Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)

Resposta
Opções
Não lido Ter, 31 de Janeiro de 2012   #1
Sixxen

Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Gosto E quem usa pratos de entrada\média gama porque realmente quer?

Boas pessoal,

Criei este tópico com o intuito de saber quem é que tem uns pratitos "fracos" no meio do set porque realmente gosta das características dos mesmos, e não porque não pode comprar melhores.

Eu pessoalmente apesar de não ter um set totalmente ao meu gosto por falta de dinheiro, tenho um China Paiste PST5 14" que adoro o som. Mesmo que pudesse comprar um set totalmente ao meu gosto, iria manter este prato. É um prato com muito ataque, sustain curto, excelentes harmónicos e com muito brilho. Excelente para Metal e talvez fique bem num set de Jazz Fusão. Baratíssimo e muito bom mesmo (http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/...DRU0017622-000).

Em suma, este também é um excelente tópico para os iniciantes saberem que podem fazer algumas escolhas acertadas com pouco dinheiro

Ps. Todos devem participar, mas neste caso penso que seria mais coerente a participação (a nível de "aconselhamento") por parte dos bateristas mais experientes.. Isto porque alguém que começou agora pode achar que "X" prato é excelente, porque nunca experimentou outro.

Abraço
Não lido Ter, 31 de Janeiro de 2012   #2
Gonxalo

Membro desde: 25-Dez-2007
Local: evora
Gonxalo está no bom caminho
Re: E quem usa pratos de entrada\média gama porque realmente quer?

Eu tenho um Paiste Alpha Full Ride 20' e adoro o som dele, realmente é daqueles pratos que em termos de relação preço/qualidade é excelente.

Nisto dos pratos é a tal coisa que vai muito do gosto de cada um, porque apesar de ser gama baixa ou alta o que interessa é o baterista gostar do som, porque como todos já sabemos há muitos bateristas "famosos" que usam outras gamas mais baixas.

Conheço dois só para dar exemplo: Casey Grillo dos Kamelot sempre usou splash's ZHT e ZXT. Stephen Van Haestregt ex-baterista da banda Within Temptation, quem conhece bem a banda sabe que ele sempre usou ao vivo, como ride, um Paiste PST5 20'.

ABraço!!
Não lido Ter, 31 de Janeiro de 2012   #3
Johnny25

Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta

Boas!

Na minha opinião não me interessa que os meus sejam de gama baixa, média ou alta... Desde que lhes goste do som
No entanto tive um set Planet Z4 da Zildjian... Até agora mantenho o ride, pois para mim tem um ping mesmo espectacular como eu gosto!

Abraços
Não lido Qua, 1 de Fevereiro de 2012   #4
Madeira

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz

Tenho muitos pratos de topo de gama (Paiste Signature, Paiste Traditionals, Zildjian As e Ks, Sabian AAX e HHX, Diril, etc...) mas para certos sons que pretendo obter, só consigo com pratos de latão como Paiste 101, PST3, etc. ou Zildjian Planet Z, ou então com pratos de bronze, mas de entradas de gama, comos Paiste PST5, Zildjian ZBT, Sabian B8, etc.

E nem estou a falar de sons obtidos através de Trash-sets como os Trahsformers da Zildjian ou os Paiste Noiseworks! Estou a falar de obter sons propositadamente (ou melhor: RELATIVAMENTE) 'toscos' quando comparados com os sons de pratos de séries superiores.

Um excelente exemplo do que gosto de fazer em certas músicas, é o som de crash do refrão do tema "Beautiful Day" dos U2.

Para conseguir obter um som que mais se assemelha àquele crash, uso um crash de 14'' Paiste PST5 ou por vezes um Paiste 2000 também de 14''. Para este tema, e após muitas e diversas experiências, é o prato que melhor tem funcionado para a sensação que pretendo obter naquele refrão.

(muitos poderiam dizer: "Madeira, poderias colocar um pouco mais do teu cunho pessoal no tema e alterar um pouco mais a gosto." - Sim, pois poderia, mas agrada-me mais assim! - portanto, assim está mais a meu gosto!)
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 1 de Fevereiro de 2012   #5
Diogo Pereira

Local: Porto
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto

O meu set é todo Paiste Alpha e muito honestamente não encontro nenhuma falha nem o sinto desfasado de sets de "topo".

Já tive Istanbul Mehmet com pratos todos topo de gama e pessoalmente até gosto mais do set que tenho agora. Já tive Paiste Signature também (um ride) que era excelente e no mesmo set tinha pratos PST 5, 802 e Alpha e em nada destoava. Claro que o ride por si só era um mimo. Com o mesmo ride já tive crashs Doppler (feitos pela Wuhan) em que até marteladas mal dadas existiam e tinha-os propositadamente porque gostava do som deles.

Atualmente mantenho um bell home de um Paiste Brass Tones (equivalente aos 101, 302, etc) que já esteve em tudo o que foi set meu e conheço muito poucos bells com um som tão fixe.

Os PST 5 são pratos muito bons, especialmente na relação qualidade preço. Os PST3 já não recomendo, mas há quem possa gostar claro. E devo dizer que já gravei um ep de Sacred Sin com choques, crash e ride ZBT e o álbum de Grunt foi gravado com um ride ZBT que nunca me envergonhou (Martinho, aqui está a tua deixa lol), aliás, tive pena foi de me desfazer dele. Mais tarde comprei outro só para uso recreativo (está em casa do meu pai numa bateria dele) e voltaram os "good ol'days" dos ride ZBT. Claro que são os da primeira geração, os mais recentes nem dados!

E tudo isto porque de facto pratos de gama baixa ou média não deixam de ser bons pratos, tudo depende de quem os toca e para que efeito!
Não lido Qui, 2 de Fevereiro de 2012   #6
Sixxen

Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto

Bons contributos pessoal, obrigado!
Não lido Sex, 3 de Fevereiro de 2012   #7
enes

Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz

eu tenho uns hi hat da meinl - streamer.... gosto, nao tenho dinheiro para mais.
um crash home made com furos pelo meio... hehe nao gosto, era um hi hat qualquer... mas completa o set quando tocado juntamente com outro crash..
tenho um splash sabian AA ... bem bô...
um crash sabian b8pro transformado em splash porque começou a rachar... agora é mais um de efeitos tipo bell que splash...
tenho um crash que me deram... demasiado forte para meu gosto.. é preciso saber tocar nele para termos o som mais calmo... sereno... era um prato de fanfarra...
tenho um ride da pearl ... uma coisa mesmo pró frakito.... mas tem o som exacto... sustain e bell qb...o meu preferido.
tenho um hi hat que nao vale nada brasstone... serve de efeito tipo chapa contra chapa... ha gente que paga um belurdio por uma coisa dessas de uma marca qualquer, tocado juntamente com a tarola para dar mei pujança.
tenho um hi hat remoto com uns pearl qualquer coisa fraca... porreiros, podiam era ser de 13 ".
tenho um china pearl cx9000 ( acho eu ) , manda uma pujança dos diabos.... é o que melhor fica nas gravaçoes, juntamente com o ride...

tou ja a fazer contas a minha vida e aos espectaculos que tenho , só para ver se compro um kit completo da mesma marca, mesmo modelo... por mim seriam uns sabian... mas ja estou a cheirar uns zildjian hybrid.... vamos la ver...

mas como a vida nos reserva sempre supresas... o mais provavel será que nao compro nada mais uma vez....

talvez quando erdar... tenha dinheiro para o tal " sonho ".
Não lido Sex, 3 de Fevereiro de 2012   #8
Simao Pedro Sa

Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
eu tenho uns hi hat da meinl - streamer.... gosto, nao tenho dinheiro para mais.
um crash home made com furos pelo meio... hehe nao gosto, era um hi hat qualquer... mas completa o set quando tocado juntamente com outro crash..
tenho um splash sabian AA ... bem bô...
um crash sabian b8pro transformado em splash porque começou a rachar... agora é mais um de efeitos tipo bell que splash...
tenho um crash que me deram... demasiado forte para meu gosto.. é preciso saber tocar nele para termos o som mais calmo... sereno... era um prato de fanfarra...
tenho um ride da pearl ... uma coisa mesmo pró frakito.... mas tem o som exacto... sustain e bell qb...o meu preferido.
tenho um hi hat que nao vale nada brasstone... serve de efeito tipo chapa contra chapa... ha gente que paga um belurdio por uma coisa dessas de uma marca qualquer, tocado juntamente com a tarola para dar mei pujança.
tenho um hi hat remoto com uns pearl qualquer coisa fraca... porreiros, podiam era ser de 13 ".
tenho um china pearl cx9000 ( acho eu ) , manda uma pujança dos diabos.... é o que melhor fica nas gravaçoes, juntamente com o ride...

tou ja a fazer contas a minha vida e aos espectaculos que tenho , só para ver se compro um kit completo da mesma marca, mesmo modelo... por mim seriam uns sabian... mas ja estou a cheirar uns zildjian hybrid.... vamos la ver...

mas como a vida nos reserva sempre supresas... o mais provavel será que nao compro nada mais uma vez....

talvez quando erdar... tenha dinheiro para o tal " sonho ".
Ora aí está, se o som dos pratos não te soa mal, para que gastar 1000 euros em pratos?

Se não fossem os classificados aqui do fórum também tinha uns de gama baixa, que remédio! Tenho apenas 1 hihat, 1 crash e 1 ride, e para já chega, não estou para gastar dinheiro em mais nenhum, (futuramente penso num china e 1 ou 2 splash), mas para já, é para esquecer mesmo!
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Fevereiro de 2012   #9
Miguel Martinho

Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Citação:
Mensagem Original de Diogo Pereira Ver Mensagem
E devo dizer que já gravei um ep de Sacred Sin com choques, crash e ride ZBT e o álbum de Grunt foi gravado com um ride ZBT que nunca me envergonhou (Martinho, aqui está a tua deixa lol), aliás, tive pena foi de me desfazer dele. Mais tarde comprei outro só para uso recreativo (está em casa do meu pai numa bateria dele) e voltaram os "good ol'days" dos ride ZBT. Claro que são os da primeira geração, os mais recentes nem dados!
!
Os rides da ZBT nem são maus. Conseguem cumprir bem seu trabalho e como são meios descontrolados até são bons para romper no meio de sons pesados.
Nos ZBTs o que não me entra mesmos são os crashs e, em especial, os HH que são assim tipo... duas placas a baterem uma na outra sem qualquer controlo.

Acerca de pratos de gama baixa, eu já gravei com Paiste 302.
E no meu kit (quando tocava acustico), tinha um splash Sabian B8 que representava mesmo o som que gosto num splash pequeno. Cheguei a experimentar series mais altas de 8" e nenhum me agradou porque "soavam demasiadamente bem" para um splash.
Havendo hipotese de escolha, acho que devemos de ter o que realmente gostamos, se gostarmos de um ZBT, para quê ter um K se não é bem o que gostamos naquele prato?!
Só para dizer que temos um K, mas que evitamos de usar porque não gostamos assim tanto dele?! Não faz sentido... acho eu

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Anuncios Classificados no site olx.pt - tentativa de fraude: alerta a quem vende Tomcat Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 25 Sáb, 3 de Março de 2012 14:28
Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda) Shadow Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 16 Dom, 29 de Janeiro de 2012 02:42
Se Isto Não é Gozar Com A Cara De Quem Trabalha O Que é Então? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 117 Sex, 16 de Julho de 2010 12:29
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32

São agora 05:59. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com