Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 3 de Maio de 2010   #1
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Boas pessoal.

Eu vou construir, ou pelo menos tentar construir, uma tarola.
As medidas irão ser 13x7 e a madeira em mogno.
O método que queria experimentar era o stave.

Pedia então ao pessoal que já se dedicou à bricolage, e eu sei que há por aí alguns, para me darem umas dicas.

Tudo o que sei, foi informação que tirei deste site que acho que está muito completo.
Deixo aqui para quem quiser checkar:
http://pdgood.us/drumshed/

A minha dúvida por agora,é:
Faço a tarola com 12 ou 16 pedaços de madeira?

Eu estava a pensar fazer com 12, porque seria mais madeira,logo menos cola...mais ressonância.

Já estive a ver para os dois casos (de 12 e 16 pedaços) quais as medidas de largura das peças e o ângulo em que as devo cortar para encaixar.

Outra dúvida para mais tarde é , que tipo de cola usar?

Espero que me possam ajudar.

Abraços,
Daniel
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 3 de Maio de 2010   #2
skm241
 
Membro desde: 22-Nov-2008
Local: Estoril
Mensagens: 343
skm241 está no bom caminho
Re: Construção de tarola

Boas,
estive à procura deste tópico, talvez te ajude. http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9342

Abraço.
__________________
O melhor clube é http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=12861 ....
skm241 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 4 de Maio de 2010   #3
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Construção de tarola

Citação:
Mensagem Original de skm241 Ver Mensagem
Boas,
estive à procura deste tópico, talvez te ajude. http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9342

Abraço.
Obrigado skm. Já tinha visto esse tópico mas voltei a ver e apanhei mais umas dicas

Tenho algumas dúvidas quanto à espessura do casco.
Li algures o Grolubao a dizer "A minha Jarrah Block 13x7 tem espessure 12.7mm por isso acho que devias de ir por aí".


Alguém tem mais opiniões?
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 29 de Junho de 2010   #4
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Construção de tarola

Venho aqui desenterrar este tópico porque já comecei com a construção da tarola.

Uma pessoa amiga que trabalha na àrea, conseguiu arranjar-me, não mogno como eu tinha inicialmente previsto, mas uma madeira chamada kambala. Não estou muito preocupado pois vai ser a primeira que vou fazer por isso vai ser para testar. Alguém conhece esta madeira? O aspecto é parecido ao carvalho...cor clara e com bastantes veios à vista.

Optei por fazer uma "cunha" nas peças de madeira e aplicar um "macho postiço" para dar mais estabilidade à colagem das peças.

De momento ainda não tenho fotos mas quando tiver ponho-as aqui para vocês verem.

Queria pedir a vossa opinião em relação a algumas coisas:

-Como calcular o sítio da furação dos lugs em relação ao topo da tarola e o espaçamento entre eles;
-Como calcular o sítio da furação do vent;
-Como calcular o sítio da furação do throw-off e do butt plate;
-Que tipo de tapa-poros a aplicar no interior do casco;
-Que tipo de verniz usar como acabamento (queria um acabamento natural em que se visse a madeira)

Obrigado,
Daniel
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 29 de Junho de 2010   #5
baquetas
 
Membro desde: 12-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 490
baquetas será famoso em brevebaquetas será famoso em breve
Re: Construção de tarola

Também estou a pensar tentar construi, claro com ajuda do meu pai, ainda bem que desenterraste este topico
__________________
bandas:
Run Joe Run
baquetas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Julho de 2010   #6
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

então pessoal, ninguém?
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Julho de 2010   #7
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Bem aqui vão algumas fotos de como o processo está a decorrer...






O próximo passo será levar isto a um torno para que fique redondo por dentro e por fora

Abraços,
Daniel
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Julho de 2010   #8
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

parece-me bem dan... continua.. se tivesses a sferramentas necessárias, tambem entrava numa aventura dessas..
abraço
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Julho de 2010   #9
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Obrigado

Pois eu também não tenho quase ferramentas nenhumas, estou a pedir ajuda a amigos que as têm para tentar fazer qualquer coisa com isto eheheh

Abraço

Citação:
Mensagem Original de nutdesign Ver Mensagem
parece-me bem dan... continua.. se tivesses a sferramentas necessárias, tambem entrava numa aventura dessas..
abraço
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Julho de 2010   #10
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

amigo DAN se vais desbastar a madeira para ficar redonda não vai ficar muito fina? ou vais por mais madeira depois?

abraços e continua a rular ai o teu projecto.
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Julho de 2010   #11
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

João, fazes uma boa pergunta eheheh

A espessura da "tarola" neste momento é de 2,5 cm...Para fazer uma tarola de 13" tenho de ter um diâmetro exterior de 32,7 cm (neste momento tem 33cm). Não sei se vou conseguir por isto redondo com tão pouca madeira para desbastar mas se não der, posso sempre passar para uma de 12".

Como não percebo nada disto, e esta vai à experiência, se for possível, faço com uma espessura de 2cm, se não der, tenho de improvisar ehehe

Obrigado pelo teu interesse.

Abraço,
Daniel

Citação:
Mensagem Original de joaocadete Ver Mensagem
amigo DAN se vais desbastar a madeira para ficar redonda não vai ficar muito fina? ou vais por mais madeira depois?

abraços e continua a rular ai o teu projecto.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Julho de 2010   #12
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

olha o que podes depois fazer e isto é so uma sugestão é pores isso bem redondo e depois compras folhas de madeira daquelas que dobram e tentas reforçar com mais umas camadas. acho que deve dar.

percebes? tipo ou metes por dentro ou por fora as folhas e colas com cola branca depois levas ao torno para cortar e ate se for um gajo bom faz-te o bering edge (acho que se escreve assim) lol.. e assim consegues fazer a tarola de 13.

pah so não desistas , não faças como eu que deixo tudo para acabar. lol

abraços
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Julho de 2010   #13
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Obrigado pela dica joão, mas acho que não se justifica...Era misturar stave com plys e não sei se isso dá nalguma coisa...Estou confiante que isto vai dar para fazer qualquer coisa, se não for para 13" será para 12", não é problema eheheh se puser uma folha, será só por fora, para o acabamento, mas acho que vou deixar esta madeira à vista.

O bearing edge vou tentar fazer no mesmo sitio onde me cortaram a madeira e colaram...com uma tupia com um ângulo de 45º, é uma coisa fácil de se fazer (penso eu).

Abraço,
Daniel

Citação:
Mensagem Original de joaocadete Ver Mensagem
olha o que podes depois fazer e isto é so uma sugestão é pores isso bem redondo e depois compras folhas de madeira daquelas que dobram e tentas reforçar com mais umas camadas. acho que deve dar.

percebes? tipo ou metes por dentro ou por fora as folhas e colas com cola branca depois levas ao torno para cortar e ate se for um gajo bom faz-te o bering edge (acho que se escreve assim) lol.. e assim consegues fazer a tarola de 13.

pah so não desistas , não faças como eu que deixo tudo para acabar. lol

abraços
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #14
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Construção de tarola

Boas pessoal,

Venho aqui por fotos do desenvolvimento.

Consegui levar a um torneiro que me conseguiu tornear por fora, mas por dentro não deu. Não tinha maneira de fixar a peça para poder trabalha-la por dentro.

Tem uns furos nos topos que foram 2 peças redondas de madeira que ele usou para fixar ao torno, de modo a poder trabalhar.

Já aprendi com esta experiência que dei as medidas logo certas e agora tenho muito pouca ou nenhuma margem de manobra para fazer a tarola com as medidas que eu queria. Para a próxima tenho de dar medidas maiores para ter madeira para tirar no fim...

O que vos queria perguntar é sugestões para por a tarola redonda por dentro também.

Abraços

Boas pessoal,

Venho aqui por fotos do desenvolvimento.

Consegui levar a um torneiro que me conseguiu tornear por fora, mas por dentro não deu. Não tinha maneira de fixar a peça para poder trabalha-la por dentro.

Tem uns furos nos topos que foram 2 peças redondas de madeira que ele usou para fixar ao torno, de modo a poder trabalhar.

Já aprendi com esta experiência que dei as medidas logo certas e agora tenho muito pouca ou nenhuma margem de manobra para fazer a tarola com as medidas que eu queria. Para a próxima tenho de dar medidas maiores para ter madeira para tirar no fim...

O que vos queria perguntar é sugestões para por a tarola redonda por dentro também.

Abraços

http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0161.jpg

http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0160.jpg

http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0159.jpg

PS: não consegui responder no outro tópico que tinha criado sobre isto, por isso peço aos moderadores que o façam se possível.
__________________
www.ianlate.com

Última edição de DanTheMan : Qui, 7 de Outubro de 2010 às 14:33.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Construção de tarola

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
PS: não consegui responder no outro tópico que tinha criado sobre isto, por isso peço aos moderadores que o façam se possível.
Assunto resolvido
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #16
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Gosto Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Obrigado Miguel
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #17
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Está a ficar com muito bom aspecto...parabéns
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #18
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de Freddy Jordison Ver Mensagem
Está a ficar com muito bom aspecto...parabéns
Obrigado Freddy

Sugestões para "arrendondar" por dentro?
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #19
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
Obrigado Freddy

Sugestões para "arrendondar" por dentro?
Isso não te posso mesmo ajudar....não há nenhuma forma de arranjares um torneiro que tenha ferramentas aconselhadas para isso? Há tornos que só dão para fora mas há muitos que dão para dentro e fora, porque não procuras um bocado? pode é sair um bocado caro :S
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #20
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de Freddy Jordison Ver Mensagem
Isso não te posso mesmo ajudar....não há nenhuma forma de arranjares um torneiro que tenha ferramentas aconselhadas para isso? Há tornos que só dão para fora mas há muitos que dão para dentro e fora, porque não procuras um bocado? pode é sair um bocado caro :S

Neste onde fiz disse que só conseguia fazer por fora porque conseguia fixar a peça. Pôs um círculo de cada lado e conseguiu trabalhar por fora. Por dentro ele diz que não tem maneira de fixar a peça por fora para conseguir trabalhar o interior.

Não sei se será boa ideia mas estava a pensar lixar à mão. Deve é demorar muito tempo e não fica tão perfeito como se fosse numa máquina mas como esta é a primeira tentativa, se calhar experimento.
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #21
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Para torneares por dentro é relativamente fácil. Primeiro arranjas um varao roscado que atravesse de um lado ao outro da shell, e fixa-lo ao topo que ja utilizas-te.

Assim:http://img824.imageshack.us/i/hpim0657.jpg/

Depois tens de pedir ao torneiro para improvisar um ferro que tenha uma pastilha de torneamento perpendicular: http://img530.imageshack.us/img530/5891/ferro.png

Penso que assim te desenrascas
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #22
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de jonh_semen Ver Mensagem
Para torneares por dentro é relativamente fácil. Primeiro arranjas um varao roscado que atravesse de um lado ao outro da shell, e fixa-lo ao topo que ja utilizas-te.

Assim:http://img824.imageshack.us/i/hpim0657.jpg/

Depois tens de pedir ao torneiro para improvisar um ferro que tenha uma pastilha de torneamento perpendicular: http://img530.imageshack.us/img530/5891/ferro.png

Penso que assim te desenrascas

Obrigadão John, vou falar com o torneiro para ver se ele consegue fazer isso

Se calhar vai ter de fixar de um lado e tornear até meio e depois fixar do outro e fazer a outra metade... mas vou imprimir estas fotos para lhe mostrar.

Já agora, essas fotos são tuas?
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Outubro de 2010   #23
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
Obrigadão John, vou falar com o torneiro para ver se ele consegue fazer isso

Se calhar vai ter de fixar de um lado e tornear até meio e depois fixar do outro e fazer a outra metade... mas vou imprimir estas fotos para lhe mostrar.

Já agora, essas fotos são tuas?
Sim são minhas. Podes ver o tópico aqui:http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=20068
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Outubro de 2010   #24
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Obrigado, vou ver o teu tópico para tirar algumas dúvidas que tenha
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #25
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

UPDATE!

Depois de ter a tarola torneada por fora, tentei arranjar maneira de a arredondar por dentro. Traçei o diâmetro interior do casco, e com um formão fui descascando a madeira em excesso, e depois lixando para ganahr forma. Mas como esse processo levava muito tempo e era muito imperfeito, decidi levar a outro torneiro que me tornea-se o casco por dentro.

Claro que quando estive a fazer a bricolage à mão, mandei umas valentes xinadas como podem ver nas fotos em baixo. Agora já está redonda, tirando as falhas com que ficou dos meus trabalhos manuais.

Estou então numa fase em que estou a pensar o que fazer. Ou deixo assim como está e fica uma mesa de cabeçeira ehehehe, ou vou para a frente e assumo o erro e ponho tapa poros e/ou verniz por dentro, ou faço uma pasta de madeira para tapar os estragos...

De qualquer maneira, quando for fazer os bearing edges, vai logo tirar um bom bocado daquela falha maior, mas mesmo assim vão ficar marcas...

http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0390.jpg

http://i5.photobucket.com/albums/y15...m/IMG_0391.jpg
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #26
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Boas

Penso que não te vai fazer muita diferença depois de teres os edges feitos.

Se puseres os lugs ao lado das falhas n te faz diferença alguma, pois a pele assenta nos edges.

Tens é de arranjar maneira de fazer com que, quando fizeres os edges, não cortes a mais na zona das falhas, para ficar direito com o resto do edge. Tirando isso não deves ter qualquer problema (talvez uma pequena alteração no som final, mas isso não há como verificar hehehe)

Boa sorte com isso.
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #27
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de Tormentor Ver Mensagem
Boas

Penso que não te vai fazer muita diferença depois de teres os edges feitos.

Se puseres os lugs ao lado das falhas n te faz diferença alguma, pois a pele assenta nos edges.

Tens é de arranjar maneira de fazer com que, quando fizeres os edges, não cortes a mais na zona das falhas, para ficar direito com o resto do edge. Tirando isso não deves ter qualquer problema (talvez uma pequena alteração no som final, mas isso não há como verificar hehehe)

Boa sorte com isso.

Obrigado Tormentor. Também tive a ver a tua tarola e ficou muito fixe, parabéns

A minha dúvida é como vai ficar o som com estas falhas. Sei que os edges vou fazer a 45º o que vai sacar algumas dessas fendas que tem mais na ponta, mas tem outras mais pequenas mesmo no interior do casco...

Acho que vou mesmo avançar com isto se não, nunca saberei como vai soar eheheh...Pode ser que com um tapa poros ou verniz por dentro estabilize e dê consistencia ao casco da parte de dentro e que o som não fique mau mesmo com estas falhas
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #28
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Muito obrigado

Não creio que essas falhas vao fazer muita diferenca. Se la prenderes os lugs, ai, provavelmente, sim pq os lugs n ficam bem presos e podem ficar tortos, mas se ficar apenas a madeira, não deve fazer grande diferenca. nem no som, nem na consistencia. o principal está la, são só pequenas falhas que só tu saberás hehehe

Na minha fiquei com esse problema mas ao contrário, ficou 1 pouco inchado, mas com os edges feitos ficou fixolas :p
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #29
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de Tormentor Ver Mensagem
Muito obrigado

Não creio que essas falhas vao fazer muita diferenca. Se la prenderes os lugs, ai, provavelmente, sim pq os lugs n ficam bem presos e podem ficar tortos, mas se ficar apenas a madeira, não deve fazer grande diferenca. nem no som, nem na consistencia. o principal está la, são só pequenas falhas que só tu saberás hehehe

Na minha fiquei com esse problema mas ao contrário, ficou 1 pouco inchado, mas com os edges feitos ficou fixolas :p

É isso mesmo...e se esta não sair bem para a próxima sai melhor... Ag vem a parte pior, que é comprar as ferragens (que é o mais caro). Tenho de experimentar tb fazer uma tarola de metal...tenho umas ideias e uns contactos, mas isso será para mais tarde, só quando tiver mais tempo e quando vir que as de madeira ficam fixes eheheh
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #30
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

é esse o espirito hehehe

Já aprendeste com os erros certo? já sabes como fazer as coisas, por isso vais ver que a 2º sairá muito melhor e a 3º melhor, etc

Pois, ferragens e peles é o que sai mais caro :| quantos lugs vais por?

1 conselho, arranja borrachas para pores entre os lugs e o casco, isso vai-te cortar os harmónicos que possam vir do metal contra a madeira. eu pus 3 camadas de borracha (dum pneu velho) pq precisei de dar uma pouco mais de espaço para os parafusos ficarem direitos (o casco saiu-me ligeiramente pequeno, mas o suficiente para empanar tudo e com as borrachas ficou direitinho), mas 1 camada deve-te chegar se tiveres com as medidas certinhas. e claro o washers(acho que se chama assim aquelas anilhas para os parafusos acentarem no aro) de borracha também
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #31
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de Tormentor Ver Mensagem
é esse o espirito hehehe

Já aprendeste com os erros certo? já sabes como fazer as coisas, por isso vais ver que a 2º sairá muito melhor e a 3º melhor, etc

Pois, ferragens e peles é o que sai mais caro :| quantos lugs vais por?

1 conselho, arranja borrachas para pores entre os lugs e o casco, isso vai-te cortar os harmónicos que possam vir do metal contra a madeira. eu pus 3 camadas de borracha (dum pneu velho) pq precisei de dar uma pouco mais de espaço para os parafusos ficarem direitos (o casco saiu-me ligeiramente pequeno, mas o suficiente para empanar tudo e com as borrachas ficou direitinho), mas 1 camada deve-te chegar se tiveres com as medidas certinhas. e claro o washers(acho que se chama assim aquelas anilhas para os parafusos acentarem no aro) de borracha também

Sim já aprendi com os erros, o pior que cometi foi tirar as medidas muito a pele...depois tinha pouca margem de manobra para trabalhar a madeira. Para a próxima tenho de dar as medidas por defeito para ser mais facil quando for ao torno e isso...

Em relação às ferragens, estava a pensar comprar tudo na stdrums e se calhar eles tb tem lá essas borrachas, se não invento com qualquer coisa que faça o mesmo efeito. Estou a pensar em meter tube lugs mas ainda não sei em relação ao throw off... Em relação à esteira estava a pensar experimentar as canopus (já que tenho outra tarola com uma puresound) e aros triple flanged...

Abraço
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #32
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

eu comprei os lugs e 1 dos aros na tamborarte e o resto na lismusica.
aros superhoops , esteira canopus (n sei muito deste tema, mas esta que comprei é bem fixe)
as peças para segurar a esteira da gibraltar. e as peles remo.
Os lugs é que não sei marca... marca branca ou azul prai :P

na lismusica tens o washers (3,60€ 10) se não me engano.

btw, gostava de ver depois essa tarola ao vivo, como não és de longe, temos que combinar ai 1 dia, eu pego na minha e pegas na tua e vamos buer umas

Última edição de Pedro Pereira : Seg, 22 de Novembro de 2010 às 16:55.
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #33
HugoB
 
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
Mensagens: 1.019
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Boas,

Quero-te dar-te os parabens por teres levado esse teu objectivo avante. Para a primeira esta muito bom mesmo.

Na minha opnião acho que devias levar essa tarola até ao final, até porque ainda falta os edges, furos para os lugs, acabamento, e isto tudo ajuda a melhorar para uma próxima. E nao vais cair nos mesmo erros.

Depois tambem ja consegues ter uma ideia, do som e madeiras que usas-te.

Acho que tens tudo para avançar, e quero ver esse projecto acabado xD.

1 abraço
__________________
Lutamos todos por a mesma arte!
HugoB não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #34
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Citação:
Mensagem Original de HugoB Ver Mensagem
Boas,

Quero-te dar-te os parabens por teres levado esse teu objectivo avante. Para a primeira esta muito bom mesmo.

Na minha opnião acho que devias levar essa tarola até ao final, até porque ainda falta os edges, furos para os lugs, acabamento, e isto tudo ajuda a melhorar para uma próxima. E nao vais cair nos mesmo erros.

Depois tambem ja consegues ter uma ideia, do som e madeiras que usas-te.

Acho que tens tudo para avançar, e quero ver esse projecto acabado xD.

1 abraço

Obrigado Hugo

Vou certamente levar isto para a frente. Vou fazer os edges e dps pensar e fazer as contas para fazer os furos e mandar vir o hardware. Dps é só dar os acabamentos e montar...eheheh

Quando estiver mais avançada, vou pondo fotos e no fim estão todos convidados a dar uns toques

DanTheMan adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 2 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Tormentor Ver Mensagem
eu comprei os lugs e 1 dos aros na tamborarte e o resto na lismusica.
aros superhoops , esteira canopus (n sei muito deste tema, mas esta que comprei é bem fixe)
as peças para segurar a esteira da gibraltar. e as peles remo.
Os lugs é que não sei marca... marca branca ou azul prai :P

na lismusica tens o washers (3,60€ 10) se não me engano.

btw, gostava de ver depois essa tarola ao vivo, como não és de longe, temos que combinar ai 1 dia, eu pego na minha e pegas na tua e vamos buer umas

Ainda tenho de ver bem onde vou comprar as ferragens mas até tava a pensar comprar algumas coisas ao pipó, como a esteira e se calhar os bt's e washers...

Na boa, podemos combinar para dar uns toques e falar de baterias. Quando estiver acabada é só tocar, mas se qusieres ver o estado em que ela está neste momento tb podemos combinar eheheh

Grande abraço
__________________
www.ianlate.com

Última edição de DanTheMan : Seg, 22 de Novembro de 2010 às 19:50. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Dezembro de 2010   #35
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Vou tentar construir uma tarola de 13x7 em madeira de mogno no método stave.

Agora que já deixei a tarola a fazer os bearing edges e a dar um verniz bem cheio (só devo ter pronta para o ano), chegou a altura de começar a pensar nas ferragens.

Andei a ver no site www.stdrums.de e estava a pensar por o hardware dourado. A tarola vai escurecer com o verniz e acho que com o hardware a dourado ficava com um aspecto "classy".

Estava a pensar em aros triple flanged, com 8 pontos de afinação, tube lugs e ainda não sei que strainer/butt plate escolher...
Outra coisa que não sei o que escolher é o "vent" ou "eylet"... A tarola vai ter uma espessura de 1,7cm ou 1,8cm e os que encontro no site não têm profundidades para ir do lado de fora até ao lado de dentro.

Gostava de pedir a vossa ajuda em relação a estes 2 pontos. Os strainers gold que estão no site não me inspiram muita confiança (parecem fraquinhos) e os "vents" não tem comprimento para atravessar a tarola em espessura.

Por isso se souberem de sites europeus que vendam este tipo de ferragens, digam por favor.

Grande abraço e feliz natal
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33



São agora 11:13. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it