Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #1
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Olá, há já algum tempo que ando com um pequeno problema. O que se passa é que quando toco com o pedal de bombo, ao fim do contacto do batente com a pele, existe sempre um pequeno ressalto, imaginem um PUM-pumpum, isto torna-se irritante porque a pancada não sai solida e seca como eu gostava. Ja tentei desapertar mais a pele do bombo, ja afinei o pedal de varias maneiras, ja toquei mais de força, mas devagar e nada. De onde é que acham que vem o problema?

Obrigado desde já.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #2
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: ressalto pedal de bombo

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
Olá, há já algum tempo que ando com um pequeno problema. O que se passa é que quando toco com o pedal de bombo, ao fim do contacto do batente com a pele, existe sempre um pequeno ressalto, imaginem um PUM-pumpum, isto torna-se irritante porque a pancada não sai solida e seca como eu gostava. Ja tentei desapertar mais a pele do bombo, ja afinei o pedal de varias maneiras, ja toquei mais de força, mas devagar e nada. De onde é que acham que vem o problema?

Obrigado desde já.
Qual é o pedal? So para me situar e nao dizer asneiras!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #3
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: ressalto pedal de bombo

Faz um buraco no bombo (pele de ressonância)
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #4
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: ressalto pedal de bombo

É um bom conselho JoséZ!!, mas já agora, qual o angulo que tens entre o batente e a pele? Isso influencia e muito os ressaltos!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #5
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: ressalto pedal de bombo

Ou apertas ligeiramente a pele de ressonância, só de maneira a não se soltar, e dás uma volta nos coisas de afinar da batente (que não me lembro do nome, fica coisas de afinar ). Provavelmente tens o pedal muito apertado, o que faz com que para obteres uma pancada forte tens de fazer muita mais força. Se quiseres dar mais batidas torna-se mais fácil.

E pronto, deve ser básicamente isto (ou então estou a dizer asneirada )
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #6
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: ressalto pedal de bombo

Citação:
Mensagem Original de Campos Ver Mensagem
Ou apertas ligeiramente a pele de ressonância, só de maneira a não se soltar, e dás uma volta nos coisas de afinar da batente (que não me lembro do nome, fica coisas de afinar ). Provavelmente tens o pedal muito apertado, o que faz com que para obteres uma pancada forte tens de fazer muita mais força. Se quiseres dar mais batidas torna-se mais fácil.

E pronto, deve ser básicamente isto (ou então estou a dizer asneirada )
Eu nao aconselharia a apertar a pele, porque alterar o som nunca é boa política. Já a parte de afinar o pedal está acertado. No entanto gostava mesmo de saber qual é o pedal.

Anyway, pode ter a ver com duas coisas: Afinação VS forma como metes o pé no pedal. Se o metes muito em baixo é normal perderes o controlo do ressalto do batente. É o caso? A zona de por o pé no pedal nunca pode ser descurada porque influencia o controlo do batente e ressaltos de pedal. Quanto mais em cima mais "rijo" fica o pedal, quanto mais em baixo mais solto fica e pode provocar esse fenomeno de varias batidas quando so queres dar uma. O sweet spot está normalmente situado a 3, 4 cms do topo do pedal (ou seja, zona mais proxima do batente) para baixo. Depende sempre do pedal é claro! Dai querer saber qual é

Mas dou-te um exemplo com o pedal da Sonor:



Neste pedal o sweet spot para ter a ponta do pé é na zona circular do pedal (eu diria um pouca mais acima mas dentro do circulo na mesma, mas pode ser uma questao pessoal). Espero ter ajudado!

Última edição de Over_drummer : Qua, 6 de Agosto de 2008 às 01:23.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #7
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: ressalto pedal de bombo

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Eu nao aconselharia a apertar a pele, porque alterar o som nunca é boa política. Já a parte de afinar o pedal está acertado. No entanto gostava mesmo de saber qual é o pedal.
A pele de batente tem de ficar no minimo com uma volta de afinação, ou não? Eu pelo menos uso assim..

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Anyway, pode ter a ver com duas coisas: Afinação VS forma como metes o pé no pedal. Se o metes muito em baixo é normal perderes o controlo do ressalto do batente. É o caso? A zona de por o pé no pedal nunca pode ser descurada porque influencia o controlo do batente e ressaltos de pedal. Quanto mais em cima mais "rijo" fica o pedal, quanto mais em baixo mais solto fica e pode provocar esse fenomeno de varias batidas quando so queres dar uma. O sweet spot está normalmente situado a 3, 4 cms do topo do pedal (ou seja, zona mais proxima do batente) para baixo. Depende sempre do pedal é claro! Dai querer saber qual é
Hm, também é uma razão.
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #8
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: ressalto pedal de bombo

Sim, claro que a pele tem de estar afinada so com finger tension parece-me muito pouco...

O que eu pensei que tavas a dizer era que ele apertasse mais a pele (e assumi q ja estava afinada)! Mas cheira-me que seja ou afinação de pedal ou a questao do posicionamento do pé...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #9
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: ressalto pedal de bombo

Hey!!

Penso q o teu problema e a pele de ataque estar demasiado 'solta'. Ou seja, tens que apertar mais a pele, nao tem nada haver com a afinaçao do pedal, aperta ligeiramente, ou seja afina so um pouquinho mais agudo ate teres o ressalto como queres, e depois controla o som com a pele de resposta

Abraço
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #10
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: ressalto pedal de bombo

Citação:
Mensagem Original de Custom Ver Mensagem
Hey!!

Penso q o teu problema e a pele de ataque estar demasiado 'solta'. Ou seja, tens que apertar mais a pele, nao tem nada haver com a afinaçao do pedal, aperta ligeiramente, ou seja afina so um pouquinho mais agudo ate teres o ressalto como queres, e depois controla o som com a pele de resposta

Abraço
Sabes, pode ser tanta coisa. Eu uso as peles muito soltas e isto nao me acontece, como explicas isso?

Dou-te o exemplo de uma tarola: quanto mais esticada mais ressaltos tens na baqueta, e nao ao contrario. Peace
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #11
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: ressalto pedal de bombo

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Sabes, pode ser tanta coisa. Eu uso as peles muito soltas e isto nao me acontece, como explicas isso?

Dou-te o exemplo de uma tarola: quanto mais esticada mais ressaltos tens na baqueta, e nao ao contrario. Peace
Hey over, sim eu li as tuas respostas e concordo com tudo. pode ser de muitas coisas, da afinaçao do pedal, da propria posiçao do pé etc. Mas penso que cm ele ja tentou afinar o pedal diversas xs e nao tentou esticar mais a pele podera ser disso

abraço
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #12
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: ressalto pedal de bombo

Citação:
Mensagem Original de Custom Ver Mensagem
Hey over, sim eu li as tuas respostas e concordo com tudo. pode ser de muitas coisas, da afinaçao do pedal, da propria posiçao do pé etc. Mas penso que cm ele ja tentou afinar o pedal diversas xs e nao tentou esticar mais a pele podera ser disso

abraço
O Snooze é q já ca vinha ajudar-nos a ajuda-lo!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #13
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: ressalto pedal de bombo

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
O Snooze é q já ca vinha ajudar-nos a ajuda-lo!
he he concordo
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #14
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Eu tinha esse problema quando tinha o meu dw mal afinado :S

molas muito soltas dava nisso...deilhes tensão e voilá, perfecto ^^
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #15
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Poxa, vocês nem deixam as pessoas dormir!!

O meu pedal é um Yamaha FP9410 a versão duplo, que para este caso não implica muito.

Eu experimentei mexer na pele porque podia estar muito apertada e ressaltar muito, mas não era disso. É bem provavel que seja do pedal, porque para ser sincero nunca encontrei uma afinação que fosse boa para mim, fica sempre "mais ou menos".

O batente é em feltro, terá alguma coisa haver? Quanto ao angulo em que está faz mais ao menos 9 cm do batente até à pele do bombo. Não consigo tirar fotos pa mostrar.

Li agora a resposta do joão almeida, vou tentar apertar mais as molas. Mais uma aventura, sim porque afinar este pedal pra mim é uma aventura. lol

Aceitam-se mais sugestões. Obrigado

Última edição de Snooze : Qua, 6 de Agosto de 2008 às 11:29.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #16
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

pele solta de batente influencia?!

uma pele muito esticada sim!solta, com o seu estado amorfo nao deixa haver ressaltos do batente, ou seja, melhor será mesmo soltar bem a pele.


sim, pele do bombo de ressonancia poderá ser aberta, mas nao necessáriamente.Não é factor que implique muito.


Penso que o problema esttará na pouca força do pedal.

Tenta esticar a mola, pois, uma vez tu fazendo força para bater com o pé, "nao tens força" para sem querer dar o "pum" pequeno, que mencionas-te, devido à força pra trás exercida por parte da mola do pedal.
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #17
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Citação:
Mensagem Original de albano Ver Mensagem
pele solta de batente influencia?!

uma pele muito esticada sim!solta, com o seu estado amorfo nao deixa haver ressaltos do batente, ou seja, melhor será mesmo soltar bem a pele.


sim, pele do bombo de ressonancia poderá ser aberta, mas nao necessáriamente.Não é factor que implique muito.


Penso que o problema esttará na pouca força do pedal.

Tenta esticar a mola, pois, uma vez tu fazendo força para bater com o pé, "nao tens força" para sem querer dar o "pum" pequeno, que mencionas-te, devido à força pra trás exercida por parte da mola do pedal.
Concordo completamente.

como ja disse o meu problema era mesmo a tensão das molas do pedal.
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #18
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Citação:
Mensagem Original de albano Ver Mensagem
pele solta de batente influencia?!

uma pele muito esticada sim!solta, com o seu estado amorfo nao deixa haver ressaltos do batente, ou seja, melhor será mesmo soltar bem a pele.
Exacto
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #19
Diego Sá
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Espinho
Mensagens: 53
Diego Sá será famoso em breve
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Só para me elucidar: isso não acontece devido a deixarem o batente sempre encostado à pele do bombo? Isso acontecia no meu caso e por causa disso deixei de ter o batente sempre encostado.
Diego Sá não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #20
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Tive a aumentar a tensão das molas e ainda não consegui resultados satisfatorios. Neste momento tenho as molas assim:







Se quiserem podem ouvir aqui do que estou a falar.

Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #21
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Por pouco que não via a tua cara

Quero um pedal como esse .


Hm, não notei grandes ressaltos..mas para evitar esses ressaltos, tens de fazer mais força da perna para a batente quando bater ficar em contacto com a pele, e não voltar para trás.
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #22
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Não é bom conselho Campos (nao e por mal, mas nao é mesmo) o batente deve ser voltar para trás, ao deixares o batente encostado a pele vais tirar graves ao som do bombo e projecção sonora. Abraço e nao me leves a mal!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #23
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Eu por acaso quando mando uma pedalada deixo o batente encostado à pele
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #24
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Não é bom conselho Campos (nao e por mal, mas nao é mesmo) o batente deve ser voltar para trás, ao deixares o batente encostado a pele vais tirar graves ao som do bombo e projecção sonora. Abraço e nao me leves a mal!

Zero, nunca levo nada a mal . Alias, estou sempre a aprender!

Eu pessoalmente deixo lá a batente, acho que dá mais projecção, mais impacto. Um exemplo é quando tocas com pedal duplo. A não ser que faças mais força, o som das batentes é menor do que quando tocas tum pa, tum tum pa.

Abraço!
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #25
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Não é bom conselho Campos (nao e por mal, mas nao é mesmo) o batente deve ser voltar para trás, ao deixares o batente encostado a pele vais tirar graves ao som do bombo e projecção sonora. Abraço e nao me leves a mal!
Tens toda a razão Over! No entanto podemos tirar partido dessa situação, quando queremos um som com mais ataque e menos corpo, como por exemplo num groove 4/4 de rock em que a acentuação é feita no 1 e no 3.
Mas o ideal é realmente deixar sempre a pele soar à vontade. O mesmo princípio se aplica a qualquer tambor, sendo que nos timbalões a diferença de som é abismal!

Agora uma dúvida, tentando perceber o que se passa: estás a tocar com o calcanhar levantado ou em repouso Snooze?

Faço esta pergunta porque por vezes, alguns bateristas com menos força no pé, e que tocam com o calcanhar em repouco, acabam por não conseguir uma pancada seca, que realmente force a mola do pedal. Ao acontecer isto, a mola vai exercer alguns movimentos de resposta, resultando nesses ressaltos indesejados.

Novamente, imagina um stroke na tarola, mas sem estares a agarrar bem a baqueta. O resultado é exactamente o mesmo.

Faz um teste (contrariado o conselho do Over e o meu) e dá uma pancada bem forte com o pedal, deixado a maceta na pele. Vê quais os resultados, se continuas a ter ressaltos. Talvez assim já possamos tirar mais conclusões. Se assim funcionar e não tiveres ressaltos, então poderá ser apenas uma questão de aprenderes a controlar melhor a tua técnica no pedal.
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #26
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Sinceramente não ouvi grandes ressaltos na gravação audio !

Mas é assim, eu acho que tem a ver com o controlo do pedal, a posição e tensao ! Isto é, a tensão pões como sentires confortavel e também consoante a tua necessidade...mas se estiver pouco esticado vais ter dificuldade em controlar !

Depois, vais ter que achar a posição do pé no pedal para que consigas, deixando ou não o batente lá enconstado, controlar o pedal, de modo a só fazer PUM !


É a minha opinião, não me batam !
Abraço !

David Calhau adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 20 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
Se assim funcionar e não tiveres ressaltos, então poderá ser apenas uma questão de aprenderes a controlar melhor a tua técnica no pedal.

BINGO ! xD Era o que eu estava a tentar dizer !

Última edição de David Calhau : Qua, 6 de Agosto de 2008 às 14:58. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #27
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Só agora ouvi a gravação e acho que já percebi o que se passa,

Pelo som (isto é defeito profissional lol), parece-me que não tens nada dentro do bombo a abafar, nem sequer a pele da frente furada. Ora isto origina um fenómeno de wave bouncing, que basicamente se deve ao facto de o som ficar preso dentro do tambor. Como não há buraco ele não sai, e também não é absorvido por nada. Assim, a vibração interna é maior, fazendo com que a vibração das peles também o seja. Por isso é que quando bates com a maceta, ela ressalta na vibração da própria pele.

Não precisas de furar a pele da frente se não quiseres. Basta uma almofada ou um pequeno cobertor dentro do bombo, de preferência a tocar mais na pele de batente no que na de resposta. Depois afina como preferires, mas é sempre mais fácil com a pele de batente mais laça e a da frente em média tensão.

Experimenta, parece-me ser esta a tua solução.
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #28
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Acredita, assim que fizeres o buraco na pele da frente (não faças no meio, faz offset do centro), notas logo toda a diferença.

Eu também não me dei bem com peles sem o buraco
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #29
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Citação:
Mensagem Original de albano Ver Mensagem
pele solta de batente influencia?!

uma pele muito esticada sim!solta, com o seu estado amorfo nao deixa haver ressaltos do batente, ou seja, melhor será mesmo soltar bem a pele.


sim, pele do bombo de ressonancia poderá ser aberta, mas nao necessáriamente.Não é factor que implique muito.


Penso que o problema esttará na pouca força do pedal.

Tenta esticar a mola, pois, uma vez tu fazendo força para bater com o pé, "nao tens força" para sem querer dar o "pum" pequeno, que mencionas-te, devido à força pra trás exercida por parte da mola do pedal.
É claro que implica... Ora lê em baixo

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
Só agora ouvi a gravação e acho que já percebi o que se passa,

Pelo som (isto é defeito profissional lol), parece-me que não tens nada dentro do bombo a abafar, nem sequer a pele da frente furada. Ora isto origina um fenómeno de wave bouncing, que basicamente se deve ao facto de o som ficar preso dentro do tambor. Como não há buraco ele não sai, e também não é absorvido por nada. Assim, a vibração interna é maior, fazendo com que a vibração das peles também o seja. Por isso é que quando bates com a maceta, ela ressalta na vibração da própria pele.

Não precisas de furar a pele da frente se não quiseres. Basta uma almofada ou um pequeno cobertor dentro do bombo, de preferência a tocar mais na pele de batente no que na de resposta. Depois afina como preferires, mas é sempre mais fácil com a pele de batente mais laça e a da frente em média tensão.

Experimenta, parece-me ser esta a tua solução.
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #30
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Batecas: Parece-me uma explicação bem logica a tua! talvez seja isso que esteja a acontecer, porque não tenho nada a abafar(porque desde que pus uma pele nova que ja tras aquele ring, achei que não era preciso). Tenho que experimentar por lá qualquer coisa. Ou então antes de por, experimento tocar so com a pele de batente, sem a de ressonancia, e tiro logo as duvidas.

Há! Toco com o calcanhar levantado.

Para o pessoal que diz que tinha que por mais força no pé, acreditem, para isto não acontecer teria que usar mesmo muita força, ia dar cabo da dinamica e da sensibilidade, por isso não pode ser por aí.

Obrigado mais uma vez.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #31
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
Só agora ouvi a gravação e acho que já percebi o que se passa,

Pelo som (isto é defeito profissional lol), parece-me que não tens nada dentro do bombo a abafar, nem sequer a pele da frente furada. Ora isto origina um fenómeno de wave bouncing, que basicamente se deve ao facto de o som ficar preso dentro do tambor. Como não há buraco ele não sai, e também não é absorvido por nada. Assim, a vibração interna é maior, fazendo com que a vibração das peles também o seja. Por isso é que quando bates com a maceta, ela ressalta na vibração da própria pele.

Não precisas de furar a pele da frente se não quiseres. Basta uma almofada ou um pequeno cobertor dentro do bombo, de preferência a tocar mais na pele de batente no que na de resposta. Depois afina como preferires, mas é sempre mais fácil com a pele de batente mais laça e a da frente em média tensão.

Experimenta, parece-me ser esta a tua solução.
Sem duvida! Á grande ouvido batecas!!!

Por acaso pareceu me que aquele bombo estava com ressonância a mais, e mal li o teu post percebi porquê :P

Já agora vou dizer uma coisa que a mim influenciava e muito, e que reparei no teu pedal...
Para mim, os batentes estão demasiado para fora, se é que me faço entender, ou seja, com as molas em "repouso" os batentes ficam mais próximos das tuas canelas que da pele do bombo.
Para mim os batentes têm de estar a um meio termo...nem muito próximos da pele (para que a batida tenha poder) , nem muito longe da pele (que me parece o teu caso) pq depois o batente no fim de uma batida vem demasiado para trás...

Mas é so a minha opiniao...


Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Acredita, assim que fizeres o buraco na pele da frente (não faças no meio, faz offset do centro), notas logo toda a diferença.

Eu também não me dei bem com peles sem o buraco

Bem, parece que somos dois...bombos sem buraco é pra esquecer comigo
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #32
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Eu também não me dei bem com peles sem o buraco
E até lá








Oh, pronto, isso também eu notei, agora não sei se era do micro ou não, mas leiam o titulo!
O rapaz não se soube explicar . Uma coisa é ressaltos do pedal, outra é (e peço desculpa, mas não sou nenhum tecnico {agora vem o batecas dizer como se diz }) o som ficar "preso" dentro do bombo e andar de uma pele para a outra..
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #33
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Citação:
Mensagem Original de Campos Ver Mensagem
E até lá








Oh, pronto, isso também eu notei, agora não sei se era do micro ou não, mas leiam o titulo!
O rapaz não se soube explicar . Uma coisa é ressaltos do pedal, outra é (e peço desculpa, mas não sou nenhum tecnico {agora vem o batecas dizer como se diz }) o som ficar "preso" dentro do bombo e andar de uma pele para a outra..
Esboçei um sorriso

Olha: Esse termo não será Wave Bouncing?
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #34
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Como posso evitar ressaltos do pedal de bombo?

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Esboçei um sorriso

Olha: Esse termo não será Wave Bouncing?
De facto fala em cima. Eu bem sabia que o tinha visto nalgum sitio, mas abri tantas abas com páginas do forúm que me perdi depois
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
[Entrevista] Anthony King - Baterista norte-americano a trabalhar no Brasil Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 2 Qua, 30 de Junho de 2010 15:24
[Entrevista] Pascoal Meirelles (2004) Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 0 Ter, 7 de Novembro de 2006 22:11



São agora 17:36. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it