tipo de instrumentos, e eu do conhecimento que tenho tentar partilhar o máximo possivel.

Se houver alguém entendido no assunto gostava que partilha-se o seu conhecimento.

Para começar vou começar por descrever que tipo de instrumento é.

Handpan é uma familia de instrumentos parecidos com o steel drum mas tocados com as mãos.

Exemplos: Hang, Halo, Bells, Caisa, Hang SPB, Disco Harmonico, Space Drum, Bali Steel Dum, Hapi, Zen Tambour, Milltone, Eclipse Drum, etc.

Estes instrumentos surgiram com mais força a partir do ano 2000 que foi quando surgiu o Hang, que foi inventado pelos senhores Felix Rohner e Sabina Schärer que criaram uma instituição (eles não gostam que chamem empresa) que se chama PANART em Bern, Suiça.

O Hang surgiu depois de uma pesquisa de 15 anos, pois as pesquisas começaram em 1985. Nesses 15 anos testaram vários tipos de metais porque se queriam livrar o metal que era utilizado nos steel drums. O metal que é usado para o fabrico dos Hangs chama-se Pang que é um aço nitretado, muito resistente e não oxida.

De 2000 até 2006 foi vendido em várias lojas espalhadas pelo mundo, a partir dessa data só é possivel ter um, enviando uma carta para a Panart e justificar porque merece um e esperar alguns anos de espera porque o numero de pedidos é muito grande e construção é lenta pois é de fabrico artesanal.

O Hang não foi criado como instrumento musical, mas sim para meditação. Também é usado por curandeiros.

As imitações mais proximas são o Halo que é fabricado pela americana Pantheon Steel, o Bells pela espanhola Bellart, e no final de 2010 um russo criou o Hang SPB.

Por agora ficam com um cheirinho da historia, estou disposto a aprofundar mais o assunto se acharem interessante.

Estou aberto a qualquer tipo de questões ou duvidas.

Podem ir vendo alguns videos sobre estes instrumentos nos meus sites abaixo indicados.

DANR adicionou o seguinte texto, 846 minutos e 31 segundos depois:

Agora vou falar um pouco da forma fisica do Hang, Halo e Bells.

O Hang é composto pelo lado Ding que é o lado onde tem uma nota central e em seu redor pode ter 7 ou 8 notas e o outro lado é o lado Gu que tem um orificio que pode ser usado como Udu. É completamente oco por dentro. O Halo e o Bells têm o mesmo formato.

O Hang desde o ano 2000 até aos dias de hoje teve 4 gerações.

Primeira geração foi de 2001 a 2005 com 7 ou 8 notas e várias escalas

Segunda geração de 2006 a 2007 com 7 ou 8 notas e várias escalas

Integral Hang de 2008 a 2009 de 7 notas e só com uma unica escala que é D3 Ding A3, Bb3, C4, D4, E4, F4, A4

Em 2010 foi criado o Free Integral Hang também só com 7 notas e também com a mesma escala D3 Ding A3, Bb3, C4, D4, E4, F4, A4

Para saber mais pormenores detalhes fisicos entre modelos podem visitar este link: http://www.hangblog.org/the-hang-lexicon/#lowvoice

O Bells tem 2 versões.

A primeira versão entre 2009 e 2010, existiu em 7 e 8 notas com várias escalas.

A segunda versão desde o inicio de 2011 só existe em 7 notas com várias escalas.

Este é o site: www.bellart.es

Halo desde 2008 até ao momento existe uma só versão com várias escalas de 7 e 8 notas.

Este é o site: www.pantheonsteel.com

Última edição de DANR : Dom, 11 de Setembro de 2011 às 17:53. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
DANR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Março de 2011   #2
JMiguelR
 
Membro desde: 13-Mai-2010
Local: Stª Maria da Feira
Mensagens: 313
JMiguelR tem uma aura espectacular à voltaJMiguelR tem uma aura espectacular à volta
Re: Instrumentos Handpan

Citação:
Mensagem Original de DANR Ver Mensagem
e o outro lado é o lado Gu que tem um orificio que pode ser usado como Udu.
O que é isso de Udu?
__________________
Murat Diril Cymbals www.muratdiril.com | Distribuidor Alemão www.muratdiril.de

JMiguelR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Março de 2011   #3
DANR
 
Membro desde: 10-Mar-2011
Local: Leiria
Mensagens: 20
DANR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Instrumentos Handpan

Udu é um instrumento de percurssão feito em barro, muito usado no oriente.

Aqui tens 2 videos e uma foto do instrumento.

Video de musica de Hang com Udu:
Video tocando Hang com o lado Gu como fosse um Udu:
Imagem Anexada
File Type: jpg Schlagwerk+U60+Bass+Udu.jpg (44,4 KB, 9 leituras)

Última edição de DANR : Sáb, 12 de Março de 2011 às 15:24.
DANR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Março de 2011   #4
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Instrumentos Handpan

Um vídeo que eu adora sobre este instrumento:

serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Março de 2011   #5
DANR
 
Membro desde: 10-Mar-2011
Local: Leiria
Mensagens: 20
DANR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Instrumentos Handpan

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Um vídeo que eu adora sobre este instrumento:

http://www.youtube.com/watch?v=UNJswfXKJ3s
Também é para mim um dos videos e artista de Hang preferidos.
Mas também tenho outras referências como o Manu Delago e Liron Mann

Video Manu Delago:

Video Liron Mann (surpreende a velocidade de execucção):
DANR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Março de 2011   #6
LIONEL VIEIRA
 
Membro desde: 26-Dez-2010
Local: BRAGA
Mensagens: 346
LIONEL VIEIRA será famoso em breve
Re: Instrumentos Handpan

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Um vídeo que eu adora sobre este instrumento:

http://www.youtube.com/watch?v=UNJswfXKJ3s
hei man ; chamou-me mesmo a atençao, olha onde posso adquirir um e quanto custa ?
obrigado
LIONEL VIEIRA não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 12 de Março de 2011   #7
DANR
 
Membro desde: 10-Mar-2011
Local: Leiria
Mensagens: 20
DANR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Instrumentos Handpan

Citação:
Mensagem Original de LIONEL VIEIRA Ver Mensagem
hei man ; chamou-me mesmo a atençao, olha onde posso adquirir um e quanto custa ?
obrigado
As maneiras de ter um Hang são:
Até 2006 foi vendido em várias lojas do mundo a partir de 2007 só é possivel através de envio de uma carta para a instituição Panart, na Suiça, a justificar porque o merece e depois esperar que aceitem o pedido e depois esperar cerca de 3 anos até o fazerem porque a fila de espera é longa, mas a ultima versão de 2011 eles dizem que não é para musicos por isso esqueçam.

A outra maneira é comprar usado no ebay onde os preços chegam a valores de 3000, 4000, 5000 euros ou mais. Mas cuidado porque muitos deles já estam desafinados e a panart não afina Hangs vendidos usados, mas eu conheço algumas pessoas na europa que conseguem afinar.

As imitações mais proximas são o Halo que é fabricado pela americana Pantheon Steel, o Bells pela espanhola Bellart, e no final de 2010 um russo criou o Hang SPB e não é preciso carta a justificar porque o mereçe.

Tanto o Halo como o Bells as listas de espera já estão fechadas.

O Hang SPB ainda está aceitar pedidos.

Os preços novos variam entre os 1000 e 1500 euros.

Também existe a Caisa, não tem um som tão bom mas já dá para brincar, mas desafina com facilidade e oxida com facilidade. É feita na Alemanha e custa 800 euros.
DANR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Março de 2011   #8
DANR
 
Membro desde: 10-Mar-2011
Local: Leiria
Mensagens: 20
DANR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Instrumentos Handpan

Encontrei á venda um handpan com melhor qualidade que a Caisa mas não tão bom como o Hang, o Halo, o Bells, ou o Hang SPB.

Aqui têm o site da loja:
http://www.didgeridoo-passion.com/en...-pan-drum.html

Aqui têm o site do constructor com videos de cada escala:
www.balisteelpan.com
DANR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 11 de Setembro de 2011   #9
DANR
 
Membro desde: 10-Mar-2011
Local: Leiria
Mensagens: 20
DANR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Instrumentos Handpan

Oi pessoal,

Quero informar a existência de outro criador de handpans. Ele é italiano, já começou há cerca de 3 anos mas a qualidade do som era muito fraca, mas desde do inicio do ano tem melhorado bastante o som apesar de ainda não ser equiparado ao Hang, Halo, Bells ou o SPB.
Podem ver alguns videos no seu canal do youtube.
www.youtube.com/user/marcodellaratta
O preço é de 500 euros.

Entretanto apareceram mais dois criadores mas ainda estão em fase de pesquisa, sem aceitar pedidos.
Estes são os sites:
www.youtube.com/user/SonobeSteelpan
www.terratonz.com

Última edição de DANR : Dom, 11 de Setembro de 2011 às 18:30.
DANR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Novo Membro DANR Apresentação de Novos Membros 13 Sáb, 12 de Março de 2011 18:19
Onde se vendem instrumentos medievais? andre_vg Percussão 6 Ter, 23 de Dezembro de 2008 16:21
Instrumentos de percussão: O Bodhrán - As origens, a história e como tocar Bugradi Percussão 1 Ter, 15 de Julho de 2008 15:36
Instrumentos Musicais - O que são e como se subdividem (artigo da Wikipedia) shorebrak Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Seg, 3 de Março de 2008 18:41
Onde encontrar lojas de instrumentos musicais em Toquio, Japao? tiagop Som, Acústica, Software e Sites de internet 21 Qua, 8 de Agosto de 2007 23:03



São agora 13:34. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it